sábado, 20 de julho de 2019

FLORESTA Menina de 12 anos recém-operada do coração é encontrada em condições insalubres

  Por: Diario de Pernambuco
Foto: Marcus Antonius/Acervo FPI/PE. (Foto: Marcus Antonius/Acervo FPI/PE.)
Foto: Marcus Antonius/Acervo FPI/PE.

Uma menina de 12 anos foi localizada em condições insalubres morando no lixão do município de Floresta, no Sertão pernambucano. Recentemente, a garota passou por uma cirurgia cardíaca no Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), no Recife. Após o procedimento, ela voltou para casa, onde mora com os pais, e corria risco de vida por conta da poluição do ambiente e da falta de cuidados exigidos no pós-operarório.  De acordo com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), ela foi encaminhada para o hospital municipal de Floresta, nesta quinta-feira (18).

Os pais da menina são catadores de material reciclável, mas no município ainda não existem cooperativas que permitam atividade de forma adequada, com o uso de equipamentos de segurança e inclusão na cadeia da coleta seletiva. A criança foi encontrada após a intervenção da equipe de Saneamento da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia do São Francisco em Pernambuco (FPI/PE) em conjunto com a promotora de Justiça de Floresta, Kamila Guerra. A FPI sugeriu que fosse feito um levantamento das informações sobre as pessoas que foram encontradas morando dentro do lixão e a adoção de medidas para que fossem retiradas da localidade em caráter emergencial.

“Não é possível admitir a moradia de pessoas no lixão. Temos que providenciar uma solução e tirar essas pessoas de lá o quanto antes, porque eles estão vivendo em uma situação de miséria extrema”, destacou a promotora de Justiça de Paulo Afonso Luciana Khoury, coordenadora da FPI na Bahia, que foi convidada para participar da operação pernambucana em cooperação técnica com o CAOP Meio Ambiente do Ministério Público de Pernambuco.

O prefeito e secretários municipais de Floresta foram chamados pelo MPPE para visitar o local e encaminhar, dentro dos próximos dias, equipes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e do Conselho Tutelar para avaliar a situação das famílias e, em especial, das crianças.




Blog do BILL NOTICIAS

Governadores do Nordeste lançam carta de repúdio contra xenofobia de Bolsonaro



Revista Fórum - Os nove governadores do Nordeste assinaram, na noite desta sexta-feira (19), uma carta criticando o comportamento de Jair Bolsonaro (PSL) após o presidente deixar a entender que pretende retaliar os estados do Maranhão e Paraíba.
Sem saber que seu áudio estava aberto em uma transmissão ao vivo, Bolsonaro disse ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni: “O governador de Paraíba é pior que esse do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara”, afirmou o presidente.
Na carta a qual o blog teve acesso, os governadores dos nove estados do Nordeste dizem que receberam com espanto a manifestação do presidente e que esperam respeito ao pacto federativo, onde é exigido que os governos mantenham diálogos e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas.
A nota pede esclarecimentos por parte do Presidente em relação ao conteúdo divulgado além de reiterarem a defesa da Federação e da democracia.
Mais cedo por meio de suas redes sociais Flávio Dino afirmou que independente da postura do presidente continuará mantendo postura de diálogo institucional com representantes do governo federal.
Abaixo o inteiro teor da carta:
Carta dos Governadores do Nordeste
19 de Julho de 2019
Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.
Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.
RENAN FILHO – Governador do Estado de Alagoas
RUI COSTA – Governador do Estado da Bahia
CAMILO SANTANA – Governador do Estado do Ceará
FLÁVIO DINO – Governador do Estado do Maranhão
JOÃO AZEVÊDO – Governador do Estado da Paraíba
PAULO CÂMARA – Governador do Estado de Pernambuco
WELLINGTON DIAS – Governador do Estado do Piauí
FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Rio Grande do Norte


Blog do BILL NOTICIAS

Bolsonaro usa fake news para afirmar que Miriam Leitão não foi torturada pela ditadura


247 - Alvo de críticas por parte de Miriam Leitão, o presidente Jair Bolsonaro usou fake news para agredir a jornalista e afirmar que ela mente quando diz ter sido torturada pela ditadura militar, na década de 1970. “Ela estava indo para a guerrilha do Araguaia quando foi presa em Vitória. E depois (Miriam) conta um drama todo, mentiroso, que teria sido torturada, sofreu abuso etc. Mentira. Mentira”, afirmou Bolsonaro durante um café da manhã com correspondentes internacionais. 
Miriam Leitão foi presa em 1972 quando tinha 19 anos. Ao contrário do afirmado por Bolsonaro , na época ela era filiada ao PCdoB e atuava na distribuição de panfletos e pichação de muros com críticas à ditadura. Ela nunca teve qualquer participação na luta armada ou cogitou em ir para a Guerrilha do Araguaia, como disse o presidente. 
Grávida, ela foi levada junto com o então companheiro para as dependências do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, instalado no Forte de Piratininga, em Vila Velha (ES). Apesar de estar grávida, ela foi submetida a sevícias por um período de três meses. 
Em 1973, ela prestou depoimento à Primeira Auditoria da Aeronáutica, no Rio de Janeiro, onde foi julgada. Aos sete meses de gravidez, ela denunciou as torturas a que foi submetida pelos militares durante o período em que esteve presa. 
Apesar dos ataques lastreados em fake News, Bolsonaro disse ser "completamente aberto à liberdade de imprensa” e que ele próprio vem sendo alvo de “censura” por meio das redes sociais. “O Instagram não tem mais likes. É uma tentativa de interferência. Isso sim é uma censura. Quem tá aqui criticando a questão da Míriam Leitão poderia dar uma força aqui à democracia, à liberdade de imprensa, colocando seus likes no Instagram”, afirmou. 


Blog do BILL NOTICIAS

Preso político, Lula corre nove quilômetros por dia

(Foto: Guilherme Santos/Sul21)

Da revista Fórum – O escritor e cientista político Emir Sader visitou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (18) na sede da Polícia Federal, em Curitiba. Sader esteve acompanhado do ex-presidente argentino Eduardo Duhalde.
Emir Sader usou as suas redes sociais para comentar sobre a disposição física de Lula. Segundo ele, é impressionante o número de exercícios que faz o petista. “O Lula está muito bem fisicamente, correndo 9 quilômetros por dia na esteira”.
O ex-presidente do Brasil aproveitou a visita para mandar um recado para a população. “Lula vê como necessidade urgente uma resposta mais aguda sistemática dos movimentos populares. Para ele, este governo nos dá todo dia uma razão nova para nos mobilizar. Lula nos fez um convite para aumentar a mobilização popular”, disse Sader.


Blog do BILL NOTICIAS

"Passar fome no Brasil é uma grande mentira", afirma Bolsonaro

(Foto: Marcos Corrêa/PR | ABr)

247 - O presidente Jair Bolsonaro afirmou que não existe fome no Brasil que quem diz o contrário faz uso de um "discurso populista”. “O Brasil é um país rico para praticamente qualquer plantio. Fora que passar fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem, aí eu concordo. Agora, passar fome, não. Você não vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético, como a gente vê em alguns outros países pelo mundo”, disse Bolsonaro durante um café da manhã com correspondentes estrangeiros. 
“Esses políticos que criticam a questão da fome no Brasil, no meu entender, tem que se preocupar, estudar um pouco mais as consequências disso. Lá, é precipitação pluviométrica [chuva] é menor que do Sertão nordestino. Eles conseguem não só garantir sua segurança alimentar, como exportar parte para a Europa. Falar que se passa fome no Brasil é discurso populista, tentando ganhar simpatia popular, nada além disso”, completou. 
Bolsonaro também criticou Bolsonaro criticou os governos do PT por programas como o Bolsa Família, que tirou milhões de pessoas da linha de pobreza e tirou o país do Mapa da Fome da ONU. 


Blog do BILL NOTICIAS

Tereza Campello: Bolsonaro deveria sair às ruas para ver que o Brasil da fome está de volta

Fome
Fome

Por Tereza Campello, em seu Facebook - Nesta sexta-feira, 19 de julho, o mundo assistiu estarrecido Bolsonaro numa farta mesa de café da manhã, debochando dos pobres. Chegou a dizer que é uma grande mentira falar em fome no Brasil.
Ele deveria ter começado reconhecendo o legado de Lula, que de fato reduziu a fome no Brasil em 82%. Por isso, recebemos das Nações Unidas o prêmio por ter saído do Mapa da Fome. Caminhávamos rapidamente para um país de Fome Zero.
Antes de Lula, muitos passavam fome, mesmo o Brasil sendo um dos maiores produtores de alimentos do mundo. O povo passava fome porque não tinha acesso à comida. Não tinha renda.
Foi gerando 21 milhões de empregos, aumentando o salário mínimo e criando o Bolsa família que reduzimos drasticamente a fome. O Bolsa Família, por exemplo, é responsável pela redução de 60% da mortalidade infantil causada por desnutrição.
Bolsonaro deveria sair às ruas para ver que o velho Brasil está de volta: criança trabalhando nas esquinas, pessoas catando comida em lata de lixo, idosos dormindo na rua.
É o Brasil de volta ao Mapa da Fome.
A grande mentira é o seu governo que ironiza o sofrimento dos pobres.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Triunfo recebe a 61ª Festa dos Estudantes

O evento terá inicio neste sábado (20) 
e segue até o dia 27 de julho

  Por: Portal FolhaPE 
O festival terá contemplará atrações tanto locais quanto nacionais
O festival terá contemplará atrações tanto locais quanto nacionaisFoto: Divulgação

O município pernambucano de Triunfo, localizado no Sertão do Pajeú, dá início neste sábado (20) à 61° Festa dos Estudantes - Festival de Inverno de Triunfo. As festividades seguem até o dia 27 deste mês e está sendo ofertada através da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur. 

O festival homenageia este ano os Caretas, figuras mascaradas que animam o Carnaval da cidade. São oferecidos concertos musicais, exposições em museus, expedições turísticas, shows de artistas locais e nacionais e atividades esportivas. Entre os artistas, destacam-se Elba Ramalho, Roberta Miranda e Nação Zumbi. 

“A festa agrega a união das diversas modalidades das artes, como música, exposições e programação acessível para a criançada”, comenta Ozaildo Ferraz, secretário de Turismo de Triunfo.
Na praça de eventos Maestro Madureira, há o polo Mugunzá Sonoro, com apresentações de Sarau Pantim, DJ Luana Flores, Jessica Caitano, e Alexandre Revoredo. Já no polo Caretas, que fica no letreiro do município, tem programação para todos os públicos, com desfiles dos Caretas e tardes com atividades infantis.




Blog do BILL NOTICIAS

Senhor do Bonfim: Criança de um ano e três meses morre após ataque de cão pitbull da família

Foto: WhatsApp/reprodução

Uma criança de um ano e três meses morreu após ser atacada por um pit bull, na manhã desta sexta-feira (19), em Senhor do Bonfim, cidade no norte da Bahia. De acordo com o delegado Felipe Nery, coordenador da 19ª Coorpin, que fica no município, o caso ocorreu dentro da casa da vítima, localizada em Itapicuru, na zona rural. A bebê se chamava Laura Emanuelly de Freitas Silva.
Segundo Nery, a criança estava sozinha em uma cama, em uma quarto, quando foi mordido pelo cachorro da família, na cabeça. Assim que perceberam o ataque, parentes socorreram a vítima e a levaram para o Hospital Regional Dom Antônio Moreno, mas a bebê não resistiu aos ferimentos.
Ainda conforme o delegado, o cachorro é macho e vive solto dentro da casa da família. O pit bull tinha convivência com o bebê desde que a criança nasceu. Os pais da criança estão em choque e ainda não puderam depor na delegacia de Senhor do Bonfim, onde o caso será investigado. Não há informações sobre o enterro do bebê. (Fonte: G1-BA)


Blog do BILL NOTICIAS

Globo bate duro em Bolsonaro: não é Miriam Leitão quem mente

(Foto: Reprodução)

247 - A Globo rebateu duramente as declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro na manhã desta quinta-feira 19 durante café da manhã com jornalistas estrangeiros, quando usou fake news ao afirmar que a jornalista Miriam Leitão participou da luta armada durante a ditadura militar e que ela mente quando diz ter sido torturada pelo regime.
As declarações de Bolsonaro "causam profunda indignação e merecem absoluto repúdio", disse da bancada do Jornal Nacional a âncora do telejornal, Renata Vasconcellos. "Em defesa da verdade histórica e da honra da jornalista Miriam Leitão, é preciso dizer que não é ela quem mente", acrescentou. 
Confira aqui a íntegra da nota.


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...