sábado, 18 de setembro de 2021

"Os jornais não têm mais o monopólio da palavra", diz Joaquim de Carvalho

 

(Foto: Reprodução)

O jornalista Joaquim de Carvalho participou do programa Bom Dia 247 deste sábado (19), com a presença do ator José de Abreu, e respondeu aos ataques dos jornais Folha de S.Paulo e O Globo, que atacaram o  filme “Bolsonaro e Adélio - uma fakeada no coração do Brasil”, produzido pelo jornalista, em parceria com a TV 247.

Ao rebater os ataques, ele apontou que novos veículos midiáticos conseguem “furar a bolha”, como no caso da TV 247.  "Os jornais não têm mais o monopólio da palavra", disse. 

O filme em questão já ultrapassou a marca de 1 milhão de visualizações. 

Ele ainda destacou que os veículos de imprensa comerciais “perderam o senso ético na prática do bom  jornalismo”. 

Saiba mais 

O documentário Bolsonaro e Adélio - Uma fakeada no coração do Brasil”, que superou 1 milhão de visualizações nesta sexta-feira, 17, segue provocando mais incômodo na mídia corporativa brasileira do que em Jair Bolsonaro, que não contestou o conteúdo da reportagem de Joaquim de Carvalho. Agora foi a vez do jornal O Globo publicar uma matéria contra o filme do jornalista publicado na TV 247.Embora a reportagem critique parlamentares do PT por compartilhar um vídeo assistido por mais de 1 milhão de brasileiros, o Globo não menciona que o deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) propôs a CPI da Fakeada, por acreditar que o episódio foi forjado, e que a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) declarou que Jair Bolsonaro disse a ela que venceria a eleição se recebesse uma facada, antes do episódio de Juiz de Fora.Assim como a Folha de S.Paulo - que tentou intimidar o jornalista Joaquim de Carvalho enviando-lhe perguntas que mais pareciam um inquérito policial e publicou uma reportagem contra o documentário sem obter as respostas -, o jornal O Globo também divulgou a versão oficial dos acontecimentos. 247.



Fora Bolsonaro: 56% dos brasileiros defendem seu impeachment

 

(Foto: Reprodução/Twitter CUT-DF)

Jair Bolsonaro, que já cometeu dezenas de crimes de responsabilidade, deve sofrer impeachment, segundo defendem 56% dos brasileiros, aponta o Datafolha. "O impeachment voltou à pauta nacional após os protestos do 7 de Setembro, quando Bolsonaro atingiu o ápice de sua campanha golpista contra as instituições, em especial o Supremo Tribunal Federal, corte que ele ameaçou devido aos processos que lá correm e podem atingir tanto o presidente como seus filhos e grupos bolsonaristas", aponta reportagem da Folha. 247.


Fogo na Chapada dos Veadeiros afeta 14 mil hectares

 

Área equivale a 14 campos de futebol

Arquivo/Corpo de Bombeiros de Goiás 

Cerca de 14 mil hectares da região da Chapada dos Veadeiros, o equivalente a 14 campos de futebol, já foram afetados por focos de incêndio. O trabalho do Corpo de Bombeiros de Goiás e de brigadistas em combate ao fogo chegou hoje (18) ao sétimo dia. 

Nesta tarde, um grupo de aproximadamente 150 pessoas, incluindo voluntários, atuou para conter as chamas em uma área próxima ao povoado de São Jorge e no Rio dos Couros. O incêndio florestal começou no domingo (12) no local conhecido como Vale da Lua, atração turística vizinha ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. 

Fumaça

O coordenador da força-tarefa, capitão Luiz Antônio Dias Araújo, informou que outra área está sendo monitorada na região da Cachoeira do Segredo. “Agora estamos avistando muita fumaça. É uma região de difícil acesso. A gente vai precisar de mais tempo para monitorar isso de forma adequada e verificar se é fumaça proveniente de braseiros na área queimada ou se trata de novo fogo”, apontou.

Servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também atuam no local em proteção ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. De acordo com João Paulo Morita, coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios do ICMBio, a área está protegida e os focos ainda ativos estão a cerca de 20 km do parque.

O Corpo de Bombeiros relatou, na última quinta-feira (16), a presença de redemoinhos na região, o que leva fagulhas por longas distâncias, o que dificulta ainda mais o combate. A corporação acrescenta que o “clima seco, a topografia do local, as altas temperaturas e os ventos fortes dificultam o trabalho das equipes”. (Por Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil - São Paulo).

Edição: Kleber Sampaio


BLOG DO BILL NOTICIAS

PANDEMIA - Pernambuco confirma mais sete casos da variante Delta

                    Por: Diario de Pernambuco

Foto: Miva Filho/SES-PE

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou nesta sexta-feira (17), mais uma rodada do sequenciamento genético de amostras de pacientes confirmados para a Covid-19 feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE). O relatório de circulação de linhagens apontou que das 27 amostras sequenciadas, 20 foram identificadas como linhagem e sublinhagem da variante Gamma (74%), inicialmente detectada no Brasil.

No entanto, também foram detectadas no conjunto de amostras analisadas 7 (26%) pacientes infectados com a linhagem Delta. Estas amostras são de pacientes provenientes das cidades de Exu (1), Camaragibe (1), Petrolina (4) e Primavera (1). Entre os 7 casos da variante Delta, 4 foram em pessoas do sexo masculino e 3 do sexo feminino, com idades entre 20 e 56 anos. As faixas etárias são: 20 a 29 (4), 30 a 39 (2) e 50 a 59 (1).


Das amostras que positivaram para a variante Delta, todas foram notificados no sistema de informação dos casos leves. Os municípios de origem foram orientados a investigar e acompanhar os casos. Com isso, até agora, o Estado totaliza 36 pessoas infectadas por essa variante.

Todas as coletas dos materiais biológicos para esta rodada de sequenciamento genético ocorreram entre os dias 6 e 27 de agosto. As amostras desta rodada de sequenciamento genômico foram dos seguintes municípios: Exu, Terezinha, Igarassu, Caruaru, Ipojuca, Camaragibe, Sairé, Petrolina, Primavera e Cabrobó.

Além dos sete novos casos registrados nesta sexta-feira (17), outros 15 casos foram registrados no dia 10 deste mês, sendo 14 de pacientes provenientes das cidades pernambucanas de Araçoiaba (1), Caruaru (4), Escada (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Jataúba (2), Quipapá (1), Recife (3) e Fernando de Noronha (1), além de 1 pacientes de outro estado: São Paulo/Ubatuba (1), turista que foi testado e notificado por Fernando de Noronha.

Outros quatro foram confirmados ainda no dia 2 de setembro, de pacientes provenientes das cidades de Olinda (1), Ipojuca (1), Caruaru (1) e Araripina (1). No dia 27.08 foram confirmados 8 casos da variante em pessoas residentes dos municípios do Recife (5), Olinda (1), Cabo de Santo Agostinho (1) e Exu (1). Antes disso, no dia 18.08 foram confirmadas 2 amostras com a cepa originária da Índia, de pessoas residentes de Abreu e Lima (1) e Olinda (1), que adoeceram em julho.


'Gabinete paralelo' de Bolsonaro tinha ligação com a Prevent Senior, diz documento

 

(Foto: Reuters | Divulgação)

Além das denúncias sobre a ocultação de mortes ocorridas durante testes com pacientes, um documento subscrito por 15 médicos que afirmam ter trabalhado na operadora de saúde Prevent Senior sustenta que o chamado “gabinete paralelo” do Palácio do Planalto não só tinha conhecimento, como acompanhava de perto das práticas ilegais da empresa. A reportagem é do jornal O Globo. 

Assim foi batizado um grupo de especialistas que assessoravam informalmente o presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia, muitas vezes contrariando orientações do Ministério da Saúde.

De acordo com o dossiê elaborado pelos médicos, que está em posse da CPI da Covid, a diretoria da operadora “fez um pacto com o gabinete paralelo” para livrar a Prevent de ataques. A empresa foi criticada publicamente pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta em março do ano passado, depois que foi registrado um grande número de mortes num hospital administrado pela Prevent em São Paulo. 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Datafolha mostra Lula na liderança, com 44% das intenções de voto. No 2º turno, ex-presidente derrota Bolsonaro por 56% a 31%

              Via:247

Lula em entrevista coletiva

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém larga vantagem sobre Jair Bolsonaro da disputa eleitoral, segundo pesquisa Datafolha.

Segundo o instituto, que ouviu 3.667 eleitores de forma presencial em 190 cidades, Lula tem 44% da preferência do eleitorado, contra 26% de Jair Bolsonaro. No cenário em que  João Doria é o candidato tucano, ele obtém apenas 4%. Nesse cenário, Ciro Gomes (PDT) segue em terceiro, com 9%. 

Na sondagem sobre o segundo turno, Lula obtém 56% contra 31% de Jair Bolsonaro. Veja a íntegra da pesquisa na Folha de S.Paulo




BLOG DO BILL NOTICIAS

Brasil fica de fora de encontro realizado por Biden sobre clima

 

(Foto: Reuters)

Se em 2015 o Brasil foi um dos principais países na articulação das políticas definidas na Conferencia do Clima de Paris (COP-21), o país agora é excluído de fóruns internacionais sobre o meio ambiente. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deixou o Brasil de fora de reunião sobre conferencia climática diante dos desmandos do governo Jair Bolsonaro.

Segundo informações dos jornalistas Jamil Chade e Carla Araújo, do Uol, reunião realizada por Biden nesta sexta-feira (17) com objetivo de preparar preparar a próxima conferencia climática da ONU, em outubro em Glasgow, não tinha a presença de Bolsonaro ou representantes da diplomacia brasileira. Participaram os membros do Fórum Major Economies. (Revista Fórum).

Continue lendo na Fórum






ALERTA - Vulcão capaz de gerar tsunami no Nordeste brasileiro entra em alerta

              Por: Diario de Pernambuco

Vulcão Cumbre Vieja tem gerado abalos sísmicos na ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias. Foto: Nasa

Localizado nas Ilhas Canárias, no litoral da África, o vulcão Cumpre Vieja demonstrou sinais de atividade indicando a possibilidade de erupção, que pode ocorrer nos próximos dias ou semanas, de acordo com o governo da Espanha. O vulcão está adormecido há décadas e começou a dar sinais de atividade moderada nos últimos dias.


De acordo com a previsão de oceanógrafos, os tremores da erupção serão capazes de criar um tsunami com ondas de até 5 metros que poderão atingir a costa litorânea da região Nordeste do Brasil, incluindo Recife, Salvador e Fortaleza, e, somente, com uma grande erupção o tsunami afetaria todas as áreas costeiras banhadas pelo Oceano Atlântico.

“Toda a população costeira deve ser conscientizada, em especial do Norte e Nordeste do Brasil, pois seriam os principais afetados, e assim evitaríamos danos pessoais. Estudos mais recentes dizem que as chances de ocorrência são remotas e longínquas, no entanto, o estabelecimento de sistemas de alarme que possibilitam a evacuação de áreas é justificável quando se trata de vidas humanas”, explicou o geólogo Mauro Gustavo Reese Filho ao MetSul.


Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...