domingo, 16 de junho de 2024

BRASIL "É uma insanidade", diz Lula sobre o 'PL do estupro'

'Eu sou contra, mas o aborto é uma realidade e a gente precisa tratar o aborto como uma questão de saúde pública', afirmou o presidente

Lula (Foto: Reprodução/YouTube/Lula)


O presidente Lula (PT) concedeu neste sábado (15) uma entrevista coletiva no encerramento do G7, na Itália, e falou a jornalistas sobre o chamado "PL do estupro", que teve urgência aprovada na Câmara dos Deputados. O projeto visa equiparar o aborto realizado após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio. Com isso, a pena prevista para a mulher que realizasse o aborto após o prazo estipulado seria maior que a pena de um estuprador.

Lula classificou o projeto como uma "insanidade" e voltou a defender que o tema do aborto seja tratado como "questão de saúde pública". Ele também prometeu se inteirar so assunto sobre o "PL do estupro" ao retornar ao Brasil. "A primeira coisa que eu preciso dizer em alto e bom som, e não é a primeira vez, é que eu, Luiz Inácio Lula da Silva, fui casado, tive cinco filhos, oito netos e uma bisneta. Eu sou contra o aborto. Entretando, como o aborto é a realidade, a gente precisa tratar o aborto como uma questão de saúde pública. E eu acho que é uma insanidade alguém querer punir uma mulher em uma pena maior que a do criminoso que fez o estupro. É no mínimo uma insanidade isso. Eu, sinceramente, à distância, não acompanhei o debate muito intenso no Brasil, quando eu voltar eu vou tomar ciência disso, eu tenho certeza que o que tem na lei já garante que a gente aja de forma civilizada para tratar com respeito a vítima com rigor o estuprador. É isso que precisa ser feito. Quando alguém apresenta uma proposta de que a vítima tem que ser punida com mais rigor do que o estuprador, não é sério. Sinceramente não é sério". - 247.




BLOG DO BILL NOTICIAS

BRASIL Simone Tebet repudia o 'PL do Estupro': 'não podemos concordar com esta ação criminosa da política'

"Ser contra o aborto não pode significar defender o PL do estupro", destacou a ministra

Simone Tebet (Foto: Washington Costa/MPO)

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, a decisão da Câmara dos Deputados que aprovou esta semana o regime de urgência para o Projeto de Lei 1904/24, do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e outros 32 parlamentares. A proposta equipara o aborto de gestação acima de 22 semanas ao homicídio. Os projetos com urgência podem ser votados diretamente no Plenário, sem passar antes pelas comissões da Câmara.

"Ser contra o aborto não pode significar defender o PL do estupro. Criminalizar e condenar crianças ou mulheres que interrompem a gravidez, especialmente quando estupradas, com até 20 anos de cadeia (pena maior que a de estupradores e pedófilos), além de desumano, é uma ação criminosa da Política, que deveria protegê-las. Só as mais pobres não têm acesso à saúde pública antes das 22 semanas", afirmou a titular da pasta na rede social X.

"Não se iludam. Esta cruzada por pautas sensacionalistas está apenas começando, porque o que muitos querem é acabar com os casos permitidos por lei (estupro, risco à mulher e anencéfalos). Gritem nas suas redes. #NÃO, NÃO e NÃO", acrescentou.

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), havia dito que o projeto é "problema do Parlamento, e não do governo". O parlamentar afirmou também que é tema de "saúde pública". O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), declarou que o governo Lula (PT) se manifesta contra o chamado "PL do estupro". - 247.

NORDESTE Lula supera governador e prefeito ao obter quase 70% de aprovação em município da Paraíba

De acordo com o Instituto Índice, Lula tem 67% de aprovação entre os eleitores da cidade de Sousa, que é o sétimo maior centro eleitoral do estado

Lula, Fábio Tyrone e João Azevêdo (Foto: Ricardo Stuckert / PR I Divulgação )

A pesquisa do Instituto Índice apontou neste sábado (15) que, no município de Sousa (PB), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem aprovação mais alta em comparação com o governador do Paraíba, João Azevêdo, e com o prefeito Fábio Tyrone (PSB). 

De acordo com os números, Lula tem 67% entre os eleitores, Azevêdo tem 60,2% e Tyrone, 55,5%, na cidade, que é o sétimo maior centro eleitoral do estado. O levantamento foi realizado a pedido do portal Fonte 83

A desaprovação de Lula no município de quase 50 mil habitantes alcançou 15,7%, e 17,1% não souberam ou não opinaram. Segundo as estatísticas, 13,3% dos eleitores não aprovam o governador, e 26,5% não souberam responder ou não emitiram seus posicionamentos. 

O prefeito tem desaprovação de 20,3%, e 24,2% não souberam responder, ou não opinaram. O levantamento foi oficialmente cadastrado no Tribunal Superior Eleitoral. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

SUDESTE Polícia indicia por homicídio o suspeito de matar idoso com 'voadora' em SP

 

Tiago Gomes de Souza (à esq.); e César Fine Torresi (Foto: Reprodução (Redes Sociais))

A Polícia Civil de São Paulo indiciou o empresário Tiago Gomes de Souza por homicídio. O motivo foi uma "voadora" que ele deu em um idoso de 77 anos no município de Santos (SP). 

A delegada Liliane Lopes Doretto, titular do 3º DP de Santos, confirmou o indiciamento, de acordo com informações publicadas neste sábado (15) no Portal Uol. O autor do crime está preso preventivamente. 

Inicialmente, o caso foi registrado como "lesão corporal seguida de morte", mas Tiago foi indiciado por homicídio qualificado com dolo eventual, quando o agente não quer o resultado (neste caso, a morte), porém assume o risco de fazê-lo por conta dos fatos e das circunstâncias do crime. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

MÍDIA Internautas não perdoam e "Fora Lira" chega aos assuntos mais comentados nas redes (vídeo)

'As ruas vão ficar pequenas para as mobilizações das mulheres', escreveu um perfil

Arthur Lira (Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados)

Internautas demonstraram repúdio ao Projeto de Lei 1904/24, que equipara o aborto de gestação acima de 22 semanas ao homicídio. Perfis nas redes sociais criticaram o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

"'Criança não é mãe, estuprador não é pai'. As ruas vão ficar pequenas para o movimento de mulheres que continuarão ocupando as ruas do Brasil cada dia mais - Avenida Paulista. Bancada evangélica acabou - bancada do estupro - PL do estuprador - Fora Lira", afirmou um internauta.

Outro perfil afirmou que os defensores do projeto querem "obrigar as crianças a terem o filho do estuprador". "Será que o Arthur Lira está feliz? Comentem Fora Lira". 

Um internauta destacou a manifestação deste sábado (15) na Avenida Paulista. "São Paulo lotada contra o PL do estuprador. Reação gigante contra Arthur Lira e bancada do estupro". - 247.

PODER AtlasIntel: aprovação do governo Lula na área de relações internacionais registra a maior alta

Mais de 50% dos entrevistados aprovam a política externa da administração federal

Lula durante encontro do G7 na Europa (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

A pesquisa AtlasIntel produzida em parceria com a CNN Brasil e divulgada neste sábado (15) apontou que a avaliação do governo Lula na área de Relações Internacionais aumentou de 40% em maio para 53% em junho.

A política externa foi a área com maior alta do governo. De acordo com os números, a segurança pública foi o setor onde mais houve queda de aprovação, ao passar de 31% para 27%.

Foram entrevistados 3.601 brasileiros entre os dias 7 e 11 de junho. O levantamento tem margem de erro de um ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. - 247.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Pesquisa Atlas mostra que 51% dos brasileiros aprovam desempenho de Lula

A aprovação do presidente continua acima do índice de desaprovação


A pesquisa do instituto AtlasIntel produzida em parceria com a CNN Brasil mostrou que 51% dos brasileiros aprovam o desempenho de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 47% reprovam a atuação do presidente.

De acordo com os números, 2% dos brasileiros não sabem como avaliar o desempenho de Lula à frente da Presidência da República.

Foram entrevistadas 3.601 pessoas entre os dias 7 e 11 de junho. O levantamento tem margem de erro de um ponto percentual para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Presidente do Solidariedade, Eurípedes Junior se entrega à Polícia Federal

Ele estava foragido desde quarta-feira, quando a PF deflagrou operação contra desvios de recursos do fundo partidário nas eleições de 2022

(Foto: Divulgação/Pros)

Eurípedes Junior, presidente do partido Solidariedade, entregou-se à Polícia Federal (PF) na manhã deste sábado (15), acompanhado por seus advogados, informa a CNN Brasil. Ele se apresentou na Superintendência da PF no Distrito Federal, onde já está detido em uma cela.

O dirigente partidário era alvo de uma operação da PF deflagrada na última quarta-feira (12), que buscava cumprir sete mandados de prisão preventiva. No entanto, Eurípedes não foi localizado na data, sendo o único alvo que permanecia foragido.

A Operação da PF tinha como objeto desvios de recursos do fundo partidário nas eleições de 2022. As investigações tiveram origem na denúncia feita por um ex-dirigente do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), hoje integrado ao Solidariedade. O principal alvo era Eurípedes Júnior.

Os agentes da PF foram às ruas cumprir sete mandados de prisão preventiva e 45 mandados de busca e apreensão em Goiás, São Paulo e no Distrito Federal, além de bloquear R$ 36 milhões e 33 imóveis. Segundo a corporação, a operação “Fundo do Poço” tem como objetivo “desarticular organização criminosa responsável por desviar e se apropriar de recursos do fundo partidário e eleitoral nas eleições de 2022, destinados a um partido político”.

Os ex-dirigentes do Pros teriam desviado cerca de R$ 36 milhões. As investigações apontaram indícios de que o grupo agiu para se apropriar dos recursos por meio de candidaturas laranjas em diferentes estados do país. Além disso, existe a suspeita de superfaturamento de serviços contratados junto a consultorias jurídicas e desvio de verbas destinadas à Fundação de Ordem Social, ligada ao partido.

“Os envolvidos estão sendo investigados pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, furto qualificado, apropriação indébita, falsidade ideológica eleitoral e apropriação de recursos destinados ao financiamento eleitoral”, diz a PF.

O dinheiro teria sido lavado a partir da criação de empresas de fachada, compra de imóveis por intermediários e superfaturamento de serviços prestados aos laranjas e ao próprio partido. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Militares do Exército começam a combater incêndios no Tocantins

  Brigadistas de outras unidades de conservação foram remanejados Marcelo Camargo/Agência Brasil O combate aos incêndios florestais no Tocan...