quinta-feira, 31 de março de 2022

PoderData: Lula tem 41% contra 32% de Bolsonaro; distância no 2º turno é de 12 pontos

As variações de Lula e Bolsonaro, no primeiro e segundo turno, estão dentro da margem de erro. Levantamento aponta estabilidade do cenário eleitoral

Bolsonaro e Lula (Foto: Reuters | Ricardo Stuckert)

Pesquisa telefônica do PoderData divulgada nesta quarta-feira (30) mostra novamente estabilidade no cenário eleitoral brasileiro. O ex-presidente Lula (PT) permanece na liderança, com 41% das intenções de voto no primeiro turno.

Em seguida aparece Jair Bolsonaro (PL), com 32%. A distância é de 9 pontos percentuais. Em relação ao levantamento anterior (BR-00835/2022), divulgado em 16 de março, Lula oscilou 1 ponto para cima e Bolsonaro 2 para cima. O crescimento de ambos, porém, está dentro da margem de erro, de 2 pontos percentuais.

grafico

2º turno

O ex-presidente Lula segue como favorito para vencer o pleito em um eventual segundo turno contra Bolsonaro. O petista tem 50% das intenções de voto contra 38% de Bolsonaro. A distância é de 12 pontos percentuais.

No levantamento anterior, Lula tinha os mesmos 50% e Bolsonaro 36%. Numericamente, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro é a menor registrada em 2022, mas o crescimento do atual chefe do governo está novamente dentro da margem de erro. 

grafico

A pesquisa, realizada por telefone entre 27 e 29 de março, ouviu 3.000 pessoas. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-06661/2022. Brasil247



BLOG DO BILL NOTICIAS

Rússia anuncia cessar-fogo local em Mariupol na 5ª feira para retirada de civis

 CESSAR-FOGO  

Foto: FADEL SENNA / AFP

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou que vai instaurar um "regime de silêncio", ou seja, um cessar-fogo local, a partir das 10h00 (04h00 em Brasília) de quinta-feira (31), na sitiada cidade portuária ucraniana de Mariupol, para evacuar civis.

Segundo a fonte, esta medida deve facilitar a abertura de um corredor humanitário para a cidade ucraniana de Zaporizhzhia. 

"Para que esta operação humanitária tenha sucesso, propomos realizá-la com a participação direta de representantes do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados [Acnur] e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha [CICV]", acrescentou o ministério no comunicado.

O ministério russo pede que a Ucrânia garanta o "respeito incondicional" do cessar-fogo local por meio de uma notificação escrita enviada à parte russa, ao Acnur e ao CICV antes das 06h00 (00h00 em Brasília) de quinta-feira.

A Rússia pede que o exército ucraniano se comprometa a garantir a segurança das caravanas de ônibus que circularão ao longo do itinerário estabelecido para esse corredor.


Bolsonaro escolhe Anderson Correia como ministro da Educação

Anderson Correia, apoiado pelo Centrão, é reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ex-presidente do Capes e engenheiro civil.

(Foto: José Cruz/Agência Brasil/Divulgação)

Jair Bolsonaro escolheu o novo ministro da Educação, que substituirá Milton Ribeiro, demitido por conta do escândalo do gabinete paralelo formado por pastores no MEC. Será Anderson Correia, reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ex-presidente do Capes e engenheiro civil. A informação é de Lauro Jardim, no jornal O Globo

Seu nome foi apoiado pelo Centrão e agrada aos evangélicos, que já haviam indicado Correia quando Abraham Weintraub caiu.

O anúncio oficial ocorrerá nesta quinta-feira, 31, dia em que vários outros ministros se despedirão dos seus cargos para disputar as eleições de outubro. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...