segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

PT decide apoiar candidatura de Baleia Rossi à presidência da Câmara

(Foto: Leonardo Lucena)

Em reunião na tarde desta segunda-feira (4), a bancada do PT na Câmara decidiu apoiar o deputado Baleia Rossi, do MDB. Seu nome representa o grupo de 11 diferentes partidos que fazem oposição a Jair Bolsonaro. O PT é o maior partido da Câmara, com 54 parlamentares.

A bancada do PT na Câmara aprovou na tarde desta segunda-feira (4) o apoio à candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara Federal.

Dono da maior bancada da Casa, com 54 parlamentares, o PT enfrentava resistências ao nome de Baleia Rossi, pela sua ligação com Michel Temer, vice-presidente que conspirou e traiu a presidente Dilma Rousseff no Golpe de 2016. 

A candidatura de Baleia Rossi representa um conjunto de 11 partidos, de direita e esquerda, que disputarão o comando da Câmara contra o deputado Arthur Lira (PP-AL), indicado por Jair Bolsonaro.(247).



BLOG DO BILL NOTICIAS

Morales: EUA perseguem Assange por exercer o direito à liberdade de expressão

 

Evo Morales e Julian Assange (Foto: Reuters)

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales prestou apoio a Julian Assange, após a Justiça britânica negar a extradição do ativista australiano para os Estados Unidos

"Saudamos a decisão dos tribunais britânicos de rejeitar a extradição para os Estados Unidos do irmão Julian Assange, perseguido e preso por 10 anos por exercer o direito à liberdade de expressão e informação. #Assange deve ser liberado", disse Morales no Twitter.

Nos EUA, Assange seria condenado a até 175 anos de prisão. Assange enfrenta acusações criminais por ter divulgado, entre 2010 e 2011, informações confidenciais sobre as atividades do Exército americano no Iraque e no Afeganistão durante a chamada "guerra ao terror'". (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Juíza negou extradição de Julian Assange por temer suicídio: “Depressivo, desesperado, temeroso por seu futuro”

 

Assange quer depor no Senado dos EUA sobre interferência russa na eleição

A juíza distrital Vanessa Baraitser, que negou na manhã desta segunda-feira (4) o pedido de extradição de Julian Assange, disse temer que o fundador do Wikileaks cometa suicídio caso seja transferido para uma prisão nos Estados Unidos.

"Confrontada com as condições de isolamento quase total sem os fatores de proteção que limitaram seu risco no HMP Belmarsh (prisão de segurança máxima em Londres), estou convencida de que os procedimentos descritos pelos EUA não impedirão o Sr. Assange de encontrar uma maneira de cometer suicídio e por esta razão decidi que a extradição seria opressiva por motivo de dano mental e ordeno seu arquivamento", disse ela na sentença.

"A impressão geral é de um homem deprimido e às vezes desesperado, temeroso por seu futuro", afirmou, de acordo com relato publicado em reportagem da BBC News

O governo dos EUA pediu a extradição depois que Assange divulgou documentos oficiais secretos em 2010 e 2011. O ativista australiano foi acusado de conspirar para hackear bancos de dados militares dos EUA, com o objetivo de obter informações secretas confidenciais relacionadas às guerras do Afeganistão e do Iraque, que foram publicadas no site Wikileaks.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Cerca de 40% do Pantanal mato-grossense foi queimado em 2020

 

Mesmo com os recordes do Pantanal, a Amazônia foi o bioma que mais queimou no estado de Mato Grosso


Queimadas no Pantanal (Foto: Sílvio de Andrade)

Desde o início do ano até 16 de novembro, 30% do Pantanal foi atingido pelas queimadas históricas que consumiram o bioma em 2020. Levando em conta só o pantanal mato-grossense, esse número chega a 40%. O fogo no bioma atingiu principalmente áreas de floresta e sub-boques.
 Segundo estudo da ONG ICV (Instituto Centro de Vida), mais de 2,1 milhões de hectares de Pantanal foram atingidos pelas chamadas neste ano. Juntando-se áreas da Amazônia e do cerrado presentes em Mato Grosso, o total queimado chegou a 8,5 milhões de hectares, uma área mais de 50 vezes maior que a cidade de São Paulo.
Mas, mesmo com os recordes de fogo para o Pantanal, a Amazônia foi o bioma que mais queimou no estado de Mato Grosso, com mais de 3,2 milhões de hectares afetados pelas queimadas.
A análise mostra que na Amazônia o fogo também se concentrou em áreas de floresta e recém-desmatadas, categorias que juntas somam 55% dos incêndios. Áreas de pastagens e savanas aparecem em seguida, com 39% das queimadas.
Assim como os desmatamentos no estado, as queimadas se concentraram em propriedades particulares, áreas que estão registradas no CAR (Cadastro Ambiental Rural), as quais, portanto, podem ter seus donos facilmente identificados. O estudo identificou 3,96 milhões de hectares queimados em áreas particulares.
Algo a se destacar é que desde 1º de julho até 16 de novembro as queimadas estavam proibidas no estado. O governo federal instaurou uma moratória do fogo, por decreto, a partir de 16 de julho, mas o estado já havia se adiantado e proibido a prática no começo do mês.
Depois das propriedades privadas, aparecem as áreas não cadastradas em segundo lugar com maior área queimada, seguido por terras indígenas. O parque Nacional do Xingu, na Amazônia, foi a terra indígena mais afetada pelos incêndios (224 mil hectares incendiados).
Segundo Vinícius Silgueiro, pesquisador do ICV e um dos autores do estudo, a situação crítica pela qual passou o Pantanal não chegou a ser surpreendente. Ele diz que o cenário já estava no horizonte com as pequenas quantidades de chuva registradas em 2019 e no começo de 2020.
Os primeiros meses de 2020 também já apresentavam números de queimadas superiores ao padrão, o que aumentava o alerta de uma estação seca possivelmente fora do padrão. E foi o que aconteceu.
Além disso, Silgueiro afirma que a mensagem política passada a produtores rurais ajuda a piorar a situação. Segundo ele, há a ideia de que desmatamento e queimadas são permitidos, que são um ônus para o desenvolvimento. "A mensagem que chega hoje é essa", diz.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e membros do seu governo costumam minimizar crimes ambientais como queimadas e desmatamento, muitas vezes inclusive questionando a existência deles, apesar dos dados produzidos e disponibilizados diariamente pelo Inpe, um órgão governamental.
Quando a moratória do fogo foi instituída, por exemplo, o próprio Bolsonaro minimizou sua possível importância.
Para a análise, o ICV observou os dados das queimadas no estado de Mato Grosso entre o início do ano e o dia 16 de novembro, data na qual terminou a proibição federal de usar fogo no Brasil.
O estudo não utilizou as informações do programa Queimadas, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), mas dados de fogo da Nasa.
De acordo com Silgueiro, os dados da Nasa foram usados por possibilitarem uma visão mais fácil sobre a área queimada e não sobre a quantidade de focos de calor, medida normalmente avaliada no programa do Inpe (apesar de o instituto também disponibilizar dados sobre a área afetada pelo fogo).
O especialista afirma também que, com os dados disponíveis atualmente, é possível se preparar melhor para as próximas temporadas secas no Pantanal, observando especificamente áreas mais vulneráveis ao fogo.

"A partir dos dados dá para planejar melhor a alocação de brigadas, bombeiros e equipamentos. Precisa reduzir o tempo de resposta, para conseguir controlar o fogo no início", afirma.
(Por Phillippe Watanabe, da Folhapress).




Morre Mestre Jaime, criador do bloco de bonecos 'A Bicharada'

 

Internado desde o último sábado, o carnavalesco foi diagnóstico com Covid-19


O carnavalesco Jaime Alves Concerva, conhecido como Mestre Jaime, faleceu nesta segunda-feira (4), aos 98 anos. Ele estava internado desde o último sábado (2) e morreu por complicações da Covid-19.

Símbolo do carnaval pernambucano, Jaime fundou o bloco de bonecos "A Bicharada", que há mais de 70 anos desfila pelas ruas de Salgueiro. Além de carnavalesco, ele trabalhava como artista plástico, músico e alfaiate. 

Em nota de pesar, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) lamentaram a morte do artista. “Farão muita falta em nosso Estado aquele sorriso de ouro, as roupas luxuosas e coloridas, além da energia e do espírito transgressor que Mestre Jaime sempre carregava”, afirma.(Por Portal Folha de Pernambuco).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Enquanto governo patina, clínicas particulares vão à Índia negociar compra de vacina contra Covid

 

Município de Shaoxing, na China, disponibilizará vacina para o público (Foto: Xinhua)

Enquanto o governo Jair Bolsonaro patina na imunização da população, uma comitiva formada por representantes de clínicas particulares de vacinação embarca nesta segunda-feira (4) para a Índia para negociar a compra de 5 milhões de doses da vacina indiana conta a Covid-19, chamada Covaxin.

O presidente da ABCVac (Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas), Geraldo Barbosa, confirmou a informação em entrevista à Globonews.

Ele disse que a comitiva, que só deve retornar ao Brasil no dia 10, irá vistoriar o produtor da vacinas para saber qual a capacidade de fornecimento. Ainda segundo ele, a negociação se dá com o laboratório indiano Bharat Biotech. 

O governo indiano autorizou o uso emergencial da vacina, que está na fase três de testes (quando a eficácia precisa ser comprovada).

"Inicialmente, a notícia era de que as clínicas privadas brasileiras não teriam doses disponíveis, porém, com a entrada desse novo 'player' no mercado, tivemos a oportunidade de negociação", afirmou Barbosa, em nota. (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Justiça britânica nega pedido dos EUA de extradição de Assange

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange (Foto: Reuters/Henry Nicholls)

A Justiça britânica decidiu, nesta segunda-feira, não acatar o pedido feito pelos Estados Unidos para a extradição do fundador do Wikileaks, Julian Assange. De acordo com a corte britânica, seria opressivo extraditar o jornalista  australiano diante de seu estado de saúde demasiadamente frágil e da falta de evidências de que os procedimentos adotados pelas penitenciárias de segurança máxima dos EUA seriam suficientes para mantê-lo seguro. A informação é do jornal O Globo. 

A decisão é uma vitória de grande repercussão para Assange, sua família. o WikiLeaks e a liberdade de imprensa no mundo. A extradição equivaleria a uma pena de morte para o jornalista. Estima-se que, nos EUA, Assange seria condenado a até 175 anos de prisão.

Nos EUA, Assange enfrenta 18 acusações criminais que, sob a capa de "conspiração para obter e divulgar, entre 2010 e 2011, mais de 250 mil telegramas diplomáticos e cerca de 500 mil documentos confidenciais sobre as atividades do Exército americano no Iraque e no Afeganistão durante a chamada "guerra ao terror'". Na verdade, trata-se do maior processo contra a liberdade de imprensa da história. 

Os advogados americanos anunciaram imediatamente que irão recorrer da decisão, algo que têm até 14 dias para fazer. A defesa indicou que entrará com um pedido para que o jornalista seja liberado sob fiança, mas até lá Assange continuará preso.

O processo judicial ainda deverá se prorrogar por meses diante das possibilidades de recurso em instâncias intermediárias e, posteriormente, na Suprema Corte britânica. Os trâmites devem demorar ainda mais diante do estado debilitado do réu e das limitações impostas pela pandemia de Covid-19.

Segundo a juíza Vanessa Baraitser, a defesa mostrou evidências suficientes de que Assange sofre de depressão severa e que foi encontrada uma lâmina em sua cela na prisão de Belmarsh, em Londres. Ele teria ainda deixado um testamento pronto. A seu ver, como a Inteligência americana é hostil a Assange, ele provavelmente seria posto em isolamento em uma prisão de segurança máxima, deixando-o em "alto risco de suicídio".

Em sua justificativa, citou comentários do secretário de Estado, Mike Pompeo, de que o WikiLeaks é um risco para a segurança nacional.

Em setembro, Michael Kopelman, neuropsiquiatra da Universidade King’s College, depôs ao tribunal afirmando que o australiano sofre de síndrome de Asperger, ansiedade e alucinações. O relator especial das Nações Unidas para Tortura, Nils Melzer, que visitou Assange na prisão, afirma que o australiano apresenta todos os sintomas associados com exposição prolongada à tortura.

Assange foi preso pela primeira vez no Reino Unido em dezembro de 2010, cinco meses após a divulgação dos documentos. A ordem de prisão dizia respeito a acusações de estupro e abuso sexual na Suécia, posteriormente arquivada por falta de provas. Na ocasião, ele já dizia temer uma extradição para os EUA.

Em junho de 2012, depois que a Justiça britânica negou seu último recurso para evitar a extradição para Estocolmo, ele pediu asilo na embaixada equatoriana em Londres, violando sua liberdade condicional. Assange ficou na missão diplomática até abril de 2019, quando teve seu asilo revogado por Quito. Ele foi preso ao sair do prédio e condenado a 50 semanas de detenção.

Apos interrupção enquanto o australiano estava na embaixada, a Justiça sueca retomou as investigações sobre as acusações de estupro, mas não encontrou quaisquer provas. Frente ao arquivamento do caso, levantou-se uma série de questionamentos sobre a legalidade de mantê-lo na prisão Belmarsh, onde permanece até hoje. (Via 247).



BLOG DO BILL NOTICIAS

Mais de 100 mil pessoas assinam pedido de libertação de Julian Assange

Organizada pela Repórteres sem Fronteiras e enviada ao governo britânico às vésperas da decisão sobre extradição do fundador do Wikileaks para os EUA, petição é assinada por mais de 100 mil pessoas

Julian Assange (Foto: REUTERS/Henry Nicholls)

Às vésperas da decisão da Justiça britânica sobre uma possível extradição de Julian Assange para os EUA, a organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) enviou ao governo do Reino Unido uma petição com mais de 108 mil assinaturas exigindo a libertação imediata do fundador do Wikileaks. Preso desde 2019, após sete anos refugiado na embaixada do Equador, Assange pode pegar até 175 anos de detenção nos EUA

"A acusação dos EUA contra Julian Assange é claramente motivada politicamente", disse em Berlim nesta sexta-feira (01/01) Christian Mihr, diretor da RFS. Ele afirmou que os EUA buscam uma punição exemplar contra Assange, que servirá para "dissuadir profissionais de mídia em todo o mundo", informa a Época.

Nesta segunda-feira, um tribunal em Londres decidirá sobre o pedido de extradição dos EUA. O processo de extradição começou em fevereiro passado, tendo sido reiniciado em setembro. É previsto que uma das partes recorra da sentença desta segunda-feira. Um veredicto definitivo é esperado para o segundo semestre de 2021, na avaliação de especialistas.

Em junho passado, mais de 130 personalidades, a maioria na Alemanha, incluindo políticos, jornalistas, escritores e artistas, assinaram uma declaração exigindo a libertação imediata de Assange. (247).


BLOG DO BILL NOTICIAs

Snowden: Trump deve perdoar imediatamente Julian Assange

"O presidente Donald Trump deve perdoar imediatamente Assange se os valores constitucionais da América devem significar alguma coisa", disse o analista de sistemas Edward Snowden

Julian Assange e Edward Snowden

O analista de sistemas Edward Snowden comemorou a decisão da Justiça britânica, que negou a extradição do ativista australiano Julian Assange para os Estados Unidos.

"O presidente Donald Trump deve perdoar imediatamente #Assange se os valores constitucionais da América devem significar alguma coisa. Com a decisão do tribunal do Reino Unido de criminalizar alguns dos jornalismos mais importantes deste século, não há mais alternativa", disse Snowden no Twitter. (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula diz que Assange é “herói da democracia”

Lula e Julian Assange (Foto: Ricardo Stuckert | Reuters)

"Assange prestou enorme serviço à humanidade denunciando o genocídio das guerras", afirmou o ex-presidente Lula antes de a Justiça britânica negar a extradição do ativista australiano para os EUA. "O Assange deveria estar sendo definido como um herói da democracia", acrescentou

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu a libertação de Julian Assange antes de a Justiça britânica negar a extradição do ativista australiano para os Estados Unidos. Assange está preso desde 2019, após sete anos refugiado na embaixada do Equador.

"O Assange deveria estar sendo definido como um herói da democracia, da liberdade, da comunicação, como um cara que prestou um bem à humanidade denunciando os crimes de guerra cometidos pelos Estados Unidos", disse Lula, de acordo com vídeo publicado no Twitter.

"Ele deveria estar sendo votado para receber o Prêmio Nobel da Paz. Se os democratas do planeta terra não tiveram coragem de se manifestar em defesa do Assange, significa que tem muitos democratas são mentirosos. Significa que a liberdade de imprensa é mentira. Assange prestou enorme serviço à humanidade denunciando o genocídio das guerras", acrescentou. (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Nordeste representa 20% de todo o consumo Pet do País

 

O Estado representa a segunda região em faturamento no quadro nacional, ficando atrás apenas do Sudeste


 
 

Os animais domésticos estão ganhando cada vez mais espaço no orçamento dos seus donos, de acordo com dados do Instituto Pet Brasil (IPB). Segundo maior faturamento regional, o Nordeste apresenta 20% de todo o consumo pet do País, representando cerca de R$ 8 bilhões dos R$ 40 bilhões projetados como vendas nacionais do setor em 2020. A região ficou atrás apenas do Sudeste, com quase 50% da receita. A região Sul apresentou 17%, o Centro-Oeste, 8%, e o Norte, 5%.

Em 2015, a analista de marketing Camila Petribú sentiu amor à primeira vista ao conhecer seu cachorro Elvis, da raça Yorkshire, hoje com seis anos. Para o companheiro, Camila compra, de forma virtual, produtos de higiene, petiscos e brinquedos. “A cada três meses compramos tudo em uma quantidade maior e preço menor pela internet, como produtos para carrapato e remédio de verme. Comprei recentemente tapetes interativos para ele cheirar e tentar descobrir os petiscos e uma bolinha no mesmo intuito. De vez em quando eu vou em lojas físicas, mas o meu hábito de consumo mudou e compro quase tudo pela internet, principalmente agora durante à pandemia”, explica Camila.

Camila Petribú e seu cachorro Elvis (Foto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco)

De acordo com o dono da loja virtual Recife Pet Store, Junior Melo, as vendas durante a pandemia cresceram de forma constante. “Tivemos um incremento nas vendas de 15%, a partir de abril. Nos meses seguintes esse crescimento foi constante, chegando entre 50 a 70%. Passamos a vender também em marketplaces, o que resultou em um maior faturamento e difusão da marca para outros estados”, explica Junior Melo.

Potencial

Com base no terceiro trimestre de 2020, o mercado pet brasileiro apresenta projeção de crescimento de 13,5%, comparado com 2019. A previsão é de um faturamento de R$ 40,1 bilhões este ano. A cifra é 6,88% maior do que a aquela projetada nos primeiros seis meses de 2020. Produtos veterinários e comidas lideram o ranking dos mais vendidos, com alta de faturamento de, respectivamente, 22,5% e 16%.

Cerca de 22% da população pet está espalhada entre os estados do Nordeste. Segundo o presidente executivo do Instituto Pet Brasil (IPB), Nelo Marraccini, os números elevados no Nordeste têm relação com o aumento da procura por animais de estimação. “Cada vez mais as pessoas procuram um animal de estimação, que são tratados agora como reais membros da família. Já são mais de 140 milhões de pets no Brasil”, destaca. (Por Tarsila Castro/Folhape).


BLOG DO BILL NOTICIAS


Dia Mundial do Braile chama atenção para inclusão na escrita e leitura

 

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Dia Mundial do Braile é comemorado hoje (4). A data foi instituída para chamar a atenção da sociedade sobre a importância de assegurar formas de inclusão de deficientes visuais também na escrita e no acesso a livros. 

Os dados oficiais mais recentes sobre a presença de deficientes visuais no Brasil são do Censo de 2010. Segundo o levantamento, cerca de 24% da população tinham algum tipo de deficiência naquele momento, o que correspondia a 46 milhões de brasileiros.  

A visual é a modalidade mais comum. Se consideradas pessoas com qualquer tipo de dificuldade, o número de cidadãos com algum grau de problema para enxergar chega a quase 20%. 

Se considerados aqueles que não conseguem ver de forma alguma ou que têm grande dificuldade, o índice cai para 3,4%, o equivalente a 6,5 milhões de pessoas. Desse total, 582,6 mil são incapazes de enxergar. 

De acordo com o Relatório Mundial sobre Visão 2019, da Organização Mundial da Saúde (OMS), 2,2 bilhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual, sendo 1 bilhão com uma condição que poderia ser prevenida ou tratada.

Ainda conforme a OMS, a incidência de deficiência visual é quatro vezes maior em países de rendas baixa e média do que nas nações mais ricas.   

O Sistema Braile é uma alternativa para que pessoas enquadradas nessas situações possam entrar em contato com a leitura. Assim, o método contribui para a inclusão em uma das principais formas de registro e aquisição de conhecimento, a escrita. 

O Sistema Braile foi criado pelo francês Louis Braille, em 1925. Cego após um acidente na oficina do pai, adaptou métodos utilizados por soldados franceses para comunicação noturna. A versão final foi apresentada por ele em 1837. 

O sistema é baseado em pontos com relevo em papéis, que são apreendidos por meio do contato com a ponta dos dedos. Por meio da combinação de seis pontos, é possível fazer até 63 caracteres diferentes. 

Segundo a União Mundial de Cegos, apenas 5% dos livros em todo o mundo são transcritos para o Braile. Em países mais pobres, esse percentual cai para 1%.

*Com informações de Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil no Rio de Janeiro (Por Jonas Valente* - Repórter da Agência Brasil - Brasília).

Edição: Graça Adjuto



BLOG DO BILL NOTICIAS

Mortes e internações batem recorde no Amazonas

 Mortes no Amazonas chegam a 5,3 mil e número de infectados passa de 200 mil

Mortes por coronavírus no Amazonas (Foto: Amazônia Real)

A capital amazonense, Manaus, bateu o recorde de internações diárias por Covid-19 neste domingo (3). Foram 159 novas hospitalizações, número mais alto registrado no estado desde o início da pandemia.

No interior do Amazonas foram mais quatro hospitalizações neste domingo, alcançando o número de 163 em todo o estado - o segundo maior registro desde o dia 4 de maio do ano passado.

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde, o número de mortes subiu neste domingo para 5.345, com mais 20 óbitos provocados pela doença. Do total, 18 mortes ocorreram nas últimas 24 horas e dois falecimentos foram registrados em dias anteriores, mas confirmados agora, informa o G1.

Foram registrados 546 novos casos, elevando para 202.413 o número de infectados em todo o Amazonas.

De acordo com o boletim da Fundação, há 963 pacientes internados, sendo 591 em leitos (195 na rede privada e 396 na rede pública), 341 em UTI (128 na rede privada e 213 na rede pública) e 31 em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.

Dos 202.413 casos confirmados no Amazonas até este domingo (03/01), 83.186 são de Manaus (41,10%) e 119.227 do interior do estado (58,90%). Além da capital, os 61 municípios têm casos confirmados (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

EUA registram novo recorde diário com 277.000 casos de Covid-19 em 24h

 

Foto: AFP

Os Estados Unidos registraram, no sábado (2), o maior número de casos de coronavírus em um dia, com mais de 277.000 infecções relatadas.


País mais afetado pela pandemia no mundo, os Estados Unidos registraram 20,4 milhões de casos no total e pouco menos de 350.000 mortes.

As infecções aumentaram nos últimos meses, o que levou o país a um "ponto crítico", à medida que as viagens de férias espalham o vírus.

O maior especialista do governo dos Estados Unidos no assunto, dr. Anthony Fauci, alertou poucos dias após o Natal que o pior da pandemia ainda está por vir.

Os Estados Unidos falharam em seus esforços para controlar a Covid-19, com seu programa de vacinação afetado por problemas logísticos e hospitais sobrecarregados. 

Mais de 4,2 milhões de pessoas nos Estados Unidos já receberam suas primeiras vacinas, com 13 milhões de doses distribuídas, mas isso está muito aquém dos 20 milhões de imunizações que o governo do presidente Donald Trump prometeu até o final de 2020. (Por: AFP).



Cantora Joelma revela que está há quase três anos sem beijar: 'Um recorde'

 

A revelação foi feita no programa 'Altas horas'


Joelma - Foto: Gustavo Glória\Arquivo Folha de Pernambuco

No programa Altas Horas, na noite deste sábado (2), na Globo, a cantora Joelma, 46, disse que está há quase três anos sem beijar na boca. A revelação foi feita quando Serginho Groisman conversava sobre o assunto com a plateia virtual.

"Tem alguém que não beija há um mês? Ah, tem: uma, duas, três. Há dois meses, tem alguém? Há três meses?", perguntou o apresentador. Uma jovem afirmou que estava há quase um ano sem beijar. Foi quando Joelma surpreendeu: "Gente, eu sou um recorde. Estou há quase três anos", disse, aos risos.

A cantora viveu um relacionamento de 17 anos com Ximbinha, com que formou a banda Calypso. O casal teve uma conturbada separação em 2015. Em julho de 2017, ela assumiu publicamente o namoro com o empresário Alessandro Cavalcante, mas a relação acabou um ano depois. (Por Folhapress).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Governo proíbe exportação de seringas e agulhas

 

Foto: Michael Weber/Reuters

Em meio à dificuldade do governo federal e de estados para comprar agulhas e seringas, o Ministério da Economia proibiu a exportação desses materiais. Em portaria publicada no dia 31 de dezembro, a Secretaria de Comércio Exterior determinou que esses produtos sejam incluídos na lista daqueles que precisam de “licença especial de exportação de produtos para o combate à COVID-19”. 

Na prática, segundo disseram integrantes da Economia à CNN, o governo cria entraves para a exportação. Como mostrou a CNN no dia 30, em meio ao fracasso do pregão do Ministério da Saúde para a compra de seringas e agulhas, os estados pretendiam fazer um apelo ao Palácio do Planalto pela proibição da exportação desses produtos. 

O pedido seria feito pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) nesta segunda-feira (4). A Economia se antecipou ao pleito e adotou medida semelhante à que foi feita no início da pandemia em relação à exportação de respiradores. 

Em meados de abril, entrou em vigor a lei 13.993, que proibiu a exportação de ventiladores pulmonares mecânicos e circuitos, camas hospitalares, monitores multiparâmetros e equipamentos de proteção individual (EPIs) de uso na área de saúde, como luva látex, luva nitrílica, avental impermeável, óculos de proteção, gorro, máscara cirúrgica e protetor facial.

O impedimento foi determinado enquanto durar o estado de emergência em saúde pública.Agora, a medida também vale para seringas e agulhas.

O movimento do Conas tinha como pano de fundo a dificuldade que diversos estados vinham enfrentando para conseguir comprar seringas.

Segundo relatos feitos à CNN, empresas brasileiras têm justificado a impossibilidade de fornecer o material ao país por já estarem comprometidas com o mercado internacional. (Por Thais Arbex, CNN).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...