sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Rogério Correia reapresenta projeto que acaba com 'taxa do príncipe' em Petrópolis

O "imposto do príncipe" é cobrado sobre o valor de imóveis e repassados à "família real", apesar de o Brasil ser uma República há séculos

Deputado Rogério Correia (PT-MG) (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes | Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

O deputado Rogério Correia (PT-MG) reapresentou projeto de lei que acaba com o chamado “imposto do príncipe”, uma taxa que é paga pelo povo de Petrópolis e acaba no bolso dos “herdeiros” da dita “família” real brasileira, apesar do Brasil ser uma República há séculos, e não uma Monarquia.

O projeto havia sido apresentado em abril de 2020. Naquela época, o PL 553/20 foi apresentado como uma resposta à proposição do deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança, do PSL paulista e herdeiro da “família real”, que sugeriu a extinção do feriado de 21 de abril (Inconfidência Mineira). Um ano depois, em março de 2021, o projeto foi arquivado pela presidência da Câmara, através do deputado Arthur Lira, alegando que o PL feria o “direito adquirido”.

Agora, Rogério Correia solicita que o projeto seja enviado à Comissão de Constituição e Justiça, uma vez que o “direito adquirido” na época do Império não cabe para os tempos de República.

O “imposto do príncipe” tecninamente chamado de "laudêmio”. Estabelece a cobrança de taxa de 2,5% paga nas transações de imóveis pela Companhia Imobiliária de Petrópolis, que por sua vez repassa o dinheiro para os Orleans e Bragança. Uma reportagem na BBC Brasil de 2014 aponta que as receitas provenientes do laudêmio totalizavam R$ 4 milhões por ano em Petrópolis. 

O deputado Rogério Correia argumenta que a tragédia vivida pela cidade fluminense mostra mais uma vez o anacronismo do laudêmio da família herdeira. 

“É um resquício imperial ainda em voga no Brasil, revelando um privilégio incompatível com os tempos modernos”, afirma. Rogério espera que, desta vez, infelizmente devido à comoção da tragédia, a Mesa da Câmara se sensibilize e autorize a tramitação normal do projeto de lei. Brasil247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Gêmeas se casam com irmãos gêmeos e têm filhos com um mês de diferença

 ESTADOS UNIDOS 

                                    Por: Helena Dornelas - Correio Braziliense

Os casais se conheceram em um festival só para gêmeos em 2017. Foto: Reprodução/redes sociais

As gêmeas americanas Brittany e Briana são idênticas e se casaram com os irmãos gêmeos idênticos John e Jeremy Salyers, os casais tiveram filhos praticamente idênticos que nasceram com um mês de diferença. Devido às condições genéticas, os bebês são "irmãos" e primos ao mesmo tempo.

“Jett & Jax Salyers são os mais novos gêmeos quaternários do planeta! Duas crianças nascidas com menos de nove meses de diferença (essa referência de data, os país usaram para explicar que até nove meses as crianças podem ser considerados "gêmeos quaternários") de mães gêmeas idênticas e de pais gêmeos idênticos" explicam os pais no Instagram.

Os casais se conheceram em um festival só para gêmeos em 2017, se casaram um ano depois e moraram na mesma casa, na Virgínia.

Para o jornal Australia 's Today, as irmãs contaram que planejam engravidar juntas de novo: "Acho que há algo que gostaríamos de experimentar juntos novamente. Vivemos a maioria dos marcos de nossas vidas juntos, aniversários, tirar carteira de motorista, formaturas e nosso casamento duplo. Este seria o próximo grande evento, e adoraríamos experimentá-lo juntos, e assim o faremos."


PESQUISA - Poluição prejudica espermatozoides e pode colocar fertilidade em risco

                                                                        DP+Saúde

                              Por: Vilhena Soares/Por: Correio Braziliense

Foto: University of MontrealMaisonneuve-Rosemont Hospital Research Center

Além dos pulmões, a poluição do ar pode prejudicar a reprodução humana. É o que mostra um estudo feito por cientistas chineses. Na análise, os pesquisadores avaliaram amostras de esperma de mais de 30 mil voluntários e constataram uma queda na velocidade de nado dos espermatozoides, movimentação necessária para fecundação do óvulo. A pesquisa também sugere que, quanto menor o tamanho das partículas poluentes na atmosfera, maior a ligação com a má qualidade do sêmen. Os dados foram publicados na última edição da revista Jama Networks.


"A infertilidade está se tornando um problema de saúde pública global, afetando aproximadamente 10% de todos os casais em idade reprodutiva em todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que alguns fatores masculinos, principalmente a má qualidade do sêmen, podem ser responsáveis por 50% dos casos de infertilidade", explicaram os autores no estudo, liderado por Yan Zhao, professor da Escola de Medicina da Universidade de Tongji, na China. Os investigadores também destacam que há anos especialistas tentam estabelecer uma associação entre os agentes nocivos presentes no ar e a qualidade do sêmen, porém os dados produzidos até agora sobre o tema não foram claros, o que motivou a realização da análise.

No estudo, os cientistas avaliaram amostras de esperma de 33.876 homens de 340 cidades chinesas, todos com média de 34 anos, com um grau variado de exposição à poluição do ar, e cujas esposas engravidaram por meio de assistência médica, ou seja, por reprodução assistida, entre janeiro de 2013 e dezembro de 2019. Na segunda parte da pesquisa, o grupo avaliou a qualidade do sêmen, por meio de fatores como contagem, concentração e motilidade dos espermatozoides, que é a capacidade dessas células reprodutoras nadarem para a frente e conseguirem fecundar o óvulo. Os especialistas também avaliaram se os participantes haviam sido expostos a quantidades de material particulado menores que 2,5 micrômetros, entre 2,5 e 10 micrômetros e 10 micrômetros, em vários momentos-chave dos 90 dias anteriores à visita ao hospital para coleta.

Como resultado, os especialistas não identificaram uma ligação significativa entre a poluição do ar e a qualidade do esperma em termos de contagem ou concentração de espermatozoides. Porém, descobriram que, quanto mais um participante era exposto a partículas menores de poluição, mais deficiente era a motilidade das gametas masculinas. "Quando expostos ao material particulado menor que 2,5 micrômetros de diâmetro, os avaliados apresentaram diminuição estimada na motilidade dos espermatozoides de 3,6%, enquanto que, quando expostos a material particulado de 10 micrômetros de diâmetro, houve 2,44% menos motilidade dos espermatozoides", detalharam os especialistas, no artigo.

Tamanho
De acordo com os autores, os dados observados significam que é possível que diferentes frações de tamanho dos poluentes possam ter efeitos diferentes na qualidade do sêmen. Os pesquisadores acreditam que, quanto menor a partícula tóxica, mais fácil a sua entrada nos pulmões, e maior a probabilidade de ela causar danos ao organismo humano. "Nossas descobertas sugerem que frações menores de poluentes podem ser mais potentes do que frações maiores na indução de baixa motilidade espermática", escreveram.

Adelino Amaral, médico especialista em reprodução assistida e membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (Sbra), destaca que os dados vistos pelos pesquisadores chineses ratificam uma suspeita antiga da área médica. "Há anos, nós batemos nessa tecla. Não sabemos quais os mecanismos exatos estão envolvidos entre a poluição e a saúde reprodutiva, mas a suspeita só aumentou com o passar do tempo, e com o surgimento de mais pesquisas relacionadas a esse tema", detalha o especialista.

"O estudo chinês corrobora dados anteriores que já desenhavam esse caminho, em uma pesquisa muito ampla, feita com mais de 30 mil pessoas, algo que merece destaque também, e que revela alterações provocadas na motilidade, um fator importante, que ajuda a definir a qualidade do sêmen", acrescenta Amaral. O médico destaca que a diferença vista em relação ao tamanho das partículas poluentes também é um dado valioso. "Faz sentido, se pensarmos que elas entram com mais facilidade no pulmão e, por isso, podem viajar pela corrente sanguínea e chegar aos testículos."

Os pesquisadores chineses adiantam que mais estudos são necessários para determinar os mecanismos biológicos observados no estudo, mas, ainda assim, acreditam que os resultados reforçam a necessidade de reduzir a exposição à poluição do ar entre os homens em idade reprodutiva. "Nossos dados também indicam que os efeitos da poluição são mais proeminentes quando a exposição ocorre durante a parte inicial dos 90 dias de criação do esperma, fase chamada de espermatogênese. Isso pode significar que o material particulado afeta os espermatozoides em nível genético, porém mais análises precisam ser feitas para confirmar essa hipótese", frisaram.

Adelino Amaral também acredita que mais pesquisas são necessárias para se chegar a uma conclusão sobre o tema. "É algo que não podemos bater o martelo ainda, mas que, aos poucos, vamos entendendo melhor. Isso é o que esse estudo faz, ele nos mostra dados que tornam mais claros os possíveis danos provocados pela poluição ao esperma. E essa é uma análise muito necessária, que precisa ter continuidade", afirma. "Nós também já temos pesquisas mostrando que a endometriose pode estar relacionada à poluição. Com certeza, essa é uma área de investigação que merece ser mais estudada", acrescenta.

Químicos afetam desenvolvimento
Por meio de análises laboratoriais em células humanas e da realização de testes em gestantes, pesquisadores franceses chegaram à conclusão de que a exposição a diversas substâncias químicas, mesmo em quantidades consideradas seguras, pode afetar o desenvolvimento do cérebro das crianças. Os dados, divulgados na revista Science acendem um alerta para os cuidados que devem ser tomados durante a gestação, alegam.

Os autores do estudo explicam que, embora os níveis de exposição para produtos químicos estejam frequentemente abaixo dos valores-limites determinados como seguros pelos órgãos reguladores, existia a suspeita de que o contato com essas substâncias em misturas complexas ainda poderia afetar a saúde. "Todas as avaliações de risco existentes, baseadas nos níveis já estabelecidos, foram feitas com os produtos químicos sendo examinados um de cada vez. Havia, portanto, uma forte necessidade de testar esses agentes em conjunto, em um cenário semelhante ao nosso cotidiano", justificaram os pesquisadores, no artigo.

Na primeira fase da pesquisa, os especialistas avaliaram mais de 2 mil mulheres grávidas e encontraram uma mistura de produtos químicos no sangue e na urina de 54% delas. Ao analisar dados relacionados aos filhos das voluntárias, que também foram acompanhados no estudo, a presença dos agentes tóxicos foi associada ao atraso no desenvolvimento da linguagem das crianças, todas com até 30 meses.

Atraso

A mistura crítica incluía vários produtos, como ftalatos, bisfenol A e químicos perfluorados, que foram estudados na segunda etapa da pesquisa. Todas essas substâncias são extremamente comuns no uso cotidiano e estão presentes em plásticos e impermeabilizantes de tecidos, por exemplo.  

Os pesquisadores expuseram células humanas aos agentes tóxicos e constataram que as misturas alteraram a regulação dos circuitos endócrinos e dos genes envolvidos no autismo e deficiência intelectual. "Uma das principais vias hormonais afetadas foi o hormônio tireoidiano. Níveis ideais desse hormônio materno são necessários no início da gravidez para o crescimento e desenvolvimento do cérebro, por isso não é surpreendente que haja uma associação com o atraso do desenvolvimento da linguagem em função da exposição pré-natal", explicou Barbara Demeneix, um dos autores do estudo.


Paulinha Abelha, da banda Calcinha Preta, segue na UTI e respira com ajuda de aparelhos

Paulinha Abelha foi internada em 11 de fevereiro após chegar de uma turnê com Calcinha Preta em São Paulo. Ela está em coma

Paulinha Abelha (Foto: Reprodução)

A equipe de Paulinha Abelha, vocalista do Calcinha Preta, divulgou um novo boletim médico nesta sexta-feira (18/2). Na nota, assinada por médicos do Hospital Primavera, em Aracaju, Sergipe, diz que ela está estável, mas segue em coma.

“A paciente, Paula de Menezes Nascimento Leca Viana, foi admitida neste hospital no dia de ontem, 17 de fevereiro, em unidade de terapia intensiva devido quadro de coma em investigação. No momento encontra-se clinicamente estável, quadro infeccioso controlado e respirando com suporte de aparelhos”, diz o comunicado.

Bell Oliver, integrante do grupo Calcinha Preta, desmentiu os rumores que circulam nas redes sociais sobre a morte cerebral de Paulinha Abelha. “Passando aqui para desmentir essas fake news, estão falando que Paulinha teve morte cerebral. Isso é mentira! Ela continua internada sim, mas está estável e, em nome de Jesus, ela vai sair dessa”, disse o músico em suas redes sociais. Por Juliana Barbosa, Metrópoles.

Leia a íntegra no Metrópoles.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Polícia canadense prende líderes de protesto antivacina

A polícia teria efetuado pelo menos sete prisões. O país declarou estado de emergência nacional

Protesto antivacina no Canadá (Foto: Reuters)


A polícia do Canadá prendeu líderes do protesto antivacina e iniciou uma operação com o objetivo de encerrar o bloqueio que paralisa a capital, Ottawa, há três semanas. A polícia teria efetuado pelo menos sete prisões. 

As manifestações começaram em protesto contra medidas sanitárias decretadas para conter a pandemia de Covid-19. Participantes dos atos pediram a queda do primeiro-ministro, Justin Trudeau, que declarou estado de emergência nacional na segunda (14) - agora o governo pode usar a força contra os manifestantes.

Leia abaixo a reportagem da Reuters: 

OTTAWA - A polícia começou a rebocar caminhões do centro de Ottawa nesta sexta-feira e intensificou as prisões de manifestantes em uma tentativa de encerrar um movimento liderado por caminhoneiros que bloqueou a capital do Canadá por três semanas e constrangeu o governo do primeiro-ministro Justin Trudeau.

Os manifestantes alinharam caminhões pesados ​​do lado de fora do parlamento e do escritório de Trudeau, e a polícia de Ottawa, temendo uma escalada ou violência, tentou dispersá-los com multas e ameaças.

Mas com dezenas de caminhões ainda ocupando o centro da cidade, a polícia prendeu na quinta-feira dois dos líderes do movimento e os acusou de dano. Na sexta-feira, após uma noite de neve pesada, os policiais montaram 100 bloqueios de estradas perto do local do protesto para impedir o acesso das pessoas e privar o local de novos suprimentos, como alimentos e combustível.

"Você deve sair. Você deve cessar mais atividades ilegais e remover imediatamente seu veículo e/ou propriedade de todos os locais de protesto ilegal. Qualquer pessoa dentro do local de protesto ilegal pode ser presa", escreveu a polícia de Ottawa no Twitter.

Pelo menos um caminhão de 18 rodas foi rebocado na sexta-feira, e a polícia foi vista prendendo outro para remoção, disse um fotógrafo da Reuters. Imagens de televisão ao vivo mostraram que a polícia prendeu pelo menos 12 manifestantes.

Os manifestantes inicialmente queriam o fim dos mandatos transfronteiriços de vacina COVID-19 para motoristas de caminhão, mas o bloqueio gradualmente se transformou em uma manifestação antigoverno e anti-Trudeau. Eles prometeram permanecer pacíficos, mas dizem que permanecerão firmes até que a polícia os remova fisicamente.

"Se eles quiserem me prender, eu vou colocar minhas mãos para fora, e eles podem torcer, me amarrar como todo mundo aqui. Vamos pacificamente", disse Mark, um manifestante da Nova Escócia que não deu seu último nome. Perto dali, manifestantes dentro de uma barraca fritavam ovos em um fogão portátil, sem planos aparentes de sair.

A polícia, que enviou centenas de policiais para o centro de Ottawa, diz que a operação para limpar o protesto levará dias. Pelo menos um BearCat, um veículo blindado de estilo militar, foi visto no centro de Ottawa.

'FICAR LONGE'

Trudeau invocou nesta segunda-feira poderes de emergência para dar a seu governo autoridades mais amplas para interromper os protestos. Os legisladores deveriam debater esses poderes temporários na sexta-feira, mas a Câmara dos Comuns suspendeu sua sessão, citando a atividade policial.

"Se você não estiver no recinto da Câmara dos Comuns, fique longe do centro da cidade até novo aviso", disse um aviso da Câmara dos Comuns.

Trudeau buscou os poderes especiais depois que os manifestantes fecharam as passagens de fronteira dos EUA, incluindo a Ambassador Bridge de Ontário para Detroit, um ponto de estrangulamento para as montadoras da região. O fechamento da ponte, que foi liberado no domingo, prejudicou as economias de ambos os países e representou uma grande crise para Trudeau.

Enquanto a polícia acelerava o trabalho para limpar o último reduto dos manifestantes, pelo menos uma dúzia de caminhões de reboque foram vistos se preparando para remover caminhões e outros veículos de protesto ainda estacionados no centro da cidade.

Muitos dos guinchos tiveram todas as marcas de identificação removidas. Antes de Trudeau invocar a Lei de Emergências, a polícia havia dito que alguns motoristas de caminhão de reboque tinham medo de cooperar com as autoridades, temendo que pudessem ser alvo de retaliação.

A Canadian Broadcasting Corp., citando fontes de segurança, disse que as autoridades estabeleceram vários centros de detenção temporária na cidade, presumivelmente para manter os manifestantes detidos.247


BLOG DO BILL NOTICIAS

PGR diz que avaliará conteúdo de novo documento entregue pela CPI e adotará as providências cabíveis

Senadores enviaram documento ao STF detalhando quais crimes os investigados pela CPI da Covid teriam cometido durante a pandemia

Augusto Aras e a PGR (Foto: ABr)

A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou, em nota pública, nesta sexta-feira, 18, que vai avaliar o documento que senadores enviaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) detalhando quais crimes os investigados pela CPI da Covid teriam cometido durante a pandemia. “A PGR esclarece ainda que as equipes que atuam no caso avaliarão o conteúdo e adotarão as providências cabíveis", diz a nota.

O envio do documento ao STF foi uma forma de pressionar a PGR, comandada por Augusto Aras, a encaminhar as denúncias da comissão. O documento é endossado pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede), vice-presidente da CPI, Renan Calheiros (MDB), relator, e Omar Aziz (PSD), presidente da comissão.

A PGR alegou falta de documentos detalhados acerca dos investigados para justificar o atraso na conclusão dos trâmites. Os senadores, no entanto, apontam que a inconclusão é uma manobra de Aras, que atua para favorecer Jair Bolsonaro (PL) para sabotar os desdobramentos da investigação. O relatório final da CPI, elaborado por Renan Calheiros, pediu o indiciamento de 80 pessoas, sendo 13 com foro privilegiado, incluindo Jair Bolsonaro e ministros do governo.

Segundo a PGR, o envio do documento ao STF comprova que as críticas apresentadas pelo procurador Augusto Aras acerca do primeiro envio do material estavam corretas, pois “o material inicialmente enviado à PGR não atendia aos requisitos legais o que, poderia prejudicar o exercício da ampla defesa e do contraditório”. O grupo liderado por Aras afirmou que, em mais de uma oportunidade, os senadores foram informados sobre os riscos de se apresentar um material extenso e sem a devida correlação entre cada fato típico praticado e os documentos pertinentes.

Aras argumenta que o relatório, de cerca de 1,2 mil páginas, estava “desorganizado”. "A CPI dizia entregar as provas que estariam vinculadas aos fatos de autoria daquelas pessoas indiciadas. Ocorre que não houve a entrega dessas provas", declarou Aras no início da semana. "A PGR recebeu um HD com 10 terabytes de informações desconexas e desorganizadas".

Mortos em Petrópolis sobem para 130. Número de desaparecidos passa de 116 para 218

 Buscas continuam na região serrana do Rio e Bombeiros têm esperança de achar desaparecidos com vida

Petrópolis (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)

O número de mortos em Petrópolis, na região serrana fluminense, subiu para 130, segundo o Corpo de Bombeiros. A cidade foi fortemente atingida por um temporal na terça-feira (15) e passa pelo quarto dia de trabalhos de recuperação das áreas atingidas, que ainda sofrem com a chuva contínua no município.

Segundo a Polícia Civil, foram feitos 218 registros de desaparecimentos, mas não se sabe quantos desses já foram encontrados - o número anterior era de 116 desaparecidos.

Pelos registros das equipes da Defesa Civil Municipal, houve registro de 553 ocorrências, entre elas 436 foram por deslizamentos, 29 por alagamentos e 88 por avaliações de riscos. Por causa do acumulado pluviométrico das últimas horas e da previsão de permanência de chuva para o município, todas as sirenes do primeiro distrito permaneceram acionadas ao longo da noite. Conforme os últimos dados, 849 pessoas estão acolhidas em 19 pontos de apoio da cidade.

“Seguimos em mais um dia de muito empenho no atendimento à população para retomar o funcionamento da nossa cidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, que agradeceu o reforço de órgãos dos governos estadual e federal à cidade.

De acordo com o secretário de Defesa Civil, Tenente Coronel Gil Kempers, os trabalhos de atendimento a chamados e de acompanhamento das ocorrências dos últimos dias permanecem com todo o efetivo. “Nosso efetivo está completamente empenhado nos atendimentos de novos chamados, além de dar suporte na continuidade dos casos registrados nesse período”, relatou.

Portal

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) colocou no ar hoje o canal de registros Portal de Desaparecidos. Com ele será possível fazer a consulta de fotografias e informações de pessoas desaparecidas. “O sistema foi desenvolvido pelo Departamento-Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (DGTIT) da instituição, em conjunto com a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA)”, informou a Sepol.

A intenção é facilitar o acesso a informações oficiais por parte de familiares de pessoas desaparecidas. Segundo a Sepol, a entrega do site foi antecipada para atender à demanda da tragédia em Petrópolis. “Os ajustes, em caso de necessidade, serão realizados com a página em funcionamento”, completou.

Para obter as imagens e as informações sobre pessoas desaparecidas é preciso fazer o registro de ocorrência em qualquer delegacia física ou por meio do site  da delegacia.

“Trata-se de uma plataforma no âmbito estadual, que será alimentada com informações sobre a descoberta de paradeiro. Familiares de pessoas desaparecidas poderão acompanhar as atualizações de forma online para saber se o parente foi encontrado e em quais condições”, afirmou a pasta.

“A Polícia Civil reforça a importância da participação da população em caso de qualquer informação sobre desaparecidos. O contato pode ser feito diretamente à DDPA pelos telefones (21) 2202-0338 e 2582-7129 ou por WhatsApp (21) 98322-0228”, recomendou.

Conforme a Defesa Civil, não houve novos pedidos ao longo da noite, mas durante a madrugada os agentes concluíram um atendimento no bairro do Bingen, causado pela queda de um muro e de árvore próxima a residências. “Já na manhã desta sexta-feira (18), os agentes se distribuem em diversos atendimentos pela cidade”, completou em nota.

Deslizamentos

O órgão identificou lugares que ainda oferecem algum tipo de impacto para a população. “Há um deslizamento no Atílio Marotti, com risco de afetar uma residência. A família se deslocou para casa de familiares, assim como os moradores de uma residência no Morin, onde os agentes atuam nesta manhã em outros três deslizamentos na região. No Bairro Floresta, as equipes fazem o acompanhamento de 15 pessoas, de duas casas afetadas por deslizamento, que estão sendo orientadas a buscar local seguro”, informou, acrescentando que uma equipe foi deslocada para o bairro Castelânea, onde o Corpo de Bombeiros atua no resgate de vítimas. A equipe técnica com geólogos faz avaliação de toda a área afetada no Caxambu.

Os moradores que precisam deixar as residências por causa de deslizamentos que oferecem risco, e não têm alternativa de acolhimento em casa de familiares, estão sendo orientados a se dirigir aos pontos de apoio e acolhimento instalados em escolas do município. No momento, são 19 pontos, mas o número varia de acordo com a necessidade de cada região. “Nos locais está sendo oferecidos atendimento de assistentes sociais, além do suporte de profissionais de saúde, educação, agentes aomunitários e da Defesa Civil”, informou em nota.

Nesta sexta-feira, agentes das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, militares do Exército, integrantes das unidades de Defesa Civil de Itaboraí, Areal, São Gonçalo e Maricá; e do INEA e da empresa de energia Enel, reforçam o efetivo da prefeitura no município.

Teresópolis

No município de Teresópolis, vizinho a Petrópolis, a Defesa Civil informou que a cidade permanece em Estágio de Atenção devido aos acumulados e à previsão de continuidade de chuva moderada a ocasionalmente forte no final da tarde e início da noite de hoje.

Ontem (17) foram registradas nove ocorrências, sendo três deslizamentos, quatro vistorias em árvores e dois alagamentos/enchentes. Não há vitimas e nem desabrigados ou desalojados.

O sistema de Alerta e Alarme com Sirenes foi acionado no bairro da Quinta Lebrão e os maiores volumes de chuva foram de 42 mm/h em Campo Limpo, de 42 mm/h em Três Córregos e de 41 mm/h na Quinta Lebrão. Houve alagamento nos bairros de Vieira e em Santa Rosa, na zona rural.

“A população deve ficar atenta aos Alertas via SMS e sirenes. Em caso de Emergência, procure locais seguros e ligue 199”, recomendou a Defesa Civil que faz o monitoramento contínuo. 247, com informações da Agência Brasil.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...