quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Candidatos a bolsas em instituição particular podem fazer a inscrição até sexta-feira, dia 3


Resultado de imagem para PROUNI

Morador do Distrito Federal, Stuart Figueiredo é bolsista integral do Programa Universidade para Todos (ProUni), em curso de jornalismo. O estudante, o primeiro de sua família a ingressar em uma faculdade, aconselha outros jovens a seguirem seu exemplo. “Estou realizando esse sonho. Eu não tinha condições, de nenhuma forma, de custear meus estudos. [Agora] estou fotografando profissionalmente e já enxergo essa vida para mim, pois trabalhar com o que gosto não tem preço”, conta o estudante.

As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre deste ano tiveram início na segunda-feira, 31 de janeiro, e terminam às 23h59 (horário de Brasília) de sexta-feira, 3.
No total, 214.110 bolsas de estudos estão disponíveis a estudantes de todo o país. O número é o maior desde a criação do programa, em 2004, e representa crescimento de aproximadamente 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram oferecidas 203.602 bolsas.
Do total de bolsas ofertadas, 103.719 são integrais e 110.391, parciais — o governo federal cobre 50% da mensalidade.
Critérios — Podem concorrer às bolsas os estudantes que não tenham diploma de curso superior, que tenham alcançado o mínimo de 450 pontos nas provas objetivas do Enem e obtido nota na prova de redação que não seja zero; tenham cursado o ensino médio em escola pública ou, na condição de bolsista integral, na rede particular. É necessário ainda comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial. Também podem participar pessoas com deficiência e professores do magistério da rede pública que integrem o quadro permanente de instituição de ensino.
A seleção dos candidatos, com base nas notas do Enem, alinha inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhor desempenho acadêmico. O programa já atendeu, desde sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2016, mais de 1,9 milhão de estudantes — 70% com bolsas integrais. O processo de seleção ocorre duas vezes por ano.
Para acesso ao processo seletivo, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. É possível escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. As vagas podem ser consultadas na página eletrônica do programa, por curso, instituição ou município.(Assessoria de Comunicação Social/MEC).

Blog do BILL NOTICIAS 

PMs e bombeiros organizam ato público em frente à Assembleia Legislativa

Categoria, em operação padrão há cerca de dois meses, aguardam discussão do projeto de lei do Executivo para definir o reajuste salarial
Bancada de oposição da Alepe reuniu-se com membros das associações de policiais e bombeiros militares. Foto: Divulgação
Bancada de oposição da Alepe reuniu-se com membros das associações de policiais e bombeiros militares. Foto: Divulgação

Os policiais e bombeiros militares de Pernambuco organizam um ato público para a manhã desta quinta-feira. A categoria, que realiza operação padrão há cerca de dois meses, pretende se concentrar a partir das 10h em frente à Assem­­­bleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Com o início do ano legislativo, os militares aguardam a discussão do projeto de lei do Exe­­­cutivo para definir o reajuste salarial. A classe pede a equiparação salarial com a Polícia Civil e subsídios.
Nesta quarta-feira, a Procuradoria de Justiça Militar no Recife divulgou uma recomendação para que as associações militares não realizem assembleia que inci­­te a deflagração de paralisações ou greve. A medida também é direcionada aos comandos da PM e dos bombeiros, para que previnam ou reprimam operações que impactem a segurança pública.

Em reunião realizada com deputados da bancada de opo­­­sição na Alepe, representantes de associações foram informados de que, até o momento, não foram apresentados percentuais para votação dos deputados. Na ocasião, as entidades queixaram-se ainda por não terem participado das nego­­­ciações, que teriam sido realizadas pelos comandantes das corporações. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), os números ainda estão sendo fechados e serão enviados à Assembleia Legislativa até o final desta semana.(DP).

Blog do BILL NOTICIAS

Estudante vai ao Inep e descobre que não tirou nota máxima na redação

ENEM
um absurdo!

Ela perdeu o prazo de inscrição no Sisu e, quando foi ao Inep, descobriu que sua nota na redação não era a máxima, mas sim 460
Gabriela e a mãe registraram um Boletim de Ocorrência contra o Inep. Foto: Helio MontFerre/Esp CB/D.A Press
Gabriela e a mãe registraram um Boletim de Ocorrência contra o Inep. Foto: Helio MontFerre/Esp CB/D.A Press


A aluna de Ceilândia, no Distrito Federal, que estampou os jornais nas últimas semanas por ter tirado nota máxima na redação do Enem ficou em desespero após perder o prazo de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por não conseguir acessar o portal. A situação piorou quando ela foi ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e descobriu que sua nota, na realidade, é muito inferior.

O drama de Gabriela de Souza Ribeiro, de 17 anos, não é isolado. Muitos estudantes reclamaram das dificuldades em acessar o site do Sisu. No caso de Gabriela, por exemplo, o portal apontava que a senha utilizada era inválida. Ela esperava que os 1.000 pontos na redação e a média de 820 nas demais disciplinas fossem garantir uma vaga no curso de medicina da Universidade de Brasília (UnB). 

Com o fim do prazo, no domingo (29/1), ela e a mãe, a diarista Cleonice Pereira de Souza, foram até o Inep para resolver o impasse. Lá, as duas foram informadas que o número de inscrição que a aluna estava usando não existia, e que na realidade ela havia tirado 460 pontos na redação e 480 como média nas demais disciplinas.

Elas foram à 23ª Delegacia de Polícia, no setor P sul, para registrar um Boletim de Ocorrência. Apesar das redes sociais estarem repletas de suspeitas da ação de hackers e possíveis alterações nas opções de curso e universidade dos candidatos, a jovem não acredita que esse tenha sido seu caso. "Eu acho que pode ter havido uma falha no sistema", desabafa Gabriela, que reclama que o Inep não contestou as notícias divulgadas sobre a sua nota máxima na prova de redação do Enem.

O Inep informou que o sistema não reconhece o número de inscrição apresentado pela aluna, e que as notas não são verdadeiras. Os documentos referentes ao real número de inscrição da candidata e seu resultado na prova do Enem foram entregues à Gabriela.

Outros casos
Gabriela não foi a única aluna que teve problemas com o Sisu. Estudantes de diversas partes do Brasil reportaram problemas para acessar o portal. Manuela Carvalho, por exemplo, que mora em Uberaba (MG), queria fazer um curso na área de ciências biológicas. Quando entrou no site, viu que já havia sido feita a opção de cursos: Educação Física, em uma universidade no estado do Maranhão. "O mínimo que se espera do MEC e do Inep é que eles melhorem a segurança do site na troca de senhas, pois a falha está ali", diz ela.

Como funciona a recuperação de senhas
Quando alguém esquece a senha que usa para acessar o sistema do Sisu, é necessário fornecer algumas informações como data de nascimento, nome da mãe e número do CPF. O sistema não emite a confirmação de alteração por e-mail ou via celular.

Outro lado
O Ministério da Educação (MEC) diz que não houve ataques no site e nega indícios de acessos indevidos às informações de estudantes cadastrados. O órgão ainda informa que, se houver registro de qualquer caso específico de violação de dados, as informações serão enviadas à Polícia Federal para investigação.(DP).

Blog do BILL NOTICIAS




“Ele está de parabéns é um ótimo mentiroso”, diz sementeira demitida sobre prefeito Miguel


Centenas de trabalhadoras do Programa de educação Infantil Nova Semente em Petrolina,  receberam uma triste notícia nesta quarta-feira, 1 de fevereiro. Elas foram convocadas pela prefeitura a comparecerem a sede do Petrape (Pequenos Trabalhadores de Petrolina), para assinar uma carta de demissão do Programa.
A reportagem do Blog do Banana foi acionada pelas sementeiras demitidas e conferiu de perto a dor das trabalhadoras que criticam o novo formato imprimido no inicio da gestão do Prefeito Miguel Coelho do PSB.
Informações dão conta que só nesta quarta, cerca de mil sementeiras foram desligadas do Programa de Educação Infantil de Petrolina, uma delas é Maria Jacira, ela conta que trabalhava no Nova Semente desde 8 de março de 2013, e recebeu a informação do desemprego com muita tristeza.
“Na campanha política ele (Miguel) foi até minha residência mais o pai dele (senador Fernando Bezerra), conversaram com minha família meu avô de 101 anos bem como, minha mãe de 73. E na programação dele não havia demissão. Então teve esse demissão em massa como muito tempo atrás o pai dele também fez”, criticou a sementeira demitida.
Maria Jacira disse ainda que esperava mais do Governo Novo Tempo e ressaltou que a mensagem ao prefeito Miguel em nome das sementeiras nesse momento de desemprego é que. “Ele está de parabéns porque é um ótimo mentiroso”, declarou.(Por: Banana).

Blog do BILL NOTICIAS

A revolução cultural usando o Frevo e o Baião

luiz-gonzaga-em-desfile-de-escola-de-samba

*Ney Vital – Jornalista
O aniversário de cem anos do frevo foi em 2007. O centenário de Luiz Gonzaga Rei do Baião em 2012. Dominguinhos, Sivuca e Jackson do Pandeiro valorizavam o Frevo.
O frevo possui o título de patrimônio cultural e imaterial da humanidade. Usando riqueza de ritmo, harmonia e melodia Luiz Gonzaga ainda no início de sua trajetória musical, poucos sabem, divulgou e cantava Frevo.
Em 1946 gravou “Cai no Frevo”. Detalhe: usou sua majestosa sanfona. Puxou a sanfona também no Frevo “Quer Ir mais Eu?”, este regravado várias vezes até os dias de hoje e executado pelas orquestras de frevos nas ruas e bailes Brasil afora.
Luiz Gonzaga gravou nos ano 80 “Bia no Frevo” e “Forrobodó Cigano”. Homenageou o genial Capiba, tocando o frevo “Ao mestre com carinho”.
Luiz Gonzaga em parceria com João Silva, já no final da carreira, anos 80, grava “Arrasta Frevo”. Ainda Na seara do carnaval o Rei do Baião  participou do primeiro forró trio-eletrizado junto com Dôdo e Osmar, Instrumento Bom. Viva a Bahia.
Toda esta trajetória faz Luiz Gonzaga atual…basta ouvir a letra de “Eu quero dinheiro, saúde e mulher. É isto mesmo e vice e versa Mulher Saúde e Dinheiro e o resto é conversa. Eu quero ser deputado, senador, vereador. Eu quero ser um
troço qualquer para mais fácil arranjar Dinheiro Saúde e Mulher”…
Impressionante, visionário, Luiz Gonzaga, gravou essa façanha em marcha-frevo no ano de 1947.
Como se vê, o frevo deveria sempre ficar em alta. O frevo e o baião deveriam ser tocados nas Rádio o ano inteiro. Mas frevo para quê? Por que frevo? Para que Baião? Por que Baião?
A resposta está na conexão de estudos e reflexões sobre a cultura brasileira que conduzindo-me à constatação: vivemos num país que reluta em aceitar-se integralmente. Não se valoriza o Frevo e o Baião!
O frevo e o baião são duas representações simbólicas mais bem-acabadas e representativas que o povo brasileiro construiu. Assim como o samba, o choro, uma entidade cuja imaterial capaz de realizar mais  uma revolução cultural se tivermos a suficiente compreensão do seu significado e alcance sociocultural.(Vin. de Santana).
Blog do BILL NOTICIAS

No senado, Fernando Bezerra é eleito novo líder do PSB por unanimidade

16387930_628330444034455_6310265346159592239_n

Brasília, 1º/02/17 – Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) foi eleito por unanimidade, nesta quarta-feira (1º), novo líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Senado. A escolha do pernambucano para representar o PSB na Casa foi confirmada pelos seis colegas da legenda: Antônio Carlos Valadares (SE), Lúcia Vânia (GO), Lídice da Mata (BA), João Capiberibe (AP), Romário (RJ) e Roberto Rocha (MA).
Natural de Petrolina (PE), Fernando Bezerra tem quase 40 anos de vida pública. Na política, elegeu-se deputado federal por duas vezes, deputado estadual e senador. Entre as principais funções administrativas que ocupou, Bezerra Coelho foi prefeito de Petrolina por três vezes; secretário da Casa Civil do Governo do Estado de Pernambuco, de Desenvolvimento Econômico e de Agricultura; presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape e ministro da Integração Nacional. (Vinicius de Santana).

Blog do BILL NOTICIAS

Ministério Público recomenda ao prefeito de Belém do São francisco que evite despesas com carnaval enquanto houver débitos de salários atrasados


O Ministério Público de Pernambuco recomendou ao prefeito de Belém de São Francisco, Licínio Antônio Lustosa Roriz, que não realize gastos com o carnaval de 2017 utilizando recursos do município enquanto a folha de pessoal do município estiver em atraso. De acordo com a promotora de Justiça Evânia Cíntian de Aguiar Pereira, chegou ao conhecimento do MPPE que, no período entre 24 a 28 de fevereiro de 2017, serão realizados shows no município, porém a folha de pagamento do mês de dezembro de 2016, da parte dos servidores efetivos e inativos do executivo municipal, se encontra em situação de atraso.
Caso sejam realizadas festas carnavalescas, a prefeitura deverá informar à promotoria de Justiça de Belém de São Francisco quanto à origem dos recursos empregados na estrutura festiva, com individualização dos pagamentos a serem feitos relativamente ao palco, banda, iluminação, som, segurança, banheiros químicos, demais prestadores de serviços da organização dos eventos etc, encaminhando os documentos comprobatórios, inclusive, contendo o número e cópia de eventual emenda parlamentar que repasse verba para realização dos eventos.
O prefeito tinha até o dia 31 de janeiro para informar ao Ministério Público quanto ao acatamento da recomendação, bem como as providências adotadas no intuito de se lhe dar cumprimento. (MPPE). (Ede. Alves).

Blog do BILL NOTICIAS

Petrolina será pioneira em velocidade de internet ultra banda larga


Em reunião com representantes da operadora Vivo, na tarde desta quarta-feira (01), o prefeito Miguel Coelho negociou a implantação de internet ultra banda larga em Petrolina. O projeto vai garantir até 300 megabytes por segundo de velocidade e deve estar à disposição da população em dezembro.
Na conversa com os representantes da Vivo, Miguel garantiu agilizar os trâmites e a burocracia municipal para o início da instalação dos cabos de fibra ótica. “Petrolina é uma cidade conhecida pelo seu pioneirismo e busca por desenvolvimento. Sendo assim, não poderíamos deixar passar essa oportunidade de trazer uma internet de ponta e propiciar não apenas maior velocidade no serviço para a população mas ser referência nesse tipo de tecnologia em nossa região”, destacou o prefeito após encontro.
O projeto de internet ultra banda larga é pioneiro em Pernambuco e só está previsto para 19 cidades brasileiras neste ano. Atualmente, a média de velocidade na região do Vale do São Francisco é de 2 a 12 megabytes por segundo.(Edenevaldo Alves).

Blog do BILL NOTICIAS

Eunício Oliveira (PMDB-CE) é eleito o novo presidente do Senado


O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) foi eleito há pouco presidente do Senado Federal para o biênio 2017/2018. Eunício teve 61 votos e venceu o senador José Medeiros (PSD-MT), que conquistou o apoio de 10 senadores e dez senadores votaram em branco.
A eleição confirmou o favoritismo do peemedebista e confere ao PMDB um domínio de 12 anos no comando da Casa. Eunício substitui o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no cargo. Calheiros passará a ocupar a liderança do partido na Casa, cargo antes ocupado por Eunício.
A sessão deveria ter começado às 16h, mas só teve início às 17h35 porque os líderes partidários fizeram longas reuniões para definir a ocupação dos demais cargos da Mesa Diretora, conforme a regra da proporcionalidade das legendas.
Por enquanto, há acordo para os primeiros cargos da Mesa. Assim, a 1ª Vice-Presidência será ocupada por Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), a 2ª Vice-Presidência será de João Alberto Souza (PMDB-MA) e a 1ª Secretaria ficará com José Pimentel (PT-CE). Há ainda impasse sobre a situação das segunda, terceira e quarta secretarias. (EBC).

Blog do BILL NOTICIAS

Armando Monteiro assume liderança do PTB no Senado


O senador Armando Monteiro assume, nesta quarta-feira (1º), a liderança do PTB na Casa Alta. A indicação do pernambucano para liderança do partido foi estimulada por companheiros de bancada e por integrantes do Bloco Moderador. Além dos petebistas, o colegiado é formado pelas legendas PR, PSC, PRB e PTC. Armando substitui o colega Elmano Ferrer (PI).
Armando assume a função no Senado para o biênio 2017-2018 e terá papel importante nas discussões e negociações da pauta de projetos da Casa para votações de propostas que impactam diretamente a vida dos brasileiros. Além do líder pernambucano, os senadores Thieres Pinto (RR) e Zeze Perrella (MG) formam a bancada do PTB na Casa Alta.
“Fui estimulado pelos companheiros do PTB e também do bloco que compomos, o Bloco Moderador, a assumir a liderança do partido. Aceitei como uma convocação, sobretudo nessa fase em que vive o País, com uma agenda legislativa carregada de temas importantes, que exigem a dedicação de todos os senadores”, afirma Armando Monteiro. (DP).

Blog do BILL NOTICIAS

Agência Municipal do Meio Ambiente flagra corte irregular de árvore em Petrolina


Rua 18, do bairro Alto do Cocar, zona leste de Petrolina. Foi lá que populares informaram à Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) que uma árvore estaria sendo cortada sem a devida autorização. Imediatamente, uma equipe de fiscais foi enviada ao local e, infelizmente, acabou constatando a irregularidade. O autor foi identificado como um carroceiro que realizou o corte à pedido do dono da casa localizada em frente à árvore, popularmente conhecida como “nim”. Os dois foram autuados pela lei de crimes ambientais (6.514/2008) e agora vão ter que pagar uma multa que varia de R$ 100,00 a R$ 1000,00.
AJUDA DA POPULAÇÃO
Esse trabalho só foi possível graças a ajuda da população que denunciou a ação irregular. Dessa forma, a AMMA pede a ajuda das pessoas no que diz respeito ao trabalho de fiscalização, ao mesmo tempo em que coloca novamente à disposição da população petrolinense telefones para denúncias. Basta ligar para (87) 3861-4382 ou (87) 3866-2779, das 8h às 13h.
AUTORIZAÇÃO
Danificar, queimar ou causar quaisquer prejuízos à árvores localizadas em logradouros públicos contraria a lei de crimes ambientais que além de multa, aponta como possível punição detenção de 3 meses a 1 ano. Para evitar penalidades, a AMMA orienta que uma autorização seja solicitada. Somente após a análise e expedição do documento de concessão pela agência é que se pode realizar poda ou corte de árvores.(Edenevaldo Alves).

Blog do BILL NOTICIAS

Com novo prazo, boleto vencido pode ser pago em qualquer banco a partir de julho


A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou, em nota, que a implantação da nova plataforma de cobrança dos boletos bancários, que estava prevista para valer a partir de março, foi prorrogada e terá início em julho. “As instituições optaram por postergar a primeira onda de validações de boletos a fim de garantir que o sistema já esteja integrado e sendo alimentado pelas plataformas de todos os bancos”, diz a entidade.
Pelo novo modelo, boletos bancários que tenham passado da data de vencimento poderão ser pagos em qualquer banco. A medida será implantada de forma escalonada e começará com os boletos de valor igual ou acima de R$ 50 mil, a partir do dia 10 de julho. Em dezembro de 2017, a mudança será estendida para boletos de qualquer valor, seguindo o cronograma divulgado pela Febraban.
A ação será possível devido a um novo sistema de liquidação e compensação para os boletos bancários criado pela federação em parceria com a rede bancária. O novo mecanismo deve reduzir as inconsistências de dados, evitar pagamento em duplicidade e permitir a identificação do CPF do pagador, facilitando o rastreamento de pagamentos e coibindo fraudes.
Segundo a Febraban, anualmente no Brasil são pagos cerca de 3,5 bilhões de boletos bancários de venda de produtos ou serviços. Todas as informações que obrigatoriamente devem constar no boleto (CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, nome e número do CPF ou CNPJ do pagador) vão continuar. O código de barras também permanece.
Quando o consumidor, seja pessoa física ou empresa, fizer o pagamento de um boleto vencido, haverá uma consulta ao novo sistema para checar as informações. “Se os dados do boleto que estiver sendo pago coincidirem com aqueles que constam no sistema, a operação é validada. Se houver divergência de informações, o pagamento não será autorizado e o consumidor poderá fazer o pagamento exclusivamente no banco que emitiu a cobrança, uma vez que essa instituição terá condições de fazer as checagens necessárias”, informou a Federação Brasileira de Bancos. (EBC).

Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura e PM reforçam acordo para organização do trânsito


Em ato com a presença do prefeito Miguel Coelho, a Autarquia de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) e a Polícia Militar estreitaram as forças para melhorar o trânsito da cidade. O acordo de cooperação técnica entre os dois órgãos para a organização do tráfego foi reforçado na manhã desta quarta-feira (01) no Sest/Senat. Com a parceria, o efetivo para disciplinar o tráfego de Petrolina terá 98 agentes da PM e Ammpla.

No encontro, também foram discutidas novas diretrizes para melhorar a convivência e a segurança no trânsito. A prioridade repassada para o efetivo foi a educação e o respeito junto à população. "Esta parceria vai nos trazer bons resultados. Num passado recente, Petrolina já teve o terceiro melhor trânsito do Brasil não só pelas avenidas, mas principalmente pela educação e boa convivência entre agentes, motoristas e pedestres", frisou o prefeito às equipes.

O diretor da Ammpla, Geraldo Miranda, também defendeu a união dos órgãos de trânsito  como forma de Petrolina readquirir o status de referência no setor. "Iniciamos um novo ciclo para o trânsito de Petrolina. A sociedade espera de nós compromisso com um trânsito harmônico e com respeito e por isso é necessário mais do que nunca a educação." (foto: Ascom PMP/divulgação).



Blog do BILL NOTICIAS

Em clima amistoso, Miguel Coelho e Adalberto Cavalcanti reúnem-se na prefeitura


Adversários na campanha municipal do ano passado, o prefeito de Petrolina Miguel Coelho e o deputado federal Adalberto Cavalcanti viraram essa página. Os dois se reuniram no fim da tarde desta quarta-feira (1), no gabinete do prefeito. O encontro teve como pauta principal a captação de recursos por meio de emendas parlamentares do deputado para investimentos na cidade.
Após solicitar o apoio de Adalberto para trazer recursos para Petrolina, Miguel destacou o clima amistoso do encontro. “A campanha ficou para trás. Agora o que interessa é o futuro de Petrolina. Todo apoio que vier para ajudar a recuperar nossa cidade é bem-vindo e Adalberto demonstrou não apenas muito respeito, como também assumiu o compromisso de trazer emendas e investimentos para o povo de Petrolina”, afirmou.
A declaração do prefeito é emblemática. Adalberto, que já fez parte do grupo do senador Fernando Coelho (PSB), já vinha dando mostras que estaria disposto a uma reaproximação política do socialista. A reunião com Miguel pode ser o primeiro passo concreto nesse sentido. (foto: Ascom PMP/divulgação).

Blog do BILL NOTICIAS

Quadro clínico de Dona Marisa Letícia é considerado “irreversível”, diz médico


O quadro clínico da ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva é irreversível, segundo informou o cardiologista Roberto Kalil Filho na noite desta quarta-feira (1). Dona Marisa não tem mais fluxo cerebral, está sedada e respira com ajuda de aparelhos, de acordo com o médico. Ela está na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, acompanhada de familiares.
Na terça-feira (31/01), os médicos que a acompanham haviam retirado os sedativos que a mantinham em coma induzido desde semana passada. Kalil relatou que a ex-primeira-dama apresentou sinais de melhora no início do dia. O estado de saúde de dona Marisa piorou, no entanto, a partir das 16h desta quarta-feira, levando a equipe do Sírio a retomar a aplicação dos remédios.
Segundo o cardiologista, três motivos levaram à piora do estado de saúde da ex-primeira-dama. A inflamação e o edema causados pelo AVC não regrediram, a pressão intracraniana aumentou e houve vasoespasmos (contrações de vasos sanguíneos) no cérebro. Durante a noite, ela passou por um exame para avaliar o fluxo sanguíneo no cérebro. Os resultados mostraram uma circulação mínima de sangue.
Após visitar a família, o ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, disse que o momento é de oração:
“É um momento muito difícil. Mas temos que orar e entregar a Deus. O presidente Lula tem esperança, tem fé”, disse o ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho.
Outro petista que esteve no hospital no início da madrugada foi o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, que definiu a situação de dona Marisa como “muito grave”: “A situação é muito grave, muito grave. Agora tá nas mãos de Deus”.
Diagnóstico
Dona Marisa passou mal no apartamento em que mora em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, no início da tarde de 24 de janeiro. Ela foi levada a um pronto-socorro da cidade, de onde, após exames constatarem o AVC, foi transferida de ambulância para o Sírio-Libanês, na capital paulista. A ex-primeira-dama chegou consciente ao hospital por volta das 15h30 daquele dia.
Após passar por uma operação para estancar o sangramento no cérebro, dona Marisa foi conduzida à unidade de terapia intensiva (UTI), onde continua até esta quarta-feira. Segundo Kalil, o AVC foi causado pelo rompimento de um aneurisma que fora identificado dez anos atrás. O aneurisma é uma alteração em uma artéria do cérebro. Seu rompimento provoca sangramento e inflamação. (fonte: O Globo/foto: Pedro Kirilos/Agência O Globo).(Carlos Brito).

Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...