quinta-feira, 31 de março de 2022

Rússia anuncia cessar-fogo local em Mariupol na 5ª feira para retirada de civis

 CESSAR-FOGO  

Foto: FADEL SENNA / AFP

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou que vai instaurar um "regime de silêncio", ou seja, um cessar-fogo local, a partir das 10h00 (04h00 em Brasília) de quinta-feira (31), na sitiada cidade portuária ucraniana de Mariupol, para evacuar civis.

Segundo a fonte, esta medida deve facilitar a abertura de um corredor humanitário para a cidade ucraniana de Zaporizhzhia. 

"Para que esta operação humanitária tenha sucesso, propomos realizá-la com a participação direta de representantes do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados [Acnur] e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha [CICV]", acrescentou o ministério no comunicado.

O ministério russo pede que a Ucrânia garanta o "respeito incondicional" do cessar-fogo local por meio de uma notificação escrita enviada à parte russa, ao Acnur e ao CICV antes das 06h00 (00h00 em Brasília) de quinta-feira.

A Rússia pede que o exército ucraniano se comprometa a garantir a segurança das caravanas de ônibus que circularão ao longo do itinerário estabelecido para esse corredor.


RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...