quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Em Natal dos Catadores, Lula lembra que tem banqueiro e empresário ao seu lado

 
(Foto: Reprodução)

Mantendo uma tradição que iniciou em 2003, quando assumiu a presidência da República, o ex-presidente Lula (PT) participou desta quarta-feira, 22, do Natal dos Catadores. No início de seu discurso, o petista tentou sinalizar que tem apoio de setores capitalistas importantes.

"Esse dia de hoje está muito interessante, porque aqui a gente tem banqueiro, que já não é mais banqueiro, que está ao nosso lado nessa briga por reconstruir a democracia. [...] Nós temos aqui empresários, que não vou citar o nome para não expor ninguém, que estão preocupados em conhecer como é a vida de vocês, como vocês vivem, porque a gente precisa humanizar o povo brasileiro", afirmou.

Mais adiante, durante sua fala, Lula destacou que, "quando todo mundo estiver recebendo um salário, um dinheirinho, eles vão perceber que a vida vai melhorar para quem trabalha, vai melhorar pro dono do pequeno comércio, para o banqueiro”. 

“Eu sou a pessoa que os banqueiros menos gostam, mas vocês sabem que nos meus governos e nos da Dilma quantas pessoas nós colocamos no sistema financeiro, gente pobre? 70 milhões de pessoas. Significa que no governo do PT colocamos uma Argentina e uma Colômbia dentro do sistema financeiro. Essa gente deveria vir de joelho conversar com a gente, parar de ser arrogante, parar de achar que são gênios, que sabem mais do que os outros", afirmou.

Lula, no entanto, também fez fortes críticas aos banqueiros, enquanto denunciava a fome que não para de aumentar no Brasil. Ele destacou que é possível construir um mundo melhor, que não seja “um privilégio dos banqueiros para ganhar dinheiro”. Brasil247.

Assine o 247apoie por Pixinscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:




"Não será possível fazer esse Carnaval", diz governador da Bahia

                          Via:Brasil247. 
(Foto: Divulgação/GOVBA)

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que tratar da realização do Carnaval agora seria uma irresponsabilidade "com a vida do outro". O estado enfrenta a epidemia do Influenza e um aumento drástico nas internações em UTI por Síndrome Respiratória Aguda Grave. Ao longo do último mês, o número subiu de 190 para 270.

"Sabe aquele filme 'Missão Impossível'? Nós estamos na Missão Impossível 3. Então, não será possível fazer esse Carnaval. Não tem a mínima condição", afirmou o governador a jornalistas durante solenidade de entrega de uma nova ala de um hospital em Salvador.

"Mantidas ou agravadas essas condições, não há a mínima condição de reproduzir o que é o padrão do nosso Carnaval. Infelizmente. A não ser que a gente queira viver uma tragédia de muitas mortes", afirmou Rui Costa, à Folha de S.Paulo




Marqueteiro de Freixo diz que chapa Lula-Alckmin simboliza união e vencerá em primeiro turno

 

(Foto: Ricardo Stuckert)

O marqueteiro Renato Pereira, um dos mais talentosos do Brasil, que fará a campanha de Marcelo Freixo, do PSB, ao governo do Rio de Janeiro, em 2022, avalia que a aliança entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador Geraldo Alckmin é a nova "Carta ao Povo Brasileiro" e vencerá a disputa presidencial em primeiro turno. Segundo ele, a aliança dos rivais históricos simboliza "generosidade e união". 

"O Alckmin acrescenta ao Lula a capacidade de representar uma causa moderada, generosa e que procura a união. No contexto de desunião que o país vive, quanto mais forte for a representação da união, mais capacidade você tem de vencer. Gestos valem mais que palavra. O Alckmin é a ‘Carta ao Povo Brasileiro’ de 2022", afirmou ele, em entrevista ao jornalista Italo Nogueira, da Folha de S. Paulo. "Se a aliança se efetivar, do ponto de vista eleitoral, ela pode significar uma vitória no primeiro turno. Certamente significa um fortalecimento da posição do Lula como um candidato mais ao centro já na própria eleição. O Alckmin tem um valor que não é da matemática eleitoral. A pergunta não é quantos votos ele soma ao Lula, mas sim o quanto permite ao Lula dialogar com setores mais amplos do eleitorado brasileiro e ter mais votos. A aliança com um adversário tem um sentido de generosidade, de aproximação entre contrários e união. Isso acontece num contexto em que o atual presidente representa disrupção, uma retórica mais truculenta", pontuou.

Renato Pereira também vê boas chances na eleição do Rio de Janeiro. "Freixo sempre teve uma força eleitoral expressiva e política, relevante. A ida para o PSB buscou maior densidade eleitoral. A marca do Freixo sempre foi a luta contra o crime miliciano", afirmou. Brasil247





Em entrevista a jornalistas de todo o mundo, Putin adverte Otan: "não implante sistemas de ataque perto da nossa casa"

 
Coletiva de fim de ano do presidente da Rússia, Putin (Foto: Sputnik / Ramil Sitdikov)

Na tradicional coletiva de imprensa de fim de ano, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, reiterou que ameaças à segurança nacional determinarão o curso da questão ucraniana. A ampliação da Otan para o leste europeu gera inquietação no Kremlin.

"Nossas ações vão depender não do processo de negociações, mas da manutenção incondicional da segurança da Rússia. Deixamos bem claro que a ampliação da Otan para leste é inaceitável. Os EUA estão com mísseis no limiar da nossa casa. Será que é uma demanda excessiva -- não implantar sistemas de ataque perto da nossa casa?", disse Putin.

Ele lembrou que nos anos 1990 foi garantido que a aliança de países ocidentais não se moveria em direção à Rússia, mas isso foi seguido por cinco ondas de ampliação. "Na Romênia, na Polônia, surgem sistemas de mísseis", disse.

"Como se pode não entender isso? Disseram que haveria garantias iguais para todos, mas a segurança igual não surge", questionou Putin. 247




IPCA-15, prévia da inflação, fecha o ano a 10,42%, maior taxa em 6 anos

 
Guedes e Bolsonaro (Foto: Reuters)

O IPCA-15 indicou que a inflação "oficial" no Brasil deve encerrar 2021 no patamar mais elevado em seis anos, bem acima de 10%, mantendo os temores no país sobre pressões de preços e perspectiva de contínuo aperto da política monetária.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) subiu 0,78% em dezembro, de uma alta de 1,17% no mês anterior, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os resultados ficaram praticamente em linha com as expectativas em pesquisa da Reuters com economistas, de alta de 0,80% na comparação mensal e de 10,45% na base anual.

O IPCA-15 é considerado uma prévia do IPCA, este referência para o regime de metas de inflação perseguido pelo Banco Central.

Apesar da desaceleração na taxa mensal, o IPCA-15 encerrou o ano de 2021 com avanço acumulado de 10,42% nos 12 meses até dezembro, muito acima da meta oficial --de 3,75%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos, medida pelo IPCA.

Essa é a maior taxa acumulada até o mês de dezembro desde 2015, quando o IPCA-15 fechou em 10,71%, e mostra uma forte disparada em relação à alta de 4,23% registrada nos 12 meses até o último mês de 2020.

Confirmando-se que o IPCA fechará bem acima do teto da meta, o Banco Central terá que divulgar uma carta explicando os motivos de o objetivo não ter sido cumprido, o que aconteceu pela última vez em 2017. Naquela ocasião, porém, a carta teve de explicar por que a inflação terminou o ano abaixo do piso da meta, e não acima, como acontecerá em 2021.

O ano ainda foi marcado pela pandemia de Covid-19, que afetou a cadeia de oferta global e provocou alta dos preços em todo o mundo.

A economia brasileira também teve pela frente alta de commodities e desvalorização da taxa de câmbio.

Diante da forte pressão inflacionária, o Banco Central intensificou o aperto monetário, e a Selic fecha o ano a 9,25%, taxa determinada no início de dezembro, depois de ter começado 2021 na mínima histórica de 2,0%.

GASOLINA

O maior aumento de custo dentro do IPCA-15 veio do grupo Transportes, uma vez que os preços desse grupo dispararam 21,35% em 2021.

Ele também exerceu a maior influência em dezembro, com alta de 2,31%, diante do salto de 3,40% dos combustíveis. A gasolina contribuiu com o maior impacto individual do mês ao subir 3,28%, com etanol (4,54%) e óleo diesel (2,22%) também em alta.

Ainda em 2021, os custos de Habitação dispararam 14,67%, enquanto os de Artigos de residência tiveram alta acumulada de 12,18%. Já Alimentação e Bebidas, com importante peso sobre o bolso dos consumidores, subiu 8,68%.

Em dezembro, Habitação teve alta de 0,90%, com a inflação da energia elétrica em 0,96% em meio à bandeira Escassez Hídrica. Alimentação e bebidas subiu 0,35%, e Artigos de residência avançou 1,19%.

Para 2022, a meta de inflação cai a 3,50%, também com margem de 1,5 ponto para mais ou menos. O mercado calcula que o IPCA terminará o próximo ano com alta de 5,03%, segundo a mais recente pesquisa Focus do BC, com a Selic a 11,50%. Reuters.


BLOG DO BILL NOTICIAS

COVID-19 - Estado de calamidade pública é prorrogado por mais 90 dias em Pernambuco

                        Por Portal Folha de Pernambuco
Paulo Câmara - Foto: Divulgação


O estado de calamidade pública em Pernambuco foi prorrogado por mais 90 dias em decorrência da pandemia da Covid-19. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (23) e assinado pelo Governador do Estado, Paulo Câmara (PSB).

Válido de 1º de janeiro de 2022 a 31 de março do mesmo ano, a medida levou em consideração, segundo o texto publicado, o fato de a população brasileira não ter sido totalmente imunizada até o momento, sendo necessário o reforço e a ampliação da cobertura vacinal.

Assim, as medidas sanitárias para o enfrentamento da pandemia permanecem. A administração de Pernambuco poderá adotar ações mais rápidas e menos burocráticas, podendo descumprir, inclusive, metas fiscais previstas nas leis orçamentárias no período vigente. 

Recursos federais para uso no enfrentamento da pandemia também poderão ser solicitados, de acordo com o documento.

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...