sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Lula: Bolsonaro humilhou as Forças Armadas e deve desculpas a elas e ao povo brasileiro

'Ele não tinha o direito de envolver as Forças Armadas a fazer uma comissão para investigar urnas eletrônicas. O resultado foi humilhante', afirmou o presidente eleito

Jair Bolsonaro e Lula (Foto: ABR | Reprodução)

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dircursou nesta quinta-feira (10) durante encontro com parlamentares aliados no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, e criticou duramente Jair Bolsonaro (PL) por envolver as Forças Armadas no processo eleitoral.

Por pressão de Bolsonaro, os militares montaram uma comissão para acompanhar e fiscalizar as eleições. Após semanas de mistério, o Ministério da Defesa divulgou nesta quarta-feira (9) um relatório sobre o processo eleitoral. O documento não comprova qualquer fraude nas eleições e não sustenta nenhuma das acusações que Bolsonaro fez ao longo de toda a campanha contra as urnas eletrônicas e o sistema de votação. "Vocês estão vendo que ainda tem na frente de quartéis algumas pessoas inconformadas com o resultado eleitoral, por conta de toda denúncia, de todas as fake news, de todas as mentiras contadas sobre o processo eleitoral, de que as urnas eletrônicas não eram sérias. Eu me recordo do Saddam Hussein dizendo que tinha que enfrentar os Estados Unidos porque os Estados Unidos diziam que ele tinha armas químicas e ele não tinha coragem de dizer que não tinha. E ontem aconteceu uma coisa humilhante, deplorável para as nossas Forças Armadas. Um presidente da República, que é o chefe supremo das Forças Armadas, não tinha o direito de envolver as Forças Armadas a fazer uma comissão para investigar urnas eletrônicas, coisa que é da sociedade civil, dos partidos políticos e do Congresso Nacional. E o resultado foi humilhante", disse Lula. 

O presidente eleito afirmou que Bolsonaro tem o dever de pedir desculpas às Forças Armadas e ao povo brasileiro. "Eu não sei se o presidente está doente, não sei, mas ele tem a obrigação de vir à televisão e pedir desculpas à sociedade brasileira e às Forças Armadas, por ter usado as Forças Armadas, uma instituição séria, uma garantia para o povo contra possíveis inimigos externos, fosse humilhada, apresentando um relatório que não diz nada, nada, absolutamente nada daquilo que ele, durante tanto tempo, acusou. Um presidente pode errar, mas ele não pode mentir. Não é aceitável que um presidente da República minta para o seu povo. E nós, ontem, acabamos de provar que um presidente que tinha sido eleito cinco vezes deputado pela urna eletrônica, que teve seus filhos eleitos pela urna eletrônica, colocasse em dúvida a urna eletrônica. Ele sabia que ia perder as eleições, ele tinha certeza que ia perder. Não foi a disputa entre dois homens, entre dois partidos, entre dois candidatos. Foi a disputa entre um candidato e a máquina do Estado, porque ela foi utilizada na sua totalidade: a inteligência, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviáia [Federal], a polícia de cada estado, os empresários ameaçando". 

Mesmo após o rápido discurso feito por Bolsonaro na última semana, para Lula, "ele ainda não reconheceu a derrota". "Seria tão fácil fazer como fez o Alckmin quando disputou comigo, como fez o Serra quando disputou comigo, como eu fiz duas vezes com Fernando Henrique Cardoso quando eu perdi as eleições. Pega o telefone e diz: 'olha, parabéns pela tua vitória'. E anuncia ao país, esse país tem um perdedor e um vencedor. Ele ainda não teve coragem de fazer isso, como Saddam Hussein morreu sem coragem de reconhecer que o Iraque não tinha armas químicas. Ele afundou o país por conta de uma mentira que só ele acreditava. Portanto, o presidente Bolsonaro tem uma dívida com o povo brasileiro. Peça desculpas pela quantidade de mentiras que foram contadas nessa eleição e pelas ofensas que fez à urna eletrônica, que é um modelo que o mundo inteiro teria que usar. A maior economia do mundo [Estados Unidos] está contando papelzinho até agora".

Lula também enviou um recado aos bolsonaristas que, desde a proclamação do resultado da eleição presidencial, protestam em alguns pontos do país pedindo golpe militar. "Lamentávelmente tem gente, uma minoria, que está na rua pedindo - eles não sabem nem o que pedem, mas estão pedindo. Eu, se pudesse dizer para essas pessoas, voltem para casa. Democracia é isso, um ganha e outro perde, um ri e o outro chora. É assim em qualquer esporte, em qualquer política. Quantas vezes eu chorei porque perdi? Quantas vezes cheguei em casa achando que tudo tinha acabado para mim? E hoje eu descubro que uma derrota é apenas um incentivo para eu me preparar melhor para a outra disputa eleitoral. Então se vocês estiverem ouvindo pela internet, voltem para casa, não sejam violentos com crianças, não sejam violentos com quem pensa diferente de vocês. Vamos respeitar quem não é igual a gente, quem não pensa como nós pensamos. Vamos respeitar quem não gosta do candidato que nós gostamos. A democracia é isso, é viver democraticamente na diversidade. Eu não peço para ninguém gostar de mim, só peço para as pessoas: respeitem o resultado eleitoral, porque nós vencemos as eleições e vamos recuperar esse país".

Lula também falou sobre os encontros que teve na quarta-feira com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber. O petista ainda rasgou elogios ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. "Ontem eu vim aqui para visitar as instituições brasileiras para dizer o seguinte: a partir de agora vocês vão ter paz, porque vocês não vão ter um presidente desaforado querendo intervir na suprema Corte, na Justiça Eleitoral. Não é possível. Os ministros da suprema Corte não podem ir a um restaurante, ir ao cinema, não podem sair de casa. O presidente do tribunal eleitoral [Alexandre de Moraes], que teve uma coragem estupenda, que é um homem que teve um comportamente exemplar, é o orgulho de todo o Brasil - e não importa se o Alexandre de Moraes é conservador, se é progressista, se é de direita, de centro. O que importa é que ele foi de muita coragem e muita dignidade na lisura e no compromisso de dirigir essas eleições".

Lula se comprometeu ainda a defender as empresas públicas do país. "O nosso compromisso é muito simples: é reconstruir esse país. A democracia está de volta, a civilidade está de volta. Esse povo vai ser ouvido, vai ter o direito de dar palpite naquilo que nós temos que fazer. Quero dizer para vocês que as empresas públicas brasileiras serão respeitadas. A Petrobrás não vai ser fatiada, o Banco do Brasil não vai ser privatizado, a Caixa Econômica, o BNDES e o BNB [Banco do Nordeste] voltarão a ser bancos de investimentos, inclusive para pequenos e médios empreendedores".

Ele também criticou os megadividendos da Petrobrás, inclusive o último, e denunciou a tentativa de Bolsonaro de zerar os caixas da petrolífera e do BNDES para prejudicar o próximo governo. "Só nesse período de governo já vai mais de US$ 150 bilhões pagos em dividendos para os acionistas da Petrobrás, e nada para investimento. E essa semana inventaram a distribuição de mais US$ 50 bilhões de um possível lucro futuro. Qual é a ideia? Esvaziar o caixa da Petrobrás para que a gente não possa fazer nada, e vocês sabem que esse país hoje não consegue refinar a quantidade de gasolina que ele precisa. Nós já fomos exportadores de gasolina, e agora nós refinamos por volta de 79%. É por isso que tem 390 e poucas empresas importanto gasolina dos Estados Unidos, pagando em dólar. Agora eu estou sabendo que eles vão pegar mais não sei quanto do BNDES, agora, antes da nossa posse, para também deixar o BNDES vazio, para que a gente não tenha capacidade de investimento". (Por Guilherme Levorato, 247).




BLOG DO BILL NOTICIAS

Gleisi rebate nota dos comandantes militares: "direito de manifestação não se aplica a atos contra a democracia"

Em nota, os comandantes das Forças Armadas falaram em "demandas legais e legítimas da população" ao tratar de bolsonaristas que pedem golpe contra e eleição de Lula

Gleisi Hoffmann (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

A presidente PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), usou o Twitter nesta sexta-feira (11) para rebater a nota dos comandantes das Forças Armadas que 'passa pano' para as manifestações de bolsonaristas que pedem um golpe contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República.

"Não é papel dos comandantes militares opinar sobre o processo político, muito menos sem a atuação das instituições republicanas. O direito de manifestação não se aplica a atos contra a democracia, que devem ser tratados pelo nome: golpismo. E combatidos, não são pacíficos nem ordeiros", escreveu a parlamentar.

Na nota, o almirante de esquadra Almir Garnier dos Santos (Marinha), o general Marco Antônio Freire Gomes (Exército) e o tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior (Aeronáutica) falam em "demandas legais e legítimas da população" ao tratar dos atos golpistas de bolsonaristas. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Polícia apreende pipas nazistas em comércio de Sorocaba (SP)

O caso foi registrado nesta quinta-feira (10), depois que a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade recebeu a denúncia

A polícia apreendeu várias pipas em um comércio de Sorocaba (SP) depois de receber uma denúncia de apologia ao nazismo. O gerente do estabelecimento chegou a ser levado à delegacia, mas foi ouvido e liberado. A reportagem é do portal G1.

O caso foi registrado nesta quinta-feira (10), depois que a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade recebeu a denúncia de que um comércio no Parque Vitória Régia estava vendendo pipas com desenhos de suásticas.

De acordo com o presidente da comissão, o advogado Hugo Bruzi, uma senhora relatou que viu os produtos no estabelecimento na quarta-feira (9) e avisou o gerente de que se tratava de um símbolo nazista.

"Mas ele teria dito que era preferível ter aquela pipa do que ter algo relacionado ao Lula ou ao PT. Por conta disso, ela entrou em contato com a OAB e nós fomos ao estabelecimento na quinta-feira", afirma. (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Derrotado e isolado, Bolsonaro desaparece e publica 20 vezes menos nas redes sociais

Bolsonaro sentiu o baque da derrota e segue recluso na residência oficial

Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução/Youtube)

Desde a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 2º turno das eleições, Jair Bolsonaro (PL) reduziu não só suas aparições presenciais, mas também a presença na internet.

Segundo levantamento feito a pedido do site Poder360, o chefe do Executivo fazia até 16 publicações diárias nas redes sociais. Contudo, desde o dia 30 de outubro até esta quinta-feira (10), ele só se manifestou em seus perfis oficiais oito vezes, menos de uma postagem por dia.

Ele só gravou um vídeo no dia 2 de novembro pedindo que bolsonaristas desbloqueassem as estradas.

A última publicação de Bolsonaro no Twitter ocorreu na última terça-feira (8): uma foto sem legenda referente ao lançamento da candidatura dele à reeleição, tirada em julho, no Rio de Janeiro.

Permaneceu em total silêncio do dia 30 ao 1º de novembro, quando falou por menos de três minutos com a imprensa dando breve sinalização de que admitia ter sido vencido nas urnas. (247).




BLOG DO BILL NOTICIAS

 

Operação da PF acontece na manhã desta sexta-feira (11), no Recife


                              Por Portal Folha de Pernambuco

Um político que foi candidato a deputado estadual por Pernambuco nas eleições deste ano e o coordenador de campanha dele são alvos da operação Dois Unidos, da Polícia Federal, que cumpre dois mandados de busca e apreensão nos bairros do Parnamirim e Jaqueira, na Zona Norte do Recife, na manhã desta sexta-feira (11). 

Os suspeitos, que não tiveram os nomes divulgados, estão sendo acusados de corrupção eleitoral. De acordo com a PF, as investigações iniciaram após a circulação viral de um vídeo no WhatsApp que mostra diversos eleitores reivindicando pagamento por terem votado no tal candidato que concorria ao cargo de deputado estadual.

De acordo com a PF, nas imagens, feitas após o 1º turno das eleições deste ano, os eleitores apresentam seus respectivos comprovantes de votação como prova.

A corporação informou ainda que, após realizadas diligências preliminares, foi identificado o suposto arregimentador/coordenador da campanha e o respectivo candidato envolvido. A polícia também descobriu que o vídeo foi produzido por eleitores de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife.

Os mandados foram expedidos pela 9ª Zona Eleitoral de Pernambuco e buscam obter novos elementos de prova que confirmem o modus operandi dos investigados e identificar outros possíveis envolvidos.

Segundo a PF, os investigados respondem pelo crime de corrupção eleitoral, tipificado no art. 299 do Código Eleitoral, cuja pena pode chegar a 4 anos de prisão, multa, além de outros ilícitos eleitorais.


BLOG DO BILL NOTICIAS

China conta com reintegração do Brasil à Celac após posse de Lula

A decisão do governo Jair Bolsonaro de abandonar o grupo, em janeiro de 2020, chocou Pequim

                      Por Portal Folha de Pernambuco

(Foto: Prensa Latina)


Leonardo Sobreira, de Pequim (247) - A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) serve como uma das principal ponte para a cooperação entre a região e seus grandes parceiros comerciais, em especial a China. 

A decisão do governo Jair Bolsonaro de abandonar o grupo, em janeiro de 2020, chocou Pequim. Segundo Wu Jinjia, diretora do escritório para cooperação regional do departamento de assuntos latino-americanos da chancelaria chinesa, o Brasil, como maior economia da região, não pode deixar de lado a Celac. “Na mesma medida, a Celac perde muito com o Brasil de fora”, disse ela.

“Lula é um integracionista”, disse a oficial, saudando as declarações do presidente eleito no sentido de resgatar o protagonismo do Brasil na política mundial. Em seu discurso de vitória, o petista disse que o “Brasil está de volta” e relembrou o processo de integração da região, citando o Mercosul, a Unasul e a Celac.

“Quando o Brasil puder assumir a presidência pro tempore da Celac, esperamos que então o Brasil possa dar um passo mais adiante”, disse Wu, falando a um grupo de jornalistas latino-americanos, por videoconferência. 

Ela acrescentou que a China deseja dobrar o número de subfóruns sob o Fórum China-CELAC, plataforma que fortalece e expande o comércio bilateral e a cooperação entre a China e a região. - Leonardo Sobreira, de Pequim (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

PEC da Transição terá Bolsa Família fora do teto de forma permanente, diz relator do Orçamento

O governo eleito também pretende retomar o nome Bolsa Família

Marcelo Castro (Foto: Pedro França/Agência Senado)

O relator da proposta do Orçamento de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), afirmou nesta quinta-feira (10) que a PEC que está sendo elaborada para garantir o Auxílio Brasil de R$ 600 em 2023 deve prever que o benefício seja imune ao teto de gastos de forma permanente, informa o G1.

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e membros da equipe de transição se reuniram com os presidentes da Câmara e do Senado e parlamentares nesta quinta.

Aliados do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vêm trabalhando nas últimas semanas para costurar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que autorize o Executivo a mexer nas regras orçamentárias para cumprir, já a partir de janeiro, promessas feitas durante a campanha.

O governo eleito também pretende retomar o nome Bolsa Família.

Se o Congresso aprovar o programa social fora do teto de gastos, esses R$ 105 bilhões hoje reservados no Orçamento 2023 podem ser remanejados para bancar outras promessas de campanha como a Farmácia Popular, o reajuste do salário mínimo acima da inflação e a retomada de ações de infraestrutura.

O texto da PEC ainda não foi divulgado e, segundo Castro, só deve ser apresentado formalmente após acordo entre os líderes. O parlamentar prevê mais reuniões na próxima semana para afinar o texto – o Senado, primeiro a analisar a PEC, tem esforço concentrado de votações a partir do dia 21. 247.




BLOG DO BILL NOTICIAS

Raquel: "Precisamos esquecer o que nos divide e trabalhar pelo que nos une"

 

Governadora eleita participou da 25ª Conferência da Unale


                                 Por Blog da Folha

A governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), participou, nesta quinta (10), da 25ª Conferência realizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na Arena Pernambuco, no Grande Recife. Ao lado do governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e da sua vice, Priscila Krause, Raquel falou sobre os desafios para os próximos quatros anos, no auditório lotado de parlamentares de todo o Brasil. 

A governadora eleita defendeu a conexão direta com o povo. “Precisamos esquecer o que nos divide e trabalhar pelo que nos une. A nossa missão é dar respostas e melhoria de vida a nossa gente. Vou governar junto ao povo. A população está ávida por mudança, por uma gestão que chegue junto, que escute os seus anseios. Precisamos de um país unido para trabalhar no combate às desigualdades, na superação da pobreza, na geração de oportunidades. E isso só é possível com união, principalmente do Executivo e do Legislativo”, afirmou. 

Na sua fala, Eduardo Leite afirmou que é fundamental o diálogo e que os parlamentares tenham protagonismo nas decisões do estado. “Temos que estar na política não para ser, mas, sim, para fazer pelas pessoas. Precisamos trabalhar para enfrentar a fome e garantir oportunidades. Não apenas com transferência de renda, mas também com investimento na educação, saúde e tantas outras áreas fundamentais”, acrescentou. 

“Esse evento é importante pelo debate popular através das Assembleias Legislativas, para que não só Pernambuco, mas todo o Brasil, possa crescer, gerar oportunidade, enxergar as diversidades e construir um tempo novo para todos e todas”, concluiu Raquel.

HOMENAGEM

Após o evento na Arena Pernambuco, Raquel Lyra recebeu o Troféu Personalidade Pública da Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), em cerimônia realizada no Arcádia, no bairro de Apipucos.

"Muito feliz em receber esse reconhecimento em um evento tão importante como este da Apes. Esse encontro significa o fortalecimento do segmento que gera tantos empregos no nosso Estado. Parabenizo todos os homenageados desta noite, bem como a organização do evento", concluiu Raquel Lyra.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Covid-19 - Pernambuco autoriza o início da vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos

                         Por: Diario de Pernambuco

Foto: Divulgação.


Representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reuniram-se, nesta quinta-feira (10/11), com gestores municipais para a pactuação da estratégia para o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco. A partir de agora, está autorizada a vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidades. Ao todo, considerando a faixa etária, cerca de 330 mil crianças estão aptas a receber as doses da vacina no Estado.


A primeira remessa da Pfizer Baby, com 47 mil doses, chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes na tarde desta quinta e a SES-PE aguarda o envio da remessa para a sede do Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE). A distribuição para os 184 municípios pernambucanos acontecerá já nesta sexta-feira (11/11). Para este público, a imunização deverá ser administrada em três doses, sendo as duas primeiras com intervalo de 21 dias (3 semanas), seguidas por uma terceira dose que deve ser administrada pelo menos 2 meses (8 semanas) após a segunda dose.

"Ao contrário do que indicou o Comitê Técnico Nacional de Assessoramento em Imunização (Cetai), que indicou a vacinação de todas as crianças nesta faixa etária, o Ministério da Saúde recomendou a imunização apenas dos pequenos com comorbidades. Mesmo assim, o quantitativo a ser recebido hoje por Pernambuco está abaixo do que é necessário para o Estado. Por isso, é primordial que os gestores realizem o monitoramento bem de perto dos seus estoques para evitar erros de administração dessas primeiras doses recebidas. Vale frisar que, até o momento, o Ministério ainda não sinalizou quando será a próxima entrega aos Estados", salienta a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

Entre as comorbidades elencadas pelo órgão federal para a vacinação estão: diabetes, hipertensão arterial e pulmonar, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas crônicas, doença renal, imunocomprometidos, obesidade (IMC >40), síndrome de Down, hemoglobinopatias graves e cirrose hepática. Cada gestão municipal deve informar aos munícipes como a comprovação deve ser apresentada, como, por exemplo: cadastro em unidades de Atenção Básica, inserção em programas de acompanhamento, prescrições médicas ou relatórios médicos com o descritivo ou CID da doença.

DOSES DE REFORÇO - Diante do cenário de aumento da circulação viral em vários Estados do país, inclusive em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde já solicitou ao Ministério da Saúde um posicionamento oficial do órgão federal sobre a possibilidade de avanço na faixa etária contemplada com a 2ª dose de reforço (quarta dose). Atualmente, no Estado, estão autorizados a receber a segunda dose de reforço pessoas com mais de 40 anos. A SES-PE também requisitou avaliação do cenário para aplicação de uma quinta dose para a população com 80 anos e mais.

"O Comitê Técnico Estadual de Acompanhamento da Vacinação tem discutido constantemente a importância de se avançar na segunda dose de reforço em Pernambuco para a população entre 18 e 39 anos, assim como na aplicação de uma quinta dose para os idosos acima de 80 anos, mas não há estoque suficiente de doses que consiga atender a estes públicos e nem uma recomendação técnica por parte do próprio Ministério que contemple esta população. Por isso, já enviamos ofício solicitando avaliação do nosso pleito e, em caso positivo, o envio dos imunobiológicos para tal finalidade", explica Ana Catarina.  

A Secretaria aproveita para frisar que não existe, até o momento, indicação para a quinta dose da vacinação contra a Covid-19 em nenhuma população específica no estado de Pernambuco. O único público que recebe uma quinta dose, chamada de dose adicional, são os pacientes imunossuprimidos graves. Estes realizam um esquema básico de quatro doses do imunizante mais esta dose adicional. Pessoas diagnosticadas com lúpus, convivendo com HIV/Aids, além de pacientes que tomam algum tipo de medicamento imunossupressor, são exemplos de imunossuprimidos graves.

CORONAVAC PARA CRIANÇAS - A Secretaria também reforçou com os gestores que todas as doses de vacina Coronavac destinadas para a faixa etária de 3 e 4 anos de idade, enviadas pelo governo federal, já foram distribuídas. A pasta ainda alertou que os municípios devem ficar atentos para o quantitativo recebido, guardando os insumos para garantir a correta administração das doses, uma vez que o recebimento de imunizantes da Coronavac para este grupo vem sofrendo descontinuidade na entrega de remessas pelo governo federal desde o primeiro semestre deste ano.

Para se ter ideia, o Programa Estadual de Imunizações solicitou ao Ministério da Saúde, ainda no mês de julho, 100 mil doses de Coronavac. Em setembro, foram recebidas apenas 43 mil doses - quantitativo insuficiente para a necessidade dos municípios. Um novo pedido para aquisição de mais 40 mil doses foi realizado em outubro, mas ainda não houve retorno do órgão federal quanto à previsão de novas distribuições.

IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS - Durante reunião com os gestores municipais nesta quinta-feira, o secretário André Longo alertou que o aumento da positividade da Covid-19 em Pernambuco nas últimas semanas, reforça a importância da manutenção dos cuidados para evitar a transmissão da doença. "O cenário epidemiológico que estamos vivenciando nas últimas três semanas tem demonstrado uma alta na circulação viral e nas taxas de positividade para casos da Covid-19, tanto nas análises de amostras do tipo RT-PCR feitas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Milton Bezerra Sobral (Lacen-PE) quanto pelos testes rápidos de antígeno realizados nos centros de testagem para Covid-19. É provável que estejamos com a circulação da subvariante BQ.1 em nosso território. Por isso, neste momento, é fundamental reforçar os cuidados contra a doença, como o uso de máscaras, o distanciamento social e a correta higienização das mãos", ressalta o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O secretário também destacou a importância da testagem e a vacinação contra a doença. "O Estado tem abastecido os municípios com testes rápidos de antígeno constantemente. Os gestores municipais devem, neste momento, ampliar a capacidade de testagem nos territórios, abrindo ou reativando serviços de testagem. Além disso, frente ao aumento de casos, precisamos fortalecer as estratégias de vacinação nesses territórios diante da fragilidade de cobertura vacinal para 2ª dose de reforço nos grupos mais vulneráveis, ocasionando bolsões de pessoas mais suscetíveis ao adoecimento", finaliza.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...