quarta-feira, 24 de julho de 2019

ALERTA - Por causa das chuvas, Prefeitura de Igarassu decreta estado de emergência

BR-101, que dá acesso ao município, está alagada. Foto: Peu Ricardo/DP.
BR-101, que dá acesso ao município, está alagada. Foto: Peu Ricardo/DP.

Devido às fortes chuvas que caem nesta quarta-feira (24), em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), a Prefeitura de Igarassu decretou estado de emergência no município. Foi criada uma força–tarefa com o apoio de todas as secretarias municipais. Os alagamentos causaram transtornos em alguns pontos, e as escolas municipais estão abrigando as pessoas que moram em áreas de risco.

A Secretaria de Saúde de Igarassu informou que as unidades ambulatoriais e eletivas (PSF, Policlínicas, Centro de Saúde da Mulher, Centro de Saúde do Homem, Clínica da Visão, CTA, Lame, CAF e Vigilâncias) estão com os atendimentos suspensos nesta quarta. Estão à disposição da população os serviços de urgência e emergência, que estão sendo acionados para força-tarefa.

A Secretaria de Educação divulgou que as aulas da rede municipal de ensino estão suspensas. Até as 12h desta quarta, o município registrou seis desabamentos de casas em áreas de risco, sem feridos; 100 pessoas abrigadas nas escolas municipais, de um total de 27 famílias, sendo 40 crianças.(DP)






Blog do BILL NOTICIAS

Assassinato em Petrolina, na comunidade da Caatinguinha. Policia acionada

   Via:Vinicius de Santana


A Policia Civil foi acionada para acompanhar um assassinato ocorrido no inicio da noite desta quarta-feira(24) em Petrolina-PE,  na comunidade da Caatinguinha,  que fica localizada na beira do Rio São Francisco, saída para Casa Nova-BA.
Segundo as informações um jovem, conhecido por Junior de Babu, foi assassinado com tiros de arma de fogo.

A Policia já esteve no local acompanhando o caso e levantando as informações e o corpo já foi encaminhando para o IML de Petrolina. Aguardem novas informações.


Blog do BILL NOTICIAS

CHUVAS - Deslizamento de barreira deixa quatro mortos em Abreu e Lima; decretado estado de emergência

Ao todo, subiu para nove o número de mortos devido às chuvas no Grande Recife

  Por: Armando Holanda/folhape
Deslizamento de barreira em Abreu e Lima
Deslizamento de barreira em Abreu e LimaFoto: Paullo Allmeida/ Folha de Pernambuco


Um deslizamento de barreira deixou cinco pessoas soterradas na manhã desta quarta-feira (24), na Estrada Córrego da Prata, no bairro de Caetés II, no município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com a Defesa Civil do Município, quatro das cinco pessoas já foram retiradas dos escombros sem vida - uma jovem de 19 anos faleceu no caminho do hospital e as outras três resgatadas sem vida - e outra se encontra desaparecida. O prefeito de Abreu e Lima, Marcos José, decretou Estado de Emergência no município.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Abreu e Lima, Júnior Lopes, as equipes do órgão seguem prestando socorro aos moradores. “Estamos aqui com a equipe, procurando, sem parar, pelas outras duas pessoas. Toda assistência está sendo prestada aos moradores. Estamos em busca. Nos avisaram que são cinco pessoas e já retiramos quatros. Temos fé de encontrar o outro desaparecido nos escombros com vida”, afirmou Júnior.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, um adolescente de 15 anos, identificado como Luis Henrique, um homem de 50 anos, identificado como Dalmir Santos, uma jovem de 19 anos e um outro homem - cuja identidade não foi divulgada - não resistiram e morreram. Uma jovem de 21 anos, grávida de oito meses, está desaparecida sob os escombros. 

Em Abreu e Lima, o reinicio das aulas previsto para hoje para cerca de seis mil alunos nas 32 escolas municipais também foi suspenso, e alguns Postos de Saúde não abriram devido aos transtornos causados pelas chuvas. 
A Prefeitura informou que disponibilizou uma quadra esportiva para atender os
possíveis desabrigados e "providenciará as medidas cabíveis para atender os prejudicados pela chuva, como colchonetes e cestas básicas. Foi disponibilizado também um local para receber donativos para as vitimas do desabamento, a Agência de Desenvolvimento, na avenida Duque de Caxias, 1010, próximo à prefeitura, no Centro da cidade, que recebe, das 8h às 17h água mineral, alimentos, roupas, fraldas e cobertores.
As fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife pelo quinto dia consecutivo já causaram diversos transtornos para a população. Além de deslizamentos, boa parte da RMR está alagada, o que impossibilita a locomoção dos residentes do Grande Recife.
De acordo com a Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes, sete barreiras deslizaram. Ninguém ficou ferido, mas as famílias residentes nos locais de risco precisaram deixar suas casas. A Defesa Civil do Município pode ser acionada pelos telefones 0800 281 20 99 ou (81) 9 9195 6655.


Blog do BILL NOTICIAS

PERMISSÃO - Governo quer liberar venda fracionada de gás de cozinha

  Por: Agência Brasil
Antonio Cruz/Agência Brasil
Antonio Cruz/Agência Brasil

O consumidor de gás liquefeito de petróleo (GLP), que é o gás de cozinha, poderá encher o botijão de forma parcial, sem ser obrigado a comprar ele cheio, como ocorre hoje. Essa é uma das medidas que podem ser implementadas pelo governo nos próximos meses dentro da política de abertura do mercado de gás natural no país. A informação foi dada pelo diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Décio Odoni, em cerimônia no Palácio do Planalto para o lançamento do programa Novo Mercado de Gás.

"Atualmente, não é possível comprar um botijão parcialmente cheio, prática que equivaleria ao motorista ser obrigado a encher todo o tanque do carro. Isso impacta particularmente as famílias de baixa renda, que chegam ao final do mês sem recursos para comprar um botijão completo. Assim, uma dona de casa pode ser levada a migrar para o carvão, a lenha e o álcool, correndo riscos e criando implicações para a saúde pública. Acidentes dessa natureza são frequentemente noticiados. A permissão do enchimento fracionado e a venda de botijões parcialmente cheios são analisadas", disse Odoni, em discurso.

Novas regras para o GLP devem ser discutidas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em uma reunião prevista para o final de agosto. "Acreditamos que poderemos votar uma resolução na reunião que está prevista para o final de agosto, mas os técnicos ainda estão estudando. E nós acreditamos que não só a redução do preço do GLP deverá ocorrer a curto e médio prazo, mas também novos processos para esse mercado, que foi citado pelo diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, de a pessoa poder fracionar, encher o botijão de gás com aquilo que lhe é conveniente", disse o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Além do fracionamento do gás de cozinha, o governo quer permitir o enchimento do mesmo botijão por diferentes marcas, o que é proibido. "Mesmo em condições seguras, não é permitido o engarrafamento de botijões de uma marca distinta da estampada no vasilhame. A troca dos botijões entre as distribuidoras gera custos adicionais de logística. Está em estudo a liberação do botijão sem marca e o enchimento de vasilhames de outras marcas", revelou Décio Odoni.

Outra mudança pode ser a opção de o consumidor levar o botijão de gás vazio diretamente para locais de enchimento, sem precisar devolver o vasilhame e pagar pelo volume residual que permanece no recipiente ao final do uso.





Blog do BILL NOTICIAS

Adalberto Cavalcanti se reencontra com a politica, contempla varias cidades de PE com equipamentos agrícolas e vai a luta. Evento é neste sábado(27) em Afrânio-PE

  Via:Vinicius de Santana

O ex-deputado Adalberto Cavalcanti, comunicou aos seus amigos e correligionários, que neste dia 27 de julho, sábado vindouro, entregará na cidade de Afrânio, vários equipamentos, implementos agrícolas, tratores, retroescavadeira, canos para irrigação, cisternas e autorizações para a instalação de poços tubulares e limpeza de barragens, tudo isso, fruto ainda de suas emendas parlamentares, quando foi Deputado Federal.
Veja a relação de tudo que Adalberto Cavalcanti entregará neste sábado(27) em Afrânio, contemplando várias cidades pernambucanas, inclusive Afrânio-PE.

– 01 retroescavadeira;
– 10 tratores de pneus;
– 10 arados;
– 05 caçambas de tratores;
– 1.345 caixas de 3.000 mil litros para os agricultores;
– 120 poços tubulares com bomba manual;
– 120 cisternas de 15.000 mil litros de polietileno;
– 1.800 mil metros de canos de 50mm, e autorização para limpeza de 207 barragens.
Voltando as atividades políticas depois que não logrou êxito na renovação do seu mandado como Deputado Federal na Câmara, Adalberto Cavalcanti ainda não definiu qual será a sua missão em 2020. Apesar das conversas e fofocas que já tomam o sentimento dos Afranienses, a grande expectativa é a confirmação de sua candidatura a Prefeito do município, que ele já dirigiu por duas vezes seguidas e ainda elegeu a sua esposa, Lucia Mariano, para também se administradora do município.
Acredita-se que depois de seu reaparecimento, entregando vários equipamentos agrícolas e autorizando várias ações em diversos municípios de Pernambuco, o ex-deputado comece a sinalizar a vontade de se reencontrar com a política local, colocando-se  ou não à disposição dos eleitores para ser candidato a Prefeito de Afrânio. Aguardem novas informações.


Blog do BILL NOTICIAS

TRAGÉDIA - Fortes chuvas deixam ao menos 11 mortos na RMR, segundo Bombeiros

  Por: Diario de Pernambuco
Um homem morreu no Córrego do Curió, em Dois Unidos, Zona Norte do Recife, após deslizamento de barreira. Foto: Peu Ricardo/DP.
Um homem morreu no Córrego do Curió, em Dois Unidos, Zona Norte do Recife, após deslizamento de barreira. Foto: Peu Ricardo/DP.

Nove pessoas morreram na madrugada desta quarta-feira (24) após o deslizamento de barreiras e queda de árvore ocasionados pelas fortes chuvas. As vítimas são dos bairros de Dois Unidos e Passarinho, Zona Norte do Recife, Águas Compridas e Alto do Sol Nascente, em Olinda e Caetés, em Abreu e Lima. 

Na capital pernambucana, uma morte aconteceu no Córrego do Curió, em Dois Unidos. Uma árvore caiu e atingiu uma casa. O morador, ainda não identificado, morreu. O corpo da vítima foi recolhido por volta das 10h desta quarta pelo Instituto de Medicina Legal (IML). A esposa do homem que morreu teve ferimentos e foi socorrida, na madrugada. Ela foi levada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A Defesa Civil do Recife está no local, pois outras casas estão ameaçadas na área atingida. Outras duas mortes foram confirmadas pela Prefeitura do Recife na Rua Ageu, bairro do Passarinho.

Em Olinda, os óbitos foram registrados em Águas Compridas, onde a idosa Iraci Maria da Conceição, 78, morreu, e no Alto do Sol Nascente. Na Rua General Sampaio, em Caixa D'água, em Olinda, o Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e moradores da localidade resgataram com vida duas crianças, de 6 e 5 anos, e dois adultos.


No bairro de Caetés, em Abreu e Lima, quatro pessoas morreram. Uma pessoa foi retirada com vida da área. De acordo com o Corpo de Bombeiros, mãe e filha foram retiradas do local do deslizamento. Ariana, 39 anos, foi encontrada consciente. Já Mariana, 19, foi retirada viva, mas não resistiu e morreu. A mãe foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada ao Hospital Miguel Arraes, em Paulista.  

Além de Mariana, morreram no deslizamento Luiz Henrique, de 15 anos, e um homem identificado como Dalmir, de aproximadamente 50 anos. Equipes de busca do Corpo de Bombeiros ainda estão no local em busca de mais duas pessoas soterradas. Estão desaparecidos Salviano, pai de Mariana e marido de Ariana. Maria Eduarda, que está grávida e tem 21 anos, foi encontrada morta. 

Ontem, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta para a possibilidade de continuidade de chuvas moderadas a fortes no Recife. A previsão é válida para as próximas 24 horas. A Defesa Civil do Recife informou que mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800-081-3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24 horas. A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros.






Blog do BILL NOTICIAS

CHUVAS - Olinda declara situação de emergência em decorrência das chuvas

  O alerta foi divulgado na tarde desta quarta-feira (24)

 Por: Portal FolhaPE
Chuvas provocam transtornos e alagamentos em Olinda
Chuvas provocam transtornos e alagamentos em OlindaFoto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Após as fortes chuvas registradas em Olinda nesta quarta-feira (24), a prefeitura declarou situação de emergência na cidade. Entre as medidas contidas no documento, fica autorizada a entrada em casas para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação de pessoas de áreas de risco. 

Em dia de fortes chuvas, houve duas mortes em Olinda, destruição de vias, alagamentos e deslizamentos de barreiras, que provocaram vários transtornos à população. Haverá a convocação de voluntários para reforçar as ações de emergência. 
Um gabinete de crise foi instaurado pelo prefeito, com o vice e representantes de todas as secretarias municipais, todos estão trabalhando em conjunto com a Defesa Civil para minimizar os efeitos das chuvas .




Blog do BILL NOTICIAS

IF Sertão- PE campus Petrolina lança edital para programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

   Via:Carlos Britto

O campus Petrolina do IF Sertão-PE publicou, nessa terça-feira (23), o edital nº 19/2019, que se refere ao processo seletivo para os cursos de Operador de Computador, Eletricista Predial e Mestre de Obras, na modalidade  Formação Inicial e Continuada, integrado ao Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (Proeja FIC).
As 105 vagas oferecidas são destinadas a candidatos que tenham idade mínima de 18 anos, tenham concluído o 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e desejem realizar o Ensino Médio com a qualificação profissional.
As inscrições acontecem de 23 de julho a 06 de agosto, através do endereço eletrônico ou junto à comissão, no campus Petrolina, localizado na Rua Maria Luiza de Araújo Gomes Cabral s/nº, Bairro João de Deus, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Para ter acesso ao sistema de inscrição, o candidato precisa realizar cadastro prévio.
Estudantes de escolas públicas, candidatos com deficiência e o grupo PPI (Pretos, Pardos e Indígenas) podem concorrer pelo sistema de cotas ou reserva de vagas. O resultado preliminar da seleção tem data prevista para o dia 11, e o resultado final, para o dia 20 de agosto. As aulas terão início no dia 29 de agosto, no turno da noite (das 19h às 22h).


Blog do BILL NOTICIAS

ILEGALIDADE PRF- interroga professores que organizam atos às vésperas de ida de Bolsonaro a Manaus

  Por: Ed. de Política
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Às vésperas da visita de Jair Bolsonaro a Manaus (AM), policiais rodoviários federais armados realizaram intervenção em reunião de professores sindicalizados que preparavam manifestações contra o presidente. Os três agentes foram ao local do encontro perguntar quem eram os organizadores dos atos.
 
Relatos de indignação foram compartilhados por participantes em redes sociais e revelados ao portal UOL por dois professores, que enviaram fotos da ação. Procurada, a PRF não respondeu qual a motivação ou o embasamento legal da operação.
 
"Eu havia acabado de sair da sala para beber água e me deparei com os policiais e a ponta de uma metralhadora. Cheguei a pensar que eles eram do sindicato dos policiais e de repente estavam ali para aderir ao movimento. Fomos falar com eles e eles falaram que estavam cumprindo ordem do Exército Brasileiro", declarou o professor de história Yann Ivannovick, que também é presidente da Frente Brasil Popular no Amazonas.
 
Segundo o acadêmico, a reunião estava prevista para iniciar às 17h na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Educação no Amazonas (Sinteam), no centro de Manaus. Meia hora antes, às 16h30, ele relata que os policiais chegaram ao local e afirmaram que acompanhariam a reunião.
 
O professor disse que explicou aos policiais que o ato era pacífico e teria como pauta manifestações contrárias ao "desmonte da educação", "pela defesa da Amazônia e da Zona Franca de Manaus".
 
"Disse aos policiais que o que eles estavam fazendo na sede do sindicato era um ato atípico. E eles responderam que, para eles, o que nós estávamos fazendo é que era atípico", relata. 
 
Segundo relato dos professores, os policiais entraram numa das salas do sindicato e passaram cerca de 30 minutos interrogando sobre o ato e seus organizadores. "Foram cordiais. Nós dissemos que aquela ação não era normal e que iríamos falar sobre isso nas nossas redes sociais, e eles riram", declarou Yann.
 
A reunião para organização das manifestações contrárias ao governo ocorreu depois da saída dos policiais.
 
Também presente no evento, o professor Gilberto Ferreira, diretor do Sinteam, contou versão semelhante. "Eles disseram que vieram a mando do Exército Brasileiro e foram gentis. Nós também", afirmou. O educador classificou o fato como "um retorno dos momentos que uma manifestação pacífica tem que estar acuada pelas Forças Armadas".
Procurada, a assessoria de comunicação do Comando Militar da Amazônia negou que tenha determinado a diligência no sindicato. 
 
"O Comando Militar da Amazônia desconhece a realização da suposta reunião, bem como não reconhece qualquer ordem oriunda de suas Unidades para tal. Cabe destacar que, o Exército Brasileiro atua com base nos princípios da legalidade, estabilidade e legitimidade", disse, em nota, a instituição. 
 
A assessoria de comunicação da Polícia Rodoviária Federal, seccional Amazonas, não foi localizada pelo UOL. 




Blog do BILL NOTICIAS

Saques do FGTS poderão ser feitos a partir de setembro deste ano

O governo elaborou um cronograma de liberação de saques que durará seis meses: entre setembro de 2019 
e março de 2020
  Por: Folhapress
Paulo Guedes
Paulo GuedesFoto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Foi assinada nesta quarta-feira a Medida Provisória que permite os saques de contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que deverão ter início em setembro.

O governo elaborou um cronograma de liberação de saques que durará seis meses: entre setembro de 2019 e março de 2020.No total, a MP permitirá no total saques de R$ 63,2 bilhões, sendo R$ 23,2 bi de PIS/Pasep e R$ 40 bi de contas do FGTS, valor que ficou R$ 2 bi abaixo da previsão dada pelo ministro Paulo Guedes (Economia).

O texto foi assinado por Bolsonaro em cerimônia no Palácio do Planalto, com a participação de ministros sob o slogan "Saque certo" com o uso de um cifrão na letra "S".O limite máximo de saque deverá ser de R$ 500 para cada conta do trabalhador neste ano. A partir de 2020, será liberado um percentual sobre o saldo da conta no mês de aniversário do trabalhador. Quanto menor for o saldo, maior percentual do saque, que poderá variar de 5% a 50% do total.
O governo decidiu que a medida de flexibilização de saques do FGTS vai dar ao trabalhador a possibilidade de sacar recursos anualmente, e não apenas uma vez, como foi feito em gestões anteriores.O anúncio ocorre com uma semana de atraso em relação à previsão inicial dada pelo governo.

A mudança de planos ocorreu depois de pressão do setor de construção civil. Como o FGTS financia o programa Minha Casa Minha Vida, empresários manifestaram ao Palácio do Planalto receios sobre um eventual corte de recursos.

Antes da MP, os saques eram limitados a algumas situações como demissão sem justa causa, doenças graves, compra do primeiro imóvel ou morte.Com as mudanças, as demais regras ficam válidas, mas o trabalhador que aderir ao saque anual não poderá mais retirar o saldo em caso de demissão em justa causa.Mesmo que o trabalhador opte pelo saque anual, ele não será impedido de receber multa de 40% caso seja demitido sem justa causa.

Também será possível ao titular da conta usar o saldo em conta como garantia para operações de crédito contratadas com instituições financeiras. Com essa medida, diz o governo, os trabalhadores terão acesso a crédito com taxas de juros mais atraentes.

O governo também vai liberar com a medida provisória assinada hoje o saque integral das contas do PIS/Pasep. As retiradas poderão acontecer a partir do dia 1º de setembro.No caso de falecimento do titular, o valor poderá ser sacado pelos dependentes ou pelos sucessores, sem necessidade de inventário.
A medida afeta quem trabalhou e efetuou recolhimentos ao fundo até outubro de 1988. O saque pode ser feito sem data limite.

O PIS/Pasep é resultado de uma unificação dos fundos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).Hoje, segundo o governo, há no fundo R$ 23,2 bilhões. Potencialmente, o saque do PIS/Pasep poderá beneficiar um grupo de 11,7 milhões de trabalhadores que ainda têm valores em conta.




Blog do BILL NOTICIAS

"Hacker" delata e diz que repassou dados de Moro ao The Intercept



Walter Delgatti Neto, considerado o líder do grupo preso ontem, confirmou à Polícia Federal ter sido responsável pela invasão dos celulares de Sergio Moro, Deltan Dallagnol e outras centenas de autoridades dos três poderes.
A informação foi divulgada pelo site O Antagonista, alinhado à Lava Jato. Segundo o site, Walter Delgatti permitiu que a PF tivesse acesso a todos os seus arquivos armazenados em nuvem e confirmou aos investigadores que o material divulgado pelo Intercept é fruto do ataque cibernético.
De acordo com a jornalista Bela Megale, do jornal O Globo, que também divulgou que Walter Delgatti confessou o crime, ele foi primeiro dos quatro presos a depor. Delgatti falou à PF na noite de ontem, quando a operação foi deflagrada. Nesta tarde, estão deponto o  casal Gustavo Santos e Suellen Priscila de Oliveira.
Leia sequência de tweets do jornalista Leonardo Attuch sobre o assunto:
Leia também reportagem da Reuters sobre o asssunto:
Juiz vê indícios de que suspeitos receberam dinheiro para hackear Moro
SÃO PAULO (Reuters) - Três homens e uma mulher presos pela Polícia Federal na terça-feira podem ter recebido de dinheiro de uma outra pessoa para hackearem o ministro da Justiça, Sergio Moro, um desembargador, um juiz federal e dois delegados da Polícia Federal, mostrou a decisão do juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, que determinou a prisão temporária dos suspeitos.
As prisões aconteceram em São Paulo, Araraquara (SP) e Ribeirão Preto (SP), de acordo com a decisão de prender os suspeitos por cinco dias. Também foram determinadas buscas e apreensões em endereços ligados aos suspeitos, além da quebra de sigilos telemáticos e bancários dos quatro.
Na decisão, datada do dia 19 de julho, Vallisney apontou que as investigações indicam renda mensal incompatível com o volume de recursos movimentados por dois dos suspeitos, o que pode sinalizar que outras pessoas patrocinaram os ataques cibernéticos contra autoridades.
Um dos suspeitos teria cadastrado renda mensal de 2.866 reais no banco que opera e, ao mesmo tempo, movimentado entre abril e junho 424 mil reais. A mulher suspeita, por sua vez, cadastrou renda mensal de 2.192 reais e movimentou entre março e maio 203.560 reais.
Para o juiz, essa incompatibilidade justifica aceitar o pedido de quebra de sigilo bancário dos suspeitos.
“Faz-se necessário realizar o rastreamento dos recursos recebidos ou movimentados pelos investigados e de averiguar eventuais patrocinadores das invasões ilegais dos dispositivos informáticos (smartphones)”, disse o juiz.
Além de Moro, também foram alvos de ataques cibernéticos, de acordo com a decisão, o desembargador Abel Gomes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2); o juiz federal Flávio Lucas, da 18ª Vara Federal do Rio de Janeiro; e os delegados da Polícia Federal Rafael Fernandes, lotado na Superintendência Regional da PF em São Paulo, e Flávio Vieitez Reis, da delegacia da Polícia Federal em Campinas (SP).
“Com efeito, há fortes indícios de que os investigados integram organização criminosa para a prática de crimes e se uniram para violar o sigilo telefônico de diversas autoridades públicas brasileiras via invasão do aplicativo Telegram”, disse Vallisney em sua decisão.
“As prisões temporárias dos investigados são essenciais para colheita de prova que por outro meio não se obteria, porque é feita a partir da segregação e cessação de atividades e comunicação dos possíveis integrantes da organização criminosa, podendo-se com isso partir-se, sendo o caso, para provas contra outros membros da organização e colheita de depoimentos de testemunhos sem a influência ou interferência prejudicial dos indiciados.”
Na decisão, o juiz não cita que os suspeitos teriam hackeado o telefone do coordenador da Lava Jato em Curitiba, procurador da República Deltan Dallagnol.
Supostas mensagens que teriam sido trocadas entre Moro e Dallagnol foram publicadas pelo site The Intercept Brasil e indicariam uma colaboração entre o ministro, à época das mensagens juiz responsável pelos processos da operação Lava Jato em Curitiba, e os procuradores.
Moro e Dallagnol negam quaisquer irregularidades e afirmam que as alegadas mensagens, cuja autenticidade não reconhecem, foram obtidos por meio da atuação criminosa de um hacker, assim como terem sido alvo de adulterações e edições.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...