sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Lula já tem 69% dos votos no Nordeste e 25 de pontos de vantagem no segundo turno sobre Bolsonaro

 

Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a vantagem contra Jair Bolsonaro (sem partido) na corrida pelo Palácio do Planalto em 2022. Se as eleições fossem hoje, 55% votariam no petista em um eventual 2º turno, contra 30% que escolheriam o atual presidente. A distância de 25 pontos  percentuais é a maior até agora.

O dado é de pesquisa PoderData realizada de 30 de agosto a 1º de setembro de 2021. No levantamento anterior, realizado no início de agosto, a diferença era de 20 pontos.

São 10% os que votariam em branco ou nulo e 5% os que disseram que não sabem. O resultado vem depois da peregrinação de Lula por cidades nordestinas em busca de alianças para 2022. O Nordeste é a região brasileira em que Lula tem mais apoio, com 69% dos entrevistados da região que afirmaram que votariam no petista.

Lula vence Jair Bolsonaro em todas as regiões do Brasil, com exceção do Sul, onde há um empate técnico, já que a diferença de 2 pontos percentuais fica dentro da margem de erro da pesquisa.

 A pesquisa foi realizada no período de 30 de agosto a 1º de setembro de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. Foram 2.500 entrevistas em 472 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A vantagem do João Dória  contra o atual presidente diminuiu desde a última pesquisa. O governador de São Paulo estava 10 pontos percentuais à frente, e agora está 7. São 22% os que votariam em branco ou nulo e 7% os que dizem não saber.

Em um 2º turno entre o governador de São Paulo e Lula, o ex-presidente tem uma ampla vantagem de 32 pontos percentuais. O petista fica com 50% dos votos, enquanto Doria leva 18%. No levantamento anterior, a diferença era de 29 pontos. Agora, são 24% os que votariam em branco ou nulo, e 8% os que não sabem.

Em um cenário entre o atual presidente e Ciro Gomes (PDT) ou Datena (PSL), haveria empate técnico. A diferença é de 4 pontos percentuais contra o pedetista e de 1 ponto contra o apresentador. O empate com vantagem numérica para Datena é surpreendente e mostra a fragilidade atual presidente.(Da Agenda do Poder).


BLOG DO BILL NOTICIAS

ESTUDO - Norte e Nordeste são regiões com maior insegurança alimentar, aponta estudo do Ministério da Saúde

                           Por Agência Brasil

pesquisa foi feita por meio de questionário apresentado em visitas a cerca de 13 mil famílias - Foto: Agência Brasil/arquivo

O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani 2019), divulgado nesta quinta-feira (2), mostra que 47,1% das famílias brasileiras com crianças menores de 5 anos de idade vivem com algum grau de insegurança alimentar. Por grandes regiões, as maiores prevalências de insegurança alimentar foram detectadas nas regiões Norte (61,4% das famílias) e Nordeste (59,7%), enquanto 36,8% das famílias na Região Sul estão nesta situação, 38,9% no Centro-Oeste e 39,3% no Sudeste.  

O estudo foi encomendado pelo Ministério da Saúde e é realizado por um consórcio de instituições públicas, sob a liderança da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Participam também a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

A pesquisa foi feita por meio de questionário apresentado em visitas a cerca de 13 mil famílias, em 123 municípios brasileiros de 26 estados mais o Distrito Federal, entre fevereiro de 2019 e março de 2020, totalizando 14.558 crianças menores de 5 anos, residentes em 12.524 domicílios. As áreas urbanas concentravam 96,2% dessas crianças. O coordenador-geral do Enani Gilberto Kac, professor titular do Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ, disse à Agência Brasil que o resultado é muito preocupante. “É incrível que você tenha 47% dos domicílios em insegurança alimentar e, dependendo de onde você estiver se referindo, o problema é maior”.

Os dados são inéditos no país e devem subsidiar políticas públicas que garantam a saúde e a segurança alimentar e nutricional das crianças brasileiras. Os resultados já foram entregues ao Ministério da Saúde em relatório técnico e serão apresentados à comunidade científica dia 21 de setembro, em um seminário online.

Níveis
De acordo com o Enani 2019, mais de seis milhões de famílias brasileiras com crianças de até 5 anos de idade experimentaram algum grau de insegurança alimentar no período analisado e foram classificadas como insegurança alimentar leve (38,1%), moderada (5,2%) e grave (3,8%), que engloba famílias que passaram por privação efetivamente. “É um problema muito preocupante, infelizmente”. Gilberto Kac diz acreditar que a prevalência da insegurança alimentar pode ser ainda mais elevada, uma vez que a coleta dos dados foi efetuada antes da pandemia do novo coronavírus.

A pesquisa aplicou a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia) para classificar a situação das famílias em quatro níveis: segurança alimentar, quando não há preocupação sobre o que comer; insegurança alimentar leve, quando há incerteza sobre a disponibilidade de alimentos em quantidade ou qualidade adequadas em um futuro próximo; insegurança alimentar moderada, quando é necessário mudar o padrão alimentar da família em razão da falta de acesso a alimentos; e insegurança alimentar grave, quando há redução significativa da alimentação.

O coordenador-geral do Enani afirmou que o problema da insegurança alimentar envolve vários graus de causalidade. “O nível mais proximal é falta de dinheiro para comprar comida. No Brasil, a cor de de pele é um marcador da desigualdade. É quase um marcador da desigualdade social, de poder aquisitivo, de renda. Então, famílias brancas tendem a ser de melhor condição socioeconômica. Por isso se vê esse gradiente entre brancas, pardas e negras”.

O estudo aponta desigualdades no acesso a alimentos em quantidade e qualidade adequadas segundo raça ou cor. Os domicílios brasileiros com crianças menores de 5 anos apresentaram grau de insegurança alimentar menor entre as brancas (40%), do que entre as pardas (51,2%) e pretas (58,3%). “Você primeiro reduz a qualidade e, depois, a quantidade (de alimentos), quando fala em insegurança alimentar”, esclareceu Gilberto Kac.

Benefícios
Entre as famílias que recebiam o benefício do Programa Bolsa Família no momento da coleta de dados, o grau de insegurança alimentar foi de 61,4%. Para as famílias que não recebiam nenhum benefício, o nível caiu para 38,5%. Entre as crianças menores de 5 anos, 42,8% possuíam familiar residente no domicílio que recebia algum benefício social. As maiores proporções de recebimento de qualquer benefício foram encontradas nas regiões Nordeste (57%) e Norte (53,5%). Por outro lado, a Região Sul mostrou a menor proporção (27,4%). O benefício do Programa Bolsa Família era recebido por 37,1% das famílias, as regiões Nordeste (51,7%) e Norte (47,6%) apresentaram as maiores proporções, contra a menor (18,7%) da Região Sul.

Outros relatórios do Enani 2019 serão divulgados até o terceiro trimestre de 2022. Essa é a primeira pesquisa com representatividade nacional a avaliar, simultaneamente, em crianças menores de 5 anos, práticas de aleitamento materno, alimentação complementar e consumo alimentar individual, estado nutricional antropométrico e deficiências de micronutrientes, incluindo as deficiências de ferro e vitamina A. A pesquisa tem financiamento da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

São ao todo oito relatórios financiados pelo Ministério das Saúde, que serão divulgados gradualmente à medida que ficarem prontos. Kac explicou que a insegurança alimentar tem sido estudada no Brasil desde 2004, em termos de pesquisas nacionais. A partir daí, houve um movimento de redução da insegurança, atingindo a mais baixa prevalência em 2013. Em 2018, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já mostrou aumento da insegurança, que o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, divulgado este ano, confirmou. “Mostra que o problema está sério. Aumentou”, destacou o coordenador-geral do Enani 2019. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Campanha Fora Bolsonaro confirma 131 atos contra o governo no dia 7 de setembro

 

@mantelli

Enquanto o governo Jair Bolsonaro ameaça o País, mobilizando seus apoiadores - dentre eles, policiais militares - para atos no dia 7 de setembro contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e as instituições, a esquerda confirmou mais de 100 atos para o mesmo dia.

São 131 atos confirmados pela Campanha Fora Bolsonaro, que organizou as jornadas de mobilizações que iniciaram no dia 29 de maio, pedindo a derrubada do atual governo, “vacina no braço” e “comida no prato”.

Em São Paulo, onde tradicionalmente ocorrem os principais atos do País, a manifestação foi confirmada para o Vale do Anhangabaú após grande conflito com o governo do estado, João Doria (PSDB), que liberou a Avenida Paulista para os bolsonaristas e ainda tentou impedir a realização do ato neste outro local - decisão que foi derrotada na Justiça.

Confira abaixo a lista de atos confirmados para o 7 de setembro, data do tradicional do Grito dos Excluídos, que neste ano será mais um dia de lutas pelo Fora Bolsonaro. 

Norte

AC – Rio Branco – Gameleira (Aguardando infos)

AM – Manaus – Bicicletada do Grito, Concentração no T1 | 15h

AM – Manaus – Ato Central Av. Lourenço da Silva Braga Centro (Largo do Mestre Chico) | 15h

AM – Humaitá – Praça da Matriz | 17h

AP – Macapá – Praça Veiga Cabral | 9h

PA – Altamira – Em frente à Equatorial Energia | 8h

PA – Belém – Largo do Redondo, Av. Nª Sra. de Nazaré com Trav. Quintino | 8h

PA – Santarém – Praça da Matriz | 17h

RO – Porto Velho – Centro Político Administrativo (CPA) na av. Farquar | 16h

RR – Boa Vista – Praça Fábio Marques Paracat | 7h30

TO – Araguaína – Praça São Luís Orione | 7h

Nordeste

AL – Maceió – Praça Sete Coqueiros | 9h

BA – Feira de Santana – Em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais | 7h

BA – Ilhéus – Praça do Teotônio Vilela | 9h

BA – Itabuna – Em frente a Igreja Santa Rita de Cássia | 10h

BA – Itacaré – Bairro Novo | 9h

BA – Paulo Afonso – Praça da Tribuna | 9h

BA – Salvador – Praça do Campo Grande | 10h

CE – Crato – Praça São Vicente | 8h

CE – Fortaleza – Praça da Cruz Grande | 15h

CE – Guaraciaba do Norte – Praça do Guaracy | 8h

CE – Ipu – Praça de Iracema | 8h

CE – Maranguape – R. Maranguape esquina com João Chimelo, Flamingo | 9h

CE – Limoeiro do Norte – Rodoviária de Limoeiro do Norte | 7h

CE – Tauá – Parque da Cidade | (Aguardando infos)

CE – Tianguá – Bairro Terra Prometida | 8h

MA – Açailândia – Praça dos Pioneiros | 19h

MA – São Luís – Caminhada Vila Embratel – Praça das 7 Palmeiras (Traga 1 kg de Feijão) | 8h

MA – São Luís – Carreata – Praça do Viva (Traga 1 kg de Feijão) | 8h

PB – João Pessoa – Carreata e Caminhada Praça das Muriçocas – Miramar até Sesc Praia Cabo Branco | 9h

PB – Patos – Praça João Pessoa em frente a sede do SINFEMP | 8h

PB – Sousa – Igreja Matriz | 17h

PE – Afogados da Ingazeira – Ato Unificado Sertão do Pajeú – Av. Rio Branco (Ato em 04/09)

PE – Caruaru – Morro Bom Jesus | 14h

PE – Ouricuri – Praça do Banco do Nordeste | 8h

PE – Recife – Praça do Derby até Pátio do Carmo | 10h

PI – Paraíba – Mercadão da 40 | 8h

PI – Picos – Praça Félix Pacheco | 7h30

PI – Teresina – Em frente à Assembleia Legislativa | 8h

RN – Natal – Caminhada Praça das Flores | 9h

RN – Mossoró – Concentração na Cobal | 7h

SE – Aracaju – Paróquia São José e Santa Tereza de Calcutá, Conjunto Marivan | 8h

Centro-Oeste

DF – Brasília – Torre da TV (com arrecadação de alimentos) | 9h

GO – Alto Paraíso de Goiás – Concentração na BR no Disco Voador | 14h

GO – Anápolis – Praça Dom Emanuel | 16h

GO – Goiânia – Praça do Bandeirante | 9h

GO – Jataí – Praça Dyomar Menezes | 9h

GO – Valparaíso de Goiás – (Aguardando infos)

MS – Campo Grande – Caminhada Praça Ary Coelho | 15h

MS – Dourados – Parque do Lago – Horário a definir ainda

MT – Cuiabá – Caminhada Jardim Vitória saída da Fundação Bradesco | (Aguardando Infos)

Sudeste

ES – Aracruz – Barra do Sahy – Praça dos Corais | 8h

ES – Vitória – Praça Getúlio Vargas | 8h30

MG – Alfenas – Praça Dr. Emílio Silveira ( antiga Rodoviária) | 15h

MG – Barbacena – Praça da Rua Bahia | 10h

MG – Belo Horizonte – Praça da Liberdade | 10h

MG – Carmópolis de Minas – Próximo ao Pampeiro | 10h (ato em 04/09)

MG – Congonhas – passeata com concentração na Basílica | 10h30

MG – Divinópolis – Praça Candidés | 15h30

MG – Governador Valadares – Praça do Vigésimo | 8h

MG – Itabira – Paróquia N. Senhora da Piedade | 9h

MG – Itaúna – Praça Vânia Marques | 9h

MG – Juiz de Fora – Praça Santa Luzia | 10h

MG – Ouro Preto – Praça Tiradentes | 8h

MG – Poços de Caldas – Pista de Skate Conjunto Habitacional | 10h

MG – São João del-Rei – Teatro Municipal | 10h

MG – São Lourenço – Calçadão II Próx. ao Parquinho | 15h

MG – São Sebastião do Paraíso – Praça da Prefeitura | 15h

MG – Três Pontas – Praça da Fonte | 15h

MG – Uberaba – Praça Céu das Artes, Residencial 2000 | 10h

MG – Uberlândia – Praça Sérgio Pacheco | 9h30

RJ – Búzios – Em frente ao Zanine (ao lado da Prefeitura) | 16h

RJ – Resende – Parque das Águas | 10h

RJ – Rio das Ostras – Praça dos 3 Morrinhos (Centro) | 13h

RJ – Rio de Janeiro – Uruguaiana/Presidente Vargas | 9h

SP – Águas de Lindóia (ato unificado com Socorro) | 9h

SP – Assis – Praça da igreja Catedral | (Aguardando infos)

SP – Baixada Santista – Ato Unificado Praça das Bandeiras, Gonzaga, Santos | 15h

SP – Bragança Paulista – Praça Raul Leme-Centro | 10h

SP – Campinas – Largo do Rosário | 9h

SP – Catanduva – Rua Maranguape esquina com João Chimelo, Flamingo | 9h

SP – Cubatão – Paróquia Nossa Senhora da Lapa (Ato Unificado Baixada Santista) | 10h30

SP – Fernandópolis – Praça da Matriz | 11h

SP – Guarujá – Praça Horácio Laifer Jd. Tejereba (Ato Unificado Baixada Santista) | 9h30

SP – Ilha Bela – Caminhada Praça da Mangueira | 15h

SP – Indaiatuba – Ário Barnabé praça do lago em frente a Guarda municipal | 15h

SP – Itanhaém – Paróquia Matriz Santana de Itanhaém (Ato Unificado Baixada Santista) | 12h

SP – Jaguariúna – Centro Cultural | 10h

SP – Jaú – Carreata Beco em frente ao Poupa Tempo) | 9h30

SP – Jundiaí – Praça do Coreto da Matriz (Praça Floriano Peixoto | 14h30

SP – Limeira – Praça Toledo Barros | 9h30

SP – Marília – Bicicletada – Praça da Emdurb | 16h

SP – Marília – Praça Saturnino de Brito (em frente à Prefeitura) | 17h

SP – Mogi das Cruzes – Caminhada Largo do Rosário | 10h30

SP – Peruíbe – Paróquia São João Batista (Ato Unificado Baixada Santista) | 12h30

SP – Piracicaba – Praça José Bonifácio, escadaria da Catedral | 8h

SP – Praia Grande – Paróquia Santo Antônio (Ato Unificado Baixada Santista) | 10h30

SP – Ribeirão Preto – Praça 7 de Setembro | 9h

SP – Santos – Em frente ao Bom Prato, Art no Dique (Ato Unificado Baixada Santista) | 11h30

SP – São Carlos – Praça do Mercadão | 10h

SP – São José do Rio Preto – Rua José J. Gonçalves em frente ao CRAS do Pinheirinho | 9h30

SP – São Paulo – Vale do Anhangabaú | 14h

SP – São Paulo – Bicicletada Theatro Municipal | 13h30

SP – São Vicente – Praça Barão do Rio Branco (Ato Unificado Baixada Santista) | 8h30

SP – Socorro (Ato unificado com Águas de Lindóia) | 15h

SP – Sorocaba – Parque das Águas, Jd. Abaeté | 15h

SP – Várzea Paulista – Av. Bertioga em frente ao BOA | 9h30

Sul

PR – Campo Magro – Nova Esperança | 9h30

PR – Colombo – Praça Santos Andrade | (Aguardando infos)

PR – Curitiba – Praça Santos Andrade | 16h

PR – Guarapuava – Comunidade Santa Rita de Cássia, Bairro Residencial 2000 | 14h

PR – Londrina – União da Vitória | 9h

PR – Maringá – Estádio Willie Davis | 15h

PR – Matinhos – Calçadão Beira Mar (Matinhos/Caiobá) | 9h

PR – Pinhais – Praça Santos Andrade (Aguardando infos)

PR – Umuarama – Praça Miguel Rossaffa | 9h30

SC – Florianópolis – Largo da Alfândega | 14h

SC – Garopaba – Caminhada e Carreata – Rua Álvaro E. Santos (Na Lata)

SC – Joinville – Parque da Cidade (Setor Sambaqui, próx. Ponte do Trabalhador) | 14h

SC – Timbó – Praça Frederico Donner, em frente a antiga Thapyoca-Timbó | 10h

RS – Alegrete – Parque Porto Dos Aguateiros | 9h

RS – Caxias do Sul – Caminhada EMEF Castelo Branco | 14h

RS – Pelotas – Mercado Público | 15h

RS – Porto Alegre – Parque da Redenção/Espelho d’Água – Ato Ecumênico | 11h

RS – Porto Alegre – Marcha com concentração no Parque da Redenção/Espelho d’Água | 13h30

RS – Rio Grande – Arte Estação Cassino | 14h

RS – Santa Maria – Caminhada Praça Saldanha Marinho | 14h

No Exterior

Alemanha – Frankfurt – Ato “FORA BOLSONARO” na Flösser Brücke | 13h30 (horário local e Ato em 05/09)

Alemanha – Frankfurt – Piquenique “FORA BOLSONARO” em Frankfurt Am Main! | 16h (horário local e Ato em 05/09)

Portugal – Lisboa – Praça D. Pedro IV (Rossio) | 18h30 (horário local)

Portugal – Porto – Praça dos Leões em frente à Reitoria da Universidade do Porto | 18h (horário local) (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS


STJ nega salvo-conduto para militares participarem de atos pró-Bolsonaro no 7 de setembro

 

Bolsonaro com militares, ministra Laurita Vaz, do STJ (Foto: GOVSP | STJ)

Devido à falta de indicação de ameaça concreta e imediata à liberdade de locomoção, a ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça, mandou arquivar dois pedidos de militares que querem participar das manifestações do próximo dia 7/9 em favor do presidente Jair Bolsonaro.

Um policial militar e um militar reformado, ambos do Paraná, pediam salvo-conduto para poder participar dos atos sem risco de prisão ou qualquer restrição. Segundo eles, alguns governadores, dentre eles o do Paraná, pretendem inviabilizar ou dificultar as manifestações e colocar a PM e as Forças Armadas contra os participantes.

A ministra relatora destacou que os autores não esclareceram quais atos impediriam a circulação de pessoas ou a participação nas manifestações. Segundo ela, eles impugnaram uma "mera possibilidade de constrangimento", sem apontar "elementos categóricos" que demonstrassem qualquer ameaça.

"A ameaça de constrangimento ao jus libertatis a que se refere a garantia prevista no rol dos direitos fundamentais há de se constituir objetivamente, de forma iminente e plausível, e não hipoteticamente, como é a hipótese dos autos", indicou Vaz.

Ainda de acordo com a relatora, mesmo que os autores indicassem atos normativos assinados pelos governadores, o Habeas Corpus não seria a via processual adequadara para contestá-los. "Os impetrantes, nesses feitos, não têm legitimidade para requerer o controle abstrato de validade de normas", explicou. Com informações da assessoria de imprensa do STJ. (Conjur).

Clique aqui para ler a decisão
HC 691.106

Clique aqui para ler a decisão
HC 690.879



Em pronunciamento sobre atos do 7 de setembro, Fux diz que “liberdade de expressão não comporta violências e ameaças”

 

Ministro Luiz Fux (Foto: FELLIPE SAMPAIO/STF)

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, mandou um forte recado a Jair Bolsonaro e a grupos bolsonaristas que pretendem se manifestar no 7 de setembro durante pronunciamento na abertura da sessão da Corte nesta quinta-feira (2), que retoma o julgamento do marco temporal das terras indígenas.

Fux disse que o Supremo é um histórico defensor das liberdades, mas que a democracia é um patrimônio coletivo e desejo da população brasileira. “Num ambiente democrático, manifestações públicas são pacíficas. A liberdade de expressão não comporta violências e ameaças”.

“A crítica construtiva provoca reflexões, descortina novos pontos de vista e convida ao aprimoramento institucional. A crítica destrutiva, por sua vez, abala indevidamente a confiança do povo nas instituições do país”, discursou o ministro.

“Seja nos momentos de tormenta, seja nos momentos de calmaria, o bem do país se garante com o estrito cumprimento da Constituição. A esta missão jamais renunciaremos, como juízes constitucionais”, prosseguiu.

“O povo jamais aceitaria retrocessos. Há mais de 30 anos, manifestaram o desejo de democracia. E esse desejo permanece vivo. O STF tem sido um ferrenho defensor das liberdades”, disse Fux.

"Somos testemunhas oculares de que o caminho para a estabilidade da democracia brasileira não foi fácil nem imediato. Por essa razão, é voz corrente nas ruas que, na quadra atual, o povo brasileiro jamais aceitaria retrocessos", prosseguiu.

Segundo o magistrado, quem for às ruas no 7 de setembro precisa ter em mente o espírito republicano e “as consequências jurídicas de seus atos”. “O exercício da cidadania pressupõe respeito às instituições democráticas”. (Brasil247).

Assista à sessão do STF:




Assessor de Marcos Rogério é preso pela PF em operação contra tráfico de drogas

 

Marcos Rogério (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)


Em uma operação contra o tráfico de drogas, a Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (1), segundo Juliana Dal Piva, do UOL, o assessor do senador governista Marcos Rogério (DEM-RO) Marcelo Guimarães Cortez Leite. 

Marcos Rogério é um dos mais ferrenhos defensores do governo Jair Bolsonaro na CPI da Covid. Após a prisão, o senador exonerou o assessor.

A casa de Leite foi alvo de um mandado de busca e apreensão e a prisão preventiva decretada pelo juiz Luís Antônio Sanada Rocha, da 1ª Vara de Tóxicos e Delitos de Porto Velho, no âmbito da Operação Alcance.

Segundo a PF, o grupo, que transporta drogas entre Rondônia e Fortaleza, no Ceará, movimentou uma tonelada de cocaína e chegou a receber R$ 1,5 milhão em 15 dias. A verba seria lavada em Porto Velho, capital de Rondônia.

Em nota, a assessoria de Marcos Rogério diz que ele foi "surpreendido com a notícia de busca e apreensão na casa de um dos meus assessores, lotado no escritório de apoio parlamentar de Porto Velho, RO. Não tenho informações se existe ou não envolvimento na prática de algum ilícito, mas em decorrência das investigações em curso decidi exonerá-lo, aguardando maiores esclarecimentos dos fatos". (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

BOLSONARO EM PERNAMBUCO - Bolsonaro visita Pernambuco no fim de semana em meio a tensão crescente

                      Por: Lara Tôrres

Foto: Evaristo Sá/AFP

Na sexta-feira (3), o presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (sem partido), chegará ao Recife para uma visita a Pernambuco que também inclui uma passagem pelas cidades de Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru, no Agreste, onde realizará mais uma “motociata” no sábado (4). 


Após sua chegada na Base Aérea do Recife na tarde de sexta-feira, o mandatário acompanhará a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, em visita uma ação social com apresentação da Orquestra Cidadã do Recife, no 7° Depósito de Suprimentos do Exército, no Cabanga. 

A agenda no Recife inclui, ainda, uma reunião com empresários no Mar Hotel, em Boa Viagem. Ele também acompanhará a passagem do comando da 4ª Região do Exército, e ficará hospedado no Comando Militar do Nordeste, localizado na BR 232, KM 07, no bairro do Curado. 

No sábado, o presidente segue de helicóptero para o Agreste. A “motociata” partirá de Santa Cruz do Capibaribe, com concentração no Moda Center Santa Cruz, às 8h, com saída às 9h, e percorrerá cerca de 55 km até Caruaru, onde encontrará apoiadores ao meio-dia.  

Clima Tenso

A chegada de Bolsonaro a Pernambuco se dá em um momento de grande tensão e crise institucional causada pelo acirramento entre o presidente, o Congresso, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), devido às fake news e ameaças do presidente contra o sistema eleitoral do país. 

O ambiente de tensão se agravou com o pedido de impeachment protocolado pelo próprio Bolsonaro contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes, já arquivado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O chefe do Executivo nacional também ameaçou pedir o impedimento de Luís Roberto Barroso, que além de ministro do Supremo é o atual presidente do TSE, mas até o momento não levou a promessa adiante. 

A proximidade entre a realização da “motociata” em Santa Cruz do Capibaribe e o feriado de 7 de setembro também é um elemento a mais na “panela de pressão” política, diante das constantes convocações que Bolsonaro tem feito à sua base eleitoral para a realização de protestos de caráter antidemocrático, e constantes falas que flertam com a ruptura institucional. Os atos de raiz golpista, realizados em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, e na Avenida Paulista, na grande São Paulo, terão a participação e discursos do presidente.

Na última quarta-feira (1º), durante um evento militar no Rio de Janeiro, Bolsonaro afirmou que "Com flores não se ganha a guerra não, pessoal. Quando se fala em armamento, quem quer paz se prepare para a guerra". Em um culto evangélico realizado em Goiânia, no dia 28 de agosto, Bolsonaro disse que “Temos um presidente que não deseja nem provoca rupturas, mas tudo tem um limite em nossa vida. Não podemos continuar convivendo com isso".

Ele também vem chamando as Forças Armadas de “poder moderador” e afirmado que elas têm como dever dar “apoio total” às suas decisões, muito embora seu discurso não encontre apoio na caserna. No entanto, Bolsonaro tem um apoio considerável entre membros das polícias militares do país e as convocações para a participação de policiais nos atos do próximo dia 7 têm causado preocupação e levou o governador de São Paulo e pré-candidato à presidência, João Dória, a afastar o coronel da ativa Aleksander Lacerda da PM de São Paulo por convocar “amigos” às manifestações. 

Um levantamento do jornal O Estado de São Paulo mostrou que policiais de diversas patentes da PM têm impulsionado a convocação para os atos antidemocráticos do dia 7, incentivando manifestações em São Paulo, Rio, Santa Catarina, Espírito Santo, Ceará e Paraíba. Por essa razão, nas últimas semanas, promotores e um juiz militar se mobilizaram através de instrumentos jurídicos para monitorar, controlar e fiscalizar as forças policiais que não estiverem em serviço nos estados.


Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...