segunda-feira, 17 de junho de 2019

Se Moro é suspeito, Lula é inocente até prova em contrário

ABr | Ricardo Stuckert

A direita brasileira tenta, neste exato momento, construir uma nova narrativa: a de que o ex-juiz Sérgio Moro extrapolou na Lava Jato, mas, mesmo assim, o ex-presidente Lula é culpado. Afinal, a sua condenação foi mantida na segunda instância e também no STJ.
Nada mais falso. Se o juiz de primeiro grau cometeu fraude processual, ao instruir a acusação e abrir mão da imparcialidade, princípio básico do conceito de justiça, o processo contra Lula deve ser anulado e recomeçar do zero. A denúncia poderá até ser recusada pelo novo juiz.
Caso seja aceita, Lula será, na condição de réu, um cidadão normal, contra quem nada foi provado até agora. Portanto, Lula será inocente, até que se prove o contrário, num processo justo e em que o juiz não se misture com a acusação e nem tenha motivações políticas ou econômicas.
Ah, mas e as condenações no TRF-4 e no STJ? O tribunal gaúcho é um caso à parte e será necessário aguardar as revelações do Intercept. É possível que os três juízes tenham integrado o consórcio chefiado por Moro. O STJ não examinou o mérito da causa, mas apenas aspectos formais.
Razão tem o ministro Gilmar Mendes, que disse que Moro e Dallagnol cometeram um crime que terá como consequência a anulação do processo contra Lula, o que deve restituir ao ex-presidente inclusive seus direitos políticos, pondo em xeque a legitimidade do atual governo.
Antes de um processo justo, qualquer cidadão tem o direito de julgar Lula e de achar o que bem entender. Aliás, o melhor lugar para expressar esse tipo de julgamento é a urna, direito que foi suprimido do povo brasileiro. Mas estaremos tratando de opiniões, e não de sentenças.
Não há meio termo nesta discussão. Se Moro é suspeito, Lula é inocente, até que se prove o contrário. Ponto final. 
(Por: Leonardo Atturch)


Blog do BILL NOTICIAS

GLOBO DETONA MORO E DALLAGNOL NO ZORRA TOTAL

Reprodução

247 – Na Globo, o humor deve ser levado mais a sério do que o jornalismo. Isso foi demonstrado, na noite de ontem, no programa Zorra Total, em que o ex-juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol foram parodiados pela fraude processual cometida contra o Lula, que prendeu o presidente mais popular da história do Brasil, fraudou o resultado das eleições presidenciais de 2018, arruinou a economia nacional e permitiu a acensão da extrema-direita ao poder no Brasil. E tudo isso ao som de "Agora eu era herói", canção de Chico Buarque de Hollanda. Confira o vídeo:

vídeo:

GREENWALD DESAFIA PROCURADORES: MOSTREM OS ORIGINAIS DAS CONVERSAS

Gage Skidmore | Reuters

O editor do The Intercept, Glenn Greenwald, rebateu as afirmações do ministro Sergio Moro e dos procuradores da Lava Jato. que insistem na tese de que os conteúdos revelados pelo site foram adulterados.
"De novo: os participantes nos grupos LJ têm seus próprios conversas. Se qualquer coisa que publicássemos fosse alterada, eles poderiam facilmente provar: mostrar o original", escreveu ele nas redes sociais.
Moro e os procuradores dizem não reconhecer os conteúdos das conversas secretas e ilegais mantidas por eles que revela um conluio para construir provas contra o ex-presidente Lula. Apesar de afirmar que foram alvos de hackers, os procuradores não entregaram seus celulares para perícia da Polícia Federal.
"Por que eles não [mostram os originais]? Porque sabem que estão enganando ao usar insinuações que 'poderiam ser alteradas'", acrescentou Glenn.(247)

De novo: os participantes nos grupos LJ têm seus próprios conversas. Se qualquer coisa que publicássemos fosse alterada, eles poderiam facilmente provar: mostrar o original. Por que eles não? Porque sabem que estão enganando ao usar insinuações que "poderiam ser alteradas".
7.548 pessoas estão falando sobre isso






Blog do BILL NOTICIAS

Empresa de transportes São Luiz perde concessão e deixará de operar na Bahia


Por conta de um série de irregularidades, tais como o não cumprimento de TACs, atrasos de licenciamentos, multas não pagas e outros problemas, as empresas de transportes intermunicipais São Luiz e Falcão Real, ambas do mesmo grupo, perderam as concessões e não poderão mais operar na Bahia. Uma terceira empresa que também seria do grupo, a Marte, não foi citada.
Uma nova licitação deverá ocorrer nos próximos três meses, conforme comunicou a Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia). Até lá, a empresa continua operando as linhas. Além de todos os problemas administrativos e ações de ex-funcionários na justiça trabalhista, várias são as queixas contra a empresa e seus serviços. Constantemente são divulgados relatos de passageiros sobre ônibus quebrados na estrada e da situação precária dos veículos.
Dezenas de funcionários que ainda fazem parte do quadro estão com futuro incerto. Uma concorrência vai definir a nova empresa que irá operacionalizar as linhas.(Fonte: Jacobina Notícias)





Blog do BILL NOTICIAS

RAQUEL DODGE RECEBE PEDIDO PARA INVESTIGAR SÉRGIO MORO


Do Blog do Esmael - A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, recebeu neste domingo (16) pedido para que o ministro da Justiça, ex-juiz Sérgio Moro, seja investigado por condutas ilícitas revelas nas reportagens do site The Intercept Brasil.
O pedido de providências foi protocolado hoje pelo coletivo Advogadas e Advogados Pela Democracia.
Na noite deste sábado (16), o mesmo coletivo ingressou no Superior Tribunal de Justiça (STJ) com um pedido de prisão preventiva contra o ex-juiz Sérgio Moro e integrantes da força-tarefa Lava Jato sob o argumento de que eles agiam em conluio para praticar fraudes processuais contra réus. Além disso, sustentam os advogados, que procuradores e o ministro da Justiça podem destruir provas e usar a função pública para dificultar as investigações.
No entanto, o pedido formulado à PGR se resume da seguinte forma:
"Por todo o exposto, solicita-se a V. Ex.cia que tome todas as providências necessárias, no sentido de que seja imediatamente instaurado procedimento de investigação, para apuração dos fatos aqui noticiados e condutas ilícitas apontadas, sem prejuízo de outras relacionadas à matéria, a fim de que se efetive a tutela dos mais relevantes interesses da sociedade brasileira", diz o pedido na petição assinada por 12 advogados.
Saiba que são os doze advogados que pediram providências à PGR contra Moro:
Adriano Laurentino de Argolo
OAB/AL 4.678

Eduardo Suzuki Sizo
OAB/PA 7.608

Carlos Augusto dos Santos Nascimento Martins
OAB/PR 47.262

Claudio Antonio Ribeiro
OAB/PR 4.636

Igor Martinho Kalluf
OAB/PR 60.106

Jocilene Queiroz Meyer
OAB/PR 90.202

Lucas Rafael Chianello
OAB/MG 137.463

Marcelo Tadeu Lemos de Oliveira
OAB/AL 16.100

Marcello R. Lombardi
OAB/PR 25.302

Pedro Fratucci Savordelli
OAB/PR 38.675

Ruy Silva dos Santos Júnior
OAB/BA 31.641

Tânia Mara Mandarino
OAB/PR 47811

Na representação à Procuradoria-Geral da República (PGR), o coletivo de Advogados pela Democracia fundamenta o pedido nos conteúdos publicados pelo portal The Intercept, em que foram revelados vários diálogos entre o então juiz da 13a Vara Federal Criminal de Curitiba, Sérgio Moro, e os seguintes procuradores da Operação Lava Jato:
Deltan Dallagnol (coordenador da força-tarefa);
Laura Gonçalves Tessler (procuradora federal);
Carlos Fernando dos Santos Lima (procurador federal aposentado); e
Maurício Gotardo Gerum (procurador federal junto ao TRF da 4a Região).




Blog do BILL NOTICIAS

Ministro da Educação visita Petrolina nesta segunda-feira(17) para lançar convênio

   Via:Vinicius de Santana

O Ministro da Educação,  Abraham Weintraub, visita Petrolina nesta segunda-feira(17) para a anunciar a construção de uma escola com 12 salas de aulas no bairro do Quati.
A informação foi repassada a imprensa local, pelo Prefeito Miguel Coelho. O ministro vem acompanhando de sua equipe técnica, que deverá repassar as informações da construção de mais uma unidade escolar em Petrolina.


Blog do BILL NOTICIAS

MAIS UM - Joaquim Levy pede demissão do BNDES

BRASÍLIALevy pede demissão do BNDES, após Bolsonaro colocar sua cabeça a prêmio
Joaquim Levy pede demissão do BNDES

Foto: Ed Alves/CB/D.A Press.
Foto: Ed Alves/CB/D.A Press.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, pediu demissão do cargo na manhã deste domingo (16/6), após o presidente Jair Bolsonaro afirmar, no sábado, que a cabeça do economista estava "a prêmio". O motivo seria a nomeação do do executivo Marcos Barbosa Pinto, que já trabalhou em gestões petistas, desagradou o Palácio do Planalto.

"Solicitei ao ministro da Economia, Paulo Guedes, meu desligamento do BNDES. Minha expectativa é que ele aceda. Agradeço ao ministro o convite para servir ao País e desejo sucesso nas reformas", informa nota divulgada pela assessoria do BNDES.

No texto, Levy continua: "Agradeço também, por oportuno, a lealdade, dedicação e determinação da minha diretoria. E, especialmente, agradeço aos inúmeros funcionários do BNDES, que têm colaborado com energia e seriedade para transformar o banco, possibilitando que ele responda plenamente aos novos desafios do financiamento do desenvolvimento, atendendo às muitas necessidades da nossa população e confirmando sua vocação e longa tradição de excelência e responsabilidade".

Guedes insatisfeito

Além de Bolsonaro, o ministro Paulo Guedes também estava insatisfeiro com Levy, segundo apurou o Correio Braziliense. O ministro sente que faltava fidelidade da parte de Levy. Depois de ter defendido com unhas e dentes a nomeação, Guedes esperava mais empenho na devolução de recursos do BNDES ao Tesouro Nacional. Desde 2015, o banco de fomento devolve, com juros, R$ 416 bilhões tomados junto à União, entre 2008 e 2014. Em maio, R$ 30 bilhões foram transferidos, mas a equipe econômica pressiona por mais. Por: Correio Braziliense




Blog do BILL NOTICIAS


Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...