quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Petrobras reduz preço do gás natural em 11,1%

 

Atualização será para as distribuidoras a partir de 1º de fevereiro

                                                             Foto: Reprodução Copagaz


A Petrobras anunciou que vai atualizar o valor do gás natural. O preço de venda para as distribuidoras vai cair, em média, 11,1% por metro cúbico, a partir do dia 1º de fevereiro, conforme prevê os contratos de distribuição por dutos. A redução é em relação ao valor praticado no trimestre novembro-dezembro-janeiro.

De acordo com a estatal, os contratos preveem atualizações trimestrais e vinculam a variação do preço do gás às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.

“Durante esse período, o petróleo teve queda de 11,9%; e o câmbio teve depreciação de 0,2% [isto é, a quantia em reais para se converter em um dólar aumentou 0,2%]. Houve ainda, conforme previsto nos contratos celebrados no final de 2021 e com vigência de 01/01/2022 a 31/12/2025, redução na fórmula de precificação que passou de 16,75% do Brent para 14,40% do Brent”, justificou a empresa.

Preço final

A redução no preço para as distribuidoras, contudo, não significa repasse imediato para o consumidor final.

Segundo a Petrobras, o preço final do gás natural depende também do portfólio de suprimento de cada distribuidora, das margens das empresas e dos postos de revenda, além dos tributos federais e estaduais.

As tarifas ao consumidor também dependem de aprovação pelas agências reguladoras estaduais.

Edição: Fernando Fraga



BLOG DO BILL NOTICIAS

Moraes manda prender Anderson Torres, ex-ministro de Bolsonaro que facilitou terrorismo

O descaso de Torres levou à depredação das sedes dos três poderes em Brasília por terroristas apoiadores de Bolsonaro

Anderson Torres (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou prender o ex-secretário de Segurança Pública do DF e ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, Anderson Torres, que está nos Estados Unidos de férias enquanto Brasília tenta se reerguer da destruição provocada por terroristas apoiadores do antigo governo. A informação é da Folha de S. Paulo.

A ordem foi dada em resposta ao pedido do advogado-geral da União, Jorge Messias, que solicitou a detenção em flagrante de Torres e de demais agentes públicos que tiveram participação ou se omitiram durante a invasão de terroristas bolsonaristas às sedes dos três poderes, em Brasília, no domingo (8). O ex-ministro de Bolsonaro não estava no país durante os eventos. 

Moraes já havia apontado "o descaso e conivência" de Torres "com qualquer planejamento que garantisse a segurança e a ordem" no Distrito Federal, na determinação que afastou Ibaneis Rocha (MDB) do governo do DF.  

A Polícia Federal deve cumprir a prisão no momento da chegada de Torres ao Brasil, segundo a Folha. 247.






BLOG DO BILL NOTICIAS

Fascistas agridem Zanin em aeroporto e serão processados e investigados pelo Conselho Federal da OAB (vídeo)

Imagens já estão sendo requisitadas junto ao Aeroporto de Brasília

O advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)

Um grupo de fascistas bolsonaristas agrediu nesta quarta-feira 11 o advogado Cristiano Zanin Martins, que defendeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o processo de perseguição judicial sofrido por ele. Os bolsonaristas o abordaram no banheiro do aeroporto de Brasília, o filmaram e ameaçaram agredi-lo. Nas imagens, um dos agressores o chama de "corrupto" e diz literalmente que ele deveria ser agredido.

Durante a agressão, Zanin manteve o autocontrole e não revidou a agressão. As imagens já foram requisitadas ao aeroporto de Brasília e todos os agressores estão sendo devidamente identificados. Eles serão investigados numa ação conduzida pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e responderão pelo crime de ameaça, com pena de prisão de um a seis meses. A OAB também soltará uma nota em desagravo ao advogado.

Desde junho de 2013, o Brasil tem sido alvo de um movimento de ódio fascista, que teve como consequências o golpe de estado de 2016 contra a ex-presidente Dilma Rousseff, a prisão política do presidente Lula e a eleição de Jair Bolsonaro, que tem liderado ações terroristas desde a sua derrota nas urnas. (247).

Confira o vídeo:





BLOG DO BILL NOTICIAS

Ex-comandante da Polícia Militar do DF é preso após ordem de Moraes

Responsável pelo comando da corporação durante os ataques bolsonaristas às sedes dos três Poderes, ele foi afastado do cargo na segunda, pelo interventor federal Ricardo Cappelli

Alexandre de Moraes (à esq.) e Fabio Augusto Vieira (Foto: ABR | Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília)

O ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal Fábio Augusto Vieira foi preso nesta terça-feira, 10, após ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Responsável pelo comando da corporação durante os ataques bolsonaristas às sedes dos três Poderes no último domingo, 8, ele foi afastado do cargo na segunda-feira, 9, pelo interventor federal Ricardo Cappelli. E foi substituído pelo coronel Klepter Rosa Gonçalves. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

PF prende Ana Priscila Azevedo, uma das líderes do terrorismo bolsonarista

A apoiadora de Jair Bolsonaro fez críticas à maneira como os detidos por envolvimento nos atos terroristas estão sendo tratados na Academia da Polícia Federal, em Brasília

Ana Priscila (Foto: Reprodução/Twitter)

A Polícia Federal (PF) prendeu a bolsonarista Ana Priscila Azevedo, que participou da invasão à Praça dos Três Poderes. Mais de mil pessoas foram presas por envolvimento nos atos terroristas do último domingo (8) em Brasília (DF), onde manifestantes invadiram o Congresso, o Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). As declarações de Priscila foram publicadas nesta terça-feira (10) pelo jornal Metrópoles

A apoiadora de Jair Bolsonaro fez críticas à maneira como os detidos por envolvimento nos atos estão sendo tratados na Academia da Polícia Federal, em Brasília. "A gente não sabe, pois quem está indo para as triagens não está voltando e não nos dão respostas. Não sabemos se essas pessoas estão indo para casa ou indo para as cadeias", complementou a apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em nota, a PF disse que "os detidos estão sendo submetidos aos procedimentos de Polícia Judiciária". "Após os trâmites realizados pela Polícia Federal, os presos estão sendo apresentados à Polícia Civil do DF, responsável pelo encaminhamento dos detidos ao Instituto Médico Legal e, posteriormente, ao sistema prisional".

Por questões humanitárias, foram liberados 599 poessoas que haviam sido presas, sendo a maioria idosos, pessoas com problemas de saúde, em situação de rua e mães acompanhadas de crianças. Brasil247.




BLOG DO BILL NOTICIAS

Anderson Torres diz que irá se entregar após ter prisão decretada por facilitar terrorismo em Brasília

"Irei me apresentar à justiça e cuidar da minha defesa", afirmou o ex-ministro de Bolsonaro de ex-secretário de Segurança do DF, que facilitou os atos terroristas em Brasília

Anderson Torres (Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados)

O ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, anunciou na noite desta terça-feira (10) que irá se entregar à polícia, após ter sua prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). 

O ex-auxiliar de Bolsonaro e de Ibaneis Rocha é acusado de facilitar os atos de terroristas bolsonaristas na capital federal do último domingo (7). 

Torres está nos Estados Unidos e disse que irá "antecipar as férias" para se entregar às autoridades. "Hoje (10/01), recebi notícia de que o Min Alexandre de Moraes do STF determinou minha prisão e autorizou busca em minha residência. Tomei a decisão de interromper minhas férias e retornar ao Brasil. Irei me apresentar à justiça e cuidar da minha defesa", afirmou. 

Anderson Torres disse também que acredita na Justiça e na força das instituições. 


Leia também materéria da agência Reuters sobre o assunto: 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decretou nesta terça-feira a prisão do ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, após as falhas de segurança que permitiram os ataques às sedes dos Três Poderes no domingo, disse uma fonte com conhecimento da decisão.

Ainda não havia detalhes sobre o cumprimento da ordem de prisão contra Torres, que viajou para Orlando, nos EUA, antes dos ataques de domingo realizados por bolsonaristas radicais contra o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional. Os vândalos pediam um golpe contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Oito policiais federais estiveram na tarde desta terça na casa do ex-ministro em um condomínio no bairro Lago Sul, área nobre de Brasília. Em dois carros descaracterizados, mas vestindo fardamento da PF, eles chegaram por volta das 16h e ficaram 1h40 no local, saindo com uma maleta.

A Reuters tentou contato com Torres, mas não conseguiu resposta.

Torres, que é delegado da PF, fora nomeado secretário de Segurança Pública do DF em 1º de janeiro, após deixar o comando do Ministério da Justiça com o fim do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ele fora nomeado pelo governador Ibaneis Rocha que, no entanto, decidiu demiti-lo do cargo após a grave falha na segurança pública no domingo que resultou na invasão e depredação dos edifícios-sede dos Três Poderes. Posteriormente, Ibaneis foi afastado temporariamente do cargo por 90 dias também por ordem de Moraes.

Na quarta-feira, em julgamento pelo plenário virtual, os demais ministros vão decidir se confirmam ou derrubam a decisão de Moraes que afastou Ibaneis.

Moraes também decretou a prisão do ex-comandante-geral da Polícia Militar do DF Fábio Augusto Vieira, disse a fonte, acrescentando que o ex-comandante estava sendo levado para um local de custódia da PM.

Vieira era um dos principais responsáveis pela frustrada operação das forças de segurança pública na capital do país no domingo, uma vez que cabe à Polícia Militar do DF fazer a segurança dos prédios públicos em Brasília.

O ex-comandante da PM-DF já tinha sido exonerado do cargo por ordem do interventor federal na área de segurança pública do DF, Ricardo Capelli.

Procurada, a assessoria de imprensa da PM-DF não respondeu de imediato a pedido de comentário. Também procurado, o STF não confirmou de imediato as ordens de prisão.

Nesta terça, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) a abertura de um inquérito criminal contra Ibaneis, Torres, Vieira e o ex-secretário de segurança interino do DF Fernando de Souza Oliveira por crimes no episódio da invasão dos Três Poderes.

A assessoria da PGR disse, no entanto, que os pedidos para prender Torres e Vieira não partiram da instituição. 247.






BLOG DO BILL NOTICIAS

ATOS TERRORISTAS - Deputados bolsonaristas tentam visitar suspeitos de ataques golpistas e ouvem cobranças

 

Até agora, do total de detidos, 600 foram liberados e outros 500 transportados para o sistema prisional


                         Por Agência Brasil

Deputados aliados de primeira hora de Jair Bolsonaro foram barrados na porta da Academia Nacional da Polícia Federal, em Brasília, para onde foram levados cerca de 1.500 acusados de participação nos ataques às sedes dos três Poderes.

O objetivo dos parlamentares era vistoriar as instalações e as condições em que os suspeitos estão sendo mantidos. Além de não poder entrar, Bia Kicis (PL-DF) ainda ouviu cobranças de apoiadores do ex-presidente.

Até agora, do total de detidos, 600 foram liberados e outros 500 transportados para o sistema prisional. Os homens ficarão na Penitenciária da Papuda, e as mulheres estão sendo encaminhadas à Colmeia, presídio feminino da capital.

A comitiva era formada por Evair de Melo (PP-ES), Domingos Sávio (PL-MG) e Marcelo Álvaro (PL-MG), que foi ministro do Turismo na gestão passada, além de Bia Kicis. Eles se queixaram da proibição de entrar.

— Ficamos três horas aqui e não tivemos acesso. Só conversamos com a delegada. Já falei com o (presidente da Câmara, Arthur) Lira hoje e vamos formar uma comissão externa para acompanhar as investigações — disse Kicis.

Ao lado dela, Álvaro Antônio declarou que é importante separar "o joio do trigo" e "não prender pessoas inocentes". A presença das autoridades foi notada por parentes dos suspeitos detidos e por bolsonaristas que estavam na porta do local.

"Bolsonaro está sendo covarde"
Enquanto Kicis gravava uma "live", um manifestante que se dizia militar da ativa a interpelou. Ele cobrou da deputada um posicionamento por parte do ex-presidente:

— Cadê o Bolsonaro? Ele não vai falar nada? Bolsonaro está sendo covarde, a verdade é essa — disse ele.

Para 'garantir o direito de cada um': Bolsonarista, governador de SC põe advogados do estado para 'acompanhar' presos por ataques em Brasília

Incomodada, ela respondeu:

— Eu estou fazendo uma live, dá licença. Não respondo pelo Bolsonaro.

O homem se retirou, enquanto ouvia gritos de "infiltrado", proferidos por familiares e conhecidos dos presos.

— Vamos seguir atentas, acompanhando(...) Queremos que a lei seja aplicada, mas não daquela forma de punir os conservadores e liberar os bandidos. Em todo lugar existe extremistas — prosseguiu a parlamentar.

Suspeita de estímulo aos ataques
Nos bastidores da PF, uma das razões para impedir a entrada dos parlamentares é a suspeita de que parte dos deputados bolsonaristas pode ter estimulado os atos antidemocráticos. No local, estão sendo colhidos os depoimentos de manifestantes.

Com exceção do episódio com Kicis, não houve registros de embates em frente à Academia da PF. Algumas pessoas foram em busca de informações sobre os seus parentes. Outras levaram itens como alimentos, remédios e até fraudas geriátricas para os presos. Apenas advogados e defensores públicos puderam entrar, porém.

Ao longo do dia, quatro ônibus do sistema penal saíram lotados de presos, escoltados pela Polícia Militar e Civil do DF. Outros três ônibus partiram com pessoas idosas e com comorbidades graves que foram liberadas da prisão.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...