sábado, 4 de março de 2023

Lula condena violência contra mulher e afirma que lugar de agressor é na cadeia

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o seu governo irá ter uma atuação "muito dura" no enfrentamento à violência contra as mulheres no país

Lula participa de evento no Palácio do Planalto - 13/01/2023 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenou a violência contra a mulher e afirmou que o lugar de homem que bate em mulher é na prisão. Se o cidadão não respeitar as mulheres, a lei vai para cima dele com tudo, para ele saber que lugar de marido que bate em mulher, de homem que bate em mulher, não é dentro de casa, é na cadeia”,  disse Lula nesta sexta-feira (3), durante a entrega de 1.440 unidades habitacionais em Rondonópolis (MT), segundo a Folha de S.Paulo.

“Não é possível que tenha aumentado a violência contra a mulher. A mão de um homem foi feita para trabalhar, ou foi feita para fazer carinho, não foi feita para bater em mulher. Que canalha é esse, que tem coragem de levantar a mão para bater na sua mulher?", completou. Ainda conforme Lula, o governo será “muito duro" no enfrentamento à violência contra as mulheres no país. 

Dados da quarta edição da pesquisa Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil,  Realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgada na quinta-feira (2), apontam que cerca de 18,6 milhões de mulheres brasileiras foram vítimas de algum tipo de violência em 2022. Segundo o levantamento, 28,9% das brasileiras sofreram algum tipo de violência de gênero em 2022, a maior prevalência já verificada na série histórica, 4,5 pontos percentuais acima do resultado da pesquisa anterior.

Lula aproveitou a ocasião para criticar o massacre que resultou em sete mortos, incluindo uma adolescente de 12 anos, chacina em Sinop (MT), em decorrência de uma aposta em um jogo de sinuca. 

"Quando um cidadão, jogando snooker, devia ser um vagabundo, porque jogar snooker três horas da tarde não é para trabalhador, ou seja, esse cidadão perdeu uma partida e resolveu matar sete pessoas sem nenhuma explicação, sem nenhuma explicação. A gente vê na TV todos os dias pessoas agredindo pessoas em supermercado, no aeroporto, no shopping, o país foi tomado pela violência porque a mentira predominou, o ódio predominou [nos últimos anos]", disse Lula. - (247).


Lula posta mensagem alusiva ao Dia das Mães e presta homenagem "às mães do Rio Grande do Sul" (vídeo)

"Vocês não estão sozinhas", garantiu o presidente, antes de lamentar: "sabemos que nem tudo pode ser recuperado. Mães perdera...