terça-feira, 18 de outubro de 2022

Ipespe: Lula tem 53% dos votos válidos e Bolsonaro, 47%

De acordo com os números, o ex-presidente conseguiu 49% dos votos totais e atual ocupante do Planalto, 43%

Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS)

A pesquisa Ipespe, divulgada nesta terça-feira (18), mostrou o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 53% dos votos válidos, contra 47% de Jair Bolsonaro (PL). 

De acordo com os números, Lula conseguiu 49% dos votos totais e Bolsonaro, 43%. Brancos, nulos ou os que disseram não pretender votar em candidato algum somaram 6%, e indecisos, 2%.

No levantamento anterior do Ipespe, divulgado em 11 de outubro, Lula tinha 50% dos votos totais, contra 43% de Jair Bolsonaro. Branco e nulos somaram 4% e indecisos, 2%. No votos válidos, Lula tinha 54% e Bolsonaro, 46%. 

O Ipespe perguntou sobre o debate da Band. Entre os que declaram voto em Jair Bolsonaro, 53% disseram que assistiram à transmissão. Entre os de Lula, esse número cai para 42%. Na avaliação de 42% dos entrevistados, Bolsonaro se saiu melhor no debate, contra 41% que apontam Lula como o que teve o desempenho mais satisfatório. Para 10% dos respondentes, nenhum dos presidenciáveis foi bem.

Foram entrevistados 1.100 eleitores realizadas entre segunda (17) e esta terça-feira (18) em todo o País. A margem de erro foi de três pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06307/2022. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Real Time Big Data: Raquel Lyra tem 56% dos votos válidos e Marília Arraes 44% em Pernambuco

 Nos votos totais, a tucana conseguiu 52% e a sua adversária, 41%

Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (SD) (Foto: Reprodução/TV Globo)

A pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta terça-feira (18) e contratada pela Record TV, mostrou a candidata ao governo de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB) com 56% dos votos válidos, contra 44% de Marília Arraes (Solidariedade).

Nos votos totais, a tucana conseguiu 52% e a sua adversária, 41%. Brancos e nulos somaram 5% e não souberam ou não responderam, 2%. 

Foram entrevistados 1 mil eleitores entre os dias 15 e 17 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PE-01618/2022. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Após decisões do TSE, Jovem Pan proíbe comentaristas de xingar Lula

Em mensagem encaminhada para a redação, a chefia veta veementemente o uso de palavras como "corrupto" ou "ladrão"

Comentaristas da Jovem Pan e Lula (Foto: Reprodução)

A direção da TV Jovem Pan divulgou nesta terça-feira (18) um comunicado aos jornalistas e apresentadores proibindo usar adjetivos ofensivos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato mais atacado pela linha editorial da emissora.

Segundo comunicado, divulgado pelo blog de Fefito, no UOL, a direção da emissora bolsonarista veta veementemente o uso de palavras como "corrupto" ou "ladrão".

Leia o comunicado na íntegra abaixo:

"Caros, com base em decisão do TSE proferida nesta segunda-feira, estamos orientados pelo jurídico a não utilizar as seguintes expressões nos programas da casa:

Ex-presidiário

 Descondenado

 Ladrão

 Corrupto

 Chefe de organização criminosa

 Além disso, não devemos fazer qualquer associação entre o candidato Lula ao crime organizado. E mais: as críticas aos ministros e ao judiciário não são recomendadas pelo nosso jurídico neste momento.

 O descumprimento dessas determinações pode levar não só a direito de resposta como também a multa de R$ 25 mil e a remoção dos conteúdos de nossas plataformas.

 A direção de jornalismo reforça que aqueles que não se sentirem confortáveis com essa determinação com base em decisão da Justiça, devem nos informar para que possam ser substituídos nos programas."

 Por meio de sua assessoria, a Jovem Pan afirma que "se trata de uma orientação editorial que reforça a importância do cumprimento de uma decisão judicial que impõe restrições ao trabalho jornalístico. Não existe 'medo' como escreve o colunista. Existe respeito à Justiça".

TSE concede três direitos de resposta para Lula na Jovem Pan

O Tribunal Superior Eleitoral concedeu mais três pedidos de direito de resposta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que deverão ser veiculados nos canais da Rede Jovem Pan.

Os ministros concordaram com os pedidos feitos pela campanha petista para permitir que Lula rebata afirmações de que seria mentiroso, de que não teria sido inocentado pela Justiça e que irá perseguir cristãos em um eventual governo. 

Na sentença, o Tribunal determinou que os comentaristas da emissora não reproduzam mais as informações consideradas mentirosas sobre Lula, sob pena de multa no valor de 25 mil reais. 247

 

BLOG DO BILL NOTICIAS

Estudantes ocupam a frente do MEC, em Brasília, sob gritos de 'Fora Bolsonaro genocida'

Atos contra os cortes na educação e a corrupção do atual presidente também foram seguidos em dezenas de cidades na manhã desta terça

(Foto: UNE/Brasília)

Dezenas de estudantes ocuparam a frente do prédio do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, na manhã desta terça-feira (18), em protesto contra o governo de Jair Bolsonaro (PL) e os sucessivos cortes orçamentários na educação e no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Com cartazes, faixas e palavras de ordem por “Fora Bolsonaro Genocida”, eles lembraram do anúncio, feito no início do mês pela atual gestão, de confisco de R$ 2,4 bilhões do orçamento do MEC para abastecer o chamado “orçamento secreto” – criado por Bolsonaro para angariar apoio no Congresso de políticos do “centrão”. 

O ato teve início às 9h, no Viaduto da Galeria dos Estados, de onde os estudantes marcharam ao lado de entidades, organizações, sindicatos e partidos. A manifestação também mostrou apoio da categoria ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que concorre ao Palácio do Planalto contra Bolsonaro no próximo dia 30. Durante a marcha, os estudantes também destacaram que os cortes na educação teriam impactos diretos sobre os cofres da rede, inviabilizando o funcionamento de universidades e institutos federais. 

A manifestação quase foi impedida pelo governo Bolsonaro que, após o anúncio de desvio, voltou atrás da decisão para tentar desmobilizar os estudantes. A categoria, no entanto, decidiu manter os atos contra o presidente em todo o país. Conforme mostrou reportagem da RBA, o próprio Bolsonaro voltou a atacar ao editar três portarias, na sequência, abrindo espaço no orçamento para os ministérios da Economia, do Desenvolvimento Regional e do Trabalho e Previdência bloquearem recursos do do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o principal financiador da ciência no pais, o que inclui bolsas de pós-graduação.

Fora Bolsonaro e Tarcísio em São Paulo

Durante a manhã, os protestos lembraram o tsunami da educação que levou milhares às ruas em defesa do ensino público ainda no início do governo Bolsonaro. Além da capital federal, houve protesto na entrada do portão 1 da Universidade de São Paulo (USP), no Butantã, zona oeste da capital. O ato também mostrou a oposição dos estudantes ao candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ex-ministro de Bolsonaro e apoiado pelo presidente, Tarcísio é considerado também um risco para as universidades públicas de São Paulo. 

Na ocasião, os manifestantes mostraram apoio à candidatura de Fernando Haddad (PT). Mesmo sob chuva, estudantes também protestaram contra Tarcísio e Bolsonaro em Sorocaba, no interior paulista. As entidades representativas dos estudantes secundaristas (Ubes), universitários (UNE) e da pós-gradução (ANPG), que convocaram os atos, também registraram mobilizações em Salvador. 

Na capital baiana, milhares de alunos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) percorreram a região central, por volta das 10h20, até a Praça Municipal, brandando “Bolsonaro, seu fascistinha, os estudantes vão botar você na linha”. Ainda na Bahia, os estudantes também protestaram nos municípios de Irecê, Porto Seguro, Eunápolis, Barreiras, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus contra os cortes na educação. 

Mais protestos

Protestos também foram registrados em Juazeiro do Norte (CE), em Recife e na Universidade Federal do Rio Grande (Furg, RS). O protesto na instituição contou com o apoio da reitoria, que emitiu portaria, na manhã desta terça, suspendendo as atividades acadêmicas e administrativas diante da mobilização deflagrada pelas entidades em defesa das universidades. 

No Twitter, a UNE destacou que a educação pública vem sendo “refém de um orçamento que ano a ano vem diminuindo para bancar tramoias de apoiadores políticos do presidente. Não aceitaremos mais corrupção e aparelhamento do MEC. E para isso é preciso derrotar o inimigo número UM da educação e dos estudantes brasileiros”, frisou. 

As manifestações seguem ao longo desta tarde com atos previstos em mais de 20 estados, incluindo São Paulo, no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, a partir das 17h, e no Rio de Janeiro, a partir das 16h, na Candelária, região central. - Rede Brasil Atual.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Denúncias de assédio eleitoral de empresas aumentam quase 160% em uma semana

O assédio eleitoral ocorre quando um empregador ameaça ou promete benefícios para que uma pessoa que vote em determinado candidato

(Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil)


O Ministério Público do Trabalho (MPT) informou que, até a tarde desta terça-feira (18), recebeu 447 denúncias de assédio eleitoral nas eleições de 2022, um aumento de quase 160% em comparação com os números registrados na semana passada, quando 173 denúncias foram enviadas ao MPT.

O assédio eleitoral é crime e ocorre quando um empregador ameaça ou promete benefícios para uma pessoa votar em determinado candidato.

O Sul teve o maior número de denúncias, com 171. Os três estados da região também ocupam a primeira, segunda e terceira posição no ranking, sendo o Paraná o campeão de denúncias, com 64 ocorrências. Santa Catarina apareceu com 54 denúncias, e Rio Grande do Sul com 53.

Em segundo lugar ficou o Sudeste com o maior número de denúncias (136). Depois apareceu o Nordeste (82), seguido pelo Centro-Oeste (37) e o Norte (21). 247.





BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...