quinta-feira, 6 de agosto de 2020

GOVERNO ANUNCIA PROTOCOLO PARA RETOMADA DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NOS ÓRGÃOS

                          Por: Secretaria de Administração/PE
/image/journal/article?img_id=9372113&t=1596633990035
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Governo de Pernambuco vem adotando medidas de enfrentamento à Covid-19. Num primeiro momento, no âmbito dos órgãos e entidades do poder público, foi adotado o teletrabalho para os servidores que não estavam diretamente relacionados com a prestação de serviços essenciais. Após cumpridas todas as fases de distanciamento social e ultrapassado o pico da pandemia, a Administração Estadual vem se preparando para a retomada dos serviços presenciais de uma forma segura e planejada. 
Durante todo o mês de julho, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Administração (SAD), com a participação das Secretarias de Saúde (SES) e a de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), promoveu uma ampla discussão com o Fórum de Servidores do Estado para a elaboração de um protocolo mínimo a ser adotado no momento de retorno às atividades presenciais, baseado em medidas de preservação da vida e do bem-estar de todos os servidores, atentando sobremaneira para a saúde daqueles identificados como grupo de risco.
“É muito importante adotar protocolos sanitários para a retomada das atividades presenciais, a partir de uma ampla discussão democrática entre os atores envolvidos. Isso traz uma maior segurança e proteção aos usuários dos serviços, servidores públicos e demais colaboradores que atuam nos órgãos e entidades do governo”, disse a secretária de Administração, Marília Lins. 
De acordo com o secretário Executivo de Pessoal e Relações Institucionais, Adailton Feitosa, “o protocolo geral de retomada gradual dos serviços presencias do Estado foi objeto de intenso debate no âmbito da Mesa Geral de Negociação Coletiva Permanente, tendo sua construção contado com a efetiva participação das representações classistas que integram o Fórum dos Servidores, além das contribuições de diversos órgãos e entidades do poder Executivo”, explicou ele.  
Vale salientar que a implantação do protocolo e a divulgação do calendário para retomada das atividades presenciais nos órgãos e entidades da administração direta e indireta dependerá da evolução dos indicadores diariamente avaliados pela Secretaria Estadual de Saúde. 
O plano de retomada dos servidores às atividades presenciais será gradual e progressivo, dividido em três fases. Ele terá início após a decisão do Comitê Estadual Socioeconômico de Enfrentamento ao Coronavírus, finalizando após a revogação do Decreto Estadual nº 48.809, de 14 de março de 2020.
O efetivo cumprimento do protocolo será acompanhado pela Comissão Central formada pela SAD, SES e o Fórum dos Servidores Estaduais de Pernambuco, além das comissões setorial e regional de acompanhamento da retomada gradual dos serviços presenciais nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, com representantes da Gestão (indicação do órgão ou entidade) e representantes do Fórum dos Servidores (indicação dos sindicatos de base).
Legislação
Numa das primeiras medidas temporárias para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, conforme previsto na Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, o Governo do Estado de Pernambuco determinou, desde o dia 23 de março, por meio do Decreto nº 48.835/2020, que o atendimento presencial ao público dos serviços prestados pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, sempre que possível, deveria ser substituído pelo trabalho à distância. (SAD)
Leia abaixo os principais pontos do protocolo de retomada presencial das atividades nos órgãos:
PRINCIPAIS PONTOS DO PROTOCOLO:
1) Fornecimento de máscaras para servidores (as) ou empregados (as) públicos(as) e disponibilização de álcool 70% no ambiente de trabalho;
2) Grupo de Risco permanece desenvolvendo as atividades na forma remota, exceto quando for estritamente necessária a sua presença, enquanto perdurar a situação de emergência;
3) Servidor (a) ou empregado (a) público (a) que apresentar sintomas será afastado e testado, bem como aqueles (as) que tiveram contato direto;
4) Flexibilização do horário de início e término do expediente, para evitar aglomerações, com destaque para servidor(a) ou empregado(a) público (a)que utilize o transporte público, evitando o horário de pico do transporte público;
5) Distanciamento de 1,5m entre as estações de trabalho, sendo os ambientes de trabalho higienizados, no mínimo, 4 (quatro) vezes ao dia;
6) Distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas e o limite máximo de 10 participantes, quando indispensável a realização de reuniões presenciais, preferindo, sempre que possível, reuniões à distância, por meio de ferramentas online; e 
7) Distanciamento em elevadores e limitação de passageiros em veículos oficiais.



Blog do BILL NOTICIAS

DOAÇÃO - Projeto mobiliza doação de pele de tilápia para vítimas das explosões no Líbano

O projeto é organizado por pesquisadores do Ceará e visa minimizar os danos causados pelas queimaduras nas vítimas


                      Por Portal Folha de Pernambuco
Pele de tilápia é usada no tratamento de queimaduras
Pele de tilápia é usada no tratamento de queimaduras – Foto: Reprodução Instagram

Um projeto liderado por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) visa a doação de pele de tilápia, peixe de água doce,  para as vítimas das explosões que deixaram mais de 100 mortos e milhares de feridos em Beirute, capital do Líbano. 

A pele do peixe é utilizada no tratamento de queimaduras, pois reduz a dor e facilita a cicatrização da pele danificada. Com a pele, são feitas ataduras que cobrem toda a região ferida como se fosse uma cola, protegendo o local do ferimento  por vários dias. 

Através do instagram @peledetilapia,  a equipe pede doações para o banco de pele e a divulgação da população para que a iniciativa chegue até as autoridades competentes que possam auxiliar o grupo no envio da pele ao Líbano. 

Tratamento
O uso da pele de tilápia é cientificamente comprovado como ferramenta importante na melhora de queimaduras graves, pois é rica em colágeno e atua como cicatrizadora.






Blog do BILL NOTICIAS

DECISÃO - TSE estuda estender votação em ao menos uma hora e reservar horário para idosos

                          Por: FolhaPress
 (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quinta-feira (6) que o horário de votação no dia das eleições deve ser estendido em pelo menos uma hora e que poderá ser reservado um horário especial para a votação de idosos com mais de 60 anos, considerados pertencentes ao grupo de risco para a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

"Muito possivelmente nós estenderemos em pelo menos uma hora, de 8h às 18h, e muito possivelmente nós reservaremos o primeiro horário para quem tem mais de 60 anos e são considerados grupo de risco", disse Barroso.

Segundo o presidente do TSE, as medidas deverão ser confirmadas ainda neste mês. A ideia é indicar que os eleitores com mais de 60 anos votem das 8h às 11h.

Segundo Barroso, o horário preferencial não será de natureza obrigatória, mas uma sugestão para melhor organizar o fluxo de eleitores ao longo do dia. "Nós ainda não batemos o martelo.

O que fizemos foi solicitarmos um estudo ao setor de estatística para calcularmos a saturação de cada uma das seções eleitorais no sentido de impedir a formação de filas e aglomerações", afirmou Barroso.
 
Tradicionalmente, o horário de votação vai das 8h às 17h. Mas, para reduzir a aglomeração de eleitores e evitar a formação de filas, a Justiça Eleitoral estuda prolongar a votação.

O TSE conta com a consultoria de estatísticos do Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) para definir qual a melhor proposta para estender o horário de votação com o objetivo de evitar aglomerações.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, as datas da eleição foram adiadas para 15 de novembro (primeiro turno) e 29 de novembro (segundo turno).

Outra medida já anunciada pelo TSE foi a exclusão nessas eleições da identificação dos eleitores por biometria. Por ser um processo mais demorado, foi avaliado que o recurso poderia aumentar as filas nos locais de votação.





Blog do BILL NOTICIAS

Preso pela PF, Baldy votou pelo golpe contra Dilma para 'limpar Brasil da corrupção'

Alexandre Baldy
Alexandre Baldy (Foto: Reprodução/Site Alexandre Baldy)

Preso nesta quinta-feira (6) pela Polícia Federal, o secretário de Transportes do estado de São Paulo, Alexandre Baldy, votou pelo golpe contra a ex-presidente Dilma Rousseff em 2016 enquanto deputado federal.
Baldy responderá por corrupção, lavagem de dinheiro, peculato e organização criminosa.
Em 2016, ao votar pelo golpe contra Dilma, Alexandre Baldy disse: "Senhor presidente, - em referência ao então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha - momento histórico que vivo e que agradeço a Deus por ter a oportunidade de ajudar meu povo a limpar esse País de mazelas, corrupção e maus feitos". (247)
Aliados do governador de São Paulo, João Doria, já cobram o afastamento de Baldy.

Blog do BILL NOTICIAS

YOUTUBE Felipe Neto investe R$ 100 mil para ter vídeos de artistas negros em seu canal

A intenção é publicar, em seu canal do YouTube, vídeos de diferentes artistas todos os sábados, às 18h


                      Por Folhapress
Felipe Neto
Filipe Neto – Foto:Divulgação

O influenciador digital Felipe Neto, 32, lança neste sábado (8) um projeto que visa compartilhar sua visibilidade com artistas e comunicadores negros, de maneira remunerada.
A intenção é publicar, em seu canal do YouTube, vídeos de diferentes artistas todos os sábados, às 18h. Neto irá investir cerca de R$ 100 mil para o projeto, até o fim do ano, incluindo a contratação dos comunicadores e toda estrutura e estafe necessários.
Dentre os nomes confirmados até então estão Pedro Ottoni, Yuri Marçal, Thamirys Borsan, Douglas Carneiro, Rhudson Victor e Preta Araujo.
"Eu acredito que pessoas em posição de privilégio devam refletir e agir sobre formas de ceder espaço para outras que possam se favorecer desse espaço para ter protagonismo", afirma Neto.Segundo ele, o objetivo é criar "uma janela para que eles possam atingir um novo público e atraírem novos seguidores, além de serem remunerados por isso". "E isso é só o início", destacou.


Blog do BILL NOTICIAS

PREJUÍZOS - Banco Mundial diz que está pronto para ajudar na recuperação do Líbano

                        Por: Agência Brasil
 (Foto: STR/AFP)
Foto: STR/AFP

O Banco Mundial anunciou, nessa quarta-feira (5), que está pronto para avaliar os prejuízos e necessidades do Líbano após a devastadora explosão ocorrida no porto de Beirute, e disse que ajudará a mobilizar financiamento público e privado para reconstrução e recuperação.

Em nota, a instituição disse que "também estará disposto a reprogramar recursos existentes e a explorar financiamento para apoiar a reconstrução das vidas e do sustento das pessoas impactadas pelo desastre".

O banco  não indicou os recursos que poderiam ser direcionados para uma iniciativa de recuperação. Em junho, o credor multilateral de desenvolvimento anunciou que realocaria US$ 40 milhões de um programa de saúde existente, de US$ 120 milhões, para o Líbano, que ajudaria o país a combater a pandemia do novo coronavírus. 

Pelo menos 135 pessoas morreram e 5 mil ficaram feridas na explosão no porto de Beirute, que também deixou até 250 mil pessoas desabrigadas, após ondas de choque destruírem fachadas de edifícios. 

Também não ficou claro se o desastre irá alterar as difíceis negociações do Líbano com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Desde maio, o FMI e o Líbano tentam estabelecer um pacote amplo de resgate financeiro para estancar uma crise que tem sido vista como a maior ameaça à estabilidade do país desde a guerra civil que durou entre 1975 e 1990. 

As conversas foram travadas após discordâncias em relação às perdas financeiras no sistema bancário libanês.





Blog do BILL NOTICIAS

Mourão diz que Brasil enviará ajuda humanitária ao Líbano

Hamilton Mourão
Hamilton Mourão (Foto: REUTERS/Adriano Machado | CivilDefenseLB)

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse à CNN Brasil que o Brasil enviará ao Líbano ajuda humanitária, em decorrência da enorme explosão que vitimou a capital do país, Beirute.
Apesar de confirmar o envio de ajuda, já adiantada por Bolsonaro, Mourão lembrou que o Brasil também passa por um momento delicado por conta da pandemia de coronavírus. "O presidente está vendo o que a gente pode fazer, nós também vivemos uma situação complicada aqui em termos fiscais. Estamos combatendo aqui a pandemia, é um momento difícil para o País, mas a gente sempre lembra que nós temos uma comunidade de descendentes libaneses aqui muito grande, ela é muito forte aqui no Brasil, e naquilo que estiver dentro da nossa possibilidade a gente vai ajudar". 
Questionado sobre o envio de militares ao Líbano, Mourão afirmou não julgar necessária tal atitude. "Acho que militar não, acho que agora é ajuda humanitária. Talvez, se for o caso e dependendo do que o Ministério da Defesa avaliar, e se o governo do Líbano ainda precisar, é gente especializada para auxiliar na localização de desaparecidos".(247)

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...