sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Agregador de pesquisas do Estadão indica vitória de Lula no primeiro turno com 51% dos votos válidos

Jair Bolsonaro ocupa a segunda posição e registra 36% dos votos válidos

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)

O agregador de pesquisas do Estado de S. Paulo, atualizado nesta sexta-feira (23), indica uma vitória do ex-presidente Lula (PT) no primeiro turno, em 2 de outubro.

O petista aparece com 51% dos votos válidos. Jair Bolsonaro (PL), o segundo colocado, registra 36%.

  • Lula - 51%
  • Jair Bolsonaro - 36%
  • Ciro Gomes (PDT) - 7%
  • Simone Tebet (MDB) - 5%
  • Outros - 1%

Segundo turno

Na projeção de um eventual segundo turno, Lula aparece com 58% dos votos válidos, ante 42% de Bolsonaro.

Como funciona

De acordo com o jornal, o agregador de pesquisas não soma simplesmente os resultados e os divide pelo número de pesquisas. "O agregador controla diversos parâmetros e dá pesos diferentes aos levantamentos para impedir que números destoantes ou desatualizados puxem um dos concorrentes para cima ou para baixo".

"Nosso modelo considera que, na média, as pesquisas presenciais são mais precisas ao atribuir a taxa de intenção de votos de cada candidato. Por outro lado, as pesquisas telefônicas são feitas com maior frequência e podem captar melhor eventuais mudanças de tendência", explica ainda o periódico. 247.




BLOG DO BILL NOTICIAS

Sucesso de Lula nas pesquisas racha campanhas de Bolsonaro e Ciro Gomes

Do lado de Bolsonaro, "o clima de fim de festa" já toma conta, segundo Tales Faria, do UOL. Já Ciro Gomes "reclama estar sendo abandonado por seu partido publicamente"

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: RICARDO STUCKERT)

As últimas pesquisas Ipec - de segunda-feira (19) - e Datafolha - de quinta-feira (22) - apontam para uma possível vitória do ex-presidente Lula (PT) no primeiro turno. O petista tem conseguido aproveitar a reta final da campanha eleitoral para virar votos e liquidar a fatura já na primeira etapa do pleito.

Segundo Tales Faria, do UOL , o sucesso de Lula nos levantamentos 'rachou' as campanhas de Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT).

Do lado de Bolsonaro, "o clima de fim de festa" já toma conta da campanha. Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI) abandonou o barco e tirou férias para, segundo ele, se dedicar à campanha de aliados no Piauí. "Ciro Nogueira não admitiu publicamente, mas largou a eleição em meio a uma guerra com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ciro Nogueira acusa Guedes de ser o verdadeiro responsável pelas dificuldades de Bolsonaro. Tanto por ter demorado a aceitar a renovação e o aumento do Auxílio Brasil para R$ 600, como pelos contingenciamentos de verbas do Orçamento que arrefeceram o ânimo dos cabos eleitorais bolsonaristas nos estados. Guedes, por sua vez, responsabiliza Ciro pela proximidade do naufrágio. Segundo ele tem dito no governo, o chefe da Casa Civil atuou o tempo inteiro para detonar a política econômica, já que estava menos preocupado com a reeleição de Bolsonaro do que em liberar verbas para a eleição de parlamentares do centrão", relata Faria.

Já na campanha de Ciro, o ambiente é de insatisfação do candidato com o próprio partido. "Ele reclama estar sendo abandonado por seu partido publicamente. Nomes históricos da legenda já anunciaram adesão à campanha de Lula para o Planalto, ao mesmo tempo que responsabilizam o marqueteiro João Santana pelo 'tom bolsonarista' dos ataques do candidato a Lula", informa o jornalista.

O presidente do PDT, Carlos Lupi, confessa a aliados não haver solução para o caso de Ciro. Ele já está fora do páreo. "Agora é tocar o barco", diz Lupi, que não vê como abrir mão do candidato neste momento. 247.




BLOG DO BILL NOTICIAS

Ipespe: Haddad lidera com 36%; Tarcísio de Freitas e Rodrigo Garcia estão empatados tecnicamente

Segundo o Ipespe, Fernando Haddad registra 36% das intenções de voto, enquanto Tarcísio de Freitas e Rodrigo Garcia têm 23% e 21%, respectivamente

Haddad, Tarcísio de Freitas e Rodrigo Garcia (Foto: Reprodução/Diogo Zacarias)

Pesquisa Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (23), aponta que o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) mantém a liderança da disputa pelo governo de São Paulo, com 36% das intenções de voto. 

O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), escalado por Jair Bolsonaro (PL) para concorrer ao pleito, e o atual governador e candidato à reeleição Rodrigo Garcia (PSDB) estão tecnicamente empatados na segunda posição, com 23% e 21%, respectivamente.

Vinicius Poit (Novo), Altino (PSTU), Carol Vigliar (UP), Gabriel Colombo (PCB) e Elvis Cezar (PDT) têm 1% cada. Brancos e nulos somam 9%; não sabem/não responderam, 8%. Na pesquisa anterior, Haddad possuía 36% das intenções de voto, ante 21% de Tarcísio e 16% de Garcia.

A pesquisa Ipespe, contratada pela TV Cultura, ouviu 1.000 eleitores por meio telefônico entre os dias 19 e 21 de setembro. O levantamento possui margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95,45%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SP-02673/2022. 247.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Ipespe: Lula está perto de vencer no primeiro turno e Bolsonaro fica estagnado

Em um mês, Bolsonaro não saiu dos 35%, enquanto Lula subiu de 43% para 46%

Lula e Jair Bolsonaro (Foto: Reuters/Carla Carniel)

Pesquisa telefônica Ipespe, encomendada pela XP Investimentos, divulgada nesta sexta-feira (23) mostra que o ex-presidente Lula (PT) cresceu três pontos percentuais desde a última rodada do levantamento, enquanto Jair Bolsonaro (PL) permaneceu estagnado.

Lula aparece com 46% das intenções de voto e Bolsonaro com 35%. No levantamento anterior, de agosto, o petista tinha 43% e seu adversário os mesmos 35%.

Todos os outros candidatos, somados, têm agora 47% das intenções de voto, o que mostra que Lula está muito próximo de vencer no primeiro turno. Para ser eleito já na primeira etapa do pleito, o ex-presidente precisa ter 50% dos votos válidos mais um. Na prática, significa dizer que ele precisa superar todos os outros candidatos, somados, nos votos totais.


Segundo turno

Na projeção de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece com 54% das intenções de voto, ante 37% do atual ocupante do Palácio do Planalto. 

grafico


A pesquisa ouviu por telefone 2.000 eleitores entre 19 e 21 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95,45%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08425/2022. (Brasil247).




BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...