Novembro é o mês nacional de combate à tuberculose, uma doença infecciosa e transmissível, que atinge principalmente os pulmões. Consciente da importância da adesão a esta campanha, a Secretaria de Saúde de Petrolina realiza durante todo o mês ações diversas, como palestras nas Unidades de Saúde sobre o preconceito com a doença, busca ativa na penitenciária do município e abordagem aos moradores de rua.
Esta última será nesta terça-feira(14), a partir das 8h na Praça da Catedral. O objetivo é contemplar a população em situação de rua, público que recorrentemente sofre com a doença, com oferta de orientações sobre o agravo, avaliação por profissionais de saúde, exames de escarro para casos suspeitos e consulta médica.
Segundo a Secretária Executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, as ações visam, principalmente, a conscientização da comunidade, desmistificando o agravo conhecido popularmente por ‘tísica’. “A tuberculose é uma doença contagiosa, e, por isso, sempre procuramos orientar as pessoas sobre as formas de contágio, que é através de gotículas nos espirros e tosse, sobretudo em ambientes fechados. Informamos ainda que o tratamento é gratuito, feito através do SUS”, esclarece Marlene.
De acordo com o Ministério da Saúde, a tuberculose é um grave problema de saúde pública, e a cada ano, são notificados mais de 70 mil novos casos da doença no Brasil. Em Petrolina, entre 2015 e 2017 foram registrados 331 casos de tuberculose.
Fique de olho nos sintomas
Tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar um Posto de Saúde o mais rápido possível, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente. (Ascom),(C.Geral).
Blog do BILL NOTICIAS