domingo, 1 de setembro de 2024

Artistas declaram apoio a Boulos na disputa pela Prefeitura de SP (vídeo)

 

Nomes como a atriz Malu Mader e o cantor Caetano Veloso manifestaram apoio ao candidato

Guilherme Boulos (Foto: Raffa Neddermeyer/ABr)

Artistas declararam apoio ao candidato do Psol à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, deputado federal apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

A atriz Malu Mader afirmou que é necessário "afastar candidatos da extrema-direita". De acordo com o rapper Emicida, Boulos tem "capacidade, disposição e compromisso de verdade com o povo". 

O cantor Caetano Veloso afirmou que São Paulo precisa "ficar livre do crime". "Estou com Boulos". - 247.






BLOG DO BILL NOTICIAS

Mídia internacional apoia Moraes e não vê censura em suas decisões contra Musk

 

Bilionário tem sido visto como uma ameaça democrática em vários países do mundo

Reportagem do The Guardian sobre o caso X (Foto: Reprodução)

A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, de suspender as operações do X no Brasil, após o não cumprimento de exigências legais por parte de Elon Musk, recebeu amplo apoio da mídia internacional. Veículos como The New York Times, The Washington Post, The Guardian e Le Monde repercutiram a medida, destacando a legitimidade e a necessidade das ações de Moraes diante das atitudes de Musk.

The New York Times relatou que a suspensão foi uma resposta direta à inobservância de Musk às ordens judiciais brasileiras. O jornal destacou que o caso brasileiro apresenta um cenário onde Musk encontrou um desafio significativo na figura do juiz Moraes. Por sua vez, The Washington Post criticou Musk por arriscar um dos maiores mercados do X para apoiar Jair Bolsonaro e seguidores que promovem falsas narrativas de fraude eleitoral.

No Reino Unido, The Guardian analisou a decisão como uma medida necessária para controlar as ações de Musk, que foi descrito como fora de controle. Na França, Le Monde considerou a decisão severa, mas previsível, dada a preparação de longo prazo e as investigações conduzidas por Moraes, que miram a disseminação de informações falsas e a atuação de milícias digitais no Brasil. Esses relatos internacionais refletem um consenso de que as ações do ministro Moraes são vistas não como censura, mas como esforços justificados para manter a ordem legal no país. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Raquel Lyra suspende agendas e volta ao Recife para monitorar tragédia do Morro da Conceição

 

Antes da chegada da gestora, a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) esteve na comunidade


BLOG DO BILL NOTICIAS

Em busca do hexa, Brasil estreia com vitória no futebol de cegos

 

Seleção faz 3 a 0 na Turquia e mantém invencibilidade histórica

ALE CABRAL/CPB


A seleção brasileira de futebol de cegos estreou em grande estilo nos Jogos Paralímpicos de Paris. Jogando na charmosa arena aos pés da Torre Eiffel, a equipe fez 3 a 0 contra a Turquia neste domingo (1º) e largou bem na busca pelo sexto ouro consecutivo na modalidade. Nonato (convertendo dois pênaltis) e Jefinho marcaram os gols do triunfo brasileiro.

O Brasil teve tranquilidade para construir o placar, porque saiu na frente com seis minutos de jogo. O goleiro turco segurou a bola fora da área permitida, cometendo pênalti. Nonato cobrou com força e colocou a seleção brasileira na frente.

Na segunda etapa, foram dois gols em sequência. Aos cinco, Jefinho fez bela jogada pela esquerda e finalizou cruzado para ampliar. Logo depois, Ricardinho foi derrubado. Outro pênalti para o Brasil, convertido novamente por Nonato.

O segundo compromisso da seleção em Paris será nesta segunda-feira (2). Os comandados de Fábio Vasconcelos enfrentam a França, às 15h30 no horário de Brasília. O último adversário do Brasil na primeira fase do grupo A é a China, na terça-feira (3). São oito seleções divididas em duas chaves com quatro cada, em que os dois primeiros colocados avançam às semifinais.

Em Paris, a seleção brasileira segue tentando manter o status de invencível em Jogos Paralímpicos. Desde que a modalidade estreou no programa, em Atenas, em 2004, o Brasil nunca foi derrotado, somando agora 22 triunfos e seis empates em 28 jogos. Além disso, todas as cinco edições do futebol de cegos em Jogos Paralímpicos terminaram com a seleção brasileira campeã. - Por Igor Santos - Repórter da EBC - Rio de Janeiro).

Edição: Carolina Pimentel



BLOG DO BILL NOTICIAS

Moraes convoca Primeira Turma do STF para analisar suspensão do X

 

Despacho do ministro do Supremo diz que julgamento acontecerá de forma virtual nesta segunda-feira


                    Por Agência O Globo
Alexandre de Moraes, ministro do STF - Foto: Rosinei Coutinho/STF

Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar nesta segunda-feira (2) a decisão que suspendeu a rede social X no Brasil.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso na Corte, assinou neste domingo um despacho em que informa que o julgamento irá acontecer de forma virtual "com duração de 24 horas, com início às 00h00 do dia 02/09/2024 e término às 23h59 do mesmo dia".

A suspensão do X ocorre após a plataforma descumprir a ordem dada na quarta-feira pelo STF para indicar um representante legal no país no prazo de 24 horas.

Moraes determinou a suspensão imediata, completa e integral do funcionamento da rede social até que todas as ordens judiciais dadas por ele sejam cumpridas, as multas devidamente pagas e seja indicado, em juízo, a pessoa física ou jurídica representante em território nacional.

Segundo o ministro do Supremo, há um perigo iminente na instrumentalização do X por "grupos extremistas e milícias digitais nas redes sociais, com massiva divulgação de discursos nazistas, racistas, fascistas, de ódio, antidemocráticos, inclusive no período que antecede as eleições municipais de 2024".


BLOG DO BILL NOTICIAS

X é bloqueado no Brasil após Musk descumprir decisão de Moraes

 

Ministro do STF exigiu que plataforma tivesse representante no país

RUTERS/Dado Ruvic


A rede social X, antigo Twitter, já está bloqueada no território brasileiro. Desde o início da manhã deste sábado (31), usuários de algumas operadoras de telefonia celular relataram não conseguir mais acessar a plataforma, enquanto outros ainda afirmavam que ela estava disponível. O bloqueio na internet do país se dá em cumprimento à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que determinou na sexta-feira (30) a suspensão do X no Brasil. A medida foi tomada após descumprimento ao prazo de 24 horas dado pelo ministro ao bilionário Elon Musk, dono da plataforma, para indicar um representante legal do X no país.

Em nota publicada pouco tempo após a determinação de Moraes, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou, ainda na sexta-feira, que foi intimada pelo STF sobre a decisão pela suspensão do funcionamento do X e que “está dando cumprimento às determinações nela contidas”. Procurada pela Agência Brasil, a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) confirma que suas associadas, empresas prestadoras de serviços de comunicação multimídia, receberam a notificação sobre o bloqueio da plataforma X e vão cumprir a decisão judicial.

No último dia 17, Musk anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil e acusou Moraes de ameaça. O anúncio foi feito após sucessivos descumprimentos de determinações de ministro. Entre elas, a que determinou o bloqueio do perfil do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e de outros investigados.

No post que anunciou a saída do Brasil, o bilionário divulgou uma decisão sigilosa do ministro. O documento diz que o X se negou a bloquear perfis e contas no contexto de um inquérito da Polícia Federal (PF) que apura obstrução de investigações de organização criminosa e incitação ao crime.

A decisão

Pela decisão de Moraes, caberá à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) cumprir a suspensão integral da plataforma em até 24 horas e comunicar as operadoras de telefonia sobre os bloqueios. A medida tem validade em todo o território nacional até que as ordens judiciais de bloqueio sejam cumpridas e as multas aplicadas à X sejam pagas.

Ao justificar a suspensão da rede social, Moraes citou o Marco Civil da Internet e disse que empresas de internet devem ter representação no Brasil e cumprir decisões judiciais sobre a retirada de conteúdo considerado ilegal. O ministro também afirmou que Musk retirou a empresa do Brasil com o objetivo de não cumprir decisões do STF.

Em seu perfil no X, Musk postou, na madrugada deste sábado, que a plataforma é a fonte de notícias mais utilizada no Brasil. “É o que o povo quer”, escreveu. “Agora, o tirano de Voldemort está destruindo o direito das pessoas à liberdade de expressão”, continuou, se referindo à Moraes e fazendo uma analogia com o vilão da saga Harry Potter, Lord Voldemort. “A liberdade de expressão é o fundamento da democracia”, escreveu Musk

Questionamentos à falta de moderação de conteúdo no X tem levado o bilionário a colecionar atritos com autoridades de diversos países, desde o Brasil, até a Austrália, a Inglaterra, o bloco da União Europeia (UE), a Venezuela. - Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasilra - Brasília.

Edição: Vinicius Lisboa




BLOG DO BILL NOTICIAS



Com a Margem Equatorial, Petrobras pode se tornar a segunda maior petroleira do mundo

 

Produção de petróleo e gás no Brasil pode alcançar 5,3 milhões de barris diários até 2030, um aumento de 56% em comparação com dados de abril deste ano

Magda Chambriard (Foto: Agência de Notícias da Petrobras)

A Petrobras apresenta perspectivas de crescimento significativo na produção de petróleo nos próximos anos, com potencial para se tornar a segunda maior petroleira do mundo. Segundo a Empresa Brasileira de Energia (EPE), a produção de petróleo e gás no Brasil pode alcançar 5,3 milhões de barris diários até 2030, um aumento de 56% em comparação com os números de abril deste ano. A projeção inclui a exploração da Margem Equatorial, uma nova fronteira de extração em águas profundas entre o Amapá e o Rio Grande do Norte, que poderia adicionar mais 1,1 milhão de barris à produção diária nacional. A informação foi divulgada pelo Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) e reportada pelo InvestNews.

A Petrobras, que dominou 88% da produção nacional de óleo e gás no último ano, poderia alcançar uma produção própria de até 5,8 milhões de barris diários em 2030, caso a exploração da Margem Equatorial avance conforme planejado. Ainda existem incertezas, principalmente relacionadas às licenças ambientais necessárias para expandir a produção nesta nova área. Além disso, a empresa enfrenta o desafio de intervenções políticas, uma vez que o governo federal detém 50,26% das ações ordinárias, o que coloca a empresa sob influência direta do presidente da República.

Apesar dos desafios, especialistas como os do banco Morgan Stanley são otimistas em relação à capacidade de geração de caixa da companhia. Recentemente, a instituição recomendou a compra das ações da Petrobras após a empresa mostrar um bom desempenho financeiro e distribuir R$ 94,35 bilhões de lucros aos acionistas em 2023, com previsões de mais R$ 27 bilhões para o primeiro semestre de 2024.

Em termos de mercado global, a demanda por petróleo está prevista para continuar crescendo até 2029, de acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA). Este cenário sugere que a Petrobras pode manter sua relevância no mercado global por muitos anos, mesmo com os desafios que a transição energética para fontes mais sustentáveis pode apresentar no longo prazo. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Tropas dos EUA ficam feridas no Iraque e 15 agentes do Estado Islâmico morrem, dizem autoridades dos EUA

A informação foi divulgada pelo Comando Central dos Estados Unidos, vinculado ao Departamento de Defesa norte-americano

Pentágono, onde fica o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Foto: JOSHUA ROBERTS / REUTERS)


O Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) disse neste sábado que suas forças conduziram um ataque em parceria com as Forças de Segurança Iraquianas no oeste do Iraque nas primeiras horas de 29 de agosto, resultando na morte de 15 agentes do Estado Islâmico (ISIS) e ferimentos em sete militares norte-americanos.

"O elemento do ISIS estava armado com inúmeras armas, granadas e cintos de explosivos "suicidas", disse o CENTCOM na sexta-feira, que também acrescentou que não havia indícios de vítimas civis no ataque.

Duas autoridades dos EUA, falando sob condição de anonimato, disseram neste sábado que, durante a operação, cinco militares dos EUA ficaram feridos. Dois outros militares dos EUA ficaram feridos por quedas durante a operação. Todos os funcionários estão em condições estáveis.

Pelo menos cinco militares norte-americanos ficaram feridos em um ataque no início deste mês contra uma base militar no Iraque.

Mais tarde, o Ministério das Relações Exteriores do Iraque disse que o anúncio sobre uma data de término para a missão da coalizão liderada pelos EUA havia sido adiado devido aos "últimos acontecimentos", sem identificar os acontecimentos.

A Reuters informou em março que as negociações entre os EUA e o Iraque sobre o fim da coalizão militar liderada pelos EUA no país podem não ser concluídas antes das eleições presidenciais dos EUA em novembro.

Um raro aliado dos EUA e do Irã, o Iraque abriga 2.500 soldados americanos e tem milícias apoiadas pelo Irã ligadas às suas forças de segurança.

(Reportagem de Rishabh Jaiswal em Bengaluru) - 

(Reuters).



BLOG DO BILL NOTICIAS

Haddad: queda do desemprego eleva otimismo dos setores econômicos

 

“Estou bastante satisfeito de ter chegado até aqui com os resultados que nós estamos colhendo", diz o ministro

Fernando Haddad (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira (30) que a queda da taxa de desemprego no país favorece a elevação do otimismo dos setores econômicos. 

“Estou bastante satisfeito de ter chegado até aqui com os resultados que nós estamos colhendo. É gostoso ver os dados de emprego, de inflação, aquele índice de desconforto, que é a soma da inflação com o desemprego. O fato de ser o mais baixo da série histórica deixa qualquer pessoa feliz”, disse, ao participar de um evento de investimentos, na noite de hoje, na capital paulista. “Eu estou muito feliz com os resultados e vejo isso expresso na maneira como as pessoas estão falando das perspectivas da economia brasileira. Eu penso que as pessoas estão ficando mais otimistas, os empresários anunciando investimentos em todas as reuniões das quais eu participo”, acrescentou.

A taxa de desocupação, também conhecida como taxa de desemprego, caiu para 6,8% no trimestre encerrado em julho deste ano, abaixo dos 7,9% do mesmo período em 2023. O indicador também foi inferior ao observado no trimestre encerrado em abril deste ano (7,5%). Os dados, divulgados nesta sexta-feira (30), são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (30), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Queda de juros

Sobre a queda de juros, o ministro da Fazenda disse que os últimos cortes do Federal Reserve (FED, o banco central dos Estados Unidos) e do Banco do Japão trouxeram incertezas para os países emergentes, mas está confiante que a taxa Selic terá redução.

“Eu estou confiante de que [a condição para queda nos juros] atrasou, mas os ventos bons de fora vão bater à nossa porta. E nós precisamos estar preparados para não interromper esse ciclo de crescimento [da economia] que pode ser sustentável se nós não errarmos domesticamente”, acrescentou.

Revisão de despesas

Haddad afirmou ainda que os cortes de gastos em 2025 terão como foco o pente-fino na revisão de cadastros de benefícios.

“Se a gente não corrigir essas pequenas falhas, que podem significar dez, vinte bilhões de reais, nós vamos começar a ter gargalo. Já estamos tendo gargalo na contratação de força de trabalho”, disse.

Nesta semana, a equipe econômica anunciou o corte de cerca de R$ 26 bilhões de gastos no Orçamento de 2025. A principal medida está na melhoria da gestão e na redução de fraudes.    - Agência Brasil.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Militares do Exército começam a combater incêndios no Tocantins

  Brigadistas de outras unidades de conservação foram remanejados Marcelo Camargo/Agência Brasil O combate aos incêndios florestais no Tocan...