sábado, 4 de dezembro de 2021

Carro é roubado em frente a Mercadinho no sitio Queimada Nova distrito de Rajada – Petrolina

 Próximo à divisa com a Bahia

Foto ilustrativa

O fato aconteceu ontem por volta das 16h00 quando homens com uso de mascaras chegaram ao mercadinho do senhor Nildo, e roubaram varias mercadorias do referido estabelecimento comercial. Além das mercadorias, foi levado também um veículo Fiesta Sedan Flex 2013, modelo 2014 - Placa PGL – 4290. Os proprietários do referido estabelecimento e do veículo, oferecem recompensa a quem souber de qualquer informação referente ao paradeiro do referido veículo. Qualquer informação, favor entrar em contato com o nº 87-99169-7936.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Apac emite aviso sobre chuva no Sertão do São Francisco para este final de semana

                  Via: Vinicius de Santana

Petrolina-PE

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) prevê um sábado (4) com pancadas de chuva de forma isolada, especialmente ao longo à noite, com intensidade moderada nos municípios do Sertão do São Francisco. Além disso, há um Aviso Meteorológico, com validade até domingo (5), alertando para chuva de forte a moderada no Sertão e Sertão do São Francisco.

O alerta vem se concretizando, já que na madrugada as cidades e Ipubi e Moreilândia, no Sertão do Araripe, somaram mais de 30 mm de chuva nas últimas horas. Em Dormentes, choveu 24 mm.

Chuva dos últimos dias

Nessa semana a Apac já havia registrado chuva superior a 30 mm em alguns bairros da cidade e 70 mm apenas no interior de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco. Em caso de alagamentos ou problemas causados pela chuva, os moradores devem acionar a Defesa Civil das suas cidades. 

Qualquer dificuldade em relação a chuva, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do serviço emergencial 153, que funciona 24h, caso sejam identificados possíveis riscos.(Ascom).


BLOG DO BILL NOTICIAS

PANDEMIA EM PERNAMBUCO - "Vamos intensificar o uso de máscara", orienta Longo diante da ameaça da ômicron

                              Por Artur Ferraz/Folhape

Uso de máscara - Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC


Com o cenário da Covid-19 em Pernambuco em estabilidade, o Governo do Estado pediu "cautela" diante de uma possível vinda da variante Ômicron, que já tem cinco casos confirmados no País. Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (2), o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que o atual quadro da pandemia até permite a realização de eventos no fim de ano, desde que sejam respeitadas as medidas de prevenção, especialmente o uso de máscara.

"Nós sabemos que as pessoas querem consumir entretenimento, e isso não é pecado, mas é preciso que as pessoas se organizem. Ainda mais com a introdução de uma variante (a Ômicron), e a gente não sabe o que está por vir. Então, é preciso cautela", disse. “Aquela ideia que a gente tinha lá atrás de que seria possível abolir o uso da máscara ao chegar a 80% de cobertura vacinal caiu por terra. Não há mais condições de fazer isso com segurança”.

Ainda de acordo com Longo, a nova cepa traz "um nível alto de incerteza". "Em Pernambuco, não vamos pensar em flexibilizar o uso de máscara. Muito pelo contrário, nós vamos intensificar", ressaltou. Ele também recomendou que, a partir de 300 participantes, se adotem medidas de controle, como a permissão de entrada apenas para quem já tomou a vacina.

Comprovante nas repartições
Também presente na coletiva, o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, anunciou que, a partir da próxima segunda-feira, quem entrar em prédios e repartições ligados ao Governo do Estado terá de comprovar que tomou as duas doses da vacina ou o imunizante de dose única.

O decreto que institui a decisão foi publicado no Diário Oficial de quarta-feira (1º). “Pedir a comprovação de vacinação completa contra a Covid-19 é mais uma forma de estimular as pessoas a completarem o esquema vacinal. Quem for procurar o posto de atendimento da Compesa ou do Detran-PE, por exemplo, terá que apresentar comprovação”, informou.

Solicitação de leitos em queda
Em meio ao quadro de estabilização, que ainda persiste, a Central de Regulação de Leitos registrou, na semana epidemiológica 47, de 22 a 27 de novembro, a menor taxa de solicitações por vagas em UTIs neste ano. Nesse período, foram feitos 227 pedidos, o que representa 13% a menos do que nos sete dias anteriores.


No entanto, diante da nova onda de transmissão na Europa e da circulação da Ômicron, o secretário fez um apelo para que as pessoas sigam as medidas de prevenção e procurem se vacinar. Segundo o gestor, mais de 581 mil pernambucanos estão com a segunda dose em atraso. "Para vencer a pandemia, é fundamental o engajamento de toda a sociedade, com o uso de máscara, a testagem e a vacinação", afirmou.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomenda proibição de festas de final de ano e Carnaval

 

Sobre Pernambuco, o comitê avalia que o Estado apresenta indicadores de riscos pandêmico e epidêmico


                    Por Blog da Folha
                                                         Diego Nigro/divulgação/PCR


O Comitê Científico do Consórcio Nordeste, iniciativa que reúne governadores da Região, recomendou a proibição de festividades de final de ano e do Carnaval, além de medidas para intensificar a vacinação contra a Covid-19. A recomendação alerta para o aumento do quadro global e nacional da pandemia e as incertezas provacadas pelo surgimento de novas cepas da doença. Além disso, o grupo faz uma breve apresentação da situação da Covid-19 nos Estados do Nordeste.

Sobre a situação de Pernambuco, o comitê avalia que o Estado apresenta indicadores de riscos pandêmico e epidêmico de moderado a alto. Curvaturas de Ricci indicam alto risco. A ocupação de UTIS está em 49.27% e com estabilização da demanda de quantidade de leitos total e cobertura vacinal. Segundo o grupo, "ainda não existem argumentos com base científica para quaisquer atividades presenciais que gerem aglomerações que invariavelmente violam os protocolos de segurança sanitária". Além disso, o documento divulgado pelo comitê relembra que a Academia Pernambucana de Ciências, a Academia Pernambucana de Medicina e o Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco se posicionaram oficialmente contra a realização de festas de final de ano e, principalmente, do carnaval.

Confira o texto na íntegra: 


BLOG DO BILL NOTICIAS

CRIME AMBIENTAL - Óleo que atingiu praias do Nordeste veio de petroleiro grego, conclui a PF

                     Por Agência Brasil

Garoto sujo de óleo na praia de Itapuama, no litoral pernambucano, em outubro de 2019 - Foto: Leo Malafaia/Folha de Pernambuco/arquivo


As manchas de óleo que apareceram em centenas de praias brasileiras entre agosto de 2019 e março de 2020 vieram de um petroleiro grego. A conclusão foi divulgada nesta quinta-feira (2) pela Polícia Federal (PF).

Segundo a PF, foram encontradas manchas de óleo em mais de mil localidades, em 11 estados litorâneos, inclusive Pernambuco. Apenas os custos arcados pelos poderes públicos federal, estadual e municipal para a limpeza de praias e oceano foram estimados em mais de R$ 188 milhões, estabelecendo-se assim um valor inicial e mínimo para o dano ambiental.

“A Polícia Federal, a partir das provas e demais elementos de convicção produzidos, concluiu existirem indícios suficientes de que um navio petroleiro de bandeira grega teria sido o responsável pelo lançamento da substância oleaginosa que atingiu o litoral brasileiro. Foram indiciadas pela prática dos crimes de poluição, descumprimento de obrigação ambiental e dano a unidades de conservação a respectiva empresa e seus responsáveis legais, bem como o comandante e o chefe de máquinas do navio”, afirmou a PF em nota.

O valor total do dano ambiental está sendo apurado pela perícia da PF, que deverá encaminhar com brevidade o respectivo laudo às autoridades competentes. O inquérito policial relatado segue agora para o poder judiciário federal no Rio Grande do Norte e o Ministério Público Federal (MPF), para análise e adoção das medidas cabíveis.

Investigações
As investigações, realizadas em parceria com diversos órgãos e instituições nacionais e internacionais, foram centradas em três frentesA primeira diz respeito à investigação das características da substância, por meio de análises químicas que buscaram determinar o tipo de material que chegou à costa brasileira, suas características e, especialmente, sua procedência, se nacional ou estrangeira, e qual país.

“Isso se fazia necessário, uma vez que surgiram diversas teorias sobre a origem do material (vazamento de oleodutos, plataformas ou reservas naturais, navios em trânsito ou naufragados, costa da África etc.)”, explicou a PF.

A segunda frente diz respeito ao local exato onde ocorreu o vazamento/lançamento do óleo, na qual priorizou-se o uso de técnicas de geointeligência, que incluem imagens de satélite e modelos e simulações realizadas por softwares específicos. A terceira foi realizada com base em dados, documentos e informações que pudessem esclarecer os fatos, por meio de cooperação nacional e internacional, inclusive com apoio da Interpol.


Entrevista de Lula ao Podpah quebra hegemonia da direita nas redes, aponta FGV

 

(Foto: Ricardo Stuckert)

O fenômeno da entrevista concedida pelo ex-presidente Lula ao programa de podcasts Podpah começa a quebrar a hegemonia da direita nas redes, avalia a Fundação Getúlio Vargas. "A entrevista do ex-presidente Lula (PT) ao podcast Podpah nesta quinta-feira (2) gerou mais de 310 mil menções ao político no Twitter e 3,4 milhões de visualizações no YouTube até as 11h desta sexta-feira (3), segundo monitoramento da Dapp/FGV (Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas). Segundo o levantamento, a participação no programa apresentado por Igão e Mítico teve pico de 280 mil visualizações simultâneas no YouTube", aponta a coluna Painel da Folha de S. Paulo, publicada neste sábado.

"Os números mostram que se o Lula conseguir construir uma articulação forte e um manejo inteligente das redes sociais, ele tem capacidade de interlocução e impacto muito grande. Ele pode ter uma amplificação da força que ele já tem. E isso é muito interessante, porque até agora quem hegemonizou o espaço das redes tem sido sempre a direita no Brasil, principalmente de 2018 para cá", diz Marco Ruediger, diretor da Dapp/FGV. (247).




ÔMICRON - Rio Grande do Sul confirma caso de infecção pela variante ômicron

 

Segundo a Secretaria de Saúde do estado, era uma mulher que havia retornado de uma viagem à Africa do Sul


                          Por Agência Brasil

Coronavírus - Foto: Pixabay


Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou, nesta sexta-feira (3), um caso de infecção pela nova variante ômicron. De acordo com a pasta, a mulher, residente em Santa Cruz do Sul, voltou de viagem à África do Sul na semana passada.

Ela já havia tomado as duas doses da vacina e apresentou febre. A paciente está em isolamento domiciliar e é acompanhada pela vigilância em saúde do município. Pessoas próximas a ela também serão testadas.

Diante da confirmação da nova variante no estado, a secretaria reforçou a necessidade de as pessoas investirem, cada vez mais, em cuidados básicos, sobretudo o uso de máscara e o distanciamento adequado. A orientação é que quem ainda não se vacinou ou esteja com alguma dose pendente procure as unidades de saúde para atualizar a situação.

Dados da pasta mostram que, até esta sexta-feira, 842 mil pessoas no Rio Grande do Sul estavam com a segunda dose em atraso e 721 mil com a dose de reforço atrasada.

Outros casos

Além do caso no Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde já confirmou cinco casos de infecção pela variante ômicron no paíssendo três em São Paulo e dois no Distrito Federal. Os pacientes estão isolados e a maioria está assintomática.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Dino diz na Globo que Lula vencerá a eleição pela maturidade, pela experiência e pelo programa

 

Lula e Flávio Dino (Foto: Divulgação)

O governador do Maranhão, Flavio Dino, do PSB, explicou, na Globo, em entrevista ao jornalista Pedro Bial, por que considera o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva franco favorito em 2022. Segundo ele, Lula vencerá a eleição pela maturidade, pela experiência e pelo programa. "Estou muito otimista", afirmou.

Dino também ressaltou o fato de Lula ter conseguido ajustar suas alianças. O movimento em andamento é a construção de uma federação partidária entre PT e PSB, no que seria o primeiro passo para uma frente ampla contra o fascismo no Brasil, representado por Jair Bolsonaro e pelo ex-juiz suspeito Sergio Moro. Confira: (Brasil247).





Ministério confirma cinco casos da variante Ômicron no Brasil

 

Pasta informa que há outros oito casos sob investigação

NIAID

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (2) cinco casos da variante Ômicron no Brasil – três em São Paulo e dois no Distrito Federal. São quatro homens e uma mulher, todos vacinados contra a covid-19. Eles estão isolados e pelo menos um apresenta sintomas leves. A maioria está assintomática.

De acordo com a pasta, há ainda oito casos da variante em investigação no país, sendo um em Minas Gerais, um no Rio de Janeiro e seis no Distrito Federal.

Hoje, temos uma situação sanitária bem mais equilibrada, mas lidamos com a imprevisibilidade biológica desse vírus, que sofre mutações. A vigilância em saúde está atenta e atuante pra que essas variantes sejam identificadas e pra que se avalie o potencial dessa variante complicar o cenário pandêmico”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. (Por Agência Brasil - Brasília).

Edição: Pedro Ivo de Oliveira



BLOG DO BILL NOTICIAS

PARADA CARDÍACA - Cachorros morrem com fogos de artifício após título do Atlético-MG

                     Por: Camilla Germano - Correio Braziliense                                                        Foto: Reprodução/Instagram/@me_adotaa


Na noite da última quinta-feira (2), seis cachorros da ONG "Me Adote" da cidade de Diamantina, em Minas Gerais, morreram durante as comemorações do título de campeão do Campeonato Brasileiro 2021, conquistado pelo Atlético Mineiro. Os animais morreram em decorrência dos fogos de artifícios usados nas comemorações. 

Pelas redes sociais, a "Me adote" fez um desabafo, criticando o uso de artefatos do tipo durante as comemorações. "Seis animais mortos e vários em pânico! Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para amenizar o barulho. Mas infelizmente alguns não resistiram", diz a postagem.


A ONG criticou também a prefeitura da cidade, dizendo que entraram em contato mostrando um abaixo-assinado contra fogos barulhentos e não foram atendidos.

A causa da morte dos seis animais foi parada cardíaca. Uma delas inclusive tinha dado à luz há sete dias. 

Após darem as notícias, a página do Instagram da ONG recebeu vários ataques acusando as voluntárias de não cuidarem dos animais enquanto os fogos estavam acontecendo. Sobre a acusação, eles informaram que "sabem as formas de contenção nesses momentos, mas o que esquecem é que eles tem muitos cães e poucos voluntários". Atualmente a Instituição cuida de 120 animais e tem 11 voluntárias. 



 


Foto: Ascom PMP/divulgação

A iluminação natalina que vem encantando os petrolinenses, deve ficar ainda mais prestigiada nos próximos dias. Além da decoração inédita, a cidade também terá, pela primeira vez, o ‘Expresso Natalino’ que vai disponibilizar linhas gratuitas de ônibus para percorrer o novo ponto turístico do Sertão.

As nove linhas começaram a circular nesta quinta-feira (2) e seguem até o início de janeiro para atender, exclusivamente, os petrolinenses que querem contemplar a decoração do ‘Natal de Luz e Renovação’ criado pela prefeitura para a celebração das festas de final de ano.

O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla), Franklin Alves, lembra que as linhas foram criadas para garantir o acesso de toda população à decoração de Natal. As nove linhas do ‘Expresso Natalino’ vão circular de quinta a domingo das 19h às 21h (ida) e das 22h às 23h (volta). Os ônibus sairão dos terminais de cada bairro, fazendo a rota convencional, e seguindo até a Praça Dom Malan.

Essa é a primeira vez que a cidade recebe uma grande ornamentação, iluminação especial e atrações culturais que pretendem colocar Petrolina entre as principais rotas do turismo natalino. Com mais de 150 postes, diversos cenários e programação musical prevista até o dia 6 de janeiro. Além da ornamentação natalina, até janeiro, o público poderá acompanhar apresentações culturais, como cantatas, corais, musicais e balé. (Fonte: Ascom PMP).

Foto: Ascom PMP/divulgação


Decoração de Natal em Petrolina — Foto: Reprodução / TV Grande Rio

Fotos: Ayrton Latapiat

Decoração de Natal em Petrolina — Foto: Reprodução / TV Grande Rio




União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...