Discussão no Planalto sobre violência contra escolas também contou com chefes dos Poderes e ministros de Estado; confira quem esteve presente.
Não foi um dia para se medir ou levar em conta colorações partidárias. Atendendo ao convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, praticamente todos os governadores de Estado – a exceção ficou com São Paulo, que enviou o vice -, acorreram ao Palácio do Planalto, para discutir uma questão que tem afligido e assustado todo o país: os ataques às escolas. Para Lula, nós ainda estamos diante de um fato desconhecido. “Estamos diante de um fato novo”, disse. Invadiram um espaço que sempre, para nós, é sinônimo de segurança. Isso ruiu”.
Também os chefes de poderes, como a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), não se furtaram ao debate, bem como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Weber se colocou à disposição para ajudar, disponibilizando a estrutura do Conselho Nacional de Justiça. Foram vários os ministros afeitos ao tema, que deram as suas contribuições. Desde o ministro Rui Costa, da Casa Civil, passando pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o da Justiça, Flávio Dino, que tem desde o primeiro momento, buscado soluções e verbas para que os estados façam frente à ameaça ao terror.
Presente ao evento, o ministro Alexandre de Moraes atribuiu ao incentivo ao discurso de ódio nas redes sociais, que ganham “em cima da violência e do discurso de ódio”. E pediu maior transparência nos algoritmos. Também Rodrigo Pacheco contribuiu no debate dizendo que é preciso ter uma ação contundente de proteção às escolas. Para o ministro da Justiça, Flávio Dino, imagens de pedofilia, de incentivo ao neonazismo não são “liberdade de expressão”. Ele citou 1224 casos sob investigações sobre ameaças de ataques e 7773 denúncias. Confira abaixo a lista dos governadores presentes ao evento. (Por Denise Assis, 247).
Lista de governadores presentes na reunião sobre proteção do ambiente escolar:
JERÔNIMO RODRIGUES, DA BAHIA
THIAGO PAMPOLHA, DO RIO DE JANEIRO EM EXERCÍCIO
CARLOS BRANDÃO, DO MARANHÃO
HELDER BARBALHO, DO PARÁ
RAQUEL LYRA, DE PERNAMBUCO
ROMEU ZEMA, DE MINAS GERAIS
RONALDO CAIADO, DE GOIÁS
MAURO MENDES, DO MATO GROSSO
EDUARDO LEITE, DO RIO GRANDE DO SUL
ELMANO DE FREITAS, DO CEARÁ
WALTER PEREIRA ALVES, DO RIO GRANDE DO NORTE EM EXERCÍCIO
RAFAEL FONTELES, DO PIAUÍ
PAULO DANTAS, DE ALAGOAS
JORGINHO MELLO, DE SANTA CATARINA
WILSON LIMA, DO AMAZONAS
FÁBIO MITIDIERI, DO SERGIPE
GLADSON CAMELI, DO ACRE
CARLOS MASSA RATINHO JÚNIOR, DO PARANÁ
ANTÔNIO DENARIUM, DE RORAIMA
IBANÊIS ROCHA, DO DISTRITO FEDERAL
CLÉCIO LUÍS, DO AMAPÁ
VICE-GOVERNADORES DE ESTADO
FELÍCIO RANUTH, DE SÃO PAULO
LUCAS RIBEIRO, DA PARAÍBA
JOSÉ CARLOS BARBOSA (BARBOSINHA), DO MATO GROSSO DO SUL
LAUREZ MOREIRA, DO TOCANTINS
SÉRGIO GONÇALVES, DE RONDÔNIA