sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Veja o vídeo da nova campanha que destaca as conquistas do governo Lula

 

Sob o conceito "Todo dia a gente faz um Brasil melhor", a peça foi desenvolvida pela Secom, chefiada pelo ministro Paulo Pimenta


                                                     Conteúdo postado por: Leonardo Lucena
Campanha do governo (Foto: Divulgação)

O governo do presidente Lula lançou uma campanha nacional para destacar as transformações que estão ocorrendo em todo o país. Sob o conceito "Todo dia a gente faz um Brasil melhor", a peça foi desenvolvida pela Secretaria de Comunicação Social (Secom). A peça menciona a geração recorde de empregos — a maior da década —, a redução da miséria e da extrema pobreza ao menor patamar da história. A campanha também destaca o crescimento do PIB acima das expectativas, a abertura de 284 novos mercados para os produtos brasileiros e a criação e retomada de programas sociais, como o Pé-de-Meia e o Minha Casa, Minha Vida.

Foi realizado um processo amplo de pesquisas, pré-testes e escuta atenta da população em todas as regiões e classes sociais. "Todas as pesquisas demonstram a confiança dos brasileiros no futuro e a expectativa positiva de que a vida vai melhorar", disse o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.. Sabemos que ainda há muito a ser feito, e o Governo continuará trabalhando até que essas melhorias cheguem à vida de todas as famílias e de cada brasileiro.

Em novembro, uma pesquisa da CNT de Opinião apontou um crescimento na expectativa dos brasileiros em relação ao emprego, renda, saúde e educação. Além disso, todas as áreas apresentam desempenho positivo bem acima do negativo, projetando, segundo a CNT, “um indicador bom” de futuro.

Na pesquisa Genial/Quaest, realizada em dezembro de 2024, houve um aumento de seis pontos percentuais na expectativa positiva em relação à economia, passando de 45% em outubro para 51% neste mês. Por outro lado, os 36% que tinham uma expectativa negativa diminuíram significativamente, chegando a apenas 28%.

paulo-pimenta
Paulo Pimenta. Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

BLOG DO BILL NOTICIAS

Procuradoria rejeita recurso e defende manutenção da prisão de Braga Netto

 

A PGR afirmou que as tentativas do militar de atrapalhar a investigação "denotam a imprescindibilidade da medida extrema"

                                      Conteúdo postado por: Leonardo Lucena
General Braga Netto (Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil)


A Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu nesta sexta-feira (20) uma posição contrária ao pedido feito pela defesa do general Braga Netto pela liberdade do militar. Sob a liderança de Paulo Gonet, a PGR entregou o documento ao Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) está detido no estado do Rio de Janeiro. 

A PGR afirmou que as tentativas de Braga Netto de atrapalhar a investigação "denotam a imprescindibilidade da medida extrema, dado que somente a segregação do agravante poderá garantir a cessação da prática de obstrução". "Desse modo, dada a permanência dos motivos que fundamentaram a decretação da prisão preventiva e a inexistência de fatos novos que alterem o quadro fático-probatório que embasou a medida, não há que se cogitar de sua revogação". O relato foi publicado no Portal G1.

O ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) está preso desde o fim da semana passada, após a Polícia Federal apontar sua participação em uma trama golpista. O plano envolvia o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

A Polícia Federal indiciou pelo menos 40 pessoas acusadas de envolvimento na trama golpista. Além de Braga Netto, entre os indiciados estão Jair Bolsonaro e ex-ministros como Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Paulo Sérgio Oliveira (Defesa).

Durante seu mandato (2019-2023), Bolsonaro procurou transmitir a mensagem de que o Poder Judiciário prejudicava sua gestão. O político de extrema-direita defendeu a participação das Forças Armadas na apuração do resultado das eleições.

Em 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou o PL em R$ 22,9 milhões após o partido questionar a confiabilidade das urnas eletrônicas. No mesmo ano, o TSE declarou Bolsonaro inelegível por oito anos devido a declarações golpistas feitas em Brasília (DF), onde ele afirmou a embaixadores que o sistema eleitoral brasileiro não possui segurança contra fraudes.

Além do inquérito relacionado à trama golpista, Bolsonaro foi indiciado em mais duas investigações: fraudes em cartões de vacinação e venda ilegal de joias que, por lei, devem pertencer ao Estado brasileiro, não podendo ser incorporadas ao patrimônio pessoal. - 247.




Lula diz que governo não vai interferir em nova gestão do BC

 Presidente gravou vídeo com Gabriel Galípolo e ministros


Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil
Agência Gov.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou nesta sexta-feira (20) o diretor de Política Monetária e próximo presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, em vídeo postado nas redes sociais. Na declaração, ao lado dos ministros Fernando Haddad, da Fazenda; Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, e Rui Costa, da Casa Civil, o presidente garantiu que o governo não interferirá na autarquia federal, que tem total autonomia de gestão desde 2021, incluindo mandato para diretores e presidente.    

"Eu quero que você saiba que jamais haverá da parte da Presidência qualquer interferência no trabalho que você tem que fazer no Banco Central", afirmou Lula. 

Galípolo assume o BC a partir de 1º de janeiro e terá 4 anos de mandato à frente da instituição, que supervisiona o sistema financeiro e conduz a política monetária do país. Ele substitui Roberto Campos Neto, indicado ao cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, e que cumpriu o primeiro ciclo de mandato desde que a autonomia entrou em vigor.

"Hoje, nós estamos oferecendo um presente, uma novidade ao Brasil. Esse jovem chamado Galípolo está assumindo a presidência do Banco Central. Queria dizer para o Galípolo que seguimos mais convictos do que nunca que a estabilidade econômica e o combate à inflação são as coisas mais importantes para proteger o salário e o poder de compra das famílias brasileiras. Tomamos as medidas necessárias para proteger a nova regra fiscal e seguiremos atentos à necessidade de novas medidas", destacou o presidente da República, no início do vídeo.

Lula também disse que o país "é guiado por instituições fortes independentes, que trabalham em harmonia para avançar com responsabilidade".

"Quero que você saiba que você está aqui por uma relação de confiança minha e de toda a equipe do governo. E quero dizer que você será, certamente, o mais importante presidente do Banco Central que esse país já teve, porque você vai ser o presidente com mais autonomia que o Banco Central já teve. Porque, eu tenho certeza que, pela tua qualidade profissional, tua experiência de vida e teu compromisso com o povo brasileiro, certamente você vai dar uma lição de como se governa o Banco Central com a verdadeira autonomia", prosseguiu Lula.

Ao longo do ano passado, Lula teceu diversas críticas ao BC sob a gestão de Campos Neto, especialmente por causa do patamar da taxa básica de juros da economia, a Selic, principal instrumento usado pelo Banco Central para controlar a inflação. 

Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC voltou a elevar a taxa Selic, desta vez em um ponto percentual, para 12,25%, em decisão unânime dos diretores da instituição. A alta do dólar e as incertezas em torno da inflação e da economia global foram as principais razões alegadas pelo Copom para endurecer os juros.

Perfil

Ex-secretário de Economia e de Transportes do governo de São Paulo, Gabriel Galípolo trabalhou na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no Centro Brasileiro de Relações Internacionais e no Banco Fator, instituição que fundou. Em 2023, assumiu o cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda, até ser indicado e aprovado para a diretoria de Política Monetária do BC, que ocupa desde julho do ano passado. Ele foi indicado por Lula no fim de agosto deste ano e teve seu nome aprovado pelo Senado Federal, em outubro, após passar por sabatina.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula lança programa de identificação e proteção de cães e gatos

  Tutores já podem cadastrar seus pets e emitir o RG Animal Janja e Lula - 17/04/2025 (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil) Andrei...