segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Haddad lidera corrida para o governo de São Paulo no cenário sem Alckmin, aponta pesquisa Ipespe

 

Fernando Haddad (Foto: Reprodução)

Caso se concretize uma frente ampla entre PT e PSB na disputa presidencial e o ex-governador Geraldo Alckmin desista de disputar o governo de São Paulo, o ex-prefeito Fernando Haddad, do PT, irá liderar a corrida para o Palácio dos Bandeirantes, segundo aponta pesquisa Ipespe, divulgada nesta sexta-feira pelo Valor Econômico. Neste cenário, Haddad tem 27%, contra 13% de Tarcísio Freitas, ministro de Jair Bolsonaro, 13% de Guilherme Boulos, do Psol, e 6% de Rodrigo Garcia, do PSDB.

O Ipespe também traçou outros cenários. Com Alckmin na disputa, o ex-governador marca 23%, contra 19% de Haddad, 11% de Boulos, 8% de Tarcísio e 3% de Garcia. Caso Haddad desista, em favor de Márcio França, do PSB, os números seriam: Boulos (23%), França (19%), Tarcísio (10%) e Garcia (5%). 

O Ipespe ouviu 1.000 eleitores em entrevistas feitas por telefone realizadas por operadores. Brasil247.



Convidado por Fernández, Lula vai à Argentina para ato sobre fim da ditadura

 

Lula e Alberto Fernández (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | Reuters)

Por Luciana Lima, Metrópoles - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca na próxima quinta-feira para a Argentina (9/12), onde participará de um ato, na capital Buenos Aires, lembrando o fim da ditadura no país vizinho. O convite ao petista foi feito pelo presidente Alberto Fernández.

A ida de Lula à Argentina fechará a agenda de viagens internacionais neste ano do brasileiro, que pretende se candidatar, pelo PT, à Presidência da República em 2022.

Um dos convocadores da celebração é o deputado Máximo Kirchner, filho dos ex-presidentes Néstor e Cristina Kirchner, atual vice-presidente argentina.

Leia a íntegra no Metrópoles.





Guerra EUA-China avança e Casa Branca anuncia boicote contra Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim

 

Xi Jinping e Joe Biden (Foto: Reuters)

A administração do presidente norte-americano Joe Biden anunciou nesta segunda-feira (6) que seus representantes não estarão presentes nos Jogos de Inverno de 2022 em Pequim, China.

Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca, informou que o governo de Joe Biden, presidente dos EUA, não enviará representantes aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim, China.

"A administração Biden não mandará qualquer representação diplomática ou oficial para as Olimpíadas de Inverno e Jogos Paralímpicos de 2022 em Pequim, dado o genocídio e crimes contra a humanidade em curso em Xinjiang pela RPC [República Popular da China] e outros abusos de direitos humanos", disse a representante norte-americana na segunda-feira (6).

"Os atletas na equipe dos EUA terão nosso total apoio. Estaremos os apoiando a 100%, torcendo por eles de casa, mas não vamos contribuir para a fanfarra dos jogos", comentou Psaki.

Ela detalhou os motivos da decisão.

"Uma representação diplomática ou oficial dos EUA trataria estes jogos 'como de costume', ante os flagrantes abusos de direitos humanos e atrocidades em Xinjiang pela RPC, e nós simplesmente não podemos fazer isso", explicou a porta-voz.

"Como o presidente já disse ao presidente Xi [Jinping], defender os direitos humanos está no DNA dos americanos. Temos um compromisso fundamental com a promoção dos direitos humanos, nos sentimos decididos em nossa posição e continuaremos empreendendo ações para promover os direitos humanos na China e mais além", apontou ela.

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, também instou a realizar um boicote britânico ao evento, provocando críticas por parte de Wang Wenbin, porta-voz da chancelaria da China, que descreveu isso como tentativa de politização do esporte. Ao invés, ele defendeu que os Jogos de Inverno devem destacar os jogadores e condenou a retórica dos EUA como contrária ao espírito da Carta Olímpica. Wang referiu que Pequim não convidaria políticos ocidentais que apelaram ao boicote.

Diversas acusações por acadêmicos e políticos ocidentais de que os programas de combate à radicalização chinesa no oeste da Região Autônoma de Xinjiang eram parte de um vasto sistema de campos de internação genocidas contra a população indígena muçulmana dos uigures têm sido usadas como forma de atacar Pequim nos últimos anos. No entanto, tais afirmações foram frequentemente desmascaradas como criações dos neoconservadores para ampliar o sentimento antichinês e promover uma nova guerra.

Na realidade, a China tem enfrentando há décadas um problema de terrorismo pela Frente Islâmica do Turquestão Oriental (ETIM, na sigla em inglês, organização proibida em vários países), um partido separatista que pretende tornar Xinjiang um Estado independente. Os EUA já combateram a ETIM e a consideraram um grupo terrorista até 2018, ano em que começaram a surgir acusações de um genocídio de uigures nos círculos acadêmicos do Ocidente. Sputnik.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Justiça manda Facebook suspender perfil que utilizava a imagem e o nome de Dilma

 

Dilma Rousseff (Foto: Reprodução)

A Justiça do Distrito Federal concedeu, nesta segunda-feira, 6, o pedido de liminar formulado pela defesa da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) contra o Facebook, em razão da existência de página dessa rede social que simulava ser ela. A defesa de Dilma foi representada pelo advogado, jurista e ex-ministro Eugênio Aragão.

A defesa da ex-presidenta afirmou que as publicações dessa página poderiam gerar constrangimentos indevidos, sobretudo em razão dos posicionamentos políticos defendidos em suas publicações. A ação civil foi ajuizada após o Facebook, previamente informado, se negar a tomar providência.

O juiz do caso, ao analisar a situação, decidiu pela ordem de suspensão imediata da página até que haja alteração do nome e da foto do perfil, além da retirada de determinadas publicações que causavam desnecessário constrangimento à autora. 

O Facebook terá o prazo de cinco dias para tomar tais providências, sob pena de multa diária de R$ 1000. Brasil247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Bolsonaro muda discurso e agora diz que "não tem como saber" se há corrupção no governo

 

Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

Jair Bolsonaro disse , nesta segunda-feira (6) que é quase impossível falar que não há corrupção em seu governo, ao contrário do que sempre foi afirmado por ele desde que chegou ao poder. “Não vou dizer que meu governo não tem corrupção, porque a gente não sabe. Se tiver qualquer problema no meu governo, a gente vai investigar. Não posso dar conta de mais de 20 mil servidores comissionados, ministérios com mais de 300 mil funcionários. A grande maioria são pessoas honestas”, disse durante conversa com apoiadores no palácio da Alvorada. 

A declaração foi feita cerca de uma semana após ele se filiar ao PL, partido do Centrão comandado por Valdemar Costa Neto, condenado por corrupção. As afirmações de que não haviam casos de corrupção no governo, foram feitas por Bolsonaro até mesmo durante a abertura da 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Confira o momento em que Jair Bolsonaro recua das declarações anteriores em que negava a existência de casos de corrupção no governo federal. 247.

 


BLOG DO BILL NOTICIAS

REDES SOCIAIS Lula no Podpah pode marcar novo momento da esquerda nas redes, diz pesquisador da FGV

 

Mapeamento feito pela Dapp/FGV mostrou que a entrevista gerou mais de 310 mil menções no Twitter até a manhã da sexta-feira (3)


                             Por Camila Mattoso/Folhapress

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em ato político no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC  - Foto: Reprodução/Facebook - Sindicato dos Metalúrgicos

Para o chefe da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas, o sociólogo Marco Aurélio Ruediger, a entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao podcast Podpah na quinta-feira (2) e sua grande repercussão podem marcar um novo momento de participação da esquerda nas redes sociais, ambiente que tem sido de domínio hegemônico da direita nos últimos anos.

Em contrapartida, o modelo das lives de Jair Bolsonaro (PL) tem mostrado desgaste, ainda que tenha sido importante, diz Ruediger.

Mapeamento feito pela Dapp/FGV mostrou que a entrevista gerou mais de 310 mil menções no Twitter até a manhã da sexta-feira (3) - o vídeo tinha 5,4 milhões de visualizações no YouTube neste sábado (4).

"As redes, em primeiro lugar, são emocionais, e depois são racionais", afirma Ruediger.

"O Bolsonaro é um político carismático também, mas não consegue transmitir empatia, principalmente com as camadas que estão sofrendo mais com a crise econômica. O Lula consegue ser muito mais empático ao segmento hipossuficiente, que cresceu muito no Brasil. E isso faz uma diferença grande", completa.

Nesse sentido, Lula e o PT têm o desafio de trabalhar com a fluidez das redes, entendendo a linguagem do público mais jovem e endereçando pautas que atinjam esses grupos e extrapolem a bolha tradicional da militância, avalia o sociólogo.

Caso consiga, o que Lula mostrou ser capaz de fazer, ele poderá ter "uma alavancagem que não estava no mapa até agora", diz Ruediger.

"Isso traz um desafio para o Lula e o PT. Usar as redes significa conseguir entender bem como funciona esse ferramental cultural que é distinto dos meios tradicionais. Quando você consegue fazer isso, ganha potencial enorme de vocalização. Mas não pode servir para as mesmas propostas. Vai exigir que haja propostas para o futuro que sejam interessantes para o público que se move mais pelas redes, que é o jovem", afirma.

Ruediger avalia a participação de Lula no Podpah como "muito forte" e afirma que o petista deu mostras de compreensão da particularidade do meio de interação.

"Ele estava relaxado, brincando, falando em uma linguagem bastante acessível, e ao mesmo tempo tocava em questões bastante sensíveis que o brasileiro vive. É uma outra forma de diálogo. Os entrevistadores [Igão e Mítico] são muito mais jovens, e obviamente têm uma linguagem totalmente diferente, a forma de condução é distinta. O Lula não ficou na formalidade do espaço tradicional de um espaço na televisão. É uma forma de construção, estava muito relaxado e à vontade", analisa o pesquisador.

Com a compreensão das peculiaridades das redes sociais e a possibilidade de abrir espaço inédito para a esquerda nesse universo, Lula teria a capacidade de transcender a sua bolha e "conversar com os jovens e invadir o centro".

Bolsonaro, no entanto, vê-se em momento contrário da dinâmica, crê Ruediger.

Ele diz que as lives semanais têm apresentado saturação do formato por uma série de motivos: 1) as notícias do presidente já não são tão auspiciosas, 2) cansaço do público, 3) Bolsonaro não consegue transmitir empatia, especialmente em relação às camadas que mais têm sofrido com a crise.

No monitoramento da Dapp/FGV, Lula no Podpah alcançou mais de 50 mil menções no Twitter por hora, com pico de 10.759 menções às 20h. Na mesma fatia de horário, Bolsonaro teve um pico de 4.050 menções em sua live.

Com esse esgotamento, diz Ruediger, o presidente tem se fechado em seu núcleo de apoio mais fiel.

"A estratégia do Bolsonaro e do campo da direita é falar com a própria bolha, manter esse mínimo sólido e evitar a invasão de candidaturas oportunistas, como a de Sergio Moro (Podemos), que possam invadir a direita e tirar pedaço desse apoio. Eles precisam manter 20%, 25% de apoio para chegar ao 2º turno em 2022", conclui o sociólogo.

No Podpah, em mais de duas horas de conversa, em clima de descontração, Lula criticou o presidente Bolsonaro, chamado por ele de "anomalia política", questionou o fim do Bolsa Família e disse que atualmente é "moda se dizer ignorante".

Ao ser questionado sobre o momento do PT, disse que não se pode "sair da periferia" e que é necessário ir onde está a população.

Sobre a eleição de 2022, reafirmou que ainda vai decidir se será candidato, mas se disse disposto a voltar. Criticou outros possíveis adversários, como João Doria (PSDB) —afirmou que, por ser rico, o tucano não tem conhecimento sobre a situação da população.

Também falou sobre a possibilidade de alianças em eventual governo e comparou com as circunstâncias da Alemanha, onde o social-democrata Olaf Scholz só conseguiu um acordo para assumir o poder após conversar com partidos que tinham sido adversários.

Lula, porém, não citou diretamente o nome do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que vem sendo cotado para uma aliança em que seria vice na chapa do petista em 2022.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Randolfe Rodrigues é agraciado com a mais alta honraria do governo da França

 

Randolfe Rodrigues (Foto: Reprodução)

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) entrou nesta segunda-feira (6) para a seleta lista de brasileiros condecorados com a Légion d’honneur (Legião de Honra), a mais alta honraria do governo da França. A concessão da comenda foi aprovada pelo presidente francês Emmanuel Macron.

Instituída em 1802 por Napoleão Bonaparte, a Légion d’honneur, segundo a Embaixada da França no Brasil, “é concedida em nome do Chefe de Estado e homenageia, há dois séculos, militares e civis que se destacam em todos os campos de atividade. Existem três graus na Ordem da Légion d´Honneur – em ordem ascendente: cavaleiro, oficial e comandante – assim como duas dignidades: grande oficial e grande cruz”.

A representação diplomática francesa no Brasil informa que a concessão do título a Randolfe se deve ao “compromisso do parlamentar brasileiro com a cooperação transfronteiriça, de seu trabalho na luta contra a pandemia da Covid-19 – particularmente na fronteira entre Oiapoque e São Georges – de suas ações em defesa do meio ambiente e do Acordo de Paris, assim como de seu envolvimento na área da educação”. Revista Fórum.

Leia a íntegra na Fórum.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Força Nacional vai apoiar a Funai em ações na Terra Indígena Sararé

 

A terra indígena está localizada no estado de Mato Grosso

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o emprego da Força Nacional, em apoio à Fundação Nacional do Índio (Funai), na Terra Indígena Sararé, em Mato Grosso.

A portaria assinada pelo ministro Anderson Torres está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (6).

De acordo com o documento, a Força Nacional atuará nas ações de preservação da ordem pública, segurança das pessoas e proteção do patrimônio.

Essas ações serão realizadas em caráter episódico e planejado, a partir de hoje até 26 de abril de 2022. Em caso de necessidade, esse prazo poderá ser prorrogado.

“O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública e da Secretaria Nacional de Segurança Pública”, diz ainda a portaria. (Por Agência Brasil - Brasília).

 Edição: Aécio Amado


BLOG DO BILL NOTICIAS

VACINA - Comprovante de vacinação é obrigatório em órgãos públicos a partir desta segunda-feira (6)

 

No primeiro dia de obrigatoriedade do passaporte vacinal, muitas pessoas são surpreendidas no Detran e Expresso Cidadão


                        Por Laura Machado

Exigência do comprovante completo de vacinação - Foto: Melissa Fernandes // Folha de Pernambuco


A partir desta segunda-feira (6), o comprovante de vacinação passa a ser obrigatório para a entrada nos órgãos públicos de Pernambuco. No Expresso Cidadão do RioMar e na sede do Detran, várias pessoas foram impedidas de prosseguir com seus agendamentos pela falta do passaporte vacinal.

Larissa Pimentel tinha ido ao shopping exclusivamente para o seu atendimento e, sem saber do decreto, foi impedida de entrar. “Eu acho interessante esse método, mas achei chato ter agendado e não conseguir realizar o atendimento por uma coisa que não foi comunicada antes. No agendamento, não tinha dizendo, então eu dei uma viagem perdida.”, relatou.

Para ser liberado a entrar e circular dentro dos órgãos, é preciso apresentar o passaporte de vacinação e um documento oficial com foto, além do cumprimento dos protocolos sanitário, como as medidas de distanciamento e o uso de máscaras.

Já para o atendimento presencial, as pessoas devem agendar seus horários antecipadamente de forma online, tanto para as unidades do Expresso Cidadão quanto para o Detran.

Sobre a movimentação na sede do Detran, o gerente de habilitação e condutores, Nivaldo Carneiro, avaliou como positivo o primeiro dia com a nova obrigatoriedade: “Tem fluido bem, o usuário tem comparecido comprovando a sua vacinação contra a covid, apresentando seu documento de identificação com foto, e tudo funcionando dentro da normalidade”, disse ele.

Mesmo assim, muitas pessoas não estavam informadas sobre o decreto, como Júlio Roberto, que disse: “Isso aqui devia ser bem informado para a gente, para toda a população. Eles me perguntaram ‘você não viu na internet?’ Mas eu só chego em casa de noite, não tenho tempo. Era para eles informarem isso com uma mensagem ou passar para a autoescola.”

A medida tem a intenção de proteger toda a população contra a Covid-19, além de servir como um meio de evitar a propagação da doença e estimular a vacinação, medida importante na luta contra o vírus.

Exigência do comprovante completo de vacinaçãoExigência do comprovante completo de vacinação - FOTO: Melissa Fernandes // Folha de Pernambuco


O passaporte vacinal pode ser obtido através da emissão do documento pelo SUS. Também será aceito a apresentação do cartão de vacina emitido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), pelas secretarias municipais ou ainda por outro órgão governamental, nacional ou estrangeiro, que informe a aplicação das duas doses dos imunizantes de acordo com o calendário vacinal estabelecido pela SES-PE.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, a vacinação é um passo essencial em direção à normalidade. “Dados divulgados pelo Centro Europeu de Controle de Doenças apontam que os locais com maiores índices de vacinados estão registrando menos mortes, comprovando que as vacinas, além de seguras, salvam vidas. O cenário que temos hoje é de uma pandemia em pessoas não totalmente vacinadas”, afirmou.

Pessoas com o ciclo vacinal incompleto, inclusive aqueles que já se vacinaram com a primeira dose e aguardam o intervalo correto para a aplicação da segunda, ficam proibidas de frequentar os Expressos e demais órgãos.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado na ultima quarta-feira (1º), e segue orientação do Decreto Estadual nº51.864.

Exigência do comprovante completo de vacinação

FOTOS: Melissa Fernandes // Folha de Pernambuco

  


           

BLOG DO BILL NOTICIAS

Conta de luz pode subir até 30% em 2022, diz estudo

(Foto: ABR)

Estudo realizado pela TR Soluções, empresa de tecnologia aplicada ao setor elétrico, aponta que a escassez de chuvas deve causar uma alta de 19% nas contas de luz nos próximos meses. Algumas regiões do país podem ter que lidar com uma alta de mais de 30% nas contas em 2022.

As usinas térmicas tiveram de ser ativadas no país para suprir a demanda por energia. Essas usinas possuem custos maiores e, por isso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou a cobrança de uma taxa extra na conta de luz. 

Contudo, a progressão da bandeira tarifária não foi suficiente para arcar com os custos, o que aumentou a possibilidade de um aumento ainda maior na conta de luz. 

O reajuste acumulado para o consumidor, em 2021, já chega a 7%. (Com informações da IstoÉ Dinheiro). 247.




União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...