(Por: Vinicius de Santana)
Corpo de Dr.Geraldo saindo da Câmara de Vereadores, em direção a Catedral em cima do carro do Corpo de Bombeiros.
Faleceu na madrugada deste sábado(25) em Petrolina-PE, o ex-prefeito e ex-deputado estadual, Geraldo de Souza Coelho, 92 anos. Ele estava internado no Hospital Dom Thomás já há alguns dias, acometido por uma pneumonia que o deixou muito fragilizado e seu quadro clinico piorou, falecendo nesta data.
O Velório de Geraldo confirmado pelos filhos, ocorreu na Câmara de Vereadores de Petrolina, na manhã deste sábado(25) e o sepultamento foi a tarde, logo após a missa de corpo presente celebrada na Catedral de Petrolina, as 15 horas. Ele foi sepultado no mausóleo da família, no cemitério Campo das Flores, centro da cidade.
Velório de Dr. Geraldo na Câmara de Vereadores de Petrolina
HISTÓRICO DE VIDA DE GERALDO DE SOUZA COELHO
– Nasceu em Petrolina PE em 05 de Abril de 1926;
– Filho de Clementino de Souza Coelho e Josepha de Souza Coelho;
– Casado com Maria de Lourdes Soares de Souza Coelho;
– Filhos: Tereza, Rodrigo, Ricardo (falecido), Vitoria, Flávio, Jorge e Calorta;
– Curso Ginasial: Estudou no Colegio Dom Bosco em Petrolina e no Instituto Sophia Costa Pinto em Salvador;
– Curso Secundário: Estudou no Mackenzie College em São Paulo SP;
– Em 1945 concluiu o curso de Artilharia do Exército Brasileiro como 2º Tenente da Reserva;
– Curso Superior: Formou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Mackenzie em São Paulo SP, em 1948;
– Atividades profissionais:
– Engenheiro do DER/PE – Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco
– Engenheiro da CHESF – Turma pioneira da construção da Hidroelétrica de Paulo Afonso BA, de 1949 a 1952;
– Diretor-presidente da Construtora Coelho Ltda
– Mandatos políticos:
VEREADOR – Municipio de Petrolina PE – 02 mandatos
1º mandato 1963 a 1969
2º mandato 1969 a 1973
Presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina: 1963/1965
1969/1971
PREFEITO DE PETROLINA – 1973 a 1977
Principais Realizações: – Implantação da Secretaria Municipal de
Educação
– Implantação da FACAPE – Faculdade
de Administração de Petrolina
– Construção da Avenida da Integração
– Implantação do Museu do Sertão
– Implantação do Aeroporto Internacional de
Petrolina
– Construção do Viaduto Barraqueiro
– Iluminação e gramado do Estádio Paulo Coelho
DEPUTADO ESTADUAL – 06 mandatos
1º mandato 1987 a 1991
2º mandato 1991 a 1995
3º mandato 1995 a 1999
4º mandato 1999 a 2003
5º mandato 2005 a 2007
6º mandato 2007 a 2011
– Outras atividades
– Socio-fundador e primeiro presidente da CERPEL – Cooperativa de
Eletrificação Rural de Petrolina – 1964
– Presidente da Fundação Educacional de Petrolina, (atual Fundação
Nilo Coelho – 1977 a 1986
– Governador do Distrito 455 do Rotary Clube Internacional –
1983/1984
– Membro da Comissão de Interiorização do Ensino da Universidade
Federal de Pernambuco – UFPE
– Presidente do Conselho de Administração da COMPESA –
Companhia Pernambucana de Saneamento
– Vice-presidente da Associação nacional de Revendedores Mercedes-
Benz
– Representante do Poder Legislativo no Conselho de Usuários de Gás
Canalizado do Estado de Pernambuco
– Assessor Especial do Governo do Estado de Pernambuco
Velório de Dr. Geraldo na Câmara de Vereadores de Petrolina
Petrolina perde portanto um dos seus mais valorosos filhos, que sempre cuidou de sua cidade com muito esmero, que sempre tratou a sua gente com toda atenção, que vislumbrou para o Sertão e Petrolina, melhores dias. Apelidado como, ´O TOURO DO SERTÃO`, levou sua luta até os últimos dias de vida. Nesses últimos anos, mesmo sem mandato, Geraldo Coelho permaneceu sendo um guerreiro sem precedentes, na ativa politica e social, lutando pela sua gente.
Pernambuco perde um grande politico. O Sertão um grande Padrinho e Petrolina um grande filho. Que Deus o tenha!
Velório de Dr. Geraldo na Câmara de Vereadores de Petrolina
Missa de corpo presente na Catedral de Petrolina, antes do sepultamento
NOTAS DE PESAR
Miguel lamenta morte de Geraldo Coelho: “inspira que é possível fazer mais pelo Sertão”
O prefeito Miguel Coelho decretou três dias de luto em Petrolina pelo falecimento do ex-deputado estadual Geraldo Coelho. Conhecido como “Trator do Sertão”, o ex-prefeito faleceu por volta das 23h desta sexta-feira (24), na sua terra natal, Petrolina. O velório de Geraldo Coelho ocorre neste sábado na Câmara de Vereadores.
Sobrinho-neto de Geraldo, Miguel emitiu nota de pesar lamentando a perda do ex-prefeito petrolinense. Confira:
Petrolina hoje acorda com o sentimento de dor e perda apertando nossos corações com a partida de tio Geraldo. Mas não devemos apenas nos entristecer, temos que nos alegrar por Petrolina ter tido a sorte de ter um filho tão comprometido e apaixonado pela nossa terrra e nossa gente.
Geraldo deixa uma história de luta, conquistas, vitórias e muitos avanços. A sua vida nos inspira a sempre acreditar que, sim, é possível fazer mais e melhor pelo nosso Sertão.
O céu ganha um trator de trabalho, um homem obstinado para as causas justas, e que lá de cima ele possa ser mais uma estrela a guiar o futuro da nossa terra.
Descanse em paz, tio Geraldo.
Miguel Coelho – prefeito de Petrolina
NOTA DE PESAR: “Perdemos um guia político”, lamenta Guilherme Coelho com falecimento de Geraldo
Em nota de pesar, Guilherme Coelho lamenta o falecimento do seu tio, Geraldo Coelho, e destaca qualidades particulares do ex-parlamentar.
“Todo o Sertão recebe com muita tristeza a notícia de falecimento de Geraldo Coelho. Tio Geraldo, junto com outros nomes da família, representam uma geração de homens públicos como pouco se vê nos dias atuais.
Figuras que simbolizam o sucesso da boa política, do espírito público. Vocacionado para fazer o bem, não media esforços para trazer desenvolvimento e qualidade de vida aos que mais precisavam.
Nos últimos anos, as limitações físicas dificultavam a sua presença nos eventos políticos, mas sempre que tinha uma oportunidade, Tio Geraldo estava presente, e fazia questão de deixar sua mensagem, com uma voz altiva e firme. Com sua vasta experiência na vida pública, como vereador, prefeito e deputado, Geraldo Coelho sempre foi um grande conselheiro. Hoje perdemos um guia político.
Tio Geraldo agora se junta a meu pai, Osvaldo Coelho. E tenho certeza que lá de cima eles estão cuidando não só da sua família, mas de todos os sertanejos que eles tanto amavam”
Guilherme Coelho –Sobrinho e admirador de Geraldo Coelho.
A prefeita de Dormentes envia nota de pesar pelo falecimento de Geraldo Coelho, o Trator do Sertão. Confira:
“Foi com muita tristeza que recebemos hoje cedo à notícia do falecimento do amigo deputado Geraldo Coelho, o Trator do Sertão. Amigo particular da nossa família, enfrentamos juntos grandes batalhas políticas, como também trouxemos grandes conquistas para o município graças à garra e coragem desse grande homem. Um homem trabalhador e muito dedicado, como político sempre atuou de forma bastante conciliadora, com equilíbrio e o mais importante, com muita ética. Certamente o Sertão perde um cidadão com um legado político inestimável para a nossa população. Sua humildade, respeito e seus esforços para ajudar seu povo são exemplos que permanecerão nas lembranças de todos nós.
Que Deus possa confortar os corações dos familiares e amigos nesse momento de intensa dor”.
Josimara Cavalcanti – Prefeita de Dormentes.
Nota de Pesar da Camara de Vereadores de Juazeiro
O Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri, em razão do falecimento de Geraldo Coelho, emitiu a seguinte nota de pesar, em nome da Mesa Diretora e de todos os vereadores da Casa Aprigio Duarte.
“Recebemos a confirmação do falecimento de Geraldo Coelho, ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado, empresário e principalmente, um idealista capaz de sonhar e realizar o sonho do desenvolvimento e de progresso.
Juazeiro e Petrolina, mudaram suas matrizes de desenvolvimento pelas mãos, força e orientação de poucos homens e, a História há de registrar que, talvez, o mais importante deles tenha sido Geraldo Coelho.
Engenheiro, político e visionário, ainda aos 90 anos, falava do Rio São Francisco, uma das suas paixões, defendendo uma nova forma de uso das suas águas; amava Petrolina, que viu pequena, não se cansando de admirar a metrópole que ajudou a construir; nunca fugiu ao debate, sem desviar-se de seus princípios.
A Câmara de Vereadores de Juazeiro, neste dia de perda e luto, irmana-se ao Povo do Sertão de Pernambuco, no mesmo sentimento de dor e ausência.
Em nome da Mesa Diretora e de todos os vereadores de Juazeiro, nossos mais profundos votos de pesar à família, à Petrolina, ao Povo do Sertão e à Pernambuco”.
Juazeiro, 25 de agosto de 2018
Alex Tanuri – Presidente
Prefeito Paulo Bomfim se solidariza com petrolinenses e família do ex-prefeito Geraldo Coelho
O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, se solidariza com familiares, amigos e povo petrolinense diante do falecimento do ex-prefeito e político Geraldo Coelho.
Um dos responsáveis pelo desenvolvimento de Petrolina, Geraldo Coelho deixa um legado de trabalho em várias áreas e também exemplo de homem público, preocupado com o crescimento da sua terra. Em nome dos juazeirenses, deixamos os nossos sentimentos.
Paulo Bomfim
Prefeito de Juazeiro
Nota de pesar do Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina – SINDILOJAS
Petrolina perdeu na noite desta última sexta (24), uma das maiores representatividades de seu quadro político-social: o ex deputado estadual Geraldo Coelho. Herdeiro do tradicional clã do sertão pernambucano, Dr. Geraldo – como era chamado por amigos e correligionários – era engenheiro por formação e político por vocação. Tinha um estilo único: lutava de maneira aguerrida por tudo aquilo que considerava justo para o progresso de Petrolina e, consequentemente, do sertão do Estado. Não deixava ninguém sem resposta. A força de vontade para transformar a região em um celeiro de oportunidades rendeu a ele o apelido de “Trator do Sertão”.
Desenvolveu uma trajetória baseada na luta pela educação, irrigação, desenvolvimento, progresso. Estimulou o comércio – tanto como empreendedor quanto com suas ações na área da política. Foi por duas vezes vereador, prefeito e teve seis mandatos como deputado estadual por Pernambuco. Deixa um amplo legado que serve como referência para as próximas gerações.
O Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina – SINDILOJAS, manifesta profundo pesar à família e aos amigos de Geraldo Coelho, e se junta em oração para que seu espírito receba o merecido descanso dos justos.
Nota de Pesar da CODEVASF
A Terceira Superintendência Regional da Codevasf, na pessoa de seu superintendente, Aurivalter Cordeiro, lamenta profundamente a morte de Dr. Geraldo Coelho, grande expoente político de Petrolina.
Com sua atitude visionária, Geraldo Coelho fez de Petrolina um dos poucos municípios do interior do nordeste a possuir aeroporto, por onde, hoje, nossas frutas são exportadas para a América do Norte e Europa.
Neste momento de dor e tristeza, a Codevasf se une aos amigos e familiares com o sentimento de saudade e a certeza que Geraldo Coelho faz parte da história do Vale do São Francisco.
———————————————————————————————————————
Nota d pesar da FACAPE
É com grande pesar que a comunidade da Facape vem prestar suas condolências à família do Dr. Geraldo Coelho, pela sua inestimável perda.
A Facape foi um sonho deste homem que anteviu o futuro e trabalhou com afinco pelo desenvolvimento de Petrolina e da região. Seus incansáveis esforços resultaram numa faculdade que há 42 anos promove a educação e a formação profissional do povo a quem Dr Geraldo dedicou sua vida. Que Deus o acolha em sua morada e console a família neste momento de grande dor.
Em tempo, a Facape guardará luto de 3 dias pela partida de Dr. Geraldo.
Nota de Pesar do deputado Odacy Amorim
“É com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento de Geraldo Coelho. Geraldo fez muito pelo nosso estado e pelos mais necessitados. Lutou de forma digna por melhores condições de vida para o sertanejo e o homem do campo. O “Trator do Sertão” deixa seu nome na história de Petrolina e o seu exemplo seguirá nos inspirando. Apresento meus sinceros sentimentos a toda família e amigos. Que Deus conforte a todos”.
NOTA DE PESAR
“Foi com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento do ex-prefeito de Petrolina e deputado estadual Geraldo Coelho. Sua disposição em trabalhar pelo povo é a principal marca deixada em Pernambuco, um legado que nunca será apagado ou esquecido. A Facape, o novo aeroporto, o Viaduto dos Barranqueiros, a Avenida da Integração, o Museu do Sertão, o esforço em universalizar o acesso à energia elétrica e tantas outras realizações carregarão para sempre seu nome. Geraldo Coelho é referência de homem público que amou sua terra, sua gente e colocou sempre a educação como uma das prioridades ao longo da sua atuação política. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares e manifestamos nossos mais profundos votos de pesar”.
Lucas Ramos
Deputado Estadual
———————————————————————————————————————
Nota de Pesar
“Foi com profundo pesar que recebi a notícia da morte de Dr. Geraldo Coelho. Petrolina e Pernambuco perdem um símbolo da política, um homem que dedicou boa parte da sua vida para contribuir com o desenvolvimento da Capital do Sertão do São Francisco. Forte defensor da educação e da irrigação, ajudou a transformar a região e cumpriu com dignidade e sabedoria todos os cargos que ocupou. Dr. Geraldo escreveu seu nome na nossa história. Neste momento de tristeza, me uno em oração aos seus familiares e tantos amigos e expresso as minhas mais sinceras condolências”.
Deputado federal Gonzaga Patriota
Em respeito a Dr. Geraldo Coelho, o deputado Gonzaga Patriota cancelou sua agenda política.