sábado, 29 de outubro de 2022

Lula avança na pesquisa Atlas e cresce após vencer debate na Globo

Ex-presidente registra 53,4% dos votos válidos, contra 46,6% de Jair Bolsonaro, diferença de 6,8 pontos

Lula no debate da Globo - 2º turno (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a distância de Jair Bolsonaro (PL) na disputa à presidência da República, de acordo com a pesquisa Atlas divulgada na tarde deste sábado (29), véspera da eleição de segundo turno.

Segundo o levantamento, Lula registrou 53,4% dos votos válidos, contra 46,6% de Bolsonaro. Na comparação entre as quatro pesquisas divulgadas em outubro, a diferença entre os candidatos cresceu de 4,8 pontos (13 de outubro), 6 (24 de outubro), 6,4 (27 de outubro) e agora 6,8 pontos.

Nos votos totais, Lula tem 52,4% das intenções de voto, contra 45,6% de Bolsonaro, sendo 1,9% de não sei/indeciso. A ampliação das distâncias nesses casos foi de 4.6; 5.8; 6.4 e 6.7.

A pesquisa foi feita com 7.500 respondentes, de 1.830 municípios, entre 26 e 29 de outubro. O levantamento é realizado pela metodologia de Recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. Registro no TSE: BR-04838/2022. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ipec: Lula tem 54% dos votos válidos, contra 46% de Bolsonaro

Levantamento foi feito entre quinta-feira (27) e sábado (29), já pegando parcialmente a percepção do debate na TV Globo

Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro (Foto: Reuters)

Pesquisa Ipec divulgada neste sábado (29), a última antes do segundo turno da eleição presidencial, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 54% dos votos válidos, contra 46% de Jair Bolsonaro (PL). 

O cenário é o mesmo da última pesquisa, divulgada em 24 de outubro.

O levantamento foi feito entre quinta-feira (27) e sábado (29), já pegando parcialmente a percepção do debate na TV Globo. A pesquisa foi encomendada pela emissora.

Foram entrevistadas 4.272 pessoas em 236 municípios entre quinta-feira (27) e sábado (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. 

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05256/12. 247.





BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula no debate: enviar uma mensagem de esperança ao povo para que compareça à urna para votar

Em entrevista na chegada à TV Globo, ex-presidente diz que vai mostrar ao povo que o Brasil tem jeito se for bem governado

(Foto: Reprodução)

Lula - Na chegada aos estúdios da TV Globo para o debate da noite desta sexta-feira (28/10), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que quer deixar uma mensagem de esperança para que o povo brasileiro compareça às urnas para voltar. “Mostrar ao povo brasileiro que esse país tem jeito na hora que for bem governado”, destacou.

 >>> Leia mais: Na chegada ao debate, Lula pede que população compareça às urnas (vídeo)

O ex-presidente chegou acompanhado das senadoras Simone Tebet (MDB-MS) e Eliziane Gama (Cidadania-MA) e da ex-ministra Marina Silva (Rede-SP). Na conversa com jornalistas, disse que volta ao governo para restabelecer a alegria e a esperança do povo.

“Tive o prazer de governar esse país num momento em que ele chegou a ser a sexta economia do mundo, em que as pessoas sorriam e eram alegres. Lembro que em 2008 a ONU fez uma pesquisa e o povo brasileiro era o mais alegre do mundo e era o que tinha mais esperança. Eu quero restabelecer isso e é isso que eu vou conversar com o povo”. Lula.


BLOG DO BILL NOTICIAS

'Bolsonaro não fez uma proposta para o futuro do Brasil e tem narrativa do derrotado', Simone Tebet

"Prefere usar o debate para provocações e acusações", disse a senadora Simone Tebet

Simone Tebet (Foto: Divulgação)


A senadora Simone Tebet (MDB) criticou a participação de Jair Bolsonaro (PL) no debate com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na noite desta sexta-feria (28). "Bolsonaro não fez uma proposta para o futuro do Brasil. Prefere usar o debate para provocações e acusações. É a narrativa do derrotado", disse Tebet. 247.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Bebianno: Carlos Bolsonaro é responsável por esquema de fake news (vídeo)

"A pressão que o Carlos Bolsonaro faz é tão grande que o presidente não consegue se contrapor ao filho", disse o ex-secretário-geral da Presidência

Gustavo Bebianno e Carlos Bolsonaro (Foto: ABR | Renan Olaz/CMRJ/Divulgação)

O ex-secretário-Geral da Presidência da República Gustavo Bebianno (1964-2020) confirmou que Jair Bolsonaro (PL) poderia sofrer um impeachment se continuasse produzindo notícias falsas. De acordo com o ex-dirigente, o vereador da cidade do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos) é um dos responsáveis pelo esquema de fake news contra adversários políticos do governo federal. A declaração foi concedida ao programa Roda Viva, em março de 2020. 

"A pressão que o Carlos Bolsonaro faz é tão grande que o presidente não consegue se contrapor ao filho. É como aquela criança que quer um presente no Shopping, não ganha e sai rolando pelo chão esperneando, e o pai não tem pulso suficiente para dar um basta naquilo. Um belo dia o Carlos me aparece com o nome de um delegado federal e mais três agentes, que seria uma ABIN paralela, porque ele não confiava na ABIN", afirmou o ex-secretário.

"Alertamos o presidente que a fabricação de notícias falsas não podia estar dentro do Palácio, porque pode dar um impeachment. 'E o senhor que tem tanto medo de impeachment, vai deixar que isso se instale aqui?'", disse.

O deputado federal André Janones (Avante-MG) afirmou ter obtido conteúdos explosivos do celular de Bebianno contra Bolsonaro. O parlamentar entregou ao Ministério Público "provas e testemunhas irrefutáveis" contra o atual ocupante do Planalto. 247.



 
BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...