sábado, 4 de março de 2023

CHUVAS EM PERNAMBUCO - Inmet emite alerta de chuvas intensas para todo o estado de Pernambuco até esta sexta-feira (3)

 

A previsão do Inmet para o Recife, nesta quinta, é de muitas nuvens, com pancadas de chuva de forma isoladas


                                 Por Portal Folha de Pernambuco

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso meteorológico de "perigo potencial" em que prevê chuvas intensas para todo Pernambuco nesta quinta-feira (2).

Segundo o Inmet, deve chover entre 20 e 30 mm/h. No acumulado do dia, a previsão é de até 50 mm. Além disso, estão previstos ventos intensos, de 40 a 60 km/h. A previsão segue até às 10h desta sexta-feira (3).

O alerta de "perigo potencial" indica situação meteorológica potencialmente perigosa. Além de Pernambuco, as chuvas também devem ser intensas em Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. 

A previsão do Inmet para o Recife, nesta quinta, é de muitas nuvens, com pancadas de chuva de forma isoladas. A umidade máxima do ar é de 90% e a temperatura máxima é de 27ºC.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Governo Lula analisa retomada de 417 obras paradas nos 27 estados

Segundo a Casa Civil, serão retomadas de rodovias, ferrovias, mobilidade urbana, segurança hídrica, aeroportos e saneamento

Luiz Inácio Lula da Silva e uma obra no estado de São Paulo (Foto: Ricardo Stuckert / GovSP (Divulgação))

Governadores dos 27 estados e do Distrito Federal apresentaram relatórios de obras paradas para a Presidência da República. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia prometido, em sua campanha, dar atenção individualizada aos chefes do Executivo das unidades da Federação. A ideia é estabelecer parceria para resolver problemas da forma mais ágil o possível, independente do partido ou ideologia de cada político.

O primeiro encontro entre Lula e os governadores ocorreu de forma inesperada no dia 9 de janeiro. Isso porque todos os governadores foram até Brasília prestar solidariedade à democracia e ao mandato do presidente, atacados por radicais bolsonaristas no dia 8 daquele mês. Após isso, no dia 27, mais uma reunião. Desde então, a Casa Civil recebeu diversas propostas de parcerias. De acordo com nota divulgada hoje (2), são 417 obras.

“As obras apresentadas pelos estados constituem o primeiro passo para a organização da carteira de investimentos do governo federal em infraestrutura, com recursos públicos e privados. Essas obras integrarão um plano nacional de investimentos do governo federal. Teremos um monitoramento a partir de um sistema de coleta de propostas já criado pela Casa Civil”, informa o Planalto, em nota.

Obras e recursos

A Casa Civil detalhou que são “136 são em rodovias (pavimentação, duplicação, entre outras), 60 relacionadas à segurança hídrica (barragens e sistema adutor, por exemplo), 32 de mobilidade urbana (construção de BRTs, corredores de ônibus etc.), 21 relativas à modernização de aeroportos regionais, 21 para saneamento e 16 ferrovias (criação e expansão)”. Ainda existem projetos relacionados a hidrovias, equipamentos sociais, comunicação e prevenção a desastres.

A proposta de Lula é utilizar a máquina pública em benefício do cidadão na ponta, em problemas sensíveis. Para isso, financiamentos por meio de bancos públicos, em especial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Nordeste. Os recursos também são garantidos a partir da primeira conquista do governo, a PEC da Transição, articulada e aprovada ainda antes do início do mandato. “Essa PEC vai nos permitir fôlego para cumprir os compromissos sociais que tínhamos assumido durante a campanha”, explicou Lula. - Rede Brasil Atual.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula condena violência contra mulher e afirma que lugar de agressor é na cadeia

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o seu governo irá ter uma atuação "muito dura" no enfrentamento à violência contra as mulheres no país

Lula participa de evento no Palácio do Planalto - 13/01/2023 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenou a violência contra a mulher e afirmou que o lugar de homem que bate em mulher é na prisão. Se o cidadão não respeitar as mulheres, a lei vai para cima dele com tudo, para ele saber que lugar de marido que bate em mulher, de homem que bate em mulher, não é dentro de casa, é na cadeia”,  disse Lula nesta sexta-feira (3), durante a entrega de 1.440 unidades habitacionais em Rondonópolis (MT), segundo a Folha de S.Paulo.

“Não é possível que tenha aumentado a violência contra a mulher. A mão de um homem foi feita para trabalhar, ou foi feita para fazer carinho, não foi feita para bater em mulher. Que canalha é esse, que tem coragem de levantar a mão para bater na sua mulher?", completou. Ainda conforme Lula, o governo será “muito duro" no enfrentamento à violência contra as mulheres no país. 

Dados da quarta edição da pesquisa Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil,  Realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgada na quinta-feira (2), apontam que cerca de 18,6 milhões de mulheres brasileiras foram vítimas de algum tipo de violência em 2022. Segundo o levantamento, 28,9% das brasileiras sofreram algum tipo de violência de gênero em 2022, a maior prevalência já verificada na série histórica, 4,5 pontos percentuais acima do resultado da pesquisa anterior.

Lula aproveitou a ocasião para criticar o massacre que resultou em sete mortos, incluindo uma adolescente de 12 anos, chacina em Sinop (MT), em decorrência de uma aposta em um jogo de sinuca. 

"Quando um cidadão, jogando snooker, devia ser um vagabundo, porque jogar snooker três horas da tarde não é para trabalhador, ou seja, esse cidadão perdeu uma partida e resolveu matar sete pessoas sem nenhuma explicação, sem nenhuma explicação. A gente vê na TV todos os dias pessoas agredindo pessoas em supermercado, no aeroporto, no shopping, o país foi tomado pela violência porque a mentira predominou, o ódio predominou [nos últimos anos]", disse Lula. - (247).


Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...