quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Lula: "Precisamos ir para a rua. Precisamos despertar o povo desta anestesia coletiva"

 

(Foto: Reprodução)

O Partido dos Trabalhadores (PT) comemora 41 anos de existência nesta quarta-feira, 10, com um evento online com participação das principais lideranças do partido.

Durante discurso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a entrega do patrimônio nacional e citou a aprovação, pela Câmara, do projeto de lei que concede maior autonomia ao Banco Central.

"Eles estão conseguindo destruir aquilo que foi construído em muitos anos no nosso país", disse Lula, citando a venda de subsidiárias da Petrobrás e de refinarias. "Há um certo anestesiamento na sociedade brasileira. Eles vão desmontando", disse ele.

Lula conclamou o ex-prefeito Fernando Haddad, os líderes do PT e a militância do partido a "despertar" a população sobre a destruição que está sendo feita pelo governo Jair Bolsonaro. "Nós precisamos ir para a rua. Precisamos despertar o povo desta anestesia coletiva que a sociedade foi tomada, manipulada pelos meios de comunicação", afirmou Lula.

"O povo brasileiro está precisando do PT mais do que em qualquer outro período histórico. O povo precisa se levantar, precisa brigar. Esta política vai transformar o país que já foi a 5º economia do mundo numa república de bananas", disse o ex-presidente.

O evento teve coordenação do ex-presidente Lula, da presidenta do partido, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) e do ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, candidato do partido nas eleições de 2018. A ex-presidenta Dilma Rousseff, os governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores também participam da programação. Da mesma forma, a Fundação Perseu Abramo, o Instituto Lula, o Comitê Lula Livre, intelectuais, artistas e lideranças sindicais, estudantis e populares que atuam nas diferentes frentes de luta do partido estão representadas no evento. (247).

 


Assista:


BLOG DO BILL NOTICIAS

Novo vazamento expõe dados de mais de 100 milhões de contas de celular

O anúncio acontece 20 dias depois de outro vazamento, em janeiro, que expôs dados de mais de 223 milhões de brasileiros

Um novo vazamento de dados foi descoberto pela Psafe, desta vez envolvendo mais de 100 milhões de informações de contas de celulares.

O anúncio acontece 20 dias depois de outro vazamento, em janeiro, que expôs dados de mais de 223 milhões de brasileiros, com nome completo, CPFs, CNPJs, data de nascimento e outras informações.

Desta vez, segundo a Psafe, o caso desta vez envolve operadoras de telefonia: foram mais de 102 milhões de contas vazadas na deep web, espaço no qual o rastreamento dos computadores usados para acessar os sites é praticamente impossível.

As informações, segundo a companhia, envolveriam número de celular, nome completo do assinante da linha e endereço de quase a metade da população do país.

A PSafe chegou a entrar em contato com o criminoso que estaria vendendo essas informações online e solicitou uma amostra do banco de dados para verificar a veracidade das informações.

O cibercriminoso teria afirmado que os dados teriam sido extraídos da base de dados da Vivo e da Claro. A origem dos dados, no entanto, não pôde ser comprovada pela companhia.

As companhias telefônicas dizem que não identificaram nenhum vazamento. A Claro afirmou que, como prática de governança, irá abrir uma investigação. "A Claro investe fortemente em políticas e procedimentos de segurança e mantém monitoramento constante, adotando medidas, de acordo com melhores práticas, para identificar fraudes e proteger seus clientes", informou a companhia.

A Vivo disse que mantém transparência na relação que tem com seus clientes. "A companhia destaca que possui os mais rígidos controles nos acessos aos dados dos seus consumidores e no combate a práticas que possam ameaçar a sua privacidade", afirmou.

Ainda segundo a Pfase, o hacker disse que seriam cerca de 57,2 milhões de informações de contas telefônicas da Vivo. Neste caso, teriam vazado nome, número do telefone, RG, data de habilitação, endereço, maior e menor atraso no pagamento, dívidas, faturas e tipo de plano.

O restante, 45,6 milhões de dados, seriam sobre contas da Claro. Neste caso, o vazamento incluiria informações sobre CPF, CNPJ, tipo de plano, endereço, email, entre outros.

Segundo o presidente da Psafe, Marco DeMello, apesar da afirmativa do hacker, é preciso ter cautela para que não haja nenhuma conclusão precipitada. O executivo afirma que não está clara a maneira como os dados foram obtidos.

"O que podemos afirmar é que os vazamentos de dados empresariais têm sido cada vez mais frequentes e os colaboradores em home office têm sido o principal alvo dos cibercriminosos. É uma briga injusta para as empresas, basta um dispositivo desprotegido e uma ameaça bem sucedida para que um vazamento ocorra", disse, em nota.

Segundo a companhia, as bases de dados verificadas estavam sendo vendidas por 0,026 bitcoins cada, o equivalente a pouco mais de R$ 6,2 mil.

"A preferência pelas transações em bitcoins está relacionada à dificuldade em se rastrear a origem das movimentações. O cibercriminoso muitas vezes nem mesmo tem o banco de dados que alega possuir e aplica golpes em interessados, que pagam o valor requerido por bancos de dados gigantescos, mas que não entregam nada do que se propõe", afirmou DeMello.

A PSafe afirmou já ter informado as autoridades responsáveis sobre o caso. "Temos um relacionamento próximo com a ANPD [Autoridade Nacional de Proteção de Dados]. Estamos à disposição para colaborar nas investigações que levem à identificação dos responsáveis", disse o presidente da companhia. A ANPD não respondeu até a conclusão desta reportagem. (Por Folhapress).


BLOG DO BILL NOTICIAS


O número de pessoas que não resistiram à Covid-19 no Brasil subiu para 234.850. Em 24 horas, foram registradas 1.330 mortes. Há ainda 2.796 óbitos em investigação no país.

Já o total de pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia chegou a 9.659.167. Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 59.602 novos casos.

Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta quarta-feira (10). O balanço é produzido a partir de informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

Há, ao todo, 828.187 pessoas com casos ativos da doença em acompanhamento por profissionais de saúde e 8.596.130 pacientes já se recuperaram.

Estados

Na lista de estados com mais mortes estão São Paulo (55.419), Rio de Janeiro (30.950), Minas Gerais (16.233) e Rio Grande do Sul (11.169). As unidades da Federação com menos óbitos são Acre (902), Roraima (924), Amapá (1.089), Tocantins (1.437) e Rondônia (2.433).

Em número de casos, São Paulo também lidera (1.878.802, seguido por Minas Gerais (786.653), Bahia (616.789), Santa Catarina (601.833) e Paraná (577.734). (Por Agência Brasil).

Aeroporto do Recife lidera movimentação entre os terminais do Nordeste

 

Capital pernambucana terá 4.624 voos, entre pousos e decolagens, gerando uma média de 165 operações por dia. (Foto: Setur/Divulgação)

O Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre segue tendo a maior movimentação entre os terminais do Nordeste em fevereiro. Mesmo com a suspensão do carnaval para conter o avanço da contaminação do coronavírus em Pernambuco, a expectativa é que a malha aérea do aeroporto da capital pernambucana tenha 4.624 voos, entre pousos e decolagens, gerando uma média de 165 operações por dia. Os dados são da Anac e foram tabulados em pesquisa feita pela Unidade de Estudos e Pesquisas da Empetur.

Em comparação com as demais capitais nordestinas, o aeroporto de Salvador, na Bahia, está em segundo lugar em termos de movimentação, com 126 voos, entre pousos e decolagens de média diária. Já o de Fortaleza, no Ceará, está na terceira posição do ranking nordestino, com 70 voos.

"A posição de topo onde se encontra o turismo de Pernambuco é fruto de muito trabalho integrado entre o governo do estado, companhias aéreas, integrantes do trade e, claro, os turistas que enxergam Pernambuco como um destino acolhedor, ainda mais em épocas de alta estação como agora, no verão. Em paralelo, ações como o Passaporte Pernambuco geram maior afeição entre o público e os destinos do estado a serem descobertos", salienta o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

A Anac liberou a operação de 33 destinos no Aeroporto do Recife, sendo 31 nacionais e dois internacionais, apesar destes últimos estarem suspensos por conta da pandemia do coronavírus. Os voos são para as cidades de Aracaju, Belém, Brasília, Campina Grande, Caruaru, Confins, Cuiabá, Fernando de Noronha, Fortaleza, Goiânia, Ilhéus, João Pessoa, Juazeiro do Norte, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Petrolina, Porto Alegre, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Salvador, São Luís, São Paulo (Campinas, Congonhas, Guarulhos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto), Serra Talhada, Teresina e Uberlândia.

Já sobre os voos internacionais liberados, o da TAP que liga o Recife diretamente a Lisboa está suspenso depois que Portugal proibiu os voos do Brasil para o país europeu, de e para, até o próximo dia 14. Já a companhia Cabo Verde tem autorização para operar o voo com ligação direta à Ilha do Sal, mas a retomada ainda não tem data prevista. (Por: Diario de Pernambuco).




Juazeiro é uma das seis cidades do Nordeste contempladas pelo Programa Educação Conectada

 

Unidade de ensino da Rede Municipal. (Foto: Marcel Cordeiro/PMJ)

O município de Juazeiro foi um dos escolhidos pelo Ministério da Educação (MEC) para a implantação do projeto piloto do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), no interior do Nordeste. A iniciativa do Governo Federal visa conectar escolas para promover o uso pedagógico da tecnologia digital na Educação Básica, e serão beneficiadas 80 instituições, entre municipais e estaduais. Integrantes da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) do município e equipe técnica terceirizada do MEC já vêm realizando vistorias nas escolas.

Nos dias 9 e 10 de fevereiro, as equipes percorreram escolas nos bairros Tabuleiro, Itaberaba, Residencial Juazeiro 1,  Piranga, Piranga 1 e 2, João Paulo II, Antônio Guilhermino, João XXIII e Parque Residencial. Nas unidades de ensino, as equipes conversaram com os gestores escolares e identificaram os possíveis pontos de distribuição de internet nas escolas. A internet será fornecida por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

A vistoria interna nas escolas é a primeira etapa para o funcionamento do projeto. Ainda será realizado um levantamento de campo externo para construção do projeto da infraestrutura que levará a internet para as escolas como uma das ferramentas pedagógicas, e, posteriormente, sua implantação nas instituições de ensino. “Cada escola terá uma antena o mais próximo possível das salas de aula. O objetivo é fornecer internet de qualidade para promover o uso pedagógico da tecnologia digital. Com a pandemia, esses mecanismos tornaram-se cada vez mais importantes na prática pedagógica”, explicou a assessora técnica da Seduc, Isabel Cristina. (Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ).


BLOG DO BILL NOTICIAS



Governo da Alemanha decide prorrogar lockdown até 7 de março

 

(Foto: Reuters)

O governo da Alemanha decidiu nesta quarta-feira (10) estender o lockdown em todo o país até 7 de março, em mais uma medida para tentar conter os números da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

A medida foi anunciada após uma reunião entre a chanceler Angela Merkel e os governadores dos 16 estados do país. As autoridades estão preocupadas, principalmente com a propagação das novas variantes da Covid-19, e avaliam que a flexibilização do bloqueio precisa ser cautelosa e gradual.

Segundo o governo do estado alemão de Baixa Saxônia, ficou determinado que a reabertura do comércio ocorrerá em março, mas somente nas regiões onde a incidência semanal por 100 mil habitantes atingir o patamar de 35 novos casos do coronavírus Sar-CoV-2 por sete dias.

Até agora, a meta indicada era uma média de 50 infecções por cada 100 mil moradores, mas o Instituto Robert Koch pediu para diminuí-la.

Mais cedo, um documento obtido pela emissora pública alemã "Deutsche Welle" revelou que a prioridade da Alemanha é a reabertura de creches e escolas. A data de retorno das aulas, porém, será decidida pelos líderes regionais.

Entre as novas regras, o governo Merkel determinou que os salões de cabeleireiros poderão voltar a funcionar a partir do dia 1º de março, sob condições rígidas de prevenção.

Essa é a terceira prorrogação do lockdown, decretado no fim do ano passado para evitar a propagação da Covid-19. Desde então, o país europeu fechou o comércio, escolas, bares, restaurantes e outros estabelecimentos em todo o território alemão.

Conforme dados do último boletim oficial, a Alemanha registrou hoje 8.072 casos novos de coronavírus e mais 813 mortes, elevando o número total de óbitos a 62.969. (ANSA).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Revista Exame aponta Petrolina como a cidade com melhor qualidade de vida no Nordeste

 


Petrolina voltou a se destacar como exemplo de gestão pública e em indicadores de qualidade de vida. A revista Exame publicou, nesta terça (9), um ranking da empresa Macroplan com a avaliação de vários serviços públicos das 100 maiores cidades do Brasil. Petrolina aparece com a melhor nota entre todos os municípios do Nordeste, inclusive, à frente das capitais.

Realizado pelo quinto ano, o Índice de Desafios da Gestão Pública avalia 15 indicadores de quatro segmentos estratégicos: educação, segurança, saúde e saneamento/sustentabilidade. Nessas áreas são avaliados dados referentes à cobertura de saúde básica, qualidade de ensino, serviço de esgotamento, taxa de mortalidade infantil, números de homicídios, acidentes de trânsito entre outros. Após catalogar todos esses dados, o estudo detectou uma evolução na qualidade de vida em Petrolina, que resultou no aumento da nota, passando de 0,620 (em 2020) para 0,645 (em 2021).

É o segundo levantamento divulgado nos últimos dois meses que mostra Petrolina como referência em gestão pública e qualidade de vida. Em dezembro, a Sudene publicou um ranking com a cidade sertaneja na liderança em Pernambuco e em sexto lugar no Nordeste. “É uma grande notícia para nossa cidade. Nosso compromisso continua sendo em avançar nas políticas públicas para nossa cidade seguir como modelo para Pernambuco, para o Nordeste e um orgulho de cada petrolinense“, celebrou o prefeito Miguel Coelho após receber o estudo. (Via:Carlos Britto).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Gilmar Mendes: mídia foi cúmplice do estado totalitário criado pela Lava Jato (vídeo)

 

(Foto: Reprodução)

O ministro Gilmar Mendes destacou, durante a sessão no Supremo Tribunal Federal (STF)  que  liberou nesta terça-feira (9) acesso de diálogos entre Moro e procuradores da Lava-Jato a Lula, a cumplicidade da mídia corporativa com a força-tarefa de curitiba.

“Tudo isso não se realizaria sem a cumplicidade da imprensa”, destacou em sua fala o ministro. 

Veja: 


BLOG DO BILL NOTICIAS

A cidade de Juazeiro-BA, registra 13 novos casos de Covid-19 nesta quarta-feira

 


Por meio de boletim epidemiológico divulgado agora há pouco, a Secretaria de Saúde de Juazeiro mostra que a cidade registrou 13 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas. De acordo com o relatório, 8.727 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 6.647 já estão recuperados.

Os casos descartados somam 17.859. São 1.921 casos ativos da doença. Como não foram registrados novos óbitos por complicações da Covid-19, Juazeiro continua com 159 registros. Segundo dados da gestão, foram realizados desde o início da pandemia 25.328 testes rápidos e 1.327 pelo Lacen em Salvador.

Ocupação de leitos

Dos internados regulados somente pela rede municipal, houve alteração nas últimas 24 horas. Na rede de ocupação hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 81%.(Via:Carlos Britto).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Câmara aprova texto-base de projeto que dá autonomia ao Banco Central

 

Deputados discutem, neste momento, destaques à proposta

Agência Brasil

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10), por 339 votos a 114, o texto-base do projeto que prevê autonomia para o Banco Central. Neste momento, os parlamentares ainda analisam os destaques que podem modificar trechos da proposta.

A proposta foi aprovada pelo Senado em novembro do ano passado e confere mandato de quatro anos para o presidente e diretores da autarquia federal. O texto estabelece que o Banco Central passa a se classificar como autarquia de natureza especial caracterizada pela "ausência de vinculação a ministério, de tutela ou de subordinação hierárquica".

Para o relator do projeto, deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), a medida vai melhorar a nota do Brasil em relação aos investidores internacionais. O parlamentar reiterou que a proposta já é discutida no Congresso há 27 anos.

“ Vai dar ao Brasil um novo padrão de governança monetária, que vai dar um sinal muito importante ao mercado internacional, fazendo com que o Brasil possa melhorar a sua imagem internacional e, mais do que nunca, fazendo com que investidores possam analisar o Brasil como uma janela de oportunidades”, afirmou o relator.

Proposta

De acordo com o texto, o presidente da República indicará os nomes, que serão sabatinados pelo Senado e, caso aprovados, assumirão os postos. Os indicados, em caso de aprovação no Senado, assumirão no primeiro dia útil do terceiro ano do mandato do presidente da República.

O projeto estabelece mandatos do presidente e diretores de vigência não coincidente com o mandato de presidente da República. Diretores e o próprio presidente da autarquia não poderão ser responsabilizados pelos atos realizados no exercício de suas atribuições se eles forem de boa-fé e não tiverem dolo ou fraude. Essa regra também se aplica aos servidores e ex-servidores das carreiras do banco e aos ex-ocupantes dos cargos da diretoria.

Divergência

Partidos contrários à matéria tentaram estender as discussões sobre o projeto. Na avaliação de líderes de siglas da oposição, a proposta não vai blindar a autarquia de pressões político-partidárias.

“Porque o Presidente da República quando indica um Banco Central para gerir a política monetária está exposta a pressão política. Para as agências, quando não protegem os interesses dos consumidores e, sim, dos prestadores de serviço, o conceito é captura. Nó teremos um Banco Central capturado. Imaginem, pelos banqueiros e o povo brasileiro será preterido. Vai aumentar a pobreza e a miséria. Esta que é a realidade”, argumentou o deputado Afonso Florence (PT-BA). (Por Heloísa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Claudia Felczak



BLOG DO BILL NOTICIAS

Governo de Pernambuco anuncia R$ 3 milhões para grupos artísticos e agremiações do Carnaval

 


Após o cancelamento do Carnaval deste ano no Estado, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), anunciou um auxílio emergencial de R$ 3 milhões para grupos artísticos, artistas e agremiações da Festa do Momo.

Em anúncio nas redes sociais nesta quarta-feira (10), o governador explicou que um projeto de lei foi enviado em caráter emergencial para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

O auxílio será pago entre R$ 3 mil e R$ 15 mil, oriúndos do Tesouro Estadual, com prazo para março e abril. O anúncio chega em um momento que milhares de trabalhadores e trabalhadoras do ciclo carnavalesco ficarão sem renda por causa da pandemia.

Durante o comunicado, Paulo Câmara ressaltou que a medida beneficiará 450 grupos artísticos e agremiações pernambucanas. “O detalhamento de como os interessados podem aderir ao edital será feito nos próximos dias pela Secretaria Estadual de Cultura de Pernambuco”, afirmou o governador.

No anúncio, o governador lembrou que o ponto facultativo das próximas segunda e terça-feiras, 15 e 16 de fevereiro, está cancelado, informando que as repartições públicas do Estado funcionarão nos dois dias. 

Ainda nesta quarta-feira, outras coletivas foram realizadas para ressaltar algumas ações diante da festa. Uma delas foi a limitação de pessoas nas lives de Carnaval.

O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, enfatizou que as transmissões devem ser limitadas a 10 pessoas por ambiente. “Tinha live planejada para 50 pessoas. Pelo formato e localização, evidentemente não se teria controle sob a área externa desses espaços”, disse.

Recife e Olinda
Nessa terça (10), a Prefeitura do Recife (PCR) já havia anunciado R$ 4 milhões para o Auxílio Municipal Emergência (AME – Carnaval do Recife). Em parceria com a empresa Ambev, o prefeito João Campos (PSB) assinou o projeto que beneficiará 2,7 mil trabalhadores.

Os valores serão repassados a 160 agremiações e 900 atrações, entre orquestras e grupos artísticos, tendo o teto de R$ 10 mil a cada repasse. 

Já em Olinda, no Grande Recife, o prefeito Professor Lupércio afirmou que a prefeitura desembolsará R$ 1 milhão para a classe artística. Artistas da Cidade deverão ser contemplados com o auxílio. Um projeto de lei deve ser encaminhado até esta sexta-feira (12) para a Câmara de Vereadores do Município. (Por Folha de Pernambuco).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Aras envia ao CNMP pedido do STJ para investigar procuradores da Lava Jato

 

Augusto Aras e Deltan Dallagnol (Foto: Lula Marques | José Cruz/Agência Brasil)

O procurador-geral da República. Augusto Aras, enviou à Corregedoria do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) o pedido do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que procuradores da operação Lava Jato sejam investigados. 

No pedido, o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, pede que o PGR investigue em âmbito administrativo e criminal a revelação de que o procurador Deltan Dallagnol sugeriu pedir à Receita Federal uma análise patrimonial dos ministros do STJ

A investida de Dallagnol contra o STJ consta nas mensagens trocadas pelo ex-juiz Sérgio Moro e procuradores da Lava Jato apreendidas na operação Spoofing, à qual a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve acesso confirmado pelo Supremo Tribunal Federal

Aras recebeu a manifestação do ministro Humberto Martins e despachou o assunto para o corregedor nacional do CNMP, Rinaldo Reis, a quem caberá analisar se há elementos de infração funcional suficientes para abrir uma sindicância contra os procuradores. Aras ainda analisa se dará prosseguimento a alguma investigação do ponto de vista criminal sobre os procuradores.

Em nota ao CNMP, Dallagnol e outros ex-integrantes da força-tarefa afirmam que "jamais praticaram qualquer ato de investigação sobre condutas de autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função, sejam ministros do STJ, seja qualquer autoridade". (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Recifense perde R$ 63 mil após tentar comprar carro em leilão falso

Depois que depositou o dinheiro na conta da empresa, a falsa empresa deixou de atender as ligações e responder às mensagens do piloto

O piloto de avião recifense Pedro Ferreira, de 28 anos, perdeu R$ 63 mil em um golpe ao tentar comprar um carro modelo Hilux em um leilão falso. Parte do dinheiro perdido era de economias feitas nos últimos dois anos. O caso ocorreu no último dia 27 de janeiro e o Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos na última quarta-feira (3).

O site da empresa de leilão online em que Pedro sofreu o golpe é uma imitação de outra instituição do mesmo ramo, a Coliseum Leilões, que tem sede em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco. O endereço e a aparência do site falso são bem parecidos com o do verdadeiro. Apesar do golpe relatado não só por Pedro, mas também por várias vítimas, o site permanece no ar.

Depois de arrematar o carro no site falso, Pedro recebeu o contato de uma mulher que se apresentou como funcionária da empresa de leilões. “Recebi uma ligação dela me parabenizando pela compra do carro. Em seguida, foi me explicando como eu precisava fazer para seguir com o processo. Assinei o contrato, realizei a transferência bancária e aguardei a nota fiscal”, detalha o piloto. 

Segundo a vítima, houve uma tentativa de avaliar o carro pessoalmente, mas a atendente justificou que não era possível em razão da pandemia de Covid-19. 

Depois que depositou o dinheiro na conta da empresa, a falsa empresa deixou de atender as ligações e responder às mensagens do piloto. Quando procurou a delegacia, a vítima tomou conhecimento que a quadrilha tem origem do estado de São Paulo. 

Além de fazer diversas vítimas pelo país, os criminosos estão usando os dados de uma empregada doméstica do interior de outro estado. A suposta vítima seria a responsável pelo CNPJ da empresa golpista.

"O delegado assim que viu meu caso já se familiarizou com a situação. Me informaram que eram quatro ou cinco pessoas que vão por semana [à delegacia] em relação a esse golpe. Disseram que já estão atrás dessa quadrilha, que atua em São Paulo e não opera apenas em Pernambuco, mas em outros leilões também. É meio que já especializada, funciona como se fosse uma empresa de fato, cada um com seu papel", explicou o piloto.

Pedro compartilhou a situação com família e amigos, que logo perceberam que o site da compra era falso. A certeza veio quando familiares entraram em contato com a verdadeira Coliseum, que informou que o último leilão ocorreu em dezembro.

“Quando fui pesquisar, cliquei na primeira opção de site que apareceu na internet, vi que era real pelo endereço, logomarca, telefones com o DDD do Estado, além de outros detalhes que estavam na tela, não tive dúvidas, e fiz o negócio”, relata Pedro, sobre ter a certeza que estava na página que ele conhece da Coliseum Leilões.   

Agora, o piloto tenta recuperar o valor perdido, além de ter entrado com ações judiciais. "Ficou muito complicado, estava me programando nos últimos anos, vim juntando, para aplicar em um imóvel, em uma casa. Nesse momento de pandemia, a aviação está muito complicada. Em outro trabalho, não consigo ir porque as fronteiras estão fechadas. Vi o dinheiro se acabando na pandemia, resolvi fazer esse investimento para revender e lucrar até as coisas normalizarem. Acabei caindo nesse golpe, fiquei sem chão", acrescentou Pedro. 

"Me aconselharam a entrar com uma ação judicial contra o banco do CNPJ da empresa. O advogado me orientou a isso para saber o que está acontecendo. O meu banco não tem muito o que fazer porque foi uma atitude minha, fiz uma carta de contestação com o meu gerente. Estou confiando em Deus, pela nossa Justiça acho difícil", finalizou o piloto.

A reportagem tenta contato com a verdadeira Coliseum Veículos e aguarda retorno.

Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que foi aberto um inquérito policial para investigar o crime, que foi tipificado como estelionato e fraude. (Por Portal Folha de Pernambuco).


BLOG DO BILL NOTICIAS

“É absurdo tornar o Banco Central um ente autônomo”, diz Dilma

 

Dilma Rousseff e o Banco Central (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR | ABr)

A presidente deposta pelo golpe de 2016, Dilma Rousseff, criticou, em entrevista à TV 247 nesta quarta-feira (10), o projeto que está em análise pelo Congresso Nacional e que prevê a autonomia do Banco Central (BC).

“Questões relativas ao engessamento da capacidade do Estado de reagir à crise têm de ser imediatamente desconstruídas. Um exemplo é esse absurdo de tornar o Banco Central um ente autônomo”, disse Dilma.

O plenário da Câmara dos Deputados começou a discutir o projeto nesta terça-feira (9), mas após um acordo entre a base e a oposição, o debate foi adiado para esta quarta. A proposta foi aprovada pelo Senado em novembro do ano passado e confere mandato de quatro anos para o presidente e diretores da autarquia federal. 

“Enquanto estão revendo certas barreiras, certos engessamentos do Estado, mesmo nas políticas neoliberais, aqui no Brasil estamos na fase primitiva do neoliberalismo”, acrescentou. Ela defendeu ainda mais atuação do Estado na retomada do crescimento. (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...