quinta-feira, 8 de junho de 2023

Farmácia Popular: saiba quem terá acesso gratuito a medicamentos

 

Abertas novas habilitações para municípios de maior vulnerabilidade

Elza Fiuza/Agência Brasil

O governo federal retomou nesta quarta-feira (7) o programa Farmácia Popular do Brasil, com a proposta de expandir a oferta de medicamentos gratuitos e credenciar novas unidades em municípios de maior vulnerabilidade. Até o momento, eram disponibilizados medicamentos gratuitos para asma, hipertensão e diabetes, enquanto os demais tratamentos eram oferecidos com preços mais baixos, no modelo de copagamento.

Confira a seguir as principais mudanças anunciadas:

Bolsa Família

A partir de agora, os 55 milhões de brasileiros beneficiários do programa Bolsa Família poderão retirar gratuitamente todos os 40 medicamentos disponíveis no rol do Farmácia Popular. Para fazer a retirada, o usuário precisa procurar uma farmácia credenciada e apresentar receita médica, documento de identidade e CPF. O reconhecimento do vínculo com o Bolsa Família, de acordo com o Ministério da Saúde, será feito automaticamente pelo sistema, não sendo necessário cadastro prévio.

Saúde da mulher

Outra novidade anunciada pelo governo federal é que, no novo formato do Farmácia Popular, todas as mulheres podem retirar gratuitamente medicamentos indicados para o tratamento da osteoporose, além de contraceptivos. Cálculos do Ministério da Saúde apontam que cerca de 5 milhões de mulheres em todo o país, que antes pagavam a metade do valor por esse tipo de medicamento, devem ser beneficiadas com a retirada dos produtos de graça.

Povos indígenas

O Farmácia Popular também passa a atender a população indígena. A proposta, de acordo com a pasta, é ampliar e facilitar o acesso, de forma complementar, à assistência farmacêutica básica oferecida atualmente nos distritos sanitários especiais indígenas (DSEI). Com a ação, todos os 40 medicamentos do rol do programa passam a ser disponibilizados de forma gratuita para povos originários.

“Para evitar o deslocamento, um representante da comunidade será escolhido para retirar os medicamentos indicados. Assim, também não será necessário ter um CPF para ser atendido pelo programa. Essa iniciativa entrará em prática em um projeto piloto no território yanomami e, em seguida, expandida de forma gradual para as outras regiões. As ações serão implementadas com a participação dos conselhos distritais de saúde indígena”, informou o Ministério da Saúde.

Demais públicos

Os medicamentos para asma, hipertensão e diabetes que integram o rol do Farmácia Popular seguem gratuitos para todos os públicos.

Novos credenciamentos

A pasta retomou ainda novas habilitações, priorizando municípios de maior vulnerabilidade que aderiram ao programa Mais Médicos. Ao todo, 811 cidades poderão solicitar credenciamento de unidades em todas as regiões do país, sendo 94,4% delas no Norte e Nordeste.

Com as novas habilitações, a expectativa é que, até o fim do ano, o Farmácia Popular passe a ter unidades em 5.207 municípios, o equivalente a 93% do território nacional. (Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Fernando Fraga




BLOG DO BILL NOTICIAS

Ao lado de Camilo, Lula e Janja convocam jovens para prestarem o Enem: “será a maior inscrição da história”

O Enem 2023 é voltado prioritariamente para estudantes que estejam no último ano do Ensino Médio que já tenham concluído essa fase


Ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, o presidente  Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja gravaram um vídeo convocando  jovens para se inscreverem no Enem. 

O prazo, aberto nesta segunda-feira, (5), segue até 16 de junho. Os interessados devem acessar a Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas serão nos dias 05 e 12 de novembro.

O Enem 2023 é voltado prioritariamente para estudantes que estejam no último ano do Ensino Médio que já tenham concluído essa fase. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros”.  Pessoas privadas de liberdade também podem participar. - (247).

Veja:





BLOG DO BILL NOTICIAS

INCÊNDIOS FLORESTAIS - Névoa causada por incêndios no Canadá se espalha para Groenlândia e Islândia e deve atingir Noruega

 

EUA enviaram 600 bombeiros para ajudar o país vizinho a combater os 400 focos de incêndio registrados


               Por Agencia O Globo
A névoa foi causada por centenas de incêndios florestais no Canadá - Foto: Leonardo Munoz / AFP

Depois de se alastrar pelos Estados Unidos e atingir dezenas de cidades, a névoa alaranjada causada por centenas de incêndios florestais no Canadá, chegou ao estado dinamarquês da Groenlândia e na Islândia nesta quinta-feira, e deve atingir a Noruega, no norte da Europa.

Dos mais de 400 focos de incêndio no país, mais de um terço está em Quebec, que vive a pior temporada de incêndios florestais já registrada. Os EUA enviaram, nesta quinta-feira, 600 bombeiros para ajudar o país vizinho a combater o fogo.

“Podemos ver alguma névoa ou sentir o cheiro de fumaça”, disse Nikolaos Evangeliou, cientista sênior do Instituto de Pesquisas Climáticas e Ambientais da Noruega, em comunicado. “No entanto, não acreditamos que o número de partículas no ar aqui seja grande o suficiente para ser prejudicial à nossa saúde.”

Segundo as previsões atuais, a névoa chegará fraca à Europa nos próximos dias.

— No entanto, se esses incêndios continuarem a gerar mais fumaça todos os dias, a situação pode piorar. Anda assim, a probabilidade de haver algum efeito sério na qualidade do ar na Europa é baixa — disse o cientista.

Por causa da fumaça tóxica, proveniente do fogo, que atinge metade do território dos EUA, o governo do estado de Nova York começou a distribuir um milhão de máscaras do modelo N95 para a população. A governadora Kathy Hochul incentivou os nova-iorquinos a usarem proteção facial, especialmente os mais velhos e imunocomprometidos. Além disso, as escolas públicas da cidade terão aulas remotas na sexta-feira.

— Enquanto isso, a melhor coisa a fazer é ficar em casa — disse Hochul, confirmando que o Canadá aceitou a oferta do estado de enviar alguns bombeiros estaduais a Quebec.

A visibilidade limitada causada pela nuvem de fumaça também fez com que a Administração Federal de Aviação dos EUA interrompesse ou reduzisse os voos para alguns dos maiores aeroportos do país.

A prefeita de Washington, Muriel Bowser, onde a qualidade do ar permanece “muito insalubre”, também anunciou uma lista de fechamentos e adiamentos. Todos os parques, campos e espaços abertos da cidade foram fechados. A prefeitura ainda suspendeu a pavimentação de ruas e adiou a coleta de lixo e reciclagem.

O Canadá amanheceu na quarta-feira quase totalmente coberto por uma nuvem cinza após as florestas do leste do país registrarem mais de 400 focos de incêndio. Até o momento, 3,8 milhões de hectares foram destruídos — área 15 vezes maior do que o esperado para o período.

Para especialistas ouvidos pelo Globo, o cenário representa um enorme risco à saúde pública e as suas consequências para o meio ambiente pode perdurar décadas. As partículas de fumaça e fuligem que se depositam em superfícies cobertas de gelo e neve, como o manto de gelo da Groenlândia, também podem tornar a superfície mais escura, fazendo com que ela absorva a radiação solar e, assim, contribua para o aquecimento da atmosfera.

Apesar de ser apenas o início da temporada de queimadas no Canadá, cujo auge ocorre nos meses de julho e agosto, o número alarmante de incêndios tem preocupado as autoridades. Nos seis primeiros meses do ano, o país já registrou o quarto maior volume de incêndios desta década. Segundo o Ministério de Recursos Naturais canadense, o número de hectares queimados apenas em 2023 é 14 vezes a média vista nos últimos dez anos.

— É realmente um ano excepcional — disse Josée Poitras, porta-voz da agência de prevenção de incêndios florestais de Quebec. (Com New York Times).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula acena para vários partidos e mostra um ritual já conhecido

                         Por Betânia Santana

  Presidente Lula instiga alunos a se inscreverem no Enem, em evento no IFPE Paulista - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Gestos para todos os lados em dois dias de visita. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afagou o Polo Automotivo, ao visitar a Jeep, em Goiana, na Mata Norte.

Acarinhou o PT de Humberto Costa, lançando o novo Farmácia Popular, e o de Teresa Leitão, inaugurando o IFPE de Paulista e anunciando a construção de uma unidade em Olinda.

Contemplou o PSB de João Campos com programação no Compaz e encontros antes dos eventos. E não esqueceu nem mesmo a governadora Raquel Lyra (PSDB), que nunca assumiu em quem votou para presidente da República, e na quarta-feira (7/6) assegurou crédito de R$ 900 milhões com o Banco do Brasil, para recuperar as estradas.

Mas foi para os jovens que ele dirigiu seu discurso de despedida e no improviso. Como um líder de movimento estudantil, instigou os estudantes a repetirem o que ele dizia, lembrando que o Governo anterior havia desmobilizado a sociedade brasileira a fazer o  Exame Nacional do Ensino Médio porque não acreditava na educação.

E os alunos obedeceram, e reverberaram a fala do presidente: Com essa atitude, Lula repete a estratégia de trazer para mais perto dele o público que era maioria no evento. E não poderia ser diferente em Pernambuco, seu reduto eleitoral.

No Brasil, os dois últimos anos registraram os menores números de inscritos desde que o exame teve início. Foram 3.109.762, em 2021 e um pouco mais (3.396.597) no ano passado. A edição de 2023 marca os 25 anos do Enem, aplicado pela primeira vez em 1998.

O grupo que repetiu a fala do presidente foi o mesmo que cobrou a instalação de um refeitório no IFPE de Paulista. A unidade funciona desde 2021, tem cerca de 1.100 alunos e oferece seis cursos, sendo dois deles de nível superior.

Ainda na quarta-feira  o ministro da Educação, Camilo Santana, informou que o presidente deu o aval para a construção do refeitório, mas o anúncio oficial ficou mesmo para a instalação do IFPE de Olinda, município vizinho onde o instituto funciona em prédio provisório. O investimento será de R$ 25 milhões. A autorização para a obra foi assinada ontem.

Mão em punho e coraçãozinho
Só mesmo a relação estreita com nomes ligados ao bolsonarismo justifica o fato de Raquel Lyra não ter feito o L de Lula, quando o público implorou por isso, na manhã de ontem, no Compaz Ariano Suassuna, depois de assinar crédito com o Banco do Brasil. A governadora se limitou a erguer o braço com a mão em punho, símbolo de solidariedade. Depois, juntando as duas mãos, fez um coraçãozinho.

INSATISFEITOS As vaias que ressoaram no IFPE de Paulista ficaram divididas entre Raquel Lyra e o prefeito da cidade, Yves Ribeiro (MDB). Também sobraram gritos de "mentiroso" e "mentirosa". A governadora respondeu. O prefeito se fez de mouco.

DISCRETA  A vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) só acompanhou Raquel Lyra na última parte da programação com Lula, em Paulista. Comenta-se que a participação dela no Governo do Estado tem sido menor que seu brilho natural. 

SURPRESA O prefeito do Recife, João Campos, seguiu todos os passos de Lula, e não perdeu a oportunidade de apresentar em detalhes um projeto voltado para a área de urbanismo. Pediu que o presidente visse com bons olhos e garantisse apoio.

DESPRESTÍGIO  Após a mobilização do PT de Pernambuco para assegurar Danilo Cabral na Sudene, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, diz agora que esse é pleito antigo da legenda. O que se diz por aí é que o PSB desprezou o ex-deputado.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Gripe aviária: Espírito Santo proíbe turistas em ilhas de Vitória

 

Estado confirmou 20 focos de influenza aviária de alta patogenicidade

Tânia Rego/Agencia Brasil

O governo do Espírito Santo proibiu, por tempo indeterminado, o acesso ao Arquipélago das Três Ilhas e às demais ilhas da Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, localizada nos municípios de Guarapari e Vila Velha, região metropolitana de Vitória. A medida foi adotada em razão dos casos de gripe aviária registrados no estado e abrange, no total, oito ilhas.

O Arquipélago das Três Ilhas é formado por cinco ilhas: Quitongo, Cambaião, Guanchumbas, Leste-Oeste e Guararema. Nas demais áreas da APA estão as ilhas Francisco Vaz, Toaninha e Alacaeira. A portaria conjunta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos foi publicada nesta quinta-feira (8) em edição extra do Diário Oficial do estado.

O Espírito Santo é o estado com o maior número de casos de gripe aviária no país, com 20 focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) confirmados. Até então, o Brasil nunca havia registrado ocorrência da doença em seu território.

Ao todo, 30 focos em aves silvestres já foram confirmados nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia. A maioria é em aves das espécies Thalasseus acuflavidus (nome popular trinta-réis-de-bando) e Thalasseus maximus (trinta-réis-real).

O Ministério da Agricultura e Pecuária disponibilizou um painel para consulta de casos confirmados, descartados e em investigação. A plataforma pode ser consultada por qualquer pessoa e será atualizada duas vezes ao dia, às 13h e às 19h.

Nesta semana, o governo federal também abriu crédito extraordinário de R$ 200 milhões em favor do Mapa para ações de enfrentamento à gripe aviária. A pasta informou que, com o estado de emergência zoossanitária em vigor no país, as ações de controle e contenção serão intensificadas para evitar que a doença chegue à produção de aves de subsistência e comercial, além de preservar a fauna e a saúde humana.

A orientação do Mapa é que a população não recolha aves que encontrar, doentes ou mortas, e acione o serviço veterinário mais próximo. Ainda segundo o governo, não há mudanças no status brasileiro de livre da influenza aviária de alta patogenicidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal, por não haver registro na produção comercial.

A doença

A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves domésticas e silvestres. Ela é caracterizada principalmente pela alta mortalidade de aves que pode ser acompanhada por sinais clínicos, tais como andar cambaleante, torcicolo, dificuldade respiratória e diarreia.

O vírus H5N1 não infecta humanos com facilidade, mas o aumento de casos recentemente deixou as autoridades sanitárias do mundo todo em alerta. As infecções humanas podem acontecer por meio do contato com aves infectadas, vivas ou mortas, ou ambientes contaminados com secreções respiratórias, sangue, fezes e outros fluidos liberados no abate das aves.

O risco de transmissão às pessoas por meio de alimentos devidamente preparados e bem cozidos também é muito baixo. Além disso, a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada, ou seja, por enquanto, o vírus não se espalha facilmente de pessoa para pessoa.

Apesar de ser pouco frequente, em humanos, a gripe aviária pode ser grave, com alta taxa de mortalidade. O Instituto Butantan, em São Paulo, começou a desenvolver uma vacina contra a doença [], devido à preocupação de que ela possa se tornar uma nova pandemia. (Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Juliana Andrade



BLOG DO BILL NOTICIAS

"Os crimes de Moro e a máfia de Curitiba": apoie o novo documentário de Joaquim de Carvalho

Repórter vai detalhar a atuação mafiosa do ex-juiz suspeito na condução da Lava Jato; saiba como você pode financiar este projeto

Os crimes de Moro e a máfia de Curitiba (Foto: Divulgação)

O Brasil 247 anuncia seu novo projeto: um documentário exclusivo intitulado "Os crimes de Moro e a Máfia de Curitiba". Dirigido por Joaquim de Carvalho, este documentário tem como objetivo investigar e apresentar ao público os detalhes e implicações das acusações feitas por Tony Garcia, ex-agente infiltrado de Sergio Moro, envolvendo o ex-juiz federal e os procuradores da República. Você pode apoiar agora este projeto, clicando neste link.

No âmbito das denúncias explosivas feitas por Tony Garcia, um empresário que afirma ter sido um agente infiltrado de Sergio Moro, surgem alegações perturbadoras de que Moro e os procuradores da Lava Jato teriam atuado como uma verdadeira máfia. O documentário "Os crimes de Moro e a Máfia de Curitiba" buscará aprofundar-se nessas acusações, revelando os detalhes do suposto esquema ilegal de obtenção de informações e perseguição a alvos políticos.

Ao longo do documentário, serão apresentadas entrevistas exclusivas com Tony Garcia, nas quais ele relata suas experiências como agente infiltrado, fornecendo detalhes sobre os métodos utilizados por Moro e os procuradores para obter informações e influenciar investigações. Para isso, foram usados até agentes da Abin.

Essas revelações têm o potencial de lançar uma nova luz sobre a Operação Lava Jato, já desmascarada pelas mensagens acessadas pelo hacker Walter Delgatti, tema de outro documento de Joaquim de Carvalho, "O hacker que mudou a história do Brasil". Joaquim de Carvalho é também o autor do documentário "A grande farsa: como Moro enganou o Brasil e ficou rico", no qual, além da evolução patrimonial, é revelado como ele construiu sua carreira, com cursos nos Estados Unidos e treinamento no Brasil por uma procuradora do Departamento de Justiça daquele país.

Guantánamo de Curitiba – Além disso, o documentário buscará contextualizar os eventos e fornecer uma análise dos desdobramentos políticos e legais que envolvem as denúncias de Tony Garcia. Também ouvirá as vítimas do sistema criado por Moro na Justiça Federal que o ex-agente infiltrado define como "Guantánamo de Curitiba".

O documentário irá além das denúncias de Tony Garcia, e abordará outros abusos de Sergio Moro e seus aliados no Ministério Público Federal e no TRF-4 desde que assumiu como titular da Vara Federal de Cascavel e depois concentrou os processos do caso Banestado.

O objetivo do documentário é proporcionar ao público uma visão abrangente e embasada sobre as denúncias, promovendo um debate informado e construtivo acerca dos desafios enfrentados pelo sistema de justiça no Brasil.

Ao analisar as alegações de Garcia, o documentário também visa estimular a reflexão sobre a importância da transparência, da imparcialidade e do devido processo legal. Antes de tudo, mostrará que as revelações e a apuração dos supostos crimes de Moro e integrantes da Lava Jato interessam, sobretudo, a quem quer viver num país com um sistema de justiça íntegro e respeitado por todos.

"Os crimes de Moro e a Máfia de Curitiba" promete ser um documentário revelador e impactante, oferecendo uma perspectiva única sobre as alegações de um ex-agente infiltrado. Por meio de entrevistas, análises e investigações cuidadosas, o documentário buscará esclarecer os eventos que cercam as denúncias de Garcia, levantando questões cruciais sobre a conduta de Sergio Moro e a atuação dos procuradores da República. Apoie agora este projeto e compartilhe nas suas redes sociais. - (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Prefeito do Recife, João Campos aparece em 3º lugar entre os principais gestores municipais do País

 

Levantamento do Instituto Paraná mostra o gestor recifense em destaque entre os prefeitos de capitais


                              Por Blog da Folha/Carol Brito
Prefeito do Recife e vice-presidente nacional do PSB, João Campos - Foto: Divulgação

Pesquisa divulgada esta semana pelo Instituto Paraná avaliou os prefeitos das 10 maiores capitais do País. No levantamento, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), aparece em terceiro lugar, com 66,3% de aprovação e 28,4% de desaprovação, onde é analisada a opinião da população sobre a administração em suas cidades. Campos aparece à frente de prefeitos como Rafael Greca (Curitiba), Sebastião Melo (Porto Alegre) e José Sarto (Fortaleza).

No Recife, o levantamento ocorreu entre os dias 30 de março e 2 de abril, quando foram ouvidas 816 pessoas. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.  A pesquisa buscou avaliar a opinião dos cidadãos sobre a administração dos prefeitos, perguntando se aprovavam, desaprovavam ou não tinham opinião formada. O ranking é liderado pelos prefeitos Bruno Reis (Salvador) e David Almeida (Manaus), com uma taxa de aprovação de 68% e 67,3%.

Muito do desempenho do prefeito João Campos é atribuído ao trabalho realizado nas periferias da capital pernambucana. A gestão está trabalhando forte na pavimentação de ruas, através do programa Rua Tinindo, na contenção de grandes encostas e obras que menor porte através do Programa Parceria.

Também estão sendo executados serviços de construção e ampliação de creches para a geração de novas vagas, além do trabalho de transformação digital que acelera e aproxima os serviços da prefeitura com a população, como foi a vacinação contra a covid-19.

Recentemente, a prefeitura formalizou um empréstimo com o Banco Mundial no valor de R$ 2 bilhões que serão investidos em obras de infraestrutura através do ProMorar, com serviços de drenagem, obras de contenção encostas, moradias, pavimentação, equipamentos urbanos e outros, gerando, aproximadamente, 15 mil empregos na cidade.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Vaiado em aeroporto, Moro enfrenta a hora da verdade (vídeo)

Moro é vaiado em aeroporto (Foto: Reprodução Twitter)

O ex-juiz suspeito Sergio Moro, hoje senador, que atuou como mafioso no comando da Lava Jato, foi vaiado ontem, ao embarcar no Aeroporto de Brasília. "Moro, pode esperar, a sua hora vai chegar", gritavam os manifestantes. Nos últimos dias, surgiram informações estarrecedoras, como a de que Moro investigou ilegalmente filhos do presidente Lula, buscou informações para emparedar ministros do STJ e teve agentes infiltrados na Lava Jato, como o empresário Tony Garcia

Apoie o novo documentário de Joaquim de Carvalho sobre os crimes de Moro e a máfia de Curitiba em catarse.me/mafia

Ao divulgar o vídeo, o advogado Rodrigo Tacla Duran, que foi alvo de extorsão na Lava Jato, escreveu que "Russo [apelido de Moro] enfrenta a hora da verdade".  - (247).

Assista: 

 
BLOG DO BILL NOTICIAS

Embrapa divulga programação do Semiárido Show 2023

 

Foto/ ilustrativa

Depois de quatro anos sem uma edição presencial, o Semiárido Show volta com uma programação repleta de capacitações englobando diversas temáticas voltadas para a convivência com o Semiárido. A feira, que é um dos maiores eventos de inovação tecnológica para a agricultura familiar da região, é realizada pela Embrapa e acontece entre os dias 1º e 4 de agosto, em Petrolina-PE.

Durante os quatro dias de evento, o público terá a oportunidade de participar, gratuitamente, de cerca de 10 seminários e 50 palestras, além de oficinas e dias de campo. As capacitações são ministradas por pesquisadores e técnicos da Embrapa e de diversas instituições parceiras, com inscrições feitas no local.

“O evento traz tecnologias específicas para a agricultura familiar, contextualizadas aos desafios e oportunidades que o Semiárido tem, e reúne um conjunto de parcerias também já históricas ao longo desses 20 anos de feira, envolvendo desde a sociedade civil, universidades, institutos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural e diferentes unidades de pesquisa da Embrapa”, ressalta  Maria Auxiliadora Coêlho de Lima, chefe-geral da Embrapa Semiárido.

As palestras, com duração de uma hora cada, englobam as mais diversas temáticas voltadas para a produção de caprinos, ovinos e bovinos – incluindo manejo, doenças, alternativas forrageiras e sistemas integrados –, criação de abelhas nativas, cultivos alimentares, tecnologias para aproveitamento de água, potencialidades, limitações e práticas para conservação de solo, irrigação de baixo custo, saneamento básico rural, preparo e uso de compostos orgânicos, entre tantos outros.

Já os seminários acontecem durante um turno (manhã ou tarde), possibilitando que os participantes tenham outro turno para visitar os demais espaços da feira. Entre os temas abordados estão a bioeconomia na Caatinga, sistemas integrados sustentáveis no Semiárido, energias renováveis, preservação e uso sustentável do bioma e recuperação de áreas degradadas. Os seminários são, também, um espaço para a discussão de programas institucionais, de políticas públicas e do papel das instituições públicas e das parcerias com o setor privado na área de ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento do Semiárido.

A feira também conta com o Espaço dos Sabores, uma estrutura montada para a realização de oficinas culinárias e de processamento de produtos. Entre os preparos que serão apresentados no local estão o hamburguer de carne de carneiro com fibra de caju, kafta de carneiro e queijo de coalho com geleia de maracuja-da-caatinga, jujubas de frutas, iogurte tipo Sundae com frutas nativas e preparo do doce umbunoff.

Uma das novidades da edição será a disponibilização de uma programação de cursos virtuais ofertados por meio da Vitrine de Capacitações On-line da Embrapa - o e-Campo. Os cursos abordam temas aderentes à produção no Semiárido, tais como forrageiras, reuso de águas cinzas, sistema de produção de Feijão-Caupi, criação de galinhas caipiras, entre outros. A expectativa é de que a iniciativa viabilize o acesso de um público ainda maior, proveniente de qualquer localidade do Brasil e do mundo.

Além das capacitações, o evento conta ainda com vitrines tecnológicas e Unidades Demonstrativas em campo, além da montagem de estandes institucionais e de parceiros, e do espaço ‘Vila da Economia Solidária’, área reservada à exposição de empreendimentos regionais.

 

A feira

Como forma de incrementar a agricultura familiar, que se constitui como uma das principais atividades produtivas na região, a Embrapa realiza, a cada dois anos, a feira Semiárido Show, levando ao público um portfólio de mais de 100 tecnologias desenvolvidas pela pesquisa agropecuária em temas estratégicos para a convivência produtiva com o Semiárido brasileiro.

Em 2023, o evento chega à sua 10ª edição trazendo o tema “Ciência e Tecnologia Promovendo o Desenvolvimento”, que destaca o papel da pesquisa científica na consolidação da agropecuária dependente de chuva. A feira integra os destaques da programação especial de comemoração dos 50 anos da Embrapa.

“O Semiárido Show é o principal veículo que nós temos para reunir o máximo de tecnologias direcionadas para agricultura familiar na região”, destaca Auxiliadora Coelho. Para ela, “depois de quatro anos, esse é o momento de reunir essas pessoas e trazer informações novas, pensando sempre em um elemento importante que é preparar o Semiárido para os próximos anos, que inclui cenários de mudanças climáticas, mas que inclui também avanços do conhecimento, trazendo novas oportunidades pra essa região”.

O evento é sediado em uma área de 20 hectares da Embrapa Semiárido, localizada na rodovia BR-428, Km 148, em Petrolina-PE. A participação é aberta a todos os públicos, como produtores, profissionais da assistência técnica e extensão rural, estudantes, comunidade científica, gestores, formuladores de políticas públicas e demais interessados. 

O evento conta com diversas parcerias, desde instituições de ensino, pesquisa e extensão rural, órgãos públicos das esferas municipais, estaduais e federal, associações, empresas do ramo, entre outras.

Nesta edição, a feira é realizada pela Embrapa em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), e está em fase de construção de novas parcerias, contando, até o momento, com patrocínio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), por meio do Projeto Dom Helder Câmara; da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário; e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Conta, também, com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria (Sesi) e empresas privadas como Hortivale, GranSafra e Ferreira Sementes.

A realização é liderada pela Embrapa Semiárido (Petrolina-PE), com o envolvimento de outras Unidades da Empresa: Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ), Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE), Algodão (Campina Grande-PB), Alimentos e Territórios (Maceió-AL), Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), (Hortaliças (Brasília-DF), Instrumentação (São Carlos-SP), Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA), Meio Ambiente (Jaguariúna-SP), Meio-Norte (Terezina-PI), Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Solos (Rio de Janeiro-RJ) e Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE).

 

Serviço:

O que: Semiárido Show 2023

Quando: 1º a 4 de Agosto de 2023

Onde: Rodovia BR-428, Km 148, Petrolina-PE

Mais informações: www.embrapa.br/semiaridoshow

 

Fernanda Birolo (MTb 81/AC)
Embrapa Semiárido
Telefone: (87) 3866-3734






BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...