sábado, 23 de maio de 2015

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É PRORROGADA EM PETROLINA

Por Edenevaldo Alves
A Campanha de Vacinação Contra a Influenza, foi adiada em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Quem faz parte do público prioritário e ainda não foi as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, têm até o dia 19 de junho para tomar a dose da vacina. A Secretaria Municipal de Saúde resolveu prorrogar o prazo, que terminava nesta sexta-feira (22), porque a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) não foi alcançada.
Segundo a coordenadora de imunização do município, Jeane Moraes, dos 80% preconizado pelo MS, apenas 41% do público-alvo foi imunizado. “Em relação a outras regiões do Brasil, estamos com cobertura boa. Mas, infelizmente a população não procurou as unidades e achamos por bem estender a data, já que temos vacina suficiente para atender toda a demanda”, esclarece Jeane.
Em Petrolina, cerca de 59 mil pessoas fazem parte do público-alvo, formado por gestantes, idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da área de saúde, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, puérperas e funcionários do sistema prisional.
A coordenadora lembra da importância da imunização. “O público deve se conscientizar da necessidade de tomar a vacina, principalmente agora com a chegada do inverno, com as temperaturas mais baixas, a resposta imunológica precisa ser processada o quanto antes. Esse é um período também em que as pessoas tendem a ficar mais aglomeradas, o que aumenta a chance a possibilidade de contaminação”,destaca Jeane.
A vacina, que protege contra os subtipos do vírus influenza A/H1N1, A/H3N2 e B podem ser encontradas nas UBS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h na Zona Urbana e das 8h às 14h, na Zona Rural. Já nas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) do Gercino Coelho, o horário de funcionamento vai das 8h às 19h e na Areia Branca, das 8h às 21h. Para receber a dose, é importante levar o cartão de vacinação. (G1)



Blog do Bill Art´s

Dilma deverá anunciar Plano Emergencial contra Seca no Nordeste

Por Edenevaldo Alves
Um plano emergencial de combate à seca nos estados mais afetados pela estiagem no Nordeste deverá ser anunciado nos próximos dias pela presidente Dilma Rousseff, disse ontem (20) o governador do Ceará, Camilo Santana, após encontro com Dilma, no Palácio do Planalto. “Ela [Dilma] já vai anunciar nos próximos dias, não só para o Ceará, mas para outros estados do Nordeste que estão nessa situação, recursos tanto para ações de adutoras emergenciais quanto para carros-pipa. Isso vai amenizar inicialmente o planejamento que o Ceará fez”, acrescentou ele.
A preocupação com a estiagem no estado é grande, já que o período de chuvas de 2015 terminou e foi, segundo o governador, o quarto ano consecutivo abaixo da média e a pior recarga dos reservatórios em 17 anos. De acordo com Camilo Santana, o plano é uma resposta às necessidades apresentadas pelos estados, nos últimos meses, para ações de combate à seca que consideram emergenciais e também de longo e médio prazos.
Outro compromisso assumido pela presidente se refere à conclusão de parte das obras de transposição do Rio São Francisco. “Ela afirmou claramente que será prioridade do governo dela concluir e [fazer] chegar água do São Francisco ao sul do Ceará até meados do ano que vem”, disse o governador.
Camilo Santana aproveitou, também, a reunião com Dilma para se queixar do “subfinanciamento” dos recursos federais em saúde repassados ao estado. Em 2006, a cada R$ 1 recebido do Sistema Único de Saúde, o Ceará entrava com o mesmo valor. Hoje, o governador informou que a proporção de investimentos do estado é quatro vezes maior.
“Ela compreendeu os números da saúde e recomendou avaliação”, disse. Quanto à divergência entre o volume de recursos repassado aos estados para o setor, Camilo disse que vai aguardar uma resposta da presidente.
Reunião
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, também participou da reunião da presidente Dilma com o governador cearense. Após o encontro, o Ministério da Cidade informou, em nota, que a pasta “apoiará o estado do Ceará na questão emergencial”, por exemplo, com carro-pipa, adutoras de engate rápido e obras estruturantes como o projeto de integração do Rio São Francisco. (Agência Brasil).

Blog do Bill Art´s

Motociclistas se envolvem em acidente na Avenida Sete de Setembro

por Carlos Britto
Mais um acidente aconteceu na Avenida Sete de Setembro, próximo ao contorno da Rádio Grade Rio AM, em Petrolina. O fato aconteceu na tarde de hoje (22).

Segundo informações, dois motociclistas acabaram colidindo, mas tiveram tiveram apenas arranhões. Não é a primeira vez que fatos semelhantes acontecem no local, um dos mais perigosos da cidade.

Desta vez, felizmente, os prejuízos foram apenas materiais. (foto/Sérgio Lopes)


Blog do Bill Art´s

Juazeiro: Moradias invadidas em residencial são desapropriadas e devolvidas aos donos

por Carlos Britto

A equipe de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (Sedis) de Juazeiror realizou a desapropriação de dez unidades habitacionais do Residencial Brisa da Serra, localizado no bairro João Paulo II, do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, que foram invadidas antes dos donos assumirem seu imóvel.

A beneficiária Luciana Cardoso (foto), de 41 anos, contou que foi muito constrangedor quando chegou para fazer a mudança e tinha outra família morando na sua casa. “Fiquei triste, mas fui buscar meus direitos. Procurei a Sedis e a equipe resolveu rapidamente a questão e hoje estou aqui muito feliz, preparando a minha casa para morar com minhas duas filhas e meu esposo”, comemorou a dona de casa que morava de aluguel no bairro Lomanto Júnior.

A coordenadora de Habitação da Sedis, Gilnágila Machado explicou que a desapropriação realizada pela equipe é possível quando o beneficiário ainda não assinou o contrato. “No Residencial Brisa da Serra tivemos dez casos de invasão, apenas um encontra-se em processo jurídico, por se tratar de um idoso, mas nos próximos dias a unidade será desapropriada para que o verdadeiro beneficiário tome posse. É importante destacar que a contemplada é uma moradora de rua”, informou a coordenadora. (foto/divulgação)


Blog do Bill Art´s

Primeira ala do Hospital Dom Tomás da Apami pode entrar em funcionamento até final de 2015

por Carlos Britto
Resultado de um sonho antigo da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami), o Hospital Dom Tomás já está com aproximadamente 60% das obras concluídas. A unidade médica seguirá os moldes do atual funcionamento e será uma entidade filantrópica com serviços de Alta Complexidade, que vai oferecer desde exames preventivos a laboratoriais, até tratamentos complexos como quimioterapia, hormonioterapia, cirurgia de pequena, média e grande porte e pediátrica – além de radioterapia, mastologia, urologia, hematologia, ginecologia, patologia, clínica geral, cuidados paliativos enfermagem, nutrição, assistência social e fisioterapia.

A previsão é que a primeira ala da instituição esteja funcionando até o final deste ano.

Atualmente o Centro de Oncologia Dr. Muccini/Apami, em funcionamento desde 1998, realiza os atendimentos da demanda local e de outros 53 municípios (incluindo os Estados de Pernambuco, Bahia e Piauí). O Ceoncopresta assistência social, psicológica, nutricional e médica através de uma equipe multiprofissional composta por excelentes especialistas na área.

Além da quimioterapia, também são realizadas hormonioterapia, imunoterapia, entre outros métodos de tratamento, que têm o objetivo de atacar o câncer através da prevenção, efetivando a proposta máxima da Organização Mundial de Saúde. Nesse ambiente também são realizadas, em parceria com entidades afins, campanhas e atividades preventivas à doença.

O Ceonco dispõe de uma estrutura física composta por consultórios, leitos de observação adulto e infantil, sala de preparação de medicamentos, salões para quimio/hormonioterapia, farmácia oncológica, câmara de fluxo laminar, entre outros. Com o funcionamento do Hospital Dom Tomás, toda essa estrutura de atendimento será ampliada.

Capacidade

O objetivo ainda é que o HDT concentre uma unidade de estudo e pesquisa em Oncologia, que comportará uma equipe multidisciplinar junto às instituições parceiras especializadas na área e de ensino superior para aprimoramento constante de condutas atualizadas, integradas e técnico cientificamente estabelecidas, além de estudos direcionados ao conhecimento do câncer na região.

O hospital, que terá capacidade infraestrutural para continuar atendendo a demanda dos três estados, será composto em um prédio de quatro andares com área construída de 11.282 metros quadrados. Na primeira etapa vão funcionar de imediato as alas de enfermaria adulto e pediátrica, cuidados paliativos, bloco cirúrgico, emergência e semi-intensiva. As informações são da assessoria. (foto/divulgação)


Blog do Bill Art´s

Conta de água em Pernambuco fica 3,51% mais cara a partir de junho

por Carlos Britto
http://www.carlosbritto.com/wp-content/uploads/2015/01/%C3%A1gua.jpg
Os pernambucanos vão ter que pagar 3,51% a mais nas contas de água a partir do dia 20 junho, quando entra em vigor o aumento autorizado pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) nesta quinta-feira (21). Esse é o segundo aumento da tarifa neste ano – o primeiro foi de 8,5%, válido desde 20 de março. A Companhia de Saneamento de Pernambuco (Compesa) solicitou o reajuste de forma extraordinária, devido aos aumentos das contas de energia realizados em 2015.

Tradicionalmente, o aumento nas contas de água acontece uma vez por ano, no mês de fevereiro. De acordo com diretor de regulação econômico-financeira da Arpe, Hélio Lopes, devido à aplicação da bandeira vermelha nas contas de energia, que faz com que o consumidor pague a alta no custo da produção de energia no mês seguinte, a Compesa solicitou o aumento de 6,76%. O valor não foi plenamente atendido pela agência de regulação.

“Esse aumento da energia foi em nível elevado. Aliado às bandeiras, aumentou em 39,60% os custos de energia da Compesa. Por isso, a companhia pediu uma revisão extraordinária, garantido em lei. Apuramos os impactos do aumento e repassamos seis meses de aplicação de bandeira tarifária“, contou Lopes. O valor solicitado pela companhia levava em consideração ainda a inflação entre fevereiro e maio, o que foi rejeitado pela Arpe por considerar que esse cálculo só é válido no reajuste anual, em fevereiro. De acordo com a Arpe, não deve acontecer outro aumento na conta neste ano. (fonte: G1 Pernambuco)


Blog do Bill Art´s

Viveiro produz mudas de espécies da Caatinga para serem distribuídas à população




Quem passa nas imediações da escola Miguel Arraes, no bairro Henrique Leite, em Petrolina, não consegue imaginar que em uma área da unidade escolar funciona uma espécie de ‘berçário’ de espécies típicas da Caatinga. Trata-se do Viveiro Municipal, que atualmente conta com cerca de cinco mil mudas prontas para serem distribuídas. Vale salientar que a capacidade de produção do local é de dez mil plantas. A coordenação das atividades do Viveiro é da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

Espécies como Caraibeira, Mulungu, Ipês, Ingazeira, Umburana de Cheiro, Aroeira, Pereiro, dentre outras, são produzidas no Viveiro e uma vez distribuídas para instituições e comunidade em geral, deverão contribuir tanto para a preservação da flora do Bioma Caatinga como para o processo de arborização do município.

“O nosso objetivo é desenvolver preservando os recursos naturais e o Viveiro tem a função tanto de promover a arborização na cidade, como propagar as espécies da Caatinga; além de sensibilizar as pessoas para a importância e os benefícios que as árvores nos trazem”, destaca a gestora da AMMA, Denise Lima.

As sementes utilizadas para a produção das mudas são obtidas durante visitas técnicas da equipe que compõem o programa das Unidades de Conservação da Caatinga (UCCA´s). Ao chegarem ao Viveiro, as sementes são colocadas em caixas doadas pela população e passam por um processo de germinação e, a depender da espécie, em até três meses já estão prontas para serem doadas. É importante destacar que a evolução das plantas está atrelada a diversos fatores, a exemplo do tipo de adubação, irrigação, manejo.

Somente nos primeiros quatro meses de 2015, aproximadamente 1.500 mudas foram distribuídas em Petrolina, durante ações que contemplaram associação de bairros e escolas municipais. Qualquer instituição pública ou cidadão pode requerer a doação de mudas. Para isso, basta que seja encaminhado um ofício à AMMA. Durante a entrega, técnicos do órgão ambiental oferecem dicas de plantio e manutenção da espécie.

Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones 87 3866 2779/ 3861 4382. Fonte: Ricardo Banana.

ASCOM AMMA

Blog do Bill Art´s

TRANSPOSIÇÃO ESTÁ 74,5% CONCLUÍDA, DIZ HUMBERTO


O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou nesta quarta-feira (20), em discurso na tribuna do plenário, que 74,5% das obras de transposição do Rio São Francisco estão concluídas. O parlamentar participou, na manhã de hoje, de audiência pública com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, na comissão temporária, da qual é relator, criada para acompanhamento do projeto.

Humberto ressaltou que, por determinação da presidenta Dilma, as obras não devem parar sob qualquer hipótese. O mês de abril deste ano, por exemplo, foi o que apresentou maior acumulado de desembolso desde que o projeto foi iniciado em 2008: R$ 600 milhões.

“Atualmente, a obra emprega mais de nove mil trabalhadores e tem tudo para estar concluída até o fim do ano que vem, dado que o cronograma de execução está perfeitamente em dia. É uma prioridade do governo da presidenta Dilma”, declarou.

O Eixo Norte, com 402 km no total, já está com 76% das obras executadas. Já o Eixo Leste, com 220 km de comprimento, apresenta 72,4% de finalização.”

A água já está correndo pelos canais e, de acordo com o planejamento traçado pelo Ministério da Integração, nós teremos condições de entregar, já nos próximos três meses, entre 35 e 45 quilômetros de abastecimento d´água efetivo para algumas áreas”, avisou.

No discurso, Humberto lembrou também que duas outras grandes obras estruturantes em Pernambuco, em estágio avançado, estarão ligadas ao sistema do São Francisco: a Adutora do Agreste, orçada em R$ 1,3 bilhão e que conta com 61% de execução, e a Adutora do Pajeú, com previsão de R$ 362 milhões e que tem 63% executados.

“É importante que registremos aqui que o projeto de Integração do Rio São Francisco se insere no imenso esforço por um desenvolvimento regional equilibrado da federação empreendido pelos governos do PT, governos que se esforçaram para que as regiões brasileiras tivessem oportunidade de crescer de acordo com as suas potencialidades”, disse.

O líder do PT citou outras políticas prioritárias do governo que estão mudando a realidade do Nordeste, como os programas Água para Todos, com 781 mil cisternas já instaladas, e de irrigação, que possibilitaram, no ano passado, apenas na região da bacia do São Francisco em Pernambuco, a produção de 2,6 milhões de toneladas de itens agrícolas.

“São essas as políticas concretas que têm atraído bilhões em investimentos, aumentado a produtividade e a renda dos trabalhadores, criado postos de trabalho, incluído os brasileiros no desenvolvimento e, fundamentalmente, mudado a face perversa da miséria e da pobreza a que a nossa população foi submetida por muitos séculos”, finalizou.

*Com informações da assessoria de imprensa (247)


Blog do Bill Art´s

‘FHC PRECISA CONTAR A HISTÓRIA DA SUA REELEIÇÃO’


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu nesta quarta-feira (20) as críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no programa do PSDB.

Nesta terça-feira (19), FHC afirmou na TV que nunca antes no Brasil “se errou tanto e roubou tanto em nome de uma causa”. “A raiz da crise atual foi plantada bem antes da eleição da atual presidente. Os enganos e desvios começaram já no governo Lula. O que a realidade está mostrando é que nunca antes neste país se errou tanto nem se roubou tanto em nome de uma causa”, disse FHC.

Em discurso em um seminário para sindicalistas bancários, promovido pela Contraf-CUT em São Paulo, o petista se disse “triste” com os ataques da oposição: “Eu vi o programa do nosso adversário na terça-feira. Fico triste, porque um homem que foi presidente da República, letrado como ele é, não tinha o direito de falar a bobagem que ele falou”, afirmou.

Segundo Lula, se ele quisesse falar de corrupção, precisaria contar para este país a história da sua reeleição, em referência ao escândalo da compra de votos em 1997: “Não teve no nosso mandato ‘engavetador’ no Ministério Público e não teve afastamento de delegado da Polícia Federal por investigar. Só há um jeito das pessoas não serem incomodadas neste país, é serem honestas, é fazerem a coisa certa. Não tem tapete para esconder a sujeira. No tempo deles, só tinha tapete”, acrescentou.

Quanto à disputa à Presidência, disse que virou o alvo: “Eu estou assustado. Agora, eles já não querem mais atacar a presidente Dilma Rousseff. Eles já estão pensando que tem de balear o Lula, pensando que o Lula vai voltar em 2018. Eu nem sei se vou estar vivo”, afirmou. (247)


Blog do Bill Art´s

Rio Grande do Sul tem cinco barragens em situação de emergência

  Há risco de rompimento e é preciso adotar medidas urgentes Arquivo Pessoal/Divulgação O governo do Rio Grande do Sul informou, nesta quart...