segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Brasil está secando e perde 15% da superfície de água em 35 anos

 

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasi)

Um novo estudo aponta que o Brasil está literalmente secando, em razão da exploração predatória da terra e da devastação da Amazônia. "Análises de imagens de satélite do território brasileiro entre 1985 e 2020 mostram que, em apenas 35 anos, há perda de superfície de água em oito das 12 regiões hidrográficas, em todos os biomas do Brasil. A redução de água doce no país entre 1991 e 2020 foi de 15,7%", aponta reportagem de Daniela Chiaretti, publicada no Valor.

"Os dados são dos pesquisadores do MapBiomas, iniciativa que envolve ongs, universidades e empresas de tecnologia. É hoje a plataforma com base de dados mais atualizada sobre as transformações da cobertura e uso da terra no Brasil. Lançado agora, o MapBiomas Água faz o mapeamento territorial da dinâmica da água superficial para todo o Brasil. Foram processadas mais de 150 mil imagens de satélite ao longo de 36 anos, entre 1985 e 2020, distinguindo o que está acontecendo com os corpos hídricos naturais (rios, lagos, lagoas) dos feitos pelo homem, como reservatórios de hidrelétricas, açudes, barragens de mineração ou em propriedades privadas. O estudo aponta um cenário crônico, que se agrava nas últimas três décadas", alerta. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Bolsonaro une todos contra ensaio golpista

 

Palácio do Planalto e um ato contra Jair Bolsonaro (Foto: Pedro França - Agência Senado / Midia Ninja)

Por Helena Chagas, do Jornalistas pela Democracia

"O presidente da República precisa ser contido", ouvimos agora pela manhã o governador do Maranhão, Flávio Dino, dizer em entrevista à GloboNews. Uma afirmação pública surreal na boca de qualquer governador, em qualquer dos governos republicanos desde o fim da ditadura militar. Mas lamentavelmente real sob Jair Bolsonaro. Dino se preparava para entrar na reunião  de governadores marcada para hoje, mais um gesto institucional de aviso ao navegante Bolsonaro de que, se ele quer golpe, que o faça sozinho.

Conseguirá? O ensaio de golpe para o Sete de Setembro vem encontrando obstáculos. Roberto Jefferson foi preso por ordem de Alexandre de Moraes - gesto que inclusive  está na origem do pedido de impeachment que o ministro sofreu do presidente da República. O sertanejo Sérgio Reis e outros bolsonaristas estão proibidos de aparecer na Praça dos Três Poderes.

O comandante da PM do interior de SP que convocou seus companheiros e subordinados para o ato bolsonarista do Sete de Setembro na Paulista acaba de ser destituído por João Doria - e outros governadores se preparam para fazer o mesmo com seus rebeldes. 

A pergunta que não quer calar é se os bolsominions vão conseguir criar a confusão que o presidente espera no aniversário da Independência, a ponto de dar a ele o desejado pretexto para convocar uma hipotética intervenção dos militares para conter uma suposta quebra da ordem. Difícil. Por mais que coloque a militância barulhenta nas ruas, fazendo e acontecendo, todo mundo sabe que ali não se trata de povo - são extremistas de direita que têm até direito de ir às ruas, mas não de defender golpes contra a democracia. 

Estranhamente, Bolsonaro anunciou que estará na manifestação da Paulista no Sete de Setembro - até porque não haverá parada em Brasília. Tanto pode ser um jeito de evitar confronto na capital, onde estão o STF e o Congresso, quanto de botar lenha na fogueira no lugar onde há mais chances de haver gente.

O mais importante, porém, é que no plano político-institucional, vai estar sozinho: já ficou claro que o presidente da República conseguiu unir todo mundo contra ele.

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Em reunião, governadores dizem que não podem "silenciar" diante das "ameaças" à democracia

 

João Doria durante Reunião virtual do Fórum de Governadores (Foto: Sergio Andrade/Governo do Estado de São Paulo)

Governador de São Paulo, João Doria (PSDB) defendeu, nesta segunda-feira (23), a criação de um "Pacto pela Democracia” e afirmou que os gestores não podem "se silenciar" diante das "ameaças" constantes contra a democracia feitas por Jair Bolsonaro e seus seguidores. A declaração foi feita três dias após Jair Bolsonaro enviar ao Senado um pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

De acordo com o UOL, a criação do "Pacto pela Democracia” foi feita pelo coordenador do Fórum dos Governadores e governador do Piauí, Wellington Dias (PT) em patamares semelhantes aos do "Pacto pela Vida” no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), ressaltou que a "postura autoritária" de Bolsonaro e a sua insistência em "atacar o STF , a Justiça e a todos os defensores da democracia", prejudicam a retomada dos investimentos externos no Brasil. 

De acordo com reportagem do Metrópoles, parte dos governadores defende que o grupo apenas emita uma carta ou nota pública rebatendo as ameaças e cobrando uma mudança de postura do chefe do Executivo. Outros governadores, como Ronaldo Caiado (DEM), de Goiás, e Flávio Dino (PSB), do Maranhão, defendem que seja feita uma reunião com Bolsonaro para tratar da crise institucional. 247.




“Volta de Lula seria menos traumática do que reeleição de Bolsonaro”, diz FHC

 

(Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse, em entrevista ao jornal Correio Braziliense, que uma eventual volta de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República seria 'menos traumática' do que a reeleição de Jair Bolsonaro (sem partido). A informação é do portal UOL. 

FHC reforçou que trabalha para que uma candidatura do PSDB se viabilize, mas que uma vitória de Lula seria melhor para o Brasil do que a de Bolsonaro caso a polarização persista até 2022.

"No momento, eu penso que a [reeleição] de Lula é menos traumática para o Brasil, de forma direta. Isso não quer dizer que eu não queira uma via pelo PSDB. Claro que eu desejo. Mas uma coisa é você desejar e trabalhar neste sentido, e outra coisa é analisar a realidade. Assim, por ora, entre Lula e Bolsonaro, acredito que o Lula seja melhor", disse.

Ainda de acordo com a reportagem, na última semana, FHC declarou apoio à pré-candidatura de João Doria (PSDB), atual governador de São Paulo. Para o ex-presidente, é importante o partido se afirmar nas eleições de 2022.

"Se depender de mim, é importante ter candidatura própria, é assim que os partidos se afirmam. Tem que ter uma liderança que afirme um sentimento que bata no coração das pessoas", disse. 247.

Governadores propõem encontro com Bolsonaro para tentar diminuir crise institucional

 

9° Fórum Nacional de Governadores, no Palácio do Buriti (Foto: Renato Alves/Agência Brasília)

Por Lisandra Paraguassu

Em reunião na manhã desta segunda-feira, em Brasília, os governadores decidiram pedir um encontro com o presidente Jair Bolsonaro para tentar a abertura de um diálogo que melhore o ambiente no país, diante do clima de tensão entre o Executivo e Judiciário e as constantes ameaças de ruptura por parte de Bolsonaro.

"A intenção é solicitar uma agenda com o presidente onde o objetivo é demonstrar a importância de o Brasil ter um ambiente de paz, de serenidade, onde possamos garantir uma forma de valorização da democracia, mas principalmente criar um ambiente de confiança que permita atração de investimentos, geração de empregos e renda", disse Wellington Dias (PT) em entrevista depois da reunião.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que tem um bom relacionamento com Bolsonaro, reafirmou a intenção de que os governadores sejam recebidos.

"Espero que o presidente, pelo nível que o país chegou nesse momento, com essa disputa institucional, receba os governadores. O que procuramos é o bem comum e vamos levar isso ao presidente. Dizer a ele que não tem ninguém contra ou a favor dele, mas queremos um ambiente de normalidade e discutir os reais interesses do povo", afirmou o governador, apesar da animosidade declarada de Bolsonaro com alguns, como João Doria (PSDB), de São Paulo.

O encontro em Brasília já estava marcado e tinha como pauta temas econômicos, mas passou a incluir a última crise institucional causada pelos ataques mais recentes aos demais Poderes. Na semana passada, 13 governadores já haviam divulgado uma carta em defesa do Supremo Tribunal Federal (STF), mas sem citar Bolsonaro.

Na reunião, a tônica foi a necessidade de reagir aos constantes ataques de Bolsonaro a outras instituições, inclusive aos próprios governadores, mas a carta que deverá ser divulgada pelos 27 deve ter um tom mais ameno do que era esperado por alguns, já que governadores mais alinhados com o bolsonarismo não concordaram com uma carta mais crítica.

Ronaldo Caiado (DEM), governador de Goiás, foi um dos que defendeu a reunião com Bolsonaro, apesar do ceticismo de alguns governadores, que não prevêem sucesso em fazer com que o presidente reduza o tom.

"Tem todo meu apoio a insistência ao diálogo para com o presidente para que possamos parar com essas interpretações que só provocam cizânia e desentendimentos", disse Caiado.

Apesar do ceticismo de alguns com a possibilidade de mudança do comportamento de Bolsonaro, todos concordaram em pedir uma audiência com o presidente, assim como encontros com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e do STF, Luiz Fux.

A crise entre Executivo e Judiciário piorou ainda mais com o pedido de impeachment do ministro do Supremo Alexandre de Moraes, apresentado por Bolsonaro na último sexta-feira.

7 DE SETEMBRO

Alguns governadores mostraram preocupação com as manifestações marcadas para o 7 de Setembro e incentivadas por Bolsonaro, que pretende comparecer a encontros em Brasília e São Paulo.

"Esse tipo de manifestação que está se anunciando para 7 de setembro não se insere nas fronteiras legítimas da democracia. Pessoas armadas? Pessoas armadas na rua não é passeata, é motim. Agiu bem o governador Doria ao enquadrar desde logo porque há sim esse risco. Alguns acham maior, outros menor, mas o risco existe", disse o governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), citando o fato de Doria ter afastado nesta segunda o chefe do Comando de Policiamento do Interior-7 da Polícia Militar de São Paulo, coronel Aleksander Lacerda.

Em postagens nas suas redes sociais, Lacerda convocava as pessoas para as manifestações de 7 de setembro e distribuía xingamentos ao governador, ministros do STF e presidente do Senado.

"Se já não bastassem as ameaças cada vez mais crescentes à democracia nas últimas semanas, teremos nesse mês de setembro manifestações, não apenas exercendo direito de se manifestar contra ou a favor. Mas manifestações ruidosas, para colocar em risco a democracia", afirmou o governador de São Paulo.

"Há estímulo pelas redes sociais para que militantes do movimento bolsonarista utilizem armas e saiam às ruas armados. Isso não é defender a democracia. Não é defender o diálogo. Isso é desrespeitar o país. É desrespeitar a vida. Quero enfatizar que nós estamos diante de um momento gravíssimo da vida nacional. Não é o momento de nós silenciarmos", acrescentou Doria. (BRASÍLIA (Reuters).

(Reportagem adicional de Eduardo Simões, em São Paulo)


BLOG DO BILL NOTICIAS

Doria afasta coronel que fez ataques a ele, ao Supremo e defendeu golpe

 

Governador de São Paulo, João Doria, e o coronel Aleksander Lacerda (Foto: Governo do Estado de São Paulo | Divulgação)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afastou nesta segunda-feira (23) o chefe do Comando de Policiamento do Interior-7, coronel Aleksander Lacerda, por indisciplina. A informação foi publicada pela coluna de Lauro Jardim. O comandante fez convocações para atos bolsonaristas marcados para o dia 7 de setembro. Além disso, o  coronel atacou o Supremo Tribunal Federal (STF) ao afirmar que sente "nojo" da instituição. Disse que Doria seria uma "cepa indiana". 

Lacerda acusou o deputado Rodrigo Maia, recém-nomeado secretário de Projetos e Ações Estratégicas do Estado, como beneficiário de um esquema "mafioso". 

O coronel também fez manifestações favoráveis a um golpe: "liberdade não se ganha, se toma".

Leia a reportagem do 247 sobre a insubordinação do coronel:

247 - Chefe do Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7), o coronel Aleksander Lacerda está convocando seus "amigos" para o ato de apoiadores de Jair Bolsonaro marcado para o dia 7 de setembro em Brasília (DF). O militar atacou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), ao chamar o parlamentar de "covarde". Também disse que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), é uma "cepa indiana" e o deputado Rodrigo Maia, recém-nomeado secretário de Projetos e Ações Estratégicas do Estado, foi qualificado como beneficiário de um esquema "mafioso". As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

O coronel tem sob suas ordens 7 batalhões da PM paulista. É uma tropa de cerca de 5 mil homens em 78 cidades da região de Sorocaba, sede do CPI-7 As manifestações do coronel refletiram a contaminação do bolsonarismo na PM paulista. O temor é que Bolsonaro use as PMs para tentar uma ruptura institucional. Doria e o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), anunciaram no sábado (21) um encontro para esta segunda-feira (23) entre 24 governadores para discutir a defesa das instituições democráticas.

O coronel Lacerda fez suas manifestações no Facebook. Em 16 de agosto, postou "liberdade não se ganha, se toma. Dia 7/9 eu vou".

No dia 20, o coronel publicou mensagem dizendo que "nenhum liberal de talco no bumbum" consegue "derrubar a hegemonia esquerdista no Brasil". "Precisamos de um tanque, não de um carrinho de sorvete". 

Sobre o dia 7 de Setembro, compartilhou a mensagem: "caldo vai esquentar".

Entre os dia 1.º e 22 de agosto, o coronel publicou 148 críticas e ofensas à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de seus ministros. O coronel disse em 5 de agosto: "Sinto nojo do STF". Alexandre de Moraes foi retratado em uma publicação como um bigode do ditador Adolf Hitler.

Em nota, a PM informou ser "uma instituição de Estado legalista, que tem o dever e a missão de defender a Constituição e os valores democráticos do País". 

"Postagens e opiniões expressadas por PMs em contas privadas de redes sociais, eventos oficiais públicos e na mídia em geral, quando atentarem contra as normas vigentes e tomarem contornos de ilegalidade, serão punidas com rigor. O conteúdo citado pela reportagem passa por análise criteriosa da Corregedoria", disse. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

NORMAS - Prefeitura do Recife regulamenta programa de demissão voluntária

                  Por: Diario de Pernambuco

Foto: Irandi Souza/Prefeitura do Recife

A Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital da Prefeitura da Cidade do Recife publicou no sábado (21) uma portaria regulamentando o Programa de Desligamento Voluntário (PDV) na capital pernambucana. O texto, veiculado no Diário Oficial, considera “a necessidade de estabelecer orientações gerais e procedimentos para adesão” ao PDV.


O programa é destinado aos empregados contratados em regime de CLT vinculados às seguintes entidades da Administração Indireta Municipal: Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB); Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU); Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (EMLURB); Empresa Municipal de Informática (EMPREL); e Autarquia de Urbanização do Recife (URB RECIFE).

Para os funcionários que desejem aderir e estejam dentro das normas do PDV, o valor da indenização será calculado levando em conta a idade do empregado e o tempo de serviço prestado ao município. O funcionário poderá receber até 21 remunerações mensais como indenização. 

De acordo com o documento, o pagamento da indenização se dará em duas parcelas, sendo a primeira até a folha de pagamento do mês seguinte ao da ratificação da adesão, e a segunda na folha de pagamento do mês de março de 2022. A portaria é assinada pelo secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital do Recife, Felipe Martins Matos.


Celpe passa a se chamar Neoenergia Pernambuco

              Por: Carlos Britto

Imagem: Arquivo

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) passa a se chamar Neoenergia Pernambuco a partir desta segunda-feira (23). A distribuidora pernambucana de energia recebeu uma nova identidade e passa a incorporar o setor energético nacional. De acordo com a empresa, a mudança será percebida gradativamente nos ambientes digitais (sites e redes sociais) e corporativo.

A mudança também acontece nas contas de energia elétrica dos clientes da distribuição, nos postos de atendimento, nos veículos da frota de serviços e no fardamento dos colaboradores. A alteração gradual faz parte da estratégia de comunicação da empresa. A intenção é apresentar a nova marca, mantendo os laços de identificação com os clientes que, progressivamente, irão se familiarizar com a nova identidade da companhia, a qual mantém como ícones principais a folha, a gota e a chama.

A Neoenergia Pernambuco distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).



BLOG DO BILL NOTICIAS

Sérgio Reis presta depoimento à Polícia Federal na quarta-feira

 

Sérgio Reis (Foto: Reprodução)

O cantor bolsonarista e ex-deputado federal Sérgio Reis, investigado pela Polícia Federal por "eventual cometimento do crime de incitar a população a praticar atos violentos e ameaçadores contra a Democracia", prestará depoimento à instituição na quarta-feira (25), segundo a CNN Brasil.

Na sexta-feira, o artista foi alvo de mandados de busca e apreensão expedidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O presidente da Associação Brasileira de Produtores de Soja (Aprosoja), Antonio Galvan, também será ouvido. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

NORDESTE ACOLHE - Consórcio Nordeste lançará auxílio de R$ 500 para crianças e jovens órfãos na pandemia

                 Por: Lara Tôrres

Foto: Divulgação/Gov.SE

O Consórcio Nordeste, formado pelos governadores dos nove estados da região, lançarão na próxima quarta-feira (25), em Natal (RN), um auxílio financeiro voltado a crianças e adolescentes que ficaram órfãs durante a pandemia de Covid-19. O benefício do programa “Nordeste Acolhe” será de R$ 500 por mês, pagos até os 18 anos dos beneficiários. 


A estimativa é que há cerca de 26,5 mil órfãos em consequência da pandemia da Covid-19, apenas no Nordeste. Os Projetos de Lei que criam o programa serão enviados, ainda neste mês de agosto, às Assembleias Legislativas dos estados. 

O programa é inspirado na experiência do Maranhão, governado por Flávio Dino (PSB), o “Programa Cuidar”, que também concede R$ 500 por mês a crianças em situação de orfandade bilateral até a maioridade.  

O objetivo da criação do programa é promover ações de proteção social às crianças e jovens através de políticas públicas de assistência social integrada. O Nordeste Acolhe foi baseado em estudos da Câmara Temática da Assistência Social, composta por secretarias e secretários de assistência social dos nove estados da região. 

De acordo com uma nota oficial do Consórcio Nordeste, o programa foi “inspirado na experiência do Estado do Maranhão” e “estabelece diretrizes para as ações dos estados consorciados de proteção social às crianças e adolescentes em situação de orfandade, seja bilateral ou de famílias monoparentais, em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, com ações sobretudo nas áreas da saúde, educação e trabalho, com respeito às especificidades dos estados”.

De acordo com Wellington Dias (PT), governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, a criação do Nordeste Acolhe é “um compromisso não apenas social, mas também uma preocupação que a gente tem com os efeitos pós-Covid”. 

“É claro que nós vamos cuidar na área social de forma mais ampla, buscando a geração de emprego e renda, buscando as condições de manutenção de auxílio emergencial financeiro, de ampliação de investimentos, mas há uma situação particular e especial que atingiram famílias aqui no nosso estado, mais de 500 famílias, e com certeza terão acolhimento por parte do nosso estado”, afirmou o presidente do Consórcio.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), divulgou um vídeo em sua conta no Twitter afirmando que o auxílio Pernambuco Protege, parte do Nordeste Acolhe, é “mais uma ação de assistência para quem mais precisa” e que “é de fundamental importância que possamos instituir essa política pública em Pernambuco para assegurar dignidade para esses jovens que, lamentavelmente, ficaram órfãos durante esse período tão difícil que a pandemia causou”. Os pagamentos serão feitos através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, e pode ser ampliado, futuramente, para órfãos que perderam os pais por outras razões além da Covid-19.


IMUNIZAÇÃO - Pernambuco recebe mais 105.300 doses da Pfizer para reforçar vacinação contra Covid-19

                   Por: Diario de Pernambuco

Foto: Miva Filho/SES-PE

Após a chegada de mais 105.300 doses de Pfizer na manhã de hoje (23), recebidas no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre. Pernambuco atingiu a marca de dois milhões de doses recebidas da vacina contra a Covid-19 fabricada pela Pfizer/BioNTech. As vacinas já foram encaminhadas para armazenamento no Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) e separação dos quantitativos por município. A entrega às Gerências Regionais de Saúde (Geres) ocorre na madrugada desta terça (24).


“Passamos dos sete meses de campanha, e vamos manter o ritmo da mobilização para imunizar todos os pernambucanos incluídos nos planos nacional e estadual de vacinação. Não podemos relaxar enquanto não tivermos atingido toda a meta que estabelecemos, sempre contando com a colaboração da nossa população”, afirmou o governador Paulo Câmara.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, também comemora os avanços, lembrando que Pernambuco já está vacinando inclusive os adolescentes de 12 a 17 anos, nos casos previstos na lei federal, mas adverte que é preciso continuar incentivando a imunização dos que faltam e insistindo na necessidade de completar o esquema vacinal com as duas doses. “Lembro que a segunda dose é indispensável para criar uma proteção mais robusta e evitar os casos graves e óbitos pela Covid-19”, reforçou.

Até o momento, chegaram ao Estado 9.303.760 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 3.906.770 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 3.214.680 da Coronavac/Butantan, 2.010.060 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.


Lula se encontra com Tasso Jereissati, do PSDB, e diz que democratas precisam se unir

 

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o senador Tasso Jereissati (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve nesta segunda-feira (23), em Fortaleza (CE), um encontro com o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) para tratar de estratégias visando as eleições de 2022 e sobre formas de enfrentamento ao governo Jair Bolsonaro. 

"Diálogo importante com o senador @tassojereissati hoje em Fortaleza. Democracia no centro da discussão. Os democratas desse país têm a responsabilidade e o desafio de resgatar a civilidade na política brasileira pelo bem do Brasil", escreveu o petista em sua conta no Twitter.

O tucano é membro da CPI da Covid e tem sido crítico ao governo. Em junho, o parlamentar disse que todas as investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito envolvem Bolsonaro.

O ex-presidente Lula lidera todas as pesquisas eleitorais à presidência e está em viagem por todos os estados do Nordeste.





Ícone da política de Petrolina, Seu Diniz chega aos 95 anos de vida

 

Foto: Blog do Carlos Britto

Um ícone da política de Petrolina está completando mais um ano de vida. Vereador, ex-prefeito, ex-vice-prefeito por duas vezes deputado estadual em três mandatos, Diniz de Sá Cavalcanti chega aos 95 anos de idade deixando uma importante folha de serviços prestados ao município e a Pernambuco.

Nascido em Cabrobó (PE), Sertão do São Francisco, veio para Petrolina ainda muito jovem – com 17 anos. Na Terra dos Impossíveis ele iniciou uma relevante trajetória empresarial, antes de enveredar pela vida pública: de caminhoneiro, fundou a empresa Joalina com o irmão Eurico de Sá Cavalcanti ‘Leãozinho’.

Após uma longa sociedade na Joalina, Seu Diniz partiu para comandar sua própria empresa, a Transnova. Por muito tempo, tanto a Joalina quanto a Transnova atenderam milhares de petrolinenses que dependiam do transporte coletivo.

Foi na política, no entanto, que Seu Diniz impôs sua marca. Na sua gestão de prefeito (1977 a 82), ele foi o responsável por obras importantes como o Viaduto do Barranqueiro e o atual aeroporto. Como parlamentar na Alepe, ajudou o Sertão com seus projetos. Pai do ex-vereador Diniz Guilherme e da ex-vereadora Márcia Cavalcanti, Seu Diniz também é inegavelmente uma grande referência do cenário político de Pernambuco. (Por:Carlos Britto).

Atualizada às 17h23



BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...