sábado, 4 de abril de 2020

Cristovam Buarque sai em defesa do PT após parecer favorável à extinção do partido

Forum  - O ex-ministro Cristovam Buarque usou as redes sociais na tarde deste sábado (4) para criticar a Procuradoria-Geral Eleitoral em razão do parecer favorável ao cancelamento do registro do Partido dos Trabalhadores.
“Este pessoal da procuradoria enlouqueceu ou são fascistas mesmo? O PT vai crescer com isso. Todo democrata deve ficar do lado dele. Mesmo os que discordam de suas posições”, escreveu Buarque.
Petista nos anos 90, o ex-senador se desligou do partido em 2005, após uma curta passagem pelo Ministério da Educação do governo Lula.
Buarque ingressou no PDT e lá permaneceu até 2016, quando deixou a sigla para votar a favor do pedido de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff. Hoje ele integra o Cidadania (Ex-PPS) e critica o PT com frequência em suas redes sociais.
Blog do BILL NOTICIAS

PT reage ao pedido de cassação: "ultrajante"


O PT divulgou na tarde deste sábado nota assinada por sua presidente, Gleisi Hoffmann, em que qualifica de "ultrajante" o parecer favorável  do vice-procurador-geral eleitoral Renato Brill de Goés a um processo que pede o cancelamento do registro do Partido dos Trabalhadores – isto é, a extinção do PT.
Leia:
É ultrajante e fantasiosa a admissibilidade pelo vice-procurador-geral eleitoral Renato Brill de Goés de pedido para cancelamento do registro do Partido dos Trabalhadores junto à Justiça Eleitoral.
Não há provas e nem indícios de que o PT tenha recebido recursos oriundos do exterior, o que nunca aconteceu. A decisão é arbitrária e política, sem amparo em fatos ou na realidade.
O pretexto usado pelo MP Eleitoral é irreal. Mais uma vez temos o lawfare — o uso do direito e do sistema jurídico contra o inimigo — para perseguir os adversários do regime e do atual presidente.
Na história da República, somente em períodos de arbítrio, como nos anos 40 e 60, em que ditaduras calaram a voz de opositores, partidos políticos tiveram seus registros cassados, a exemplo do Partido Comunista do Brasil.
O PT tem 40 anos de história em defesa da democracia e do povo brasileiro, e uma longa tradição em luta pelos direitos sociais no país, contra o abuso do poder político e econômico e por uma sociedade menos desigual.
Ministério Público pode querer calar a voz da oposição, atendendo aos desejos do governo, só isso justifica a admissão de um pedido esdrúxulo e ilegal como este.(247)
Partido dos Trabalhadores


Blog do BILL NOTICIAS

Brasil ultrapassa marca de 10 mil casos de covid-19. País soma 432 mortes

                       Via:Santanavinicius
Mortes por coronavírus em todo o mundo ultrapassam 10.000 | VEJA

O ministério da Saúde divulgou, na tarde de hoje (04), os números atualizados do novo coronavírus. De acordo com a pasta, o número de infectados, no momento, é de 10.278. O número de mortes é de 432. O estado de São Paulo lidera tanto em número de casos (4.466) quanto em mortes (260).

região:
confirmados:
óbitos:
Norte
527
16
Nordeste
1.642
59
Sudeste
6.295
329
Centro-Oeste
675
12
Sul
1.139
17
TOTAL
10.278
432 (4,2% de mortalidade)
Com esses números, o país ocupa a 16º lugar em casos da doença, o 14º lugar em óbitos e o 8º lugar em letalidade. Segundo o secretário executivo do ministério da Saúde, João Gabbardo, a dinâmica da doença no Brasil está “abaixo da curva de crescimento da Espanha, Itália e Estados Unidos, a partir do centésimo caso.” Em todo mundo já foram registrados mais de 1,18 milhão de casos e mais de 64 mil mortes.
No Brasil, nas últimas 24 horas foram notificados 1.222 casos – aumento de 13% em relação à sexta-feira (3). O incremento do número neste dia é o maior desde o início da coleta de dados do ministério da Saúde. O mesmo ocorre no número de óbitos: um incremento de 72 mortes, 20% em relação ao total de ontem (359).
A incidência medida do novo coronavírus no Brasil é de 4,9 casos a cada grupo de 100 mil habitantes. A proporção varia conforme o estado, e é superior no Distrito Federal (14,9 casos), seguido por São Paulo (9,6), Ceará (7,9), Amazonas (7,4), Rio de Janeiro (7,2), Rio Grande do Norte (6), Roraima (5,9) e Acre (5,1).
Os óbitos afligem mais os homens (57,6%) do que as mulheres (42,4%), de acordo com total de mortes apuradas até ontem. Oito de cada dez óbitos ocorreram com pessoas com mais de 60 anos. A mesma proporção de pessoas que faleceram apresentava pelo menos um fator de risco de morte como cardiopatias, diabetes, problema nos pulmões e doenças neurológicas.
“Passaporte de imunidade”
Segundo Gabbardo, o ministério da Saúde pensa em formas de criar uma espécie de “passaporte da imunidade”, uma identificação para  pessoas que contraíram o novo coronavírus, se recuperaram totalmente e já possuem anticorpos. Essas pessoas, segundo o secretário, não podem mais transmitir ou ser infectadas, e já adquiriram imunidade. Elas podem ser úteis no contato com grupos sensíveis, como idosos, e possivelmente são aptas a retomar certas atividades.
Cidades sem casos
O secretário afirmou, ainda, que fechar cidades ou municípios que não contabilizam nenhum caso do novo coronavírus pode ser “uma medida excessiva”. “Não significa que vai ficar assim para sempre. Podemos fechar, abrir, se julgar necessário. Acho que isso merece uma discussão. Pode ser que tenha sido antes da hora, e merece uma análise melhor”, afirmou. Gabbardo citou, entretanto, que o relaxamento da quarentena e do isolamento social deve acontecer apenas após a aquisição de material suficiente para lidar com uma larga escala da população. “Já estamos fortes, mas queremos ficar mais fortes ainda”, concluiu.
Veja a coletiva na íntegra:
Matéria atualizada às 18h10 e às 18h30. (Agência Brasil)


Blog do BILL NOTICIAS

Procurador eleitoral aceita processo para cassar o registro do PT

Urna Eletrônica
Urna Eletrônica (Foto: ELZA FIUZA/ABr)


Da revista Fórum – O vice-procurador-geral eleitoral Renato Brill de Goés deu parecer favorável a um processo que pede o cancelamento do registro do Partido dos Trabalhadores – isto é, a extinção do PT.
De acordo com a coluna de Fausto Macedo, do Estadão, a ação tem como base depoimentos colhidos pela operação Lava Jato contra o partido que dariam conta de que a legenda recebeu recursos ilícitos de origem estrangeira, o que violaria o inciso I do art. 28 da Lei dos Partidos Políticos
“Diante de tal contexto, forçoso reconhecer a existência de indícios suficientes do recebimento, por parte do Partido dos Trabalhadores – PT, ora requerido, via interpostas pessoas, de recursos oriundos de pessoas jurídicas estrangeiras (Keppel FELS e Toshiba), inclusive para pagamento de despesas contraídas pelo próprio Partido, a evidenciar, em tese, interesse direto da instituição partidária e não apenas de dirigente seu, circunstância que autoriza o prosseguimento do feito quanto à hipótese do inciso I do art. 28 da Lei dos Partidos Políticos, com a inauguração de sua fase de instrução”, escreveu o vice-procurador.

Blog do BILL NOTICIAS

Destruíram minha vida por causa de um vídeo, diz professora que desabafou a Bolsonaro

Vídeo em que Fátima Montenegro pede militares nas ruas foi postado no Twitter por Bolsonaro na quinta (2)

                  Por: Fábio Fabrini da Folhapress
Em vídeo, mulher que se apresentou como professora particular apela para que o mandatário ponha "militares na rua" para encerrar medidas restritivas adotadas por governadores
Em vídeo, mulher que se apresentou como professora particular apela para que o mandatário ponha "militares na rua" para encerrar medidas restritivas adotadas por governadoresFoto: Reprodução

Acusada em redes sociais de fazer diante do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) um desabafo falso sobre suas dificuldades financeiras, Fátima Dantas Montenegro, 52 anos, diz que não mentiu ao se descrever como uma professora particular desamparada na crise do coronavírus.

Em entrevista à reportagem, ela disse ser dona de um pequeno curso de caligrafia há 30 anos em Brasília, que teve de encerrar as atividades após as determinações de isolamento no Distrito Federal. "Não posso dar aulas. Meu espaço é num coworking. Minha renda caiu a zero", protesta.

Eleitora de Bolsonaro, que já postou outros vídeos em apoio ao presidente, Montenegro diz ter de sustentar três filhos. A pensão desembolsada pelo pai delas, alega, banca apenas o aluguel do apartamento em que vivem. "Estou desesperada, tenho contas para pagar", afirma, acrescentando não ter como contar com a ajuda de seus pais.
O vídeo de Montenegro foi postado no Twitter por Bolsonaro na quinta (2). Diante do Palácio da Alvorada e em meio a apoiadores que se aglomeravam junto a uma grade, ela chamou o presidente e, entre outros apelos, pediu uma intervenção das Forças Armadas contra o fechamento do comércio.

"Não tem condições de a gente viver nesta situação, vai faltar coisa para os meus filhos. Estou aqui pedindo para o senhor: põe os militares nas ruas", apelou, dramaticamente.

A professora argumentou que as pessoas querem trabalhar com liberdade, sem depender de ajudas de custo. "Não quero que o governo banque nossa vida, isso é para vagabundo. Abre esse comércio!", reivindicou.

O presidente assistia ao desabafo calado, a alguns metros de distância.

"As lojas Americanas estão abertas, o camelô não pode abrir. Por quê?", questionou ela.

Bolsonaro não se aproximou, mas declarou ao fim: "Pode ter certeza de que a senhora fala por milhões de pessoas".

Depois da publicação, um internauta postou no Facebook que Montenegro é empresária em Brasília e que teria mentido sobre ser uma professora em apuro financeiro.

Nos registros da Receita Federal, ela consta como sócia de duas microempresas, a ABZ Curso de Caligrafia, aberta em 1997, e a Fátima Montenegro Curso de Caligrafia, de 2010. Ambas constam com o inaptas por "omissão de declarações".

Após a suspeita ser lançada nas redes sociais, críticos e políticos de oposição a Bolsonaro passaram a dizer que o video era uma farsa e a sugerir que a professora foi cooptada para fazer os apelos publicamente.

"Chega ao fim mais uma farsa. Fátima Montenegro, a mulher que se passou por vitima de perder o emprego e implorou para Bolsonaro o fim da quarentena, é uma empresária de Brasília e militante do bolsonarismo. Foi colocada estrategicamente no dia para criar comoção", postou no Twitter o deputado Alexandre Frota (PSDB-SP).

Questionada sobre acusações de que foi contratada para fazer o desabafo, Montenegro reagiu: "Que contrato, gente? Se tivesse esse contrato, eu estaria bem. Não tem isso".

Montenegro disse que decidiu ir ao Alvorada após o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), decretar que o fechamento do comercio e de outras atividades não consideradas essenciais vai se estender até 3 de maio.

O anúncio, segundo ela, a desesperou.

Pedagoga de formação, Montenegro oferece na internet diversos cursos, como de caligrafia técnica e artística, com método que diz ter criado.

A modalidade online custa R$ 427 em 12 prestações ou R$ 320 à vista.

Ela conta já ter tentado vender seu peixe a políticos, sem sucesso, no passado. "Meu produto sou eu. O que eu sempre pedi, inclusive para governos anteriores, é que comprassem meu projeto."

Montenegro divulga seu celular no Facebook. Após seu vídeos e as contestações ele viralizarem, ela diz que seu Whatsapp foi inundado de mensagens, algumas a chamando de nazista e fascista, além de ameaças do tipo "se você sair, vou te pegar".

Nesta sexta (3), a professora rumou para uma uma delegacia para registrar queixa.

Chorando, ela relatou ter saído das redes sociais por causa das intimidações. "Quero proteção, estão me ameaçando. Destruíram minha vida só por causa de um vídeo. Por causa de ideologia."





Blog do BILL NOTICIAS

Brasil ultrapassa marca de 10 mil casos de Covid-19

País soma 431 mortes. SP lidera em óbitos 
e número de infectados

                   Por: Agência Brasil 
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta
Ministro da Saúde, Luiz Henrique MandettaFoto: José Cruz/Agência Brasil

O ministério da Saúde divulga, na tarde de hoje (04), os números atualizados do novo coronavírus. De acordo com a pasta, o número de infectados, no momento, é de 10.278. O número de mortes é de 431. O estado de São Paulo lidera tanto em número de casos (4.466) quanto em mortes (260).



Blog do BILL NOTICIAS

Trump fala em "semanas mortais à frente" nos EUA, como nas guerras mundiais



Donald Trump afirmou neste sábado (4) que as mortes por coronavírus nos EUA aumentarão nas próximas duas semanas e que o cenário será simiiliar ao enfrentado pelo país nas duas guerra mundiais podem estar equiparadas ao número de mortos em guerras mundiais. Ele não mencionou números, mas a administração Trump fala em 200 mil possíveis mortes -na II Guerra, foram 400 mil cidadãdos dos EUA mortos

"Infelizmente, haverá um período muito, muito mortal", disse Trump a repórteres na Casa Branca neste sábado, relatam Jordan Fabian e Justin Sink, da Bloomberg.

Trump  disse que, “eu acredito que provavelmente nunca vimos algo assim, talvez durante a guerra - uma guerra mundial, uma Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial ou algo assim".

Governadores e autoridades estaduais de saúde alertaram sobre a falta de ventiladores em algumas áreas, dizendo que a escassez provavelmente levará à morte de vítimas gravemente doentes. A alta taxa de infecções está sobrecarregando os hospitais - especialmente em Nova York - que estão lutando para cuidar de pacientes infectados e obter suprimentos desesperadamente necessários.  
Trump disse a repórteres que seu governo está trabalhando para perder o mínimo de vidas possível e está distribuindo ventiladores para os estados que mais precisam deles.  
Mais de 300.000 pessoas nos EUA contraíram o vírus e mais de 8.000 morreram, de acordo com a Universidade Johns Hopkins. Membros do governo Trump revelaram preocupação quanto ao aumento de mortes em cidades como Nova York, Detroit e Chicago. (247)


Blog do BILL NOTICIAS

DIREITOS HUMANOS Brasil tem 34,6 mil crianças e adolescentes em casas de acolhimento

                  Por: Agência Brasil
Do total, 4,9 mil estão disponíveis para adoção, segundo o CNJ.  (Foto: Arquivo/ Agência Brasil)
Do total, 4,9 mil estão disponíveis para adoção, segundo o CNJ. (Foto: Arquivo/ Agência Brasil)


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou nesta semana o novo painel de acompanhamento das informações do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), cadastro criado no ano passado para divulgar dados sobre adoção de crianças no país.

Conforme as informações do painel, existem no Brasil 34,6 mil crianças e adolescentes em casas de acolhimento e instituições públicas. Do total, 4,9 mil estão disponíveis para adoção, e 2,4 mil em processo de adoção.Segundo os dados, 36,7 mil pretendentes estão na fila de espera pela adotar.

A região do país com mais crianças e adolescentes acolhidas é o Sudeste, com 16,7 mil. Em seguida aparecem as regiões Sul (7,9 mil), Nordeste (5 mil), Centro-Oeste (2,7 mil) e Norte (2,1 mil).

O Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) foi criado a partir da junção do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e do Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA). Segundo o CNJ, pelo sistema, as varas da Infância e Juventude de todo o país conseguem acompanhar o processo de adoção por completo desde a entrada nas casas de acolhimento até reintegração familiar.

Edição: Juliana Andrade

crianças e adolescentes adoção CNJ
  
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando. 





Blog do BILL NOTICIAS

Bolsonaro faz chamado para jejum religioso neste domingo cotra coronavírus

O chefe do Executivo compartilhou neste sábado (4) um vídeo nas redes sociais em que ele e vários pastores pedem para a população ficar um dia sem comer.

                         Por: Folhapress
Jair Bolsonaro
Jair BolsonaroFoto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro fez uma convocação para um jejum religioso nacional neste domingo (5) para o país superar a crise desencadeada pelo novo coronavírus.
O chefe do Executivo compartilhou neste sábado (4) um vídeo nas redes sociais em que ele e vários pastores pedem para a população ficar um dia sem comer.
Na última quinta-feira (2), Bolsonaro já havia convocado as pessoas a jejuar para o que
o Brasil "fique livre desse mal", em referência à pandemia.

Na gravação publicada neste sábado, a voz de um narrador anuncia que "os maiores líderes evangélicos deste país atenderam à proclamação santa feita pelo chefe supremo da nação".
De acordo com o vídeo, Bolsonaro convocou o "exército de cristo para a maior campanha de jejum e oração já vista no país". Os líderes das maiores igrejas evangélicas do Brasil, como Valdemiro Santiago, RR Soares, Bispo Rodovalho e Edir Macedo, aparecem no vídeo.

Além disso, três deputados da bancada evangélica também participam da convocação: Abílio Santana (PR-BA), Silas Câmara (Republicanos-AM) e Marco Feliciano (Sem partido-SP). O último afirma que as pessoas têm de orar e "pedir misericórdia para que essa praga cesse e todas as previsões ruim para o Brasil caiam por terra".
Ao final, o narrador afirma que neste domingo a "igreja de cristo na terra irá clamar e o inferno irá explodir".


Blog do BILL NOTICIAS

Conselho Nacional do Ministério Público suspende recomendação de promotora que pedia fim do isolamento social em Paulo Afonso

                        Via: CarlosBritto
Paulo Afonso-BA. (Foto: Reprodução)

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), acatando pedido da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE), suspendeu a execução da recomendação de uma promotora da 6ª Promotoria de Paulo Afonso, norte do Estado, que determinou o fim do isolamento social na cidade. A PGE impugnou o ato e pediu sua desconstituição dessa promotora, o que foi liminarmente atendido, sem prejuízo de outras providências, a serem oportunamente apreciadas.
A Procuradoria Geral do Estado da Bahia entende que a recomendação é incabível e desnecessária e que vai de encontro ao que orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), no sentido de evitar a aglomeração de pessoas como forma de prevenção à uma contaminação comunitária“, destacou a PGE no pedido.
A promotora recomendou à prefeitura da cidade a reabertura do comércio local e a realização, apenas, do isolamento vertical (quando apenas idosos e pessoas com doenças crônicas ficam separadas do restante da população). Solicitou também o retorno imediato das atividades comerciais formais e de feira livre, de casas lotéricas e cultos religiosos e determinou que não haja bloqueios em estradas, sem intermunicipais, estaduais ou federais.
A medida recomendada pela promotora ia de encontro aos esforços empreendidos pelo município de Paulo Afonso, que, por meio do Decreto de nº 5.765, de 16 de março deste ano, declarou “situação de emergência em decorrência do reconhecimento de Emergência em Saúde Pública de Interesse Nacional pelo Ministério da Saúde, e a declaração da condição de pandemia de infecção humana pela Covid-19 (novo coronavírus)” definida pela OMS. A recomendação contrariava ainda os decretos estaduais nº 19.529 e nº 5.766, também de 16 de março – ambos com a adoção de medidas cientificamente referendadas para o enfrentamento da crise pandêmica.

Blog do BILL NOTICIAS

Brasil passa dos 10 mil casos de coronavírus notificados e tem 72 mortos em 24 horas

(Foto: Isac Nbrega/PR)

O Ministério da Saúde anunciou neste sábado (4) que subiu para 431 o número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil —aumento de 72 óbitos confirmados nas últimas 24 horas, um aumento de 20% em relação a sexta-feira. No total, são 10.278 casos oficiais no país até agora, segundo o governo —1.146 casos novos de ontem para hoje.
O quadro oficial da doença é
  • 431 mortes
  • 10.278 casos confirmados
  • 4,2% é a taxa de letalidade
Estes números não consideam a subnotificação, ou seja, os doentes e mortos devido ao coronavírus que não constam nos registros oficiais.
Na sexta-feira (3), havia 9.056 casos confirmados e 359 mortes. Em relação ao balanço anterior, foram acrescentadas 72 mortes em 24 horas, o que significa um aumento de 20%. (247)

Blog do BILL NOTICIAS

Pernambuco tem mais quatro mortes e confirma 40 novos casos da Covid-19

São 176 casos confirmados

                   Por: Portal FolhaPE
André Longo, Secretário Estadual de Saúde
André Longo, Secretário Estadual de SaúdeFoto: Divulgação.
Pernambuco registrou mais 4 mortes causadas pelo novo coronavírus, na manhã deste sábado. A Secretaria Estadual de Saúde também notificou mais 40 casos da Covid-19, sendo 22 do sexo feminino e 18 do masculino. Com isso são 176 casos confirmados.

As 4 mortes confirmadas foram de 3 homens, de 65, 71 e 74 anos, e uma mulher de 95 anos, todos moradores do Recife. A senhora de 95 anos tinha fibrose cística e faleceu na última quinta-feira (2) em uma unidade de saúde privada do Recife. O homem de 65 anos, era um ex-tabagista, e veio a óbito nessa sexta-feira (3) no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc). A vítima de 71 anos, um homem cardiopata, diabético e hipertenso, faleceu na última terça-feira (31) em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Já o idoso de 74 anos, tinha uma doença cardiovascular crônica e faleceu no dia 31 de março em uma Upinha.
Os 40 novos casos confirmados da Covid-19 ocorrem em pacientes entre 21 e 95 anos. Até o momento, os casos confirmados estão distribuídos por 14 municípios de Pernambuco (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, São Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina, Ipubi, Aliança e Goiana), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros estados e países. No momento, 52 pacientes estão internados, sendo 18 em UTI/ UCI e 34 em leitos de isolamento. Outros 87 estão em isolamento domiciliar. São 23 casos de cura clínica.


Blog do BILL NOTICIAS

OS DANOS DO CORONAVÍRUS NO CORPO

                   Por: Silvia Bessa/DP
 (Foto: Arquivo/AFP)
Foto: Arquivo/AFP


Muito tem se falado da prevenção do coronavírus. Mas e o impacto e sequelas sobre o corpo de pacientes contaminados pela Covid-19? Em casos graves, o coronavírus atinge e prejudica em particular o funcionamento do pulmão, mas pode atingir o coração e até o cérebro. É o que explica o pneumologista Fred Ramos, médico que trabalha no Imip e no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e também é professor da Unicap.

Nesta entrevista, o especialista fala ainda sobre o quadro atual dos hospitais do Recife e explica a necessidade de procedimentos que geram dúvidas na população, como o uso de respiradores mecânicos em quadro de insuficiência respiratória grave.

“A maioria dos pacientes que têm síndrome respiratória grave não é Covid. Aqui em Recife, eu diria que 80% são H1N1 ou complicação de doenças respiratórias ou outros vírus. Foram internados nesse contexto, testados e deram negativo”. Mas, pontua, continuam nas unidades de saúde. O maior problema, destaca Ramos, “é que o sistema já está sobrecarregado por natureza”.

Entrevista // Fred Ramos - Pneumologista e professor da Unicap
 (Foto: Cortesia)
Foto: Cortesia

“Coração e cérebro podem ser afetados”

Temos falado muito sobre a prevenção, mas qual o percurso do coronavírus no corpo da pessoa e a consequência dele sobre cada órgão do paciente?
A entrada da Covid-19 é pelas vias respiratórias, então vai entrar através das secreções de quem está contaminado. Como o vírus se multiplica muito rápido no tecido que a gente chama de mucosa das vias respiratórias, isso vai ser aspirado pelo pulmão. A maioria das pessoas pode ter uma pequena reação inflamatória no pulmão e aquilo vai se resolver sozinho. E algumas pessoas podem ter uma pneumonia grave, quer dizer uma inflamação no tecido dos pulmões. Então, ao chegar no pulmão, vai causar um processo inflamatório.

Especialmente nas pessoas idosas e com baixa imunidade - pessoas que usam remédio para diminuir imunidade, como quimioterapia, leucemia, doenças como lúpus - remédios que baixam a imunidade e pessoas diabéticas -, pessoas que fazem hemodiálise ou que têm doença renal. São pacientes que têm mais chance de ter essa pneumonia mais grave e pacientes que têm doença pulmonar, especialmente pacientes com uma doença chamada DPOC, que é a sigla para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, que é uma doença pulmonar provocada pelo cigarro. Essas pessoas com essas doenças crônicas, elas têm as defesas pulmonares reduzidas. Por isso, o processo inflamatório é muito mais forte e intenso e pode causar insuficiência respiratória. Quando o processo inflamatório é muito extenso, a pessoa não aproveita bem o oxigênio que entra no corpo. E, se não chega bem o oxigênio no sangue, vai repercutir em outros órgãos.

Quais seriam estes órgãos?
Coração especialmente e cérebro. Por este motivo, as pessoas podem ter sonolência e arritmias cardíacas. Esta inflamação por coronavírus pode acontecer no pulmão, mas também tem acontecido muito no coração. A maioria dos pacientes graves que morrem têm doença cardíaca. A gente chama de miocardite, que é uma inflamação no miocárdio, o músculo cardíaco.

É comum este tipo de consequência no coração?
Felizmente, a grande maioria das pessoas não têm maiores complicações. Mas, nas pessoas que têm complicação, a doença cardíaca tem sido frequente. Surge uma complicação pulmonar e a cardíaca vem depois.

No caso dos pacientes que necessitam de suporte de UTI, a grande parte vai precisar de orientação de pneumologista porque terá insuficiência pulmonar?
Em geral, os clínicos e cardiologistas sabem o que fazer, mas aqui a maioria dos hospitais que está oferecendo serviço de UTI para pacientes com Covid-19 - como é o caso do Imip, onde eu trabalho, do Oswaldo Cruz, que é serviço de referência - tem pneumologista para interconsulta, que dá seu parecer, sua opinião. Em geral, fazemos o que tem sido feito no mundo mesmo: usa-se determinados remédios que têm sido tentados. Nesses doentes graves, têm-se aplicado o uso de cloroquina e azitromicina. E ventilação mecânica para pacientes muito graves…

Por que se fala tanto em respirador? E pode-se utilizar outros tipos de ventilação mecânica, como o Cipap, no caso da Covid-19?
A indicação de colocar um tubo na garganta para ventilar continua a mesma. É aquele paciente que está muito sonolento, que não tem condições de ajudar em ventilação não-invasiva, como uma máscara no rosto. No entanto, há um temor grande de que nesta ventilação, que coloca a máscara, haja escape e os profissionais sejam contaminados. Por isso, a orientação tem sido logo de intubar. Isso quando a pessoa está em insuficiência respiratória. A gente tem alguns parâmetros clínicos para ver a indicação do procedimento.

Quais?
Quando a oxigenação está muito baixa, em geral abaixo de 90 para intubação, quando está muito sonolento... Se for paciente com doença pulmonar, é normal ter em torno de 90 de oxigenação, mas imagine uma pessoa que não tem doença pulmonar, o raciocínio não é o mesmo. Na verdade, o que é importante para a população saber é que, quando o paciente está em insuficiência respiratória, ele deve ser sedado e é colocado nele um tubo na traqueia, na garganta, um aparelho para ajudar os pulmões a funcionarem melhor. Este aparelho que a gente chama de respirador, de ventilador, auxilia o paciente que está em insuficiência respiratória enquanto o remédio ou a própria evolução melhore e possa sair do respirador.

A gente começa a receber notícia de pessoas que receberam alta. O coronavírus deixa sequelas?
Não há sequelas. Na grande maioria dos pacientes graves, quando saem do quadro de insuficiência respiratória, a tomografia não apresenta nenhuma alteração. Mesmo os pacientes graves vão se recuperar ou têm se recuperado bem. No entanto, a gente só tem condições de dizer o tipo de sequela à medida que sai da epidemia, a exemplo dos chineses, que já saíram da epidemia. Aí a gente vai ver como estão as funções pulmonares desses pacientes. Isto é uma resposta que só teremos com mais precisão a longo prazo.

Como está sua rotina e como o senhor vê o quadro atual?
Pesada porque até o que não é Covid vira Covid, já que todos os hospitais estão se preparando para receberem pacientes com a doença ou para receberem para outras doenças porque as pessoas continuam com diabetes, câncer...Eu trabalho no Imip e no Hospital Getúlio Vargas. No Imip, temos recebido na UTI ou estamos recebendo pacientes que vão para a enfermaria. Uma outra enfermaria está sendo transformada em UTI. Mas, se você olhar no mundo, a maioria dos pacientes que tem síndrome respiratória grave não é Covid. Aqui no Recife, eu diria que 80% dos pacientes que estão graves não são Covid. São H1N1 ou complicação de doenças respiratórias ou outros vírus. Foram internados nesse contexto, testados e deram negativo.

São ameaças que sobrecarregam o sistema?
Sim, este é o maior problema. O maior problema não é a Covid em si. É que o sistema já é sobrecarregado por natureza. Só que, no H1N1, em geral a pessoa que é grave se recupera em uma semana ou dez dias. O paciente grave da Covid precisa de 20 ou 30 dias para recuperação. Se você olhar os números oficiais, você vai ver mais ou menos assim: são 4 mil doentes, mil e poucas mortes e o restante está se recuperando e ocupando vaga. (DP)






Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...