domingo, 5 de setembro de 2021

Biden ordena liberação de documentos sigilosos sobre ataques do 11 de setembro

 

Joe Biden (Foto: Reuters)

Joe Biden, presidente dos EUA, anunciou na sexta-feira (3) que emitiu uma ordem executiva "ordenando ao Departamento de Justiça [DoJ, na sigla em inglês] e outras agências relevantes que supervisionassem uma revisão de desclassificação de documentos relacionados às investigações do Bureau de Investigação Federal no dia 11 de setembro".

"A ordem executiva exige que o procurador-geral [dos EUA, atualmente Merrick Garland] divulgue publicamente os documentos desclassificados durante os próximos seis meses", detalha a ordem executiva.

Em agosto, o DoJ se comprometeu a essa decisão na véspera do 20º aniversário dos ataques, em resposta a anos de petições das famílias das vítimas. Biden também enfrentou exigências de 1.800 sobreviventes dos ataques para não participar dos próximos eventos memoriais se ele se recusasse a liberar os documentos.

Legado de 20 anos dos ataques terroristas

Cerca de 2.977 pessoas foram mortas nos ataques de 11 de setembro de 2001. Dois dos quatro aviões, segundo Washington, foram capturados por terroristas do Al-Qaeda (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países), que os fizeram chocar com os dois arranha-céus das Torres Gêmeas em Nova York, EUA.

Um terceiro embateu no edifício do Pentágono em Arlington, Virgínia, e outro caiu do céu sobre a Pensilvânia, depois que passageiros tentaram recuperar controle da aeronave.

Os ataques terroristas acabaram por levar os EUA e outros países da OTAN a invadir o Afeganistão em 7 de outubro de 2001, o qual ocuparam durante quase 20 anos, apesar de Washington ter anunciado que bin Laden foi morto no Paquistão em 2 de maio de 2011. O país norte-americano declarou oficialmente a guerra como terminada na segunda-feira (30), anunciando que os últimos efetivos militares saíram nesse dia.

Além do Afeganistão, os EUA também invadiram o Iraque em 20 de março de 2003, depondo do poder o líder Saddam Hussein, que acabou por ser julgado, e executado em 30 de dezembro de 2006. Os EUA saíram do país em 2011, mas regressaram em 2014, onde permanecem desde então. Sputnik.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Fundações partidárias lançam manifesto contra a 'saída golpista de Bolsonaro para a crise que criou'

               

                                  "FORA BOLSONARO" no Vale do Anhangabaú em São Paulo. (Foto: Brasil_de_Fato)


O Observatório da Democracia, formado por fundações partidárias, lançou um manifesto contra os acenos golpistas de Jair Bolsonaro. De acordo com o texto, é necessário "constituir uma nova alternativa que interromperá esse projeto nefando e nefasto seja nas urnas, seja pelo impeachment". "Pela construção de um projeto democrático e nacional para o Brasil", afirma.

Segundo a nota, "à parte as avaliações históricas sobre o dia 7 de setembro de 1822 e o seu contexto, a comemoração da data da Independência do Brasil deve ser um evento que sirva para unir o Brasil, não para dividir o país".

"O governo autoritário, obscurantista e incompetente que para desgraça nacional ocupa Brasília desde janeiro de 2019, em plena decadência e diante de seu evidente fracasso em todos os campos, tenta uma saída golpista para a crise que criou, mediante a manipulação das datas e dos símbolos nacionais, que são de todos e de todas", dizem.

"As fundações dos partidos políticos do campo democrático e progressista vêm a público para registrar nesta Nota seu protesto e sua esperança. Protesto contra a manipulação golpista e autoritária das datas e dos símbolos nacionais, manipulados de forma oportunista para tentar salvar um projeto político condenado à falência no Brasil e no mundo", continuam.

"Haveremos de superar esse momento de obscurantismo cultural e científico, de desprezo pela educação e pela ciência, de desamor pelo povo brasileiro".

Assinaram o texto: 

Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqualini (PDT)

Fundação Perseu Abramo (PT)

Fundação João Mangabeira (PSB)

Fundação Lauro Campos e Marielle Franco (PSOL)

Fundação Mauricio Grabois (PCdoB)

Fundação Astrogildo Pereira (fundada pelo PPS, que virou Cidadania posteriormente)

Fundação Verde Herbert Daniel (PV)

Fundação Rede Brasil Sustentável (Rede)

Instituto Claudio Campos (PPL) (Via:247).


ELIMINATÓRIAS - Anvisa aciona PF e recomenda isolar atletas da Argentina que descumpriram quarentena

Segundo a Anvisa, os atletas deram informações falsas e ocultaram que estiveram no Reino Unido nos últimos 14 dias

                         Por Folhapress

Argentina - Foto: SILVIO AVILA / AFP

Horas antes de partida da seleção brasileira, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou que atletas argentinos descumpriram regras de quarentena contra a Covid-19. Em nota divulgada neste domingo (5), o órgão disse que acionou a Polícia Federal e que os argentinos devem ser imediatamente isolados.

Os atletas deram informações falsas e ocultaram que estiveram no Reino Unido nos últimos 14 dias, segundo a Anvisa. Viajantes que passaram recentemente por este e mais alguns locais (África do Sul, Irlanda do Norte e Índia) não podem entrar no Brasil, conforme regra adotada pelo governo Jair Bolsonaro para evitar a disseminação de variantes da Covid-19.
"Diante da confirmação de que as informações prestadas pelos viajantes eram falsas, a Anvisa esclarece que já comunicou o fato à Polícia Federal, a fim de que as providências no âmbito da autoridade policial sejam adotadas imediatamente", disse a Anvisa

Os atletas Emiliano Martinez, Emiliano Buendia, Giovani Lo Celso e Cristian Romero atuam e estiveram no Reino Unido nos últimos dias, segundo o Globo Esporte. Eles só poderiam ter entrado no Brasil após 14 dias fora dos locais sob restrição.
A agência disse que há "notório descumprimento" das regras sanitárias e citou "risco sanitário grave".

"A Anvisa considera a situação risco sanitário grave, e por isso orientou às autoridades em saúde locais a determinarem a imediata quarentena dos jogadores, que estão impedidos de participar de qualquer atividade e devem ser impedidos de permanecer em território brasileiro, nos termos do art. 11, da Lei Federal nº 6437/77", disse o órgão em nota.

O governo brasileiro também cobra de todos os viajantes internacionais a apresentação de exame negativo para Covid-19.

Procurada pela reportagem, a AFA (Associação de Futebol Argentino) não se manifestou até a publicação deste texto.
A seleção brasileira recebe a Argentina neste domingo (5), às 16h, na Neo Química Arena, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar.

Será o primeiro encontro entre as rivais desde a final da última Copa América, vencida pelos argentinos. Com gol de Ángel Di María, no Maracanã, a equipe alviceleste venceu por 1 a 0 e encerrou um jejum de 28 anos sem títulos.
A Anvisa também informou o Ministério da Saúde sobre o descumprimento das regras sanitárias.

"Ante a notícia, a Anvisa notificou de imediato o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS/MS), que coordena a rede CIEVS, responsável pela investigação epidemiológica junto ao estado de São Paulo e ao município de Guarulhos, para que o caso fosse investigado e rastreado", disse a agência.

BLOG DO BILL NOTICIAS

Jogadores argentinos que falsificaram informações sanitárias deveriam ser "deportados", diz presidente da Anvisa

 

Antonio Barra Torres (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Os quatro atletas argentinos que apresentaram informações falsas à Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) deviam ser "deportados" do Brasil, defendeu o direitor-presidente da agência reguladora, Antonio Barra Torres. Emiliano Martínez, Buendía, Cristian Romero e Giovani Lo Celso, quatro jogadores da seleção da Argentina, fizeram declarações sanitárias falsas no formulário ao entrar no Brasil, disse a Anvisa, burlando as regras sanitárias contra a Covid-19. 

O confronto entre Brasil e Argentina, neste domingo (5), foi suspenso aos cinco minutos do primeiro tempo

"Esses quatro jogadores precisam ser deportados do Brasil", disse em entrevista a Galvão Bueno, na TV Globo. Liberar o jogo seria "absurdo", afirmou.

"A Anvisa considera a situação risco sanitário grave, e por isso orientou às autoridades em saúde locais a determinarem a imediata quarentena dos jogadores, que estão impedidos de participar de qualquer atividade e devem ser impedidos de permanecer em território brasileiro", afirma o órgão em nota, informa o G1.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Agentes da Anvisa entram em campo e suspendem Brasil e Argentina (vídeo)

(Foto: Reprodução / Redes Sociais)


Agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entraram no campo da Neo Química Arena aos cinco minutos do primeiro tempo do confronto entre Brasil e Argentina e suspenderam a partida, válida pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Quatro atletas argentinos não cumpriram as regras sanitárias contra a Covid-19 em território brasileiro e, por isso, não poderiam jogar.

A inspeção ocorreria no vestiário dos argentinos, mas eles se recusaram a permitir a entrada da Polícia Federal e da Anvisa. Todos os jogadores da Argentina desceram para os vestiários, enquanto os brasileiros permaneceram no gramado. 

AFA confirmou a suspensão do duelo. (247).

Confira abaixo:

Agricultura confirma dois casos de vaca louca e suspende exportações para China

 

Exportações foram suspensas até que casos sejam analisados pelas autoridades chinesas, em cumprimento a acordo sanitário firmado com o Brasil

(crédito: Arquivo/ Agência Brasil)

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou dois casos atípicos da doença da vaca louca em frigoríficos brasileiros. A informação foi confirmada pela pasta neste sábado (4/9). Os casos foram identificados em Nova Canaã do Norte (MT) e em Belo Horizonte (MG).

Segundo o ministério, a identificação ocorreu durante inspeção na quinta-feira (2/9). A doença foi constatada em vacas de descarte, que apresentavam idade avançada e que estavam em decúbito nos currais.

Estes são o quarto e quinto casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) atípicos registrados em mais de 23 anos de vigilância para a doença. Com a confirmação, o Brasil notificou a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e as exportações da carne para a China foram suspensas temporariamente, em cumprimento ao protocolo sanitário entre os dois países. A decisão vale até que as autoridades chinesas concluam a avaliação das informações já repassadas sobre os casos.

Segundo o Mapa, a EEB atípica ocorre de maneira espontânea e esporádica e não está relacionada à ingestão de alimentos contaminados. "Todas as ações sanitárias de mitigação de risco foram concluídas antes mesmo da emissão do resultado final pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Alberta, no Canadá. Portanto, não há risco para a saúde humana e animal”, diz a nota. (Correio Braziliense).

Com informações da Agência Estado


BLOG DO BILL NOTICIAS

Estrada de Tapera, a rodovia PE-655, em Petrolina, será requalificada

                    Via: Ricardo Banana

Foto: Helia Scheppa/SEI

A iniciativa está inserida no Programa Caminhos de Pernambuco, tem investimento de até 20,1 milhões e beneficiará mais de 340 mil pessoas

O Governo de Pernambuco publicou, neste sábado (04), no Diário Oficial, o edital de licitação para contratação de empresa responsável pela execução das obras de recuperação e adequação de capacidade da rodovia PE-655, também conhecida na região como Estrada de Tapera. A iniciativa, anunciada recentemente pelo governador Paulo Câmara, faz parte do Programa Caminhos de Pernambuco e integra o Plano de Retomada da economia.

A ação é coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos e será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). As obras vão contemplar o trecho de 31,20 quilômetros, que vai de Petrolina até a divisa com a Bahia, passando pelo povoado de Tapera. O investimento estimado é de R$ 20,1 milhões.

“Além da pavimentação asfáltica, a via será beneficiada com os serviços de drenagem, obras complementares e sinalização completa. A nova estrada vai facilitar o transporte da produção agrícola irrigada do São Francisco, fomentando a viticultura, e melhorando as condições de trafegabilidade para mais de 340 mil pessoas”, destaca a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.

As propostas poderão ser enviadas até as 10h do dia 14 de outubro. As empresas interessadas podem mandar envelopes via postal. Eles serão abertos às 10h, na Sede da Seinfra, que fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 1111, no bairro de Santo Amaro, Recife. O edital na íntegra está disponível em www.licitacoes.pe.gov.br.

Comunicação Seinfra PE


BLOG DO BILL NOTICIAS

Procurador de Justiça pede que comando da polícia de São Paulo reprima atos de PMs no 7 de Setembro

 

(Foto: Diogo Moreira/A2 FOTOGRAFIA)

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mário Sarrubo, expediu nesse sábado (4) uma recomendação para o Comando da Polícia Militar e o do Corpo de Bombeiros do Estado adotarem medidas com o objetivo de "prevenir, buscar, e se for o caso, fazer cessar, inclusive por meio da força" manifestações político-partidárias promovidas ou com participação de PMs da ativa. A promotoria pediu a instauração de procedimentos administrativos, se forem identificados agentes envolvidos nos atos.

No documento, o PGJ afirmou que o ordenamento jurídico nacional "repudia a ação de grupos armados, civis ou militares, que se reúnam com o objetivo de promover a ruptura da ordem constitucional vigente e do Estado Democrático, concebendo tais práticas como crimes inafiançáveis e imprescritíveis". 

"Assim, a Recomendação tem como objetivo assegurar tranquilidade à coletividade, preservando a hierarquia e a disciplina no âmbito das forças militares auxiliares do Estado", disse o MP. Brasil247.



STF autoriza transferência de Roberto Jefferson para hospital

 

Decisão é do ministro Alexandre de Moraes

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes autorizou hoje (4) a transferência do ex-deputado Roberto Jefferson do presídio Bangu 8 para o Hospital Samaritano Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Moraes, entretanto, manteve a prisão preventiva de Jefferson e determinou que ele permaneça apenas no hospital e seja monitorado por tornozeleira eletrônica.

Na decisão, o ministro reconhece a necessidade de tratamento médico fora do estabelecimento prisional, diante de um quadro de infecção urinária e dores na lombar. Ele já foi atendido duas vezes no Pronto Socorro do Complexo Penitenciário de Gericinó. Em diversas manifestações, a defesa do ex-deputado vem relatando sobre a saúde frágil do ex-parlamentar.

Entretanto, Moraes alega que a manutenção da prisão preventiva é “necessária e imprescindível à garantia da ordem pública e à instrução criminal”. Quando for atestado pelos médicos que Jefferson está bem, ele voltará ao estabelecimento prisional.

No dia 13 de agosto, a Polícia Federal (PF) prendeu Roberto Jefferson, em cumprimento a mandado expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news no STF. A prisão foi justificada após publicações nas redes sociais de supostos ataques aos ministros da Corte e ao Estado Democrático de Direito.

Enquanto estiver em tratamento no hospital, Jefferson não poderá receber visitas sem prévia autorização judicial, à exceção de seus familiares; contatar os investigados nos inquéritos das fake news e da incitação à manifestações; acessar redes sociais, inclusive por meio de sua assessoria de imprensa; ou conceder entrevistas. Caso alguma dessas medidas seja desrespeitada, o ex-deputado será encaminhado de volta para o presídio.(Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Kelly Oliveira


BLOG DO BILL NOTICIAS

'Esses que ousam não nos respeitar serão colocados no devido lugar', diz Bolsonaro em Caruaru

                    Por Blog da Folha

Discurso de Bolsonaro em Caruaru - Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Após uma motociata de cerca de duas horas com saída de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), discursou a apoiadores no Polo de Caruaru, no início da tarde deste sábado (4). Em um discurso inflamado, o mandatário afirmou que os que "ousam não nos respeitar serão colocados no devido lugar".

Em referência aos atos de 7 de setembro, Bolsonaro afirmou que haverá um encontro com o "destino". "No próximo dia 7, todos nós temos um encontro com nosso destino. Enquanto juristas procuram quem é o poder moderador do Brasil, eu digo que o poder moderador é o povo brasileiro", disse o presidente.

Bolsonaro disse ainda que tem como missão entregar um Brasil melhor do que pegou em janeiro de 2019, ao assumir o mandato de presidente. Ele voltou a criticar a esquerda. 

"Ao contrário da esquerda, fizemos que hoje o Brasil tenha um presidente que acredita em Deus, respeita os militares, defende a família tradicional", acrescentou Bolsonaro.

O presidente afirmou também que é chefe de um poder e existem mais dois, em referência ao Legislativo e Judiciário. 

"Temos um ou dois jogando fora das quatro linhas da Constituição. Jogamos dentro das quatro linhas, mas o povo não pode admitir que nenhum de nós jogue fora das quatro linhas", prosseguiu Bolsonaro.

Em mais uma referência ao 7 de setembro, Bolsonaro afirmou que a liberdade é um dos "direitos mais ilanienáveis que temos no Brasil". "Todos ouvirão o clamor de vocês. Não estaremos apenas fazendo figuração, mostramos que não toleraremos mais quem quer que seja que vá contra a Constituição", completou o presidente, aos gritos de "eu autorizo" entre os apoiadores.

"Esses que ousam não nós respeitar serão colocados no devido lugar. As imagens da Esplanada dos Ministérios, e da avenida Paulista serão a marca daquilo que o povo quer. Se o povo quer, nós cumpriremos o seu desejo", prosseguiu o presidente. 

"Não podemos admitir que um ou dois homens ameacem a nossa democracia e a nossa liberdade", disse, em referência aos ministros do STF Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. "Nosso Supremo Tribunal Federal (STF) não pode ser diferente do Executivo e Legislativo. Se tem alguém que ousa continuar agindo fora das quatro alinhas da Constituição, aquele poder tem que enquadrar".

Apesar do tom do discurso, Bolsonaro afirmou que não quer e nem deseja ruptura, completando que a responsabilidade "cabe a cada poder". 

"Eu apelo a esse outro poder que reveja a ação dessa pessoa que está prejudicando o destino do Brasil", disse em referência a ao STF e Alexandre de Moraes.

Apoiadores

No palco em Caruaru, o chefe do Executivo estava ladeado do ministro do Turismo, o pernambucano Gilson Machado, quem levou na garupa durante o trajeto da motociata, e de nomes como o ministro da Cidadania, João Roma; o pastor evangélico Silas Malafaia; o deputado estadual Coronel Feitosa; e o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.

Antes da fala do presidente, Coronel Feitosa afirmou que o povo pernambucano "só tem a agradecer a Bolsonaro". 'O mito comprou vacina pro povo brasileiro", disse o deputado. 

Gilson Machado puxou o grito de guerra "eu vim de graça". "O presidente determinou que o São João de Caruaru em 2022 vai valer por dois", afirmou o ministro do Turismo. "O povo gosta de governo, não gosta de PT não", acrescentou Gilson.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...