sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Polo gesseiro do Araripe terá cobrança de ICMS simplificada

(Foto/reprodução)

O polo gesseiro do Araripe, no Sertão de Pernambuco, a partir de agora terá cobrança mais simples do ICMS. A medida deve-se ao Decreto 45.501/2017, assinado pelo governador Paulo Câmara, que simplifica o recolhimento do tributo na cadeia produtiva de gipsita, gesso e derivados no Estado – o qual será concentrado nas mineradoras, exonerando o restante da cadeia nas operações relacionadas às saídas internas, interestaduais e exportação de gipsita e derivados.
O decreto foi fruto de um diálogo do Governo do Estado com representantes do polo gesseiro, que responde por cerca de 90% da produção de gesso do Brasil. “Essa medida, publicada no Diário Oficial de hoje (ontem,28), reduzirá a burocracia e a informalidade do setor. O polo é muito importante para Pernambuco, gera renda e empregos, fundamentais nesse momento de recuperação da nossa economia“, disse Paulo Câmara.
Pernambuco é o estado que possui as maiores reservas de gipsita do país, a maior parte concentrada no Polo Gesseiro do Araripe, abrangendo os municípios de Araripina, Bodocó, Ipubi, Ouricuri e Trindade. Ao todo, 40 minas de gipsita estão instaladas na região.
O polo também conta com, aproximadamente, 180 empresas calcinadoras, responsáveis pelo processo de transformação da gipsita em gesso, que estarão dispensadas de recolher o ICMS. A alteração contempla, ainda, em torno de 300 fábricas de artefatos de produtos de gesso, onde são feitas as placas, forros e blocos de gesso utilizados na construção civil e decoração de residências.
Cifras
A gipsita e o gesso estão atrelados, em especial, à cadeia da construção civil, sendo matéria-prima do cimento. Além disso, seu uso é disseminado no agronegócio, que utiliza gesso agrícola como fertilizante de solos. A extração e processamento da gipsita são a atividade econômica mais relevante do Sertão do Araripe, movimentando cerca de R$ 70 milhões anualmente. Aproximadamente 2,3 toneladas de gipsita foram extraídas do Polo Gesseiro em 2017. As informações são da Secretaria de Imprensa do Estado.(C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

Decisão do futsal entre Palmeiras e Corinthians termina em pancadaria generalizada (vídeo)

Clube alviverde vencia por 5 a 2 quando a briga começou; não havia policiamento preventivo no local Briga na decisão entre Corinthians e Pal...