sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Cantor Xand revela medo de futuro após saída de Solange: ‘Junto comigo era a marca do Aviões’


Há menos de um ano sob comando solitário da banda Aviões, Xand revelou na madrugada desta sexta-feira (29) que teve medo quando Solange Almeida deixou o grupo para seguir carreira solo. O forró elétrico da banda animou o público do Festival Virada Salvador, que acontece na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. “Não vou mentir que fiquei um pouco assustado, com medo. A Solange é marca muito forte, juntando comigo era a marca do Aviões. Muitas pessoas falaram que sem Solange não iria”, contou Xand, em entrevista coletiva. Por outro lado, o ano se mostrou positivo para a banda e leva até uma nota 8, entre 0 e 10. “NUnca falo que é dez porque a gente sempre pode melhorar, mas de tudo que a gente planejou pra acontecer em dezembro, aconteceu tudo em junho – de música, de sucesso”, lembrou.
Os dois pontos que faltam para compor a nota máxima estão por conta da comunicação da banda, segundo Xand. O objetivo agora é modificar o jeito das músicas para atrair o público mais jovem, já que a banda tem 15 anos de estrada e o público acompanha essa maturidade. “Olho pro Aviões, é outro Aviões. Sempre quero melhorar”, acrescentou.(Bahia Noticias).

Blog do BILL NOTICIAS

Montagem de estrutura para Réveillon em Petrolina segue a todo vapor na Porta do Rio


Está a todo vapor a montagem da estrutura da festa de Réveillon na Orla de Petrolina. A organização do evento é da Associação de Barraqueiros e Ambulantes do Vale do São Francisco (Abaev), com apoio da Prefeitura.
O palco já está quase pronto, bem como as barracas. A entidade dos ambulantes contratou Carlinhos Caiçara e Babi Castro como atrações do evento. Já a prefeitura bancará o cachê dos músicos Guerber Pereira e Jonathan Araújo. A festa acontecerá neste domingo (31), na Porta do Rio, a partir das 21h. (C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

JUIZ PROÍBE ACAMPAMENTO DO MST EM DEFESA DE LULA

Ricardo Stuckert

A mobilização em defesa do ex-presidente Lula programada para o julgamento do dia 24 de janeiro sofreu um revés nesta quinta-feira 28.
Decisão assinada pelo juiz Osório Avila Neto proíbe acampamento do MST em Porto Alegre nas proximidades do TRF-4, onde três desembargadores julgarão Lula em segunda instância.
"É dado notório que se aprazou para o dia 24 de janeiro o julgamento de recurso penal envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que funciona em prédio lindeiro ao deste foro. Informações de imprensa também dão conta de que movimentos sociais identificados com o ex-presidente mobilizam-se para comparecer no local de julgamento, a fim de promover suas manifestações de apoio ao político", diz o juiz.
"Protestar é um ato midiático, exige perfeita remessa entre a ação de protesto e o destinatário da agitação. A foto deste grupo protestando em frente ao Tribunal dirá muito mais à coletividade mundial do que a foto deste mesmo grupo em praça a centenas de metros de distância", prossegue o magistrado.
"Ante o exposto, defiro parcialmente a liminar pleiteada, para o fim de (a) que seja estabelecida área de isolamento para o trânsito e permanência dos manifestantes, correspondente à área formada pelo polígono entre as vias: Rua Edvaldo Pereira Paiva, Avenida Loureiro da Silva e Avenida Augusto de Carvalho; (b) proibir, imediatamente e até três (03) dias após o julgamento do recurso, a formação de acampamento no interior do Parque Maurício Sirotski Sobrinho (Parque Harmonia) e em seus terrenos e estacionamentos lindeiros ao parque e ao Tribunal Regional Federal e às instituições públicas situadas nas adjacências".
Embora o Judiciário pareça estar fechado para consumar mais um atentado à democracia brasileira, depois do golpe de 2016, um manifesto com mais de 80 mil assinaturas aponta abusos do Judiciário com a finalidade de excluir Lula – líder em todas as pesquisas – da disputa presidencial de 2018.(247).
Saiba mais aqui sobre o manifesto.


Blog do BILL NOTICIAS

Preços da gasolina e diesel são novamente reajustados nas refinarias

(Fonte: Agência Brasil/foto arquivo reprodução)

O preço da gasolina e do diesel comercializados nas refinarias da Petrobras sofrerão novos reajustes. De acordo com a empresa, hoje (29) a gasolina sobe 1,7% e o diesel 1,1%. A partir de amanhã (22), haverá novo aumento, de 1,9% para a gasolina e 0,4% para o diesel.
Nesta semana, os preços dos combustíveis nas refinarias já haviam sido ajustados. Na quarta-feira (27), houve aumento de 1,1% no diesel e redução de 0,4% na gasolina. Ontem (28), também houve aumento de 0,9% no diesel.
As variações fazem parte do modelo de reajustes frequentes praticados pela Petrobras, “em busca de convergência no curto prazo com a paridade do mercado internacional”, segundo a estatal.
Analisamos nossa participação no mercado interno e avaliamos frequentemente se haverá manutenção, redução ou aumento nos preços praticados nas refinarias. Sendo assim, os ajustes nos preços podem ser realizados a qualquer momento, inclusive diariamente”, acrescenta a empresa.
O preço final ao consumidor, nas bombas, dependerá de cada empresa revendedora e dos próprios postos de combustíveis. O histórico das últimas variações praticadas pela Petrobras está disponível da página da estatal. (C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

Em Petrolina, Compesa esclarece a constante falta de água na cidade


Compesa esclarece  que as constantes quedas de energia elétrica  dos últimos dias prejudicaram o abastecimento de água em alguns bairros da cidade. Houve desligamento do sistema e consequentemente, a queda de pressão da água.
A previsão de normalização do abastecimento é nos próximos três dia. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Subtenente da PM morre eletrocutado em igreja de Juazeiro

(foto/reprodução Facebook)

Um subtenente da Polícia Militar da Bahia (PMBA) morreu vítima de choque elétrico numa igreja evangélica onde ele era pastor, no Bairro João Paulo II, em Juazeiro (BA), na noite de ontem (28).
De acordo com informações repassadas a este Blog, Evaldo da Cruz Alves, de 50 anos, teria sofrido a descarga elétrica no telhado da Igreja Bereana – Projeto de Deus. Ele teria subido na estrutura para fazer o conserto de um ponto de luz.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do 9º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) foram acionadas ao local, prestaram socorro, mas ele não resistiu. Evaldo da Cruz também era empresário do ramo de internet. O corpo dele foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Velório
O velório do subtenente, que era lotado no 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), acontecerá na Igreja Bereana, localizada na Rua Projetada Caminho do Céu, Bairro João Paulo II, a partir do início desta tarde. O sepultamento está previsto para acontecer no final da tarde de hoje, no Cemitério Central de Juazeiro. (C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

A LAVA JATO PODE SE QUEIXAR DE MICHEL TEMER?


O golpe de 2016 foi ancorado em três grandes pilares. O primeiro deles, que engajou a classe política na quebra do pacto democrático e na derrubada de uma presidente honesta, foi a esperança de que, com o golpe, fosse possível estancar a sangria e salvar da guilhotina uma penca de políticos corruptos. Quem melhor formulou essa tese foi o senador Romero Jucá (PMDB-RR).
O segundo pilar foi a entrega das riquezas nacionais aos grupos internacionais que patrocinaram o golpe. Desde que Michel Temer assumiu o comando do país, o pré-sal, maior descoberta energética do século 21, já foi entregue passivamente a grupos como Shell, Exxon, Total e até a uma estatal norueguesa – a Statoil – que cresceu num país onde impera o modelo de partilha, implantando por Lula e Dilma e destruído pela aliança antinacional formada por PMDB e PSDB.
O terceiro eixo é a retirada de direitos, como o fim das garantias trabalhistas e das aposentadorias, embora nada disso gere prosperidade, como já se viu nos números do mercado de trabalho divulgados ontem, referentes ao mês de novembro.
Essa destruição completa de um país, que possibilitou, segundo o sociólogo Jessé de Souza, o maior roubo da história, que foi justamente a entrega do pré-sal, não teria ocorrido sem a Operação Lava Jato, que, com seus vazamentos seletivos e cronologicamente pensados, estimulou protestos de uma classe média manipulada pelos meios de comunicação e de grupos protofascistas. Com isso, o Brasil derrubou uma presidente reconhecida como honesta até por seus adversários e instalou no poder o que Jessé qualifica como "sindicato de ladrões".
Agora, depois de todo o estrago, três procuradores da Lava Jato, Deltan Dallagnol, Diego Castor e Carlos Fernando Lima, decidiram protestar contra o que chamam de "insulto de Natal" – um indulto de Michel Temer que alivia penas de condenados por corrupção. Os três, no entanto, ainda não protestaram contra a entrega do pré-sal nem contra o ataque às aposentadorias.
Ocorre que o golpe tem o seu tripé. Duas pernas – o roubo do petróleo e o ataque aos trabalhadores e aposentados – não bastam para mantê-lo de pé. A proteção aos corruptos é o preço a se pagar por um governo como o de Temer, que foi colocado no poder justamente para destruir aquela que seria a quinta economia do mundo e hoje caminha para ser uma nova colônia dos países desenvolvidos, com um população escravizada por uma elite corrupta e entreguista.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Bandidos explodem carro forte na BA 210 entre Juazeiro e Curaça-BA


Na manhã desta quinta-feira(28), bandidos explodiram um carro forte na rodovia BA 210, entre as cidades de Juazeiro-BA e Curaçá-BA, próximo ao Povoado de Sertãozinho.
Segundo informações os seguranças e motorista do carro forte não sairam feridos, ainda não se tem informação da quantia roubada. Aguardem informações.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Campanha de combate ao HIV/AIDS encerra com alerta para alto número de casos em Petrolina



Após um mês de ações de conscientização sobre o HIV e AIDS, a Secretaria de Saúde de Petrolina encerra a campanha ‘Dezembro Vermelho’ com um alerta para o alto índice de casos da infecção no município. Durante as atividades, realizadas pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), foram levadas orientações sobre as medidas preventivas, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o vírus, além da realização dos testes rápidos e distribuição de preservativos.
Foram feitos, durante o mês, 730 testes rápidos, além de cinco palestras em localidades diferentes. Do total, 12 deram reagentes positivos para o HIV. De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, houve um aumento de quase 50% no número de testes realizados neste mês de dezembro.
“Através do trabalho de divulgação e conscientização, tanto no CTA quando nas unidades de saúde, nós conseguimos dobrar o número de pessoas que estão procurando as equipes para a realização dos testes. Antes realizávamos cerca de 35 testes por dia, hoje estamos fazendo esse número por turno”, frisou.
O CTA/SAE funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e fica localizado na Av. Joaquim Nabuco S/N (em frente ao Hospital Dom Malan/Imip).
NÚMEROS
Segundo a UNAIDS, órgão das Nações Unidas criado para lidar com a doença, em 2016, 48 mil pessoas foram confirmadas com o vírus HIV no Brasil. Em Petrolina, de 2015 a outubro de 2017, foram registrados 297 casos de HIV em adultos, 33 em gestantes e dois em crianças. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Juiz proíbe acampamento do MST em defesa de Lula

Ricardo Stuckert: <p>lula</p>

A mobilização em defesa do ex-presidente Lula programada para o julgamento do dia 24 de janeiro sofreu um revés nesta quinta-feira 28.
Decisão assinada pelo juiz Osório Avila Neto proíbe acampamento do MST em Porto Alegre nas proximidades do TRF-4, onde três desembargadores julgarão Lula em segunda instância.
"É dado notório que se aprazou para o dia 24 de janeiro o julgamento de recurso penal envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que funciona em prédio lindeiro ao deste foro. Informações de imprensa também dão conta de que movimentos sociais identificados com o ex-presidente mobilizam-se para comparecer no local de julgamento, a fim de promover suas manifestações de apoio ao político", diz o juiz.
"Protestar é um ato midiático, exige perfeita remessa entre a ação de protesto e o destinatário da agitação. A foto deste grupo protestando em frente ao Tribunal dirá muito mais à coletividade mundial do que a foto deste mesmo grupo em praça a centenas de metros de distância", prossegue o magistrado.
"Ante o exposto, defiro parcialmente a liminar pleiteada, para o fim de (a) que seja estabelecida área de isolamento para o trânsito e permanência dos manifestantes, correspondente à área formada pelo polígono entre as vias: Rua Edvaldo Pereira Paiva, Avenida Loureiro da Silva e Avenida Augusto de Carvalho; (b) proibir, imediatamente e até três (03) dias após o julgamento do recurso, a formação de acampamento no interior do Parque Maurício Sirotski Sobrinho (Parque Harmonia) e em seus terrenos e estacionamentos lindeiros ao parque e ao Tribunal Regional Federal e às instituições públicas situadas nas adjacências".
Embora o Judiciário pareça estar fechado para consumar mais um atentado à democracia brasileira, depois do golpe de 2016, um manifesto com mais de 80 mil assinaturas aponta abusos do Judiciário com a finalidade de excluir Lula – líder em todas as pesquisas – da disputa presidencial de 2018.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

MANIFESTO POR DEMOCRACIA REÚNE INTELECTUAIS GLOBAIS E CHEGA A 80 MIL

Ricardo Stuckert


Do Projeto Brasil Nação – O manifesto “Eleição sem Lula é Fraude”, lançado por intelectuais na semana passada, alcançou 80 mil adesões nesta quarta-feira (27/12). O documento denuncia a perseguição ao presidente Lula, defende eleições livres e a democracia no Brasil. “A trama de impedir a candidatura do Lula vale tudo: condenação no tribunal de Porto Alegre, instituição do semiparlamentarismo e até adiar as eleições. Nenhuma das ações elencadas está fora de cogitação. Compõem o arsenal de maldades de forças políticas que não prezam a democracia”, diz o texto.

Nos últimos dias, o manifesto ganhou a adesão de personalidades do cenário internacional, como a ex-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, o historiador inglês Peter Burke, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, a escritora portuguesa e presidenta da Fundação José Saramago Pilar del Rio, os professores norte-americanos especialistas em América Latina  Aaron Schneider (Universidade de Denver) e James Green (Universidade Brown).

A carta avança também no Brasil com a assinatura de figuras reconhecidas, como o teólogo Leonardo Boff, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, os críticos literários João Adolfo Hansen e Luiz Costa-Lima Gávea, o ensaísta e poeta Silviano Santiago, as historiadoras Maria Lúcia Pallares-Burke, Lilia Moritz Schwarcz, Maria Lúcia G. Pallares, Hebe Mattos, Lia Calabre de Azevedo e Beatriz Mamigonian, o cientista político André Singer, a pedagoga e tradutora Zoia Prestes e o jornalista José Trajano.

Do mundo das artes, a sambista Beth Carvalho, as atrizes Bete Mendes, Silvia Buarque e Soraya Ravenle, o cartunista Renato Aroeira, os cineastas Silvio Tender e Walter Lima Júnior e um dos mais renomados artistas plásticos Ernesto Neto estão entre os novos signatários.

Do mundo jurídico brasileiro, subscreveram o texto Roberto Tardelli e Gisele Citadino e Eugênio Aragão, entre centenas de advogados, professores de direito e juristas.

O manifesto circula na Europa e um grupo de intelectuais da Espanha, formado por Maria José Fariñas Dulce (Catedrática Filosofia do Direito UC3 - Espanha),
Francisco Infante Ruiz (Titular Derecho Civil - Pablo de Olavide), Lina Galvez Muñoz (Economista - Pablo de Olavide), Antonio Bayos  (Catedrático Derecho Laboral), também assinou o manifesto.

O Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4) marcou para o dia 24 de janeiro o julgamento do Lula na Operação Lava Jato no caso do triplex do Guarujá.

Os signatários do manifesto denunciam que “a tentativa de marcar em tempo recorde para o dia 24 de janeiro a data do julgamento em segunda instância do processo de Lula nada tem de legalidade. Trata-se de um puro ato de perseguição da liderança política mais popular do país”.

O documento, que surgiu como uma iniciativa do Projeto Brasil Nação, foi lançado no dia 19 de dezembro. O linguista e filósofo norte-americano Noam Chomsky, o prêmio Nobel da Paz Adolfo Esquivel, o cantor Chico Buarque, os economistas Luiz Carlos Bresser Pereira e Leda Paulani, o jurista Fábio Konder Comparato, os cientistas políticos Luiz Felipe de Alencastro e Maria Victoria Benevides, o embaixador Celso Amorim, os escritores Raduan Nassar e Milton Hatoum, os jornalistas Hildegard Angel, Mino Carta, Franklin Martins e Fernando Moraes, o ator e escritor Gregório Duvivier, o ativista social João Pedro Stedile e a deputada estadual Manuela D’Ávila estão entre os primeiros signatários.(247).




Blog do BILL NOTICIAS

Cruzeiro da Praça do Galo é reestruturado pela Prefeitura de Petrolina


Além da restauração do cruzeiro, rotatória onde fica o monumento vai receber novo piso e pintura.
As equipes da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM) começaram a trabalhar nesta quarta-feira (27) na reestruturação da rotatória onde se localiza o cruzeiro da Praça da Galo, no centro da cidade. Cerca de cinco pessoas estão realizando a adequação do calçamento do local, que vai receber novo piso com blocos intertravados. Além disso, a base do cruzeiro está sendo reformada para que possa ganhar nova pintura. A expectativa é que esta etapa do serviço seja concluído até o próximo sábado (30).
Para o secretário, Heitor Leite, a intervenção é simples, enquanto que a iniciativa é muito importante. “Todo e qualquer monumento merece total atenção do poder público municipal. Assim como já fizemos com o Monumento da Integração este ano, estamos agora revitalizando a estrutura do Cruzeiro da praça do Galo. Com um pequeno gesto, conseguimos dar uma grande contribuição para o patrimônio histórico da cidade”, destaca Leite.
Sob responsabilidade da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE), o cruzeiro da praça do galo também está sendo restaurado. A peça, feita em madeira, foi retirada em agosto deste ano e tem previsão de entrega em janeiro de 2018. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Agências bancárias fecham amanhã e reabrem terça-feira

As contas de consumo e os carnês que vencerem nas datas em que as agências estiverem fechadas, poderão ser pagos no primeiro dia útil
Foto:PSDB

Foto:PSDB
As agências bancárias estarão fechadas nesta sexta-feira (29) ao público e funcionarão apenas para serviços internos, informa a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Elas voltarão a funcionar na próxima terça-feira (2).

A Febraban lembra que as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo), bem como os carnês que estiverem com vencimento nas datas em que as agências estiverem fechadas, poderão ser pagos no primeiro dia útil depois do feriado, sem a incidência de multa por atraso.

A entidade lembra ainda que os tributos já vêm com data ajustada em relação ao calendário de feriados (federais estaduais e municipais).

Os clientes podem utilizar os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados) para fazer operações. (DP).




Blog do BILL NOTICIAS

Ouricuri de luto! Sepultada a jovem Thais Alencar que morreu lutando contra a leucemia



Faleceu na madrugada dessa quarta-feira (27) no Hospital IMIP (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira) em  Recife-PE, a jovem ouricuriense Thais Milene Alencar Marques. Ela tinha 32 anos e foi diagnosticada com leucemia em janeiro de 2017.
Os familiares da jovem ficaram inconformados, porque  já  haviam encontrado uma medula óssea compatível a de Thais, de  uma criança dos Estados Unidos.  A saúde de Thais se agravou e não houve tempo para o transplante.
A cidade está comovida com o falecimento da jovem  que  era casada com Edy Vasconcelos e tinha um filho, Theo Alencar Vasconcelos, de 5 anos. Ela faria aniversário em 31 de dezembro e era filha de professora Marcilene Alencar.
O corpo de Thais Mileni Alencar Marques, chegou a Ouricuri nessa quarta-feira(27) e foi velado em sua residencia  no bairro do Renascença (Batalhão), centenas  de amigos e ex-colegas de trabalho passaram por lá para prestar a última homenagem a jovem.
O sepultamento aconteceu  as 8 horas desta quinta-feira (29) no cemitério Nossa Senhora dos Remédios, no centro da cidade.Que Deus a tenha! (C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

GLEISI: NÃO SE PODE COLOCAR MANIFESTAÇÃO DEMOCRÁTICA EM CHIQUEIRINHO


A senadora Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT, criticou duramente a decisão do juiz Osório Avila Neto, proferida nesta quinta (28), que proíbe acampamento do MST em Porto Alegre nas proximidades do TRF-4, onde três desembargadores julgarão Lula em segunda instância. 
"O MPF e essa decisão do Judiciário parecem provocação. Vai acirrar muito os ânimos que já estão exaltados pela injustiça com Lula. Nós sempre fizemos manifestações pacíficas. Agora, não vamos permitir esse atentado ao direito de manifestação", afirmou.
"Ninguém pode colocar manifestações democráticas em chiqueirinhos", completou.
Em sua decisão, o magistrado deixa claro que o objetivo da sentença é diminuir o impacto do protesto:
"Protestar é um ato midiático, exige perfeita remessa entre a ação de protesto e o destinatário da agitação. A foto deste grupo protestando em frente ao Tribunal dirá muito mais à coletividade mundial do que a foto deste mesmo grupo em praça a centenas de metros de distância", prossegue o magistrado.
"Ante o exposto, defiro parcialmente a liminar pleiteada, para o fim de (a) que seja estabelecida área de isolamento para o trânsito e permanência dos manifestantes, correspondente à área formada pelo polígono entre as vias: Rua Edvaldo Pereira Paiva, Avenida Loureiro da Silva e Avenida Augusto de Carvalho; (b) proibir, imediatamente e até três (03) dias após o julgamento do recurso, a formação de acampamento no interior do Parque Maurício Sirotski Sobrinho (Parque Harmonia) e em seus terrenos e estacionamentos lindeiros ao parque e ao Tribunal Regional Federal e às instituições públicas situadas nas adjacências".(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Polo gesseiro do Araripe terá cobrança de ICMS simplificada

(Foto/reprodução)

O polo gesseiro do Araripe, no Sertão de Pernambuco, a partir de agora terá cobrança mais simples do ICMS. A medida deve-se ao Decreto 45.501/2017, assinado pelo governador Paulo Câmara, que simplifica o recolhimento do tributo na cadeia produtiva de gipsita, gesso e derivados no Estado – o qual será concentrado nas mineradoras, exonerando o restante da cadeia nas operações relacionadas às saídas internas, interestaduais e exportação de gipsita e derivados.
O decreto foi fruto de um diálogo do Governo do Estado com representantes do polo gesseiro, que responde por cerca de 90% da produção de gesso do Brasil. “Essa medida, publicada no Diário Oficial de hoje (ontem,28), reduzirá a burocracia e a informalidade do setor. O polo é muito importante para Pernambuco, gera renda e empregos, fundamentais nesse momento de recuperação da nossa economia“, disse Paulo Câmara.
Pernambuco é o estado que possui as maiores reservas de gipsita do país, a maior parte concentrada no Polo Gesseiro do Araripe, abrangendo os municípios de Araripina, Bodocó, Ipubi, Ouricuri e Trindade. Ao todo, 40 minas de gipsita estão instaladas na região.
O polo também conta com, aproximadamente, 180 empresas calcinadoras, responsáveis pelo processo de transformação da gipsita em gesso, que estarão dispensadas de recolher o ICMS. A alteração contempla, ainda, em torno de 300 fábricas de artefatos de produtos de gesso, onde são feitas as placas, forros e blocos de gesso utilizados na construção civil e decoração de residências.
Cifras
A gipsita e o gesso estão atrelados, em especial, à cadeia da construção civil, sendo matéria-prima do cimento. Além disso, seu uso é disseminado no agronegócio, que utiliza gesso agrícola como fertilizante de solos. A extração e processamento da gipsita são a atividade econômica mais relevante do Sertão do Araripe, movimentando cerca de R$ 70 milhões anualmente. Aproximadamente 2,3 toneladas de gipsita foram extraídas do Polo Gesseiro em 2017. As informações são da Secretaria de Imprensa do Estado.(C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

Pequena Restrospectiva 2017: A segurança pública em debate

Ano foi marcado por investimentos na segurança, mas também por crimes e números da violência que chocaram a população
Morte de Mirella
Morte de MirellaFoto: Leo Motta/Arquivo Folha

O ano foi de extremos na segurança pública. Marcado por investimento recorde de R$ 290 milhões, anunciado pelo Governo do Estado para recompor o efetivo e equipamentos, 2017 teve 1,5 mil novos policiais militares nas ruas e até a criação de uma tropa de elite. Também foi o ano em que o debate sobre o feminicídio se aprofundou na sociedade, após um crime que chocou Pernambuco – o assassinato da fisioterapeuta Tássia Mirella.
Mas, no extremo negativo, 2017 também foi quando o Estado atingiu cinco mil homicídios, número nunca antes registrado desde que se faz a contagem. Também foi o ano em que um assalto cinematográfico ocorrido poucos dias antes do Carnaval amedrontou moradores da Capital, e que policiais se viram envolvidos em casos polêmicos, como o que veio à tona após a morte de um morador de Itambé durante um protesto que pedia mais segurança na cidade.Pernambuco também se viu revivendo, em 2017, uma tragédia de sete anos atrás. Enchentes na Mata Sul deixaram mortos e milhares de desabrigados ou desalojados. No fim do ano, outro drama: a morte de três pessoas num acidente de trânsito na Zona Norte do Recife. A causa: a junção de álcool e alta velocidade ao volante. O motorista responsável pelo crime está na cadeia. A seguir, esses e outros fatos do cotidiano de Pernambuco em 2017 são relembrados:
JANEIRO 

Crise nos presídiosEnquanto rebeliões e mortes nos presídios do Norte do Brasil chamavam atenção do País, em Pernambuco, os flagrantes de uma farra com bebidas e drogas na Colônia Penal Feminina do Recife e da exposição de armas por presos do Complexo do Curado, além da fuga de presos de uma penitenciária que deveria ser de segurança máxima em Tacaimbó, revelaram o descontrole do Estado para conter um poder paralelo que se alimenta de negligências, descasos e violações. O ano começou com a promessa do Governo Federal de que cinco presídios federais seriam construídos no País, um em cada região. O do Nordeste ficaria em Pernambuco, mas, até agora, nenhuma definição sobre isso avançou. (Folhape).


FEVEREIRO
Assalto cinematográficoEm 21 de fevereiro, às vésperas do Carnaval, um assalto digno de grande produções cinematográficas deixou a população do Estado aterrorizada. Cerca de 20 homens fortemente armados realizaram uma série de ataques no bairro da Estância, Zona Oeste da Capital, para roubar R$ 60 milhões da empresa de segurança Brinks, instalada na avenida Recife. Seis meses depois, envolvidos foram presosem vários estados. Na época, parte deles era suspeito de ter atuado em explosões de caixas eletrônicos próximos ao Instituto Ricardo Brennand, também no Recife.

Mais de 30 são suspeitos de participar do mega assalto à Brinks
Mais de 30 são suspeitos de participar do mega assalto à Brinks -
 Foto: Flávio Japa/Arquivo Folha
MARÇO
Matadouros em agoniaDiante da repercussão da Operação Carne Fraca em todo o País, a Folha de Pernambuco percorreu parte do Agreste do Estado para mostrar a situação de matadouros públicos que estavam na mira do Ministério Público. No lugar de lugares higienizados, conforme a legislação pede, o cenário era de sujeira e irregularidades na manipulação dos produtos, com abutres e outros animais disputando sobras de carne bovina. Prefeituras e o Governo do Estado afirmaram estar buscando soluções, como a centralização de atividades em matadouros regionais.
Matadouro de Cupira
Matadouro de Cupira - Foto: Alfeu Tavares/Arquivo Folha

ABRIL
Feminicídio chocou PernambucoEm 5 de abril, a fisioterapeuta Tássia Mirella de Sena Araújo, 28 anos, foi morta e estuprada em seu apartamento, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, por um vizinho. Edvan Luiz da Silva, 32, foi preso e virou réu na Justiça. Deve ir a júri popular. No mesmo mês, outro crime de repercussão: o jovem Edvaldo Alves morreu vítima de um tiro disparado por um policial militar durante um protesto da população em Itambé, na Mata Norte do Estado. O caso foi flagrado por imagens divulgadas na internet. Em agosto, a Justiça determinou que dois dos quatro PMs envolvidos fossem afastados das atividades nas ruas. O processo deles segue tramitando.
Mortes de Tássia Mirella (esquerda) e Edvaldo marcaram o ano
Mortes de Tássia Mirella (esquerda) e Edvaldo marcaram o ano - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco e Cortesia
MAIO
Chuvas e calamidade no InteriorAs chuvas do fim de maio atingiram níveis não registrados nos últimos seis anos e trouxeram mortes e transtornos à Zona da Mata Sul e ao Agreste do Estado. Escolas e hospitais ficaram sem condições de atendimento, até mesmo para abrigar as mais de 30 mil pessoas desalojadas em 15 municípios. O cenário repetiu a tragédia de 2010 e reacendeu a cobrança pela conclusão das barragensprometidas para a região. A obra de parte delas está sendo relicitada. Foi montada uma operação de emergência que trouxe, inclusive, o presidente Michel Temer ao Recife para anunciar apoio. Em paralelo, a população se mobilizou em todo o Estado para fazer doações às vítimas.
Chuvas em Barreiros
Chuvas em Barreiros - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco
JUNHO
Segurança pública ganha tropa de eliteO Governo do Estado, que já havia anunciado um Plano de Segurança com investimentos de R$ 290 milhões, sancionou, em 5 de junho, a lei que o criou o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), uma derivação da antiga Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe). O grupo já tinha 120 militares treinados e foi turbinado com mais 144 policiais, totalizando 264. O objetivo era reforçar a atuação em incidentes críticos, como sequestros e desativação de bombas, além do crime organizado. Foi uma aposta do então secretário de Defesa Social, Angelo Gioia, para reverter indicadores negativos. No segundo semestre, a Secretaria de Defesa Social poria nas ruas 1,5 mil novos policiais militares.
Primeiro Curso de Formação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE)
Primeiro Curso de Formação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco
JULHO
Microcefalia mata 124 bebês em PernambucoA Secretaria Estadual de Saúde (SES) lançou, em julho, as Diretrizes de Vigilância Epidemiológica das Síndromes Congênitas Relacionadas à Infecção pelo Vírus Zika e Outras Etiologias Infecciosas em Pernambuco. A partir dele, começou a estabelecer critérios para a padronização da doença. Com a normatização, passou a ser possível definir melhor a investigação sobre as mortes suspeitas pela síndrome, que soma 102 óbitos na fila por respostas. Até este mês, 124 óbitos foram reportados à SES, número bem superior ao de outras infeções congênitas como sífilis e HIV.
Microcefalia
Microcefalia - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco
AGOSTO
Tráfico alavanca alta de homicídiosOs 3.322 assassinatos registrados entre janeiro e julho foram o número recorde para o período em Pernambuco. Segundo o Governo do Estado, o consumo e a venda de entorpecentes estava por trás, direta ou indiretamente, de 70% das mortes violentas. O dado local tinha relação com um terço do aumento nacional da quantidade de homicídios neste ano - quase 28 mil no Brasil, ante 26,4 mil, no primeiro semestre de 2016.
Usuário de drogas fuma pedra de crack no bairro de Santo Amaro
Usuário de drogas fuma pedra de crack no bairro de Santo Amaro - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco
SETEMBRO
Registro de feminicídio passa a ser obrigatórioA repercussão do assassinato da fisioterapeuta Tássia Mirella de Sena Araújo, em abril, mobilizou a sociedade e as autoridades. Um decreto assinado pelo governador Paulo Câmara, em setembro, inseriu Pernambuco entre os quatro estados do País a colocar o feminicídio como motivação nos boletins de ocorrência. De janeiro a agosto, o Estado tinha a soma de 69 mulheres que morreram pela condição de gênero. A data da morte de Mirella também passará a ser lembrada como Dia de Combate ao Feminicídio no Estado.
Feminicídio
Feminicídio - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco
OUTUBRO
Noronha tem novas espéciesDoze novas espécies de esponja do mar, recém-descobertas pela ciência, foram encontradas em litoral nordestino, sendo sete delas nos arquipélagos de São Pedro e São Paulo e de Fernando de Noronha, ambos em Pernambuco. Entre as esponjas descobertas no fundo das águas de Noronha, a Ernstia solaris chama atenção pela sua cor amarelada a verde limão. Já no arquipélago de São Pedro e São Paulo, outra espécie achada foi a Ernstia sanctipauli. De cor branca e consistência frágil, foi encontrada numa pequena gruta submersa a dez metros de profundidade.
Novas esponjas descobertas
Novas esponjas descobertas - Foto: Cortesia
NOVEMBRO
Acidente de trânsito comove o RecifeA combinação de bebida, imprudência e alta velocidade foi a causa do acidente que deixou um menino e duas mulheres mortas na noite de 26 de novembro. O estudante João Victor Ribeiro de Oliveira Cabral, 25 anos, dirigia o carro do pai quando avançou o sinal vermelho no cruzamento da avenida Conselheiro Rosa e Silva com a rua Cônego Barata, no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife. Ele colidiu em cheio com o carro das vítimas. Sobreviveram ao acidente o advogado Miguel Arruda da Motta Silveira Filho, 45 anos, e a filha dele, Marcela Guimarães da Motta Silveira, 5, que segue internada. João Victor está preso e virou réu por homicídio e tentativa de homicídio, crimes que, com penas somadas, podem resultar em mais de 70 anos de prisão.
Colisão na Tamarineira
Colisão na Tamarineira - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco
DEZEMBRO
Cinco mil homicídios e ações abusivas de flanelinhasEm 15 de dezembro, a Secretaria de Defesa Social (SDS) confirmou que, de janeiro até novembro, Pernambuco registrou mais de cinco mil homicídios, um número recorde desde que a contagem de crimes desse tipo passou a ser feita pelo DataSUS, em 1979. A informação havia sido antecipada pela Folha de Pernambuco em 29 de novembro. O jornal também publicou, em dezembro, uma reportagem sobre ações abusivas praticadas por flanelinhas no Recife. Algumas delas são consideradas crimes e mobilizaram a Polícia Militar a fazer várias abordagens no Bairro do Recife. Para 2018, são esperadas outras ações em parceria com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano da Prefeitura da Capital.(Folhape).
Homicídio em Dois Unidos, no Recife
Homicídio em Dois Unidos, no Recife - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco



Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...