quarta-feira, 29 de março de 2023

Estágio: IEL-PE oferta 328 vagas para estudantes de todo o estado

 

Para concorrer a uma das vagas, os interessados devem se cadastrar no ielpe.org.br

                       Pro:Vinicius de Santana
Foto:Reprodução

O Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL-PE) oferta 328 vagas de estágio neste mês de março. Com oportunidades para os níveis médio, técnico e superior, os interessados em entrar no mercado de trabalho por meio do estágio devem se cadastrar no ielpe.org.br, preencher os dados na seção ‘Vagas’ e participar dos processos seletivos ao qual for selecionado.

De acordo com a gestora do IEL-PE, Juliana Nogueira, todos os meses o Instituto disponibiliza diversas oportunidades, então é fundamental que os estudantes estejam sempre atentos ao seu e-mail. “Mas não somente isso. Recomendamos que, se ele já for cadastrado em nossa plataforma, é importante que ele sempre atualize seus dados, sobretudo à medida em que for se capacitando, pois, dessa forma, ele terá mais chance de ingressar em alguma empresa de sua área”, orientou.

Para os que forem chamados a participarem dos processos, Juliana dá uma série de dicas. “Conheça a área de atuação do seu curso, prepare um bom currículo, estude a empresa antes de ir para a entrevista e aposte em cursos e atividades extracurriculares. Isso vai mostrar o quanto você busca se destacar na área e no quanto deseja entrar no mercado através do estágio”, explicou.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) – que tem foco na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua escola de negócios – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o SENAI. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. (Ascom).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Aliados temem que Bolsonaro seja levado pela PF para prestar depoimento assim que pisar no Brasil

Entorno de Bolsonaro avalia que não há risco de prisão neste momento, mas teme o impacto negativo sobre a imagem de Bolsonaro logo em seu retorno ao país

(Foto: ABR | Reprodução)

O círculo próximo de Jair Bolsonaro, incluindo membros de seu partido, o PL, teme que o ex-ocupante do Palácio do Planalto possa ser convocado ou interrogado pela Polícia Federal assim que pisar em Brasília, retornando de sua viagem de meses aos EUA. A informação é da colunista Bela Megale do jornal O Globo.

De acordo com assessores do presidente, não há, atualmente, intenção de prender Jair Bolsonaro. Na opinião deles, membros do governo Lula (PT) e do Supremo Tribunal Federal (STF) estariam inseguros se essa medida poderia gerar ainda mais turbulências no cenário político nacional e até mesmo beneficiar Bolsonaro. No entanto, parlamentares do PL afirmam que uma convocação para depoimento na Polícia Federal já na chegada do ex-presidente ao Brasil seria prejudicial, criando uma pauta negativa.

No entanto, durante a reunião entre a Polícia Federal, a Secretaria de Segurança do Distrito Federal e outras autoridades que organizaram o esquema de segurança para a chegada de Bolsonaro, foi debatida inclusive a possibilidade de que uma ordem de prisão pudesse ser cumprida.

Além do caso das joias que foram trazidas ilegalmente da Arábia Saudita, existem outras ações judiciais direcionadas ao ex-presidente, tanto no Supremo Tribunal Federal quanto na Justiça comum. - (247).




BLOG DO BILL NOTICIAS

ALZHEIMER: Os primeiros sinais da doença podem surgir nos olhos, dizem cientistas

 

Estudo envolveu a maior análise já feita de retinas e cérebros doados de pacientes com a doença


                               Por Agência O Globo

Em muitas pessoas, a cegueira é provocada por danos em nervos que ligam os olhos a parte cerebral responsável pela visão - Foto: Pexels

Cientistas do Centro Médico Cedars-Sinai, nos Estados Unidos, lideraram a maior análise já feita sobre as mudanças que ocorrem na retina dos olhos devido ao diagnóstico de Alzheimer, e como elas se relacionam com as alterações cerebrais e cognitivas da doença. Os pesquisadores encontraram uma série de marcadores que podem ser associados à patologia, e acreditam que os sinais podem ser um dos primeiros capazes de indicar o Alzheimer.

“Nosso estudo é o primeiro a fornecer análises aprofundadas dos perfis de proteínas e dos efeitos moleculares, celulares e estruturais da doença de Alzheimer na retina humana e como eles correspondem a mudanças no cérebro e na função cognitiva”, diz a professora de Neurocirurgia, Neurologia e Ciências Biomédicas no Cedars-Sinai, e principal autora do estudo, Maya Koronyo- Hamaoui, em comunicado.

“Essas descobertas podem eventualmente levar ao desenvolvimento de técnicas de imagem que nos permitam diagnosticar a doença de Alzheimer mais cedo e com mais precisão e monitorar sua progressão de forma não invasiva, olhando através do olho”, complementa a especialista.

A análise foi publicada na revista científica Acta Neuropathologica. Além de auxiliar no manejo da doença, o entendimento sobre os impactos na retina, e o consequente diagnóstico precoce, pode auxiliar no desenvolvimento de tratamentos que buscam evitar o declínio cognitivo característico do quadro, afirmam os pesquisadores.

Isso porque, embora afete mais de 30 milhões de pessoas em todo mundo, num ritmo que deve triplicar nas próximas décadas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda não há um único teste capaz de definir se o paciente tem a doença ou não.

O que existem hoje são biomarcadores que, juntos à análise clínica, levam o profissional especializado a identificar o quadro, geralmente quando o estágio já está mais avançado. Com isso, embora sejam poucos os medicamentos capazes de retardar o declínio cognitivo, são raros os casos que de fato podem recebê-los, já que eles são orientados para o início da doença.

Análise de 86 doadores humanos
No novo trabalho, os cientistas conseguiram coletar a retina e o tecido cerebral de 86 doadores humanos para analisá-los. É o maior número de amostras do tipo proveniente de pacientes estudado até então. O feito não é simples, levou um total de 14 anos para que os pesquisadores conseguissem todas as doações.

Parte dos indivíduos tinham Alzheimer quando vivos, em diferentes estágios, enquanto outros tinham comprometimento cognitivo moderado ou eram saudáveis. No estudo, os responsáveis compararam as amostras de cada grupo para identificar as diferenças na retina entre eles.

“A retina, uma extensão de desenvolvimento do cérebro, oferece uma oportunidade inigualável para monitoramento não invasivo e acessível do sistema nervoso central. E descobrimos um acúmulo de proteínas altamente tóxicas nas retinas de pacientes com a doença de Alzheimer e comprometimento cognitivo leve, causando degeneração severa das células”, diz Yosef Koronyo, pesquisador do Departamento de Neurocirurgia Cedars-Sinai e um dos autores do estudo.

No geral, os cientistas identificaram nas retinas uma abundância da proteína beta amiloide, uma das substâncias cujo acúmulo no cérebro é associado ao Alzheimer. Nas retinas, esse agrupamento foi observado nas células ganglionares, que ligam a entrada visual da retina ao nervo óptico.

Além disso, identificaram números mais altos de astrócitos e células imunes, chamadas microglia, envolvendo essas placas de beta amiloide. Os pesquisadores também observaram moléculas específicas e vias biológicas responsáveis pela inflamação e morte celular e tecidual nas retinas.

“Essas mudanças na retina se correlacionam com mudanças em partes do cérebro chamadas córtices entorrinal e temporal, um centro de memória, navegação e percepção do tempo”, diz Koronyo.

Os diferentes graus de alterações nos olhos foram relacionados aos estágios da doença de cada paciente e seu comprometimento cognitivo. Porém, foram observados também em casos de pessoas que não tinham um diagnóstico e pareciam não ter declínio na cognição, ou ter pouco, o que indica o potencial de os marcadores serem um “preditor precoce” do quadro.

“Essas descobertas nos dão uma compreensão mais profunda dos efeitos da doença de Alzheimer na retina. Essas alterações correspondem a alterações no cérebro e podem ser detectadas nos estágios iniciais do comprometimento”, afirma Keith Black, presidente do Departamento de Neurocirurgia e Neurociência no Cedars-Sinai, que também participou do estudo.


BLOG DO BILL NOTICIAS

GRANDE RECIFE - Vigilante é afastado após mostrar arma de fogo a alunos que entraram de bermuda em escola em Moreno

 

Segundo a Secretaria de Educação, o vigilante foi afastado por "conduta inadequada"


                         Por Portal Folha de Pernambuco

O vigilante de uma escola estadual da cidade de Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foi afastado da função após se envolver em uma briga com estudantes. A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) informou que os estudantes entraram na escola de bermuda, o que não é orientado pela gestão.

Vídeo gravado em uma das salas de aula da Escola Cardeal Dom Jaime Câmara exibe o profissional mostrando uma arma de fogo aos alunos. O caso aconteceu na noite de terça-feira (28).

"O vigilante resolveu intervir e foi agredido. A gestão da unidade de ensino acionou, imediatamente, a Patrulha Escolar, que fez as primeiras mediações no local", disse a secretaria.

Segundo a SEE, o vigilante foi afastado por "conduta inadequada". "A pasta reforça que repudia todo e qualquer tipo de agressão, seja ela física ou verbal, e reitera que possui em sua proposta político-pedagógica a promoção de ações voltadas para a cultura de paz", informou a secretaria.

Por fim, a Educação do Estado afirmou que segue acompanhando o caso e está à disposição da Polícia Civil para futuras investigações.

A Polícia Civil, por meio de nota, informou que a 21ª Delegacia de Moreno tomou conhecimento da ocorrência e "está apurando todos os fatos".

"Maiores informações poderão ser repassadas após a completa elucidação", afirmou a polícia.


BLOG DO BILL NOTICIAS

ÁGUA - Conta de água ficará 11,21% mais cara em Pernambuco a partir de 28 de abril

                          Por Portal Folha de Pernambuco

Torneira com água - Foto: Pexels

A conta de água e esgoto vai ficar mais cara em Pernambuco a partir de 28 de abril. O reajuste de 11,21% será cobrado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). 

O aumento foi aprovado pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) e está publicado na edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial do Estado. O último aumento aplicado começou a ser cobrado em agosto de 2021.

Segundo a Compesa, não haverá reajuste da tarifa social, que permanece no valor de R$ 9,44.

Com o aumento, clientes residenciais com consumo de até 10 mil litros, por exemplo, pagarão R$ 56,16 por mês a partir de 28 de abril em vez dos atuais R$ 50,50.

A companhia diz que o reajuste tem por objetivo "solucionar pendência do exercício administrativo de 2022" e se refere ao período entre julho de 2021 e junho de 2022. 

"Cumprindo a regra do reajuste anual ordinário, o pleito em questão foi encaminhado pela Compesa à Arpe ainda em 29 de junho de 2022, no entanto por decisão do acionista majoritário, através do Governo de Pernambuco, na gestão anterior, o pedido reajuste foi suspenso em 11 de julho de 2022. Outras ações referentes a suspensões de reajustes ordinários sem justificativa também ocorreram similarmente em outros anos, a exemplo de 2018 e 2020", explicou a Compesa.

A companhia também ressalta que vem enfrentando aumentos expressivos dos custos de energia elétrica e produtos químicos, sendo este último insumo ter sido majorado em 100% apenas nos últimos 12 meses. 

"Esses itens são a base para o tratamento e o bombeamento dos sistemas de abastecimento para que a água chegue na casa de mais de sete milhões de pernambucanos", acrescenta a companhia. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...