segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Brasil goleia Coréia por 4 a 1 e enfrenta Croácia nas quartas de final da Copa

Seleção teve começo avassalador, marcando quatro gols no primeiro tempo, com Vinícius Júnior, Neymar (de pênalti), Richarlison e Lucas Paquetá

Jogadores do Brasil comemoram um dos gols na goleada de 4 x 1 sobre a Coreia do Sul (Foto: REUTERS/Carl Recine)

Na melhor atuação brasileira da Copa do Mundo de 2022, a Seleção eliminou a Coréia do Sul por 4 a 1, em duelo válido pelas oitavas de final, e avançou às quartas de final da competição.

Agora, o desafio da equipe de Tite será contra a Croácia, do meia ex-melhor do mundo Luka Modric.

Em relação ao confronto contra a equipe coreana, o Brasil teve começo avassalador, marcando quatro gols no primeiro tempo, com Vinícius Júnior, Neymar (de pênalti), Richarlison e Lucas Paquetá.

Na segunda etapa, com o resultado encaminhado, a Amarelinha diminuiu o ritmo e viu a Coréia marcar um gol de honra com Seung-Ho Paik. 

Como novidades, o Brasil teve a volta do astro Neymar, que perdeu os dois jogos finais da fase de grupos por lesão no tornozelo, e do lateral-direito Daniloque atuou na esquerda devido às lesões de Alex Sandro e Alex Telles. 

A escalação do Brasil foi: Alisson (Weverton), Danilo (Bremer), Marquinhos, Thiago Silva, Eder Militão (Dani Alves); Casemiro, Paquetá e Neymar (Rodrygo); Vinícius Junior (Gabriel Martinelli), Raphinha e Richarlison.

O duelo contra a Croácia ocorre na sexta-feira (9), às 12h (de Brasília). Os croatas derrotaram a seleção do Japão nos pênaltis para se classificar às quartas de final. -247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula defende mudança na governança global em reunião com conselheiro de segurança dos EUA

O presidente eleito destacou a importância do G20, informou Celso Amorim. "Jake Sullivan recordou que o Brasil ocupará a presidência (do bloco) em 2024", disse o ex-chanceler

Jake Sullivan (gravata listrada), Luiz Inácio Lula da Silva (no meio) e o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim (gravata vermelha) (Foto: Divulgação)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu-se nesta segunda-feira (05), em Brasília (DF), com o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan. De acordo com o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, há interesse do governo norte-americano em cooperar com o Brasil para fazer do G20 um instrumento importante de uma governança global, mais democrática e mais justa.

Segundo o ex-chanceler, o petista "lembrou o G20 como instrumento importante na área econômica logo após a crise de Lehman Brothers (em 2008)". "E Jake Sullivan recordou que o Brasil ocupará a presidência (do bloco) em 2024", disse Amorim.

O norte-americano levou o convite feito pelo presidente dos EUA, Joe Biden, para um encontro com Lula. Amorim afirmou ser "mais provável que a visita oficial ocorra logo após a posse, em janeiro de 2023".

Em entrevista após a reunião, ex-ministro afirmou que Lula e o conselheiro trataram de diversos temas de interesse mundial, como as mudanças climáticas, a cooperação em desenvolvimento tecnológico e sustentável, e a reforma na governança mundial, incluindo no Conselho de Segurança da ONU.

Segundo Amorim, Sullivan destacou a "importância da eleição democrática do presidente Lula, como importante para a democracia no Brasil, na região e no mundo". 

Outro tema abordado foi a guerra da Rússia com a Ucrânia e o interesse do governo dos Estados Unidos para o Brasil possa ajudar. "Jake Sullivan fez análise da guerra, das dificuldades e que os Estados Unidos desejam a paz. A guerra custa a todos".

De acordo com o ex-ministro, Lula manifestou interesse em fortalecer o Mercosul e as instituições sul-americanas, e mencionou a importância da Unasul. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

PEC da Transição será votada nesta terça-feira na CCJ e terá Alexandre Silveira como relator

Davi Alcolumbre marcou votação da PEC da Transição na CCJ do Senado para esta terça-feira (6) e escolheu Alexandre Silveira como relator

Davi Alcolumbre e Alexandre Silveira (Foto: Agência Senado | Agência Câmara)

O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) marcou para as 9h30 desta terça-feira (6/12) a votação da PEC da Transição na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a qual preside.

Segundo o Metrópoles, a análise no colegiado acontecerá um dia antes da votação da proposta no plenário da Casa, marcada por Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a quarta-feira (7/12).

Para relatar a PEC, Alcolumbre escolheu o senador Alexandre Silveira (PSD-MG), considerado um dos parlamentares mais próximos de Pacheco. - Agenda do Poder.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Tarcísio busca se afastar de Bolsonaro: 'nunca fui bolsonarista raiz'

Governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também disse considerar “fundamental” abrir um canal de diálogo com o futuro governo Lula

Tarcísio Freitas e Bolsonaro (Foto: Clauber Cleber Caetano/PR)

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que foi escalado por Jair Bolsonaro para disputar o governo paulista no pleito de outubro, afirmou que nunca foi um “bolsonarista raiz” e que não pretende entrar em “guerra ideológica e cultural” durante o seu mandato. 

“Eu nunca fui bolsonarista raiz. Comungo das ideias econômicas principalmente desse governo Bolsonaro. A valorização da livre iniciativa, os estímulos ao empreendedorismo, a busca do capital privado, a visão liberal. Sou cristão, contra aborto, contra liberação de drogas, mas não vou entrar em guerra ideológica e cultural”, disse Tarcísio à CNN Brasil

“É só ver o que foi minha atuação no ministério [da Infraestrutura]. Será do mesmo jeito. Uma atuação técnica. Eu quero dar resultado. Vou me engajar nessa questão do resultado. E será como fui no ministério. Não me envolvi em polêmica. Não entrava na questão ideológica”, destacou mais à frente.  

Na entrevista, Tarcísio reconheceu que o governo Bolsonaro tensionou as relações com os demais Poderes, especialmente com o Judiciário, e que irá “conversar" com os ministros do [Supremo Tribunal Federal [STF]. 

“Não vou fazer o que erramos no governo federal de tensionar com os Poderes. Vamos conversar com ministros do STF. E Barroso é um ministro preparadíssimo, razoável. Sempre que eu, na condição de ministro [da Infraestrutura], precisei dele, ele ajudou o ministério. Sempre votou a favor das nossas demandas. Mas ‘os caras’ me esculhambaram”, disse em referência às críticas contra ele feitas por bolsonaristas.

O ex-ministro disse, ainda, que Bolsonaro deve deixar o mutismo e o isolamento em que mergulhou desde a derrota na eleição presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Tenho falado muito da necessidade de ele sair do casulo, de se posicionar como liderança de centro-direita, de atuar na sucessão da mesa e fazer uma oposição responsável e ser voz crítica, por exemplo, da maneira como a PEC [do Estouro] foi apresentada”, comentou. 

Tarcísio também ressaltou que considera “fundamental” abrir um canal de diálogo com o governo Lula. “É fundamental ter uma conversa com o governo federal. Obviamente, quando for chamado, depois da posse, vou lá sem problema nenhum . E quando entender que preciso recorrer a ele, também”, afirmou. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Após reunião com conselheiro de segurança dos EUA, Lula diz estar animado para encontrar Biden

"Estou animado para conversar com o presidente Biden e aprofundar a relação entre nossos países", afirmou o presidente eleito do Brasil

Lula e Jake Sullivan (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se encontrou com o conselheiro de Segurança dos Estados Unidos, Jake Sullivan, nesta segunda-feira (5), e se disse animado com o convite que recebeu para visitar o líder estadounidense Joe Biden na Casa Branca para "aprofundar a relação" entre os dois países.

"Recebi hoje do conselheiro de segurança norte-americano Jake Sullivan o convite do presidente Joe Biden para visitá-lo na Casa Branca. Estou animado para conversar com o presidente Biden e aprofundar a relação entre nossos países", escreveu Lula em seu Twitter.


Além de servir para apresentar o convite do representante estadounidense para Lula visitar os EUA, o encontro de hoje também foi utilizado para aprofundar as conversas entre Brasil e o país norte-americano sobre emergência climática, imigração, defesa da democracia e segurança regional.

A Casa Branca havia afirmado em nota, antes do encontro, que os países podem unir esforços "para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate à mudança climática, salvaguardando a segurança alimentar".

Também participaram do encontro o ex-chanceler Celso Amorim, o senador Jaques Wagner (PT-BA), o ex-ministro Fernando Haddad (PT) e o diretor-sênior para assuntos do hemisfério ocidental do Conselho Nacional de Segurança da Casa Branca, Juan Gonzales. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

"Nunca vi um colapso orçamentário dessa natureza", diz ex-ministra sobre desmonte da área ambiental pelo governo Bolsonaro

"Foi o que foi revelado no último dia 30 com o ofício do próprio presidente do Ibama sinalizando que não há recursos nenhum", disse Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente

Bolsonaro, floresta em chamas e Ibama (Foto: REUTERS/Adriano Machado | REUTERS/Ueslei Marcelino | Divulgação/IBAMA)


Rede Brasil Atual - O primeiro relatório elaborado pelo grupo de transição do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na área do Meio Ambiente mostra que a previsão orçamentária, indicada pelo atual governo de Jair Bolsonaro (PL) para 2023, torna impossível colocar em prática políticas de defesa do meio ambiente. Ao contrário, o retrato da gestão ambiental pública é “crítico” e comprova um processo “deliberadamente estruturado” nos últimos quatro anos do governo derrotado para “destruição e fragilização da área”. 

 É o que destaca a ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que integra o GT da Transição, em entrevista a Rafael Garcia na edição desta segunda-feira (5) do Jornal Brasil Atual. De acordo com a ex-ministra, o raio-x inicial da área revela que não há somente uma “erosão” de instituições como Ibama, o ICMBio e do próprio Ministério do Meio Ambiente. Como também uma “erosão” de políticas públicas que deveriam ser implementadas, por exemplo, na questão do combate ao desmatamento.  

“Foi o que foi revelado no último dia 30 com o ofício do próprio presidente do Ibama sinalizando que não há recursos nenhum para o Ibama agir. Eu, em 35 anos de carreira, nunca vi um colapso orçamentário dessa natureza. Há uma falência da máquina pública e não creio, pelo que nós estamos ouvindo dos outros grupos, que seja um ‘privilégio’ da área ambiental. É na realidade um legado desse governo. Há uma falência da máquina pública federal, o que vai determinar uma complexidade política muito grande de reorganizar essa máquina em função dos objetivos do governo eleito de Lula”, comenta Izabella. 

Sem cooperação do governo Bolsonaro

 O grupo entra agora na segunda semana de trabalho com o desafio de consolidar os dados, levantar os programas que foram descontinuados e indicar as prioridades para os primeiros 100 dias da nova gestão. Esse processo deve ser concluído no próximo domingo (11), com um novo relatório que será entregue ao vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB). De acordo com a ex-ministra, há um subgrupo que está dedicado a identificar os retrocessos feitos por meio de decretos presidenciais e atos administrativos. A medida é necessária para que seja recomendado o chamado “revogaço”, que já é dado como certo pelos integrantes.

A equipe também segue ouvindo a sociedade civil. Apenas na semana passada, foram mais de 200 instituições que participaram desse processo de escuta. E, segundo Izabella, há um forte engajamento da sociedade em não apenas apontar déficits, como também indicar caminhos para a construção de novas políticas públicas. Por outro lado, a atual gestão bolsonarista tem apresentado apenas informações fragmentadas, que não permitem desenhar um quadro real do meio ambiente no Brasil.  

 Políticas interseccionais 

Diante desse obstáculo, a saída tem sido a colaboração de servidores de outras áreas, como o Tribunal de Contas da União (TCU), conforme detalha a especialista. Outro desafio da equipe é não somente reorganizar, mas realinhar os objetivos ambientais para a contemporaneidade. “Mostrar como a máquina e as políticas públicas devem estar voltadas para o futuro e não somente para resgatar o que existia antes. Há um trabalho duplo de colocar de pé e olhar para o futuro, o que vai exigir muito da equipe que o governo Lula vai designar para cuidar das questões do Brasil”, afirma Izabella.  

“Estamos trabalhando com a perspectiva estratégica de colocar diretrizes, programas, indicações, formar um time que possa olhar o Brasil no futuro a partir de hoje. Quer dizer, precisamos estar melhor no futuro. (…)O Brasil tem que ser objetivo e pragmático. Temos que entender o que tem ficar no passado, como o desmatamento, é igualzinho com a pobreza e o racismo. Temos que entender como essas questões se conectam para dar robustez às políticas públicas e evitar retrocessos no futuro”, propõe.  

O grupo também antecipa que a nova política do governo eleito deverá ser no sentido de adequação da relação do “homem” com a natureza. Além disso, a equipe de transição já vem negociando o restabelecimento do Fundo Amazônia com recursos de outros países. Ainda na 27ª edição da Conferência do Clima da ONU, a COP27, Noruega e Alemanha sinalizaram ao futuro presidente a disposição de investir novamente no Brasil.  

 Retorno do investimento internacional

Segundo a ex-ministra, a parceria entre os países já deve ser retomada na primeira semana de janeiro. “Há claramente interesses robustos de uma perspectiva de novos investimentos internacionais, o que requer do Brasil uma visão. Esse é um assunto muito voltado para as questões climáticas. O clima hoje é uma agenda de desenvolvimento no mundo, com contornos muito mais amplos do que o chamado ambiente”, explica Izabella.  

A especialista destaca ainda a aprovação da chamada PEC da Transição como fundamental para restabelecer o orçamento do meio ambiente. A Proposta de Emenda à Constituição 32 prevê, por exemplo, que doações internacionais não fiquem circunscritas ao Teto de Gastos, que limita investimentos sociais. “Isso é extremamente importante não só para área ambiental, educação e para as universidades, porque você está doando recursos, não são recursos que vêm do chamado orçamento público, são recursos que precisam estar no orçamento sem estar com restrição do teto fiscal”, observa a ex-ministra.  

O debate sobre a PEC segue nesta semana no Senado, com a previsão dela ser votada nos próximos dias. A aprovação é vista como necessária para o que Brasil siga negociando os investimentos internacionais propostos por diversos países. -  Rede Brasil Atual.


BLOG DO BILL NOTICIAS

COPA DO MUNDO - Com retorno de Neymar, Brasil enfrenta a Coreia do Sul em jogo das oitavas de final da Copa

 

Camisa 10, que ficou fora das últimas duas partidas da Seleção, começará jogando no primeiro mata-mata do Mundial


                                  Por William Tavares/Folhape
Neymar voltou aos treinos - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Tem duas “Copas do Mundo”. A primeira, a da fase de grupos, em que acertos podem ser potencializados e erros, a depender do grau, são possíveis de serem corrigidos a tempo de não interferir na classificação à etapa seguinte. A segunda é mais exigente, não perdoa falhas e não permite uma segunda chance. O frio na barriga vai aumentar. É hora do mata-mata. O Brasil encara nesta segunda (5), às 16h (de Brasília), no estádio 974, a Coreia do Sul, pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2022, no Catar. Quem perder, cai fora. Empate até a prorrogação levará às penalidades. Quem ganhar permanece vivo no sonho do título.

Neymar volta

A notícia que os brasileiros mais aguardavam foi dita com uma palavra curta: sim. A afirmação é para a pergunta sobre o retorno do atacante Neymar, que se recupera de uma lesão no tornozelo. Categórico, o técnico Tite confirmou que o jogador será utilizado diante da Coreia. Outro regresso que acontecerá no mata-mata será o do lateral-direito Danilo, também vetado dos dois últimos confrontos por uma contusão parecida com a do camisa 10.

Na movimentação da véspera do jogo, Neymar participou normalmente com os demais companheiros. O atleta usou um spray analgésico para aliviar dores, além de anti-inflamatório. Com o retorno, a tendência é que o jogador forme o quarteto ofensivo ao lado de Vinícius Júnior, Raphinha e Richarlison. Na lateral, Danilo deve voltar, mas pode ser improvisado na esquerda, já que Alex Sandro ainda não se recuperou de dores no quadril e Alex Telles, outro nome da função, foi cortado da Seleção após lesão no joelho - mesmo caso do atacante Gabriel Jesus. Na direita, Tite pode acionar Daniel Alves ou Éder Militão no setor. 

Mesmo com a derrota para Camarões, o Brasil segue como favorito diante da Coreia. O zagueiro Thiago Silva, porém, pediu atenção redobrada com os asiáticos, em especial com o craque da equipe, o meia Son, jogador do Tottenham/ING.

“Sabemos da qualidade da Coreia. Um time que joga para frente, gosta de ter a bola. Temos de minimizar o ímpeto deles para obter a classificação. O jogo passado não tem nada a ver com as oitavas de final de uma Copa do Mundo. O de agora será muito difícil e posso dizer que vamos estar preparados. Em termos de nomes (que preocupam), tem o Son, que sei da dificuldade que é jogar contra", frisou Thiago, citando que já teve outros embates com o meia pelo fato de o defensor também jogar na Inglaterra, no Chelsea.

Contra a Coreia do Sul, Thiago vai igualar Cafu e Dunga na lista de jogadores que mais vezes assumiram a braçadeira de capitão do Brasil em copas, chegando ao décimo momento com a responsabilidade.

Coreia quer surpreender

O técnico da Coreia do Sul, Paulo Bento, pregou respeito à Seleção, principalmente com o regresso de Neymar, mas contou que os asiáticos vão traçar um plano para evitar que o Brasil avance para as quartas de final.

“Obviamente, nós seríamos hipócritas se disséssemos que não haveria diferença entre enfrentar o Brasil com Neymar e sem. Ele está em condições de jogar. Depois, conforme o 'Mister' Tite decidir se vai colocar o jogador desde o início ou não, a nós compete tentar fazer o melhor jogo e traçar a melhor estratégia possível para competir contra uma grande equipe recheada de talentos", declarou.

Brasil e Coreia do Sul nunca se enfrentaram na história das Copas, mas já disputaram sete amistosos, com seis triunfos sul-americanos e um dos sul-coreanos.

Ficha técnica

Brasil

Alisson, Éder Militão (Daniel Alves), Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro e Lucas Paquetá; Raphinha, Richarlison, Neymar e Vini Júnior. Técnico: Tite

Coreia do Sul

Kim Seung-Gyu; Kim Moon-Hwan, Kim Young-Gwon, Kwon Kyung-Won e Kim Jin-Su; Jung Woo-Young, Hwang In-Beom e Lee Jae-Sung; Lee Kang-In, Cho Gue-Sung e Son Heung-Min. Técnico: Paulo Bento.

Local: Estádio 974 (Doha, Catar)

Horário: 16h

Árbitro: Clément Turpin (FRA). Assistentes: Nicolas Danos e Cyril Gringore (FRA)

Transmissão: Globo, SporTV, CazeTV (Twitch e Youtube)

Já tem tabela para acompanhar a Copa? Imprima a sua


BLOG DO BILL NOTICIAS

CRIME - Mulher tem rosto esfaqueado enquanto dormia durante viagem de ônibus do Recife a Salvador

 

Estudante de enfermagem, Stefani Firmo acordou ao sentir uma forte dor no rosto, que estava coberto de sangue


                           Por Portal Folha de Pernambuco
Jovem foi atacada no rosto enquanto dormia - Foto: Reprodução/Instagram


O que deveria ser apenas uma viagem tranquila de volta para casa, depois de uma prova de residência, se tornou um pesadelo para a estudante de enfermagem Stefani Firmo. A jovem, de 23 anos, relatou nas redes sociais o ataque que sofreu enquanto dormia, na poltrona de um ônibus que fazia a rota Recife - Salvador (BA).

Segundo a moça, que é natural de São Paulo, mas mora em Itabuna, no sul da Bahia, desde 2008, ela teria acordado por volta das 5 horas da manhã do dia 29 de novembro, após sentir uma dor forte no rosto. Ao passar a mão na face, percebeu estar coberta de sangue

De acordo com o relato da vítima, o caso ocorreu quando o ônibus já passava pelo município de Conde, no litoral norte da Bahia. “Alguém havia me cortado violentamente no rosto. Logo após tomar ciência do ocorrido, fui até a poltrona de uma amiga, que também estava viajando comigo, que me ajudou com os primeiros socorros e acordou os demais passageiros”, contou Stefani. 

Os passageiros foram levados para a Delegacia de Conde e, ainda segundo relato da vítima, prestaram depoimento. Uma faca teria sido encontrada com um dos passageiros, mas todos os que estavam no ônibus foram liberados, pois, segundo a polícia, não havia elementos suficientes para decretar a prisão preventiva

Não há testemunhas do caso
Segundo nota da Polícia Civil, nenhum outro passageiro disse ter visto quem poderia ter cortado Stefani. Imagens da câmera que fica dentro do veículo serão analisadas, assim como a faca encontrada com outro passageiro.

A Polícia Civil informou que a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) de Conde instaurou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para apurar o caso, caracterizado como "lesão leve" pelo médico que atendeu a vítima. Ainda assim, a jovem ainda precisou dar 18 pontos no local do corte. 

“Estou completamente assustada e abalada. Não sei se a intenção da pessoa era me cortar gravemente ou me matar, mas o fato é que já não podemos nem mesmo viajar em segurança. Não estamos seguros em local nenhum. Provavelmente ficarei com uma lembrança eterna no rosto, que me fará relembrar esse terrível momento inúmeras vezes. Só espero que as autoridades finalizem as investigações e que a empresa de ônibus colabore com a disponibilização das imagens”.

BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...