segunda-feira, 2 de abril de 2018

ESCÂNDALO: SKY LIBERA FUNCIONÁRIOS PARA ATO PELA PRISÃO DE LULA


(247)

Jornalistas Livres - O chamamento à manifestação do VEM PRA RUA está no Facebook e leva o nome "Ou você vai, ou ele volta!" É descarado. Querem prender o Lula para evitar que ele volte, democraticamente eleito, pelos braços do povo. Os grupos fascistas e a direita em geral querem impedir o povo brasileiro de escolher livremente o novo presidente do Brasil, depois da tragédia chamada Michel Temer.

A Sky usa o poder econômico, a força como uma das maiores empregadoras do Brasil, para dar o golpe dentro do golpe. 
Confira aqui a íntegra da reportagem e o e-mail que a jornalista Laura Capriglione enviou à Sky.


Blog do BILL NOTICIAS

JURISTAS LEVAM 3.262 ASSINATURAS AO STF EM DEFESA DA CONSTITUIÇÃO

STF/Ricardo Stuckert

Diversas entidades representativas de advogados, magistrados, defensores públicos, promotores de Justiça, professores e demais operadores do Direito estão mobilizadas na reunião de assinaturas para um manifesto em defesa da Constituição e contra a prisão após condenação em segunda instância. 

O documento já conta com cerca de 3 mil assinaturas e mais de 6 mil adesões por entidades e será entregue aos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal. As entidades pedem aos onze Ministros do Supremo Tribunal Federal que analisem imediatamente as Ações Declaratórias de Constitucionalidade no 43 e 44, relativas à aplicação do art. 283 do CPP, que repete o disposto no art. 5o, inciso LVII da Constituição Federal que veda a prisão antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória. As ADCs estão à disposição da presidência do STF desde dezembro de 2017, sem previsão de entrar em pauta para análise.
"As decisões posteriores dessa mesma Casa mostram a fragilidade da decisão, gerando insegurança jurídica e ausência de isonomia entre os pacientes, a depender de qual dos 11 juízes analise seu caso concreto", diz o documento que acompanha agora o abaixo-assinado.
Em entrevista ao 247, a jurista e professora de Direito da UFRJ Carol Proner destacou que o movimento defende a inclusão do julgamento das ADCs 43 e 44 na decisão sobre o mérito do habeas corpus de Lula, que atinge a todos os brasileiros presos após condenação em segunda instância.
"A gente trabalha uma previsão chamada presunção de inocência que atinge a todos, um efeito sobre todos os casos, não meramente sobre o caso do presidente Lula", diz a professora, lembrando que o entendimento do Supremo de 2017 sobre o tema é provisório e que as ADCs são anteriores ao julgamento de Lula.
Ela ressalta ainda que o caso não diz especificamente sobre o caso do ex-presidente, mas da vida de milhares de brasileiros. "Isso está afetando a vida de milhares de pessoas que podem vir a ser consideradas inocentes", diz. "Por um lado as pessoas podem ser declaradas inocentes e por outro pode ser que o conjunto probatório não seja suficiente para a restrição de liberdade", explica.
"Só no Tribunal de Justiça de São Paulo esse número é bastante grande, demonstrando que a possibilidade de revisão da sentença e de absolvição justifica um cuidado com o princípio da inocência", exemplifica.
"Estamos vivendo a possibilidade de um retrocesso normativo constitucional e convencional que é inexplicável. Menos ainda comparado num caso de grande repercussão política. Sem entrar no mérito de achar a sentença justa ou injusta. Porque qualquer caso político não poderia gerar uma comoção desta grandeza e de si guardar uma situação constitucional tão grave para tantas pessoas, isso é no mínimo inadequado", acrescenta Carol Proner.
O movimento é encabeçado por entidades como a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM), Instituto de Garantias Penais (IGP), Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), Associação Brasileira dos Juristas pela Democracia (ABJD), Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo, Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Defensoria Pública do Estado Rio de Janeiro, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Núcleo de Defesa Criminal da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (NUDECRIM/DPERS), Associação dos Advogados Criminalistas do Rio Grande do Sul (ACRIERGS), Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia (CAAD), Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC), dentre outros.
O documento encaminhado à Corte Suprema é firmado pelos presidentes das entidades e por nomes como Juarez Tavares, Marcelo Neves, Geraldo Prado, Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay), Técio Lins e Silva, Lenio Streck, Alberto Zacharias Toron, Cezar Bittencourt, José Eduardo Cardoso, Pedro Carrielo, Kenarik Boujukian, Maíra Fernandes, Leonardo Isaac Yarochewsky, Roberto Tardelli, Elias Mattar Assad, Ticiano Figueiredo, Fábio Tofic Simantob, Bruno de Almeida Sales, Cristiano Avila Maronna, Fábio Mariz, Luís Carlos Moro, Cezar Britto, Caroline Proner, Valeska Teixeira Zanin Martins, Gisele Cittadino, Marcelo Nobre, Michel Saliba, Amilton Bueno de Carvalho, Miguel Pereira Neto, Cristiano Zanin Martins, Aldimar Assis, e Juliano Breda, entre outros.
Para entender o caso
Em 2009, o STF havia decidido, por ampla maioria, que as eventuais prisões só poderiam ocorrer após o trânsito em julgado. No entanto, em 2016, por seis votos contra cinco, os ministros decidiram pela possibilidade de prisão em segunda instância. A partir daí, diversas entidades se uniram para subscrever as ADCs 43 e 44, sublinhando a previsão constitucional da presunção da inocência.
Leia, abaixo, a nota na íntegra:
Nota em Defesa da Constituição
Advogados/as, defensores/as público/as, juizes/as, membros do Ministério Público, professores de Direito, e demais profissionais da área jurídica que abaixo subscrevem vêm, através da presente nota, em defesa da Constituição, bradar pelo respeito aos direitos e garantias fundamentais, notadamente da presunção de inocência, corolário do Estado Democrático de Direito.
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 consagra, em seu texto, o direito à liberdade (artigo 5°, caput, da CR/88). Direito esse que transcende a própria realidade humana. O respeito à dignidade humana é um dos fundamentos do Estado Constitucional.
No título que trata dos direitos e garantias fundamentais – cláusula pétrea – a Constituição da República proclama que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória" (art. 5o, LVII CRFB).
Ninguém, absolutamente ninguém, será considerado culpado enquanto não houver esgotado todos os recursos. Daí decorre que, exceto nos casos de prisão em flagrante ou prisão provisória (temporária ou preventiva), uma pessoa só poderá ser presa depois de uma sentença condenatória definitiva (quando não houver mais possiblidade de julgamento). Gostemos ou não, a Constituição da República consagrou o princípio da presunção de inocência. De qualquer modo, qualquer outra interpretação que se possa pretender, equivale a rasgar a Constituição. No dizer de Ulysses Guimarães, "o documento da liberdade, da democracia e da justiça social do Brasil".
O STF (Supremo Tribunal Federal) já decidiu que a prisão cautelar, que tem função exclusivamente instrumental, jamais pode converter-se em forma antecipada de punição penal.
Assim, à luz do princípio constitucional, é inconcebível qualquer formas de encarceramento decretado como antecipação da tutela penal, como ocorre na hipótese de decretação da prisão em decorrência da condenação em segunda instância – hipótese odiosa de execução provisória da pena – em que a prisão é imposta independente da verificação concreta do periculum libertatis. É importante salientar que, em nosso sistema processual, o status libertatis (estado de liberdade) é a regra, e a prisão provisória a exceção.
Na concepção do processo penal democrático e constitucional, a liberdade do acusado, o respeito à sua dignidade, aos direitos e garantias fundamentais são valores que se colocam acima de qualquer interesse ou pretensão punitiva estatal. Em hipótese alguma pode o acusado ser tratado como "coisa", "instrumento" ou "meio", de tal modo que não se pode perder de vista a formulação kantiana de que o homem é um fim em si mesmo.
É imperioso salientar que quando defendemos a efetivação do princípio da presunção de inocência, não o fazemos em nome deste ou daquele, desta ou daquela pessoa, mas em nome de todas e todos e, especialmente, em nome da Constituição da República.
A par do que já vem sendo dito, cumpre destacar que o não julgamento imediato das ADCs 43 e 44, com a declaração de constitucionalidade do art. 283 do Código de Processo Penal e, consequentemente, com a proclamação definitiva do princípio constitucional da presunção de inocência, tem levado – conforme dados estatísticos apresentados pela Defensoria Pública – milhares de homens e mulheres a iniciarem o cumprimento provisório da pena antes de esgotado todos os recursos, com incomensurável prejuízo a liberdade e a dignidade humana.
Assim, em defesa da Constituição da República, esperamos que o Supremo Tribunal Federal cumpra com o seu dever de proteção dos direitos e garantias fundamentais, sob pena de frustrações de conquistas inerentes ao próprio Estado Democrático de Direito.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

GILMAR: JULGAMENTO DE LULA VAI BALIZAR SEGUNDA INSTÂNCIA

Marcelo Camargo/Agência Brasil

 (247)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, anunciou uma decisão importantíssima relacionada ao caso Lula: o julgamento de seu pedido de habeas corpus irá balizar todo o entendimento da corte sobre as prisões em segunda instância. Ou seja: como já há uma maioria formada no STF contra as prisões antes do trânsito em julgado, a tendência é que Lula preserve a sua liberdade. As informações foram antecipadas por Gilmar à jornalista Miriam Leitão.

Confira, abaixo, um trecho do post de Miriam Leitão:
O ministro Gilmar Mendes me confirmou nesta segunda-feira que voltará de Portugal para participar da sessão do STF no dia 04, que analisará o habeas corpus do ex-presidente Lula. Segundo o ministro o HC está sendo julgado agora como uma ação subjetiva e nao objetiva. Ou seja, o STF durante o julgamento do HC pode ir além dele e mudar o entendimento geral sobre o cumprimento da pena. “No plenário, o tribunal pode fixar nova orientação em qualquer processo”. Atualmente, os condenados começam a cumprir as restrições após a decisão da segunda instância, e não mais após o último recurso à Justiça. Se houver uma nova maioria, a decisão valerá também para os outros casos desse tipo.

Blog do BILL NOTICIAS


Crateras se formam na “banca” e chamam a atenção de populares, em Juazeiro



Com o passar dos anos e a costumeira falta de manutenção, aos poucos as placas de cimentos foram se quebrando na chamada “banca” parte de baixo da BR-407 em Juazeiro-BA.
As crateras já chamam a atenção de visitantes que passaram a semana santa na cidade baiana. Populares já temem acidentes no local.
O comentário que ouvi foi:  “Esse é o retrato da administração da cidade”. (Vale em Foco).


Blog do BILL NOTICIAS

Índios ocupam prédios da GRE em Petrolina e Floresta

Índios promovem manifestação na sede da GRE em Floresta. (Foto: Blog do Elvis)


   
   (C.Britto)


Índios de várias etnias ocuparam as sedes da Gerência Regional de Educação do Sertão do Submédio São Francisco (GRE) em Petrolina e Floresta, desde a manhã de hoje (2). A manifestação nas duas cidades acontece de forma pacífica. A regularização do pagamento de salário dos motoristas de transporte escolar é uma das principais reivindicações do grupo em Floresta. Já em Petrolina, o Blog tentou contato com a GRE, mas não conseguiu.
De acordo com informações do Blog do Elvis, além da ocupação, também há uma comissão composta por caciques dos povos e os membros da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco (Copipe), que está no Recife aguardando a presença do secretário de Educação do estado para tentar solucionar os problemas referentes a educação dos povos indígenas de Pernambuco. Ambas as sedes estão com o atendimento suspenso nesta segunda.
Índios de várias etnias ocuparam as sedes da Gerência Regional de Educação do Sertão do Submédio São Francisco (GRE) em Petrolina e Floresta, desde a manhã de hoje (2). A manifestação nas duas cidades acontece de forma pacífica. A regularização do pagamento de salário dos motoristas de transporte escolar é uma das principais reivindicações do grupo em Floresta. Já em Petrolina, o Blog tentou contato com a GRE, mas não conseguiu.
De acordo com informações do Blog do Elvis, além da ocupação, também há uma comissão composta por caciques dos povos e os membros da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco (Copipe), que está no Recife aguardando a presença do secretário de Educação do estado para tentar solucionar os problemas referentes a educação dos povos indígenas de Pernambuco. Ambas as sedes estão com o atendimento suspenso nesta segunda.

Blog do BILL NOTICIAS

DEFESA DE LULA ENTREGA AO STF PARECER DE JURISTA CONTRÁRIO À PRISÃO EM 2ª INSTÂNCIA


Defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer do professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) José Afonso da Silva contrário a decisão da Corte, tomada em 2016, que permite a execução da pena de condenados em 2ª instância, caso de Lula e que será analisado pelo STF nesta quarta-feira (4). Para o professor, a decisão do STF "lançou mão de fundamentos, teses, argumentos e fatores, equivocados e improcedentes", além de ir ao encontro da Constituição que explicita que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória".
Lula foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a uma pena de 12,1 anos de prisão no caso do chamado tríplex do Guarujá. O STF concedeu um habeas corpus favorável ao ex-presidente até o julgamento definitivo da análise da questão.
"Pois bem, no Brasil, a culpabilidade somente se considera provada, de acordo com a lei constitucional, com o trânsito em julgado da sentença condenatória. Portanto é contrário À Constituição e à Declaração Universal dos Direitos Humanos a prisão antes do trânsito em julgado, porque isso inverte o ditame constitucional, o sentido da norma, convertendo, antes do pressuposto trânsito em julgado, a presunção de não culpabilidade em presunção de culpabilidade", diz José Afonso no parecer.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

BRASÍLIA TERÁ ATO PELA ANULAÇÃO DO GOLPE EM ABRIL

Ricardo Stuckert/PR

(247)


Os Comitês Pela Anulação do Impeachment, Nacionais e Internacionais, estão programando para o próximo dia 17 de abril, data do aniversário de dois anos da votação que envergonhou o Brasil, a entrega das assinaturas da Ação Popular Pela Anulação do Impeachment da Presidenta Dilma. Essas assinaturas darão entrada no Supremo Tribunal Federal através de Petição assinada pelo Professor Fábio Konder Comparato.
Nesse mesmo dia, faremos o III Ato Pela Anulação do Impeachment, em frente ao STF.
Convidamos a todos e todas interessados(as) em manifestar o seu repúdio ao Golpe de 2016 a estarem presentes nesse dia ou apoiarem as ações através de doação*, de forma a viabilizar caravanas de todas a partes do Brasil até ao local.
O momento é propício para exigir do STF a anulação do golpe, com a recondução imediata da presidenta eleita pelo povo em 2014, por conta das graves denúncias que envolvem o elemento que usurpou o cargo máximo do Executivo. Dilma foi injustamente deposta por grupos da sociedade que querem implantar políticas neoliberais rejeitadas pelo povo. E agora, depois de quase dois anos do golpe, a imensa maioria dos brasileiros e brasileiras percebeu e sentiu as consequências do impeachment fraudulento: degradação de direitos, liberdades e benefícios; dilapidação da soberania nacional e o risco de perpetuação no poder de grupos golpistas, através de fraude e inviabilização de eleições democráticas em 2018.
Sabemos que eleições em país sob Golpe de Estado e em pleno Estado de Exceção é FRAUDE. Com ou sem Lula.
Unam-se à RESISTÊNCIA AO GOLPE! Unidos Somos Maiores que o Golpe.

*Doações encaminhadas à seguinte conta poupança:
Edva Aguilar
CPF 008.419.218-65
Caixa Econômica Federal
Agencia 3116 Operação 013 Conta Poupança 15969-8


Blog do BILL NOTICIAS

GOVERNO CONTINUA DESMONTE NA EDUCAÇÃO E FECHA CAMPUS EM BRASÍLIA

Valter Campanato/Agência Brasil: <p>Brasília - Presidente Michel Temer e o ministro da Educação, Mendonça Filho, durante cerimônia de assinatura da MP para reestruturação do ensino médio (Valter Campanato/Agência Brasil)</p>

Do portal Vermelho - O governo Michel Temer publicou portaria em 28 de março que extingue o campus de Sobradinho do Instituto Federal Tecnológico de Brasília.
Com a portaria, o instituo é o primeiro a ser fechando , abrindo caminho para o plano de desmonte da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica.
A portaria, assinada pelo ministro Mendonça Filho, diz: "Fica revogada, a pedido, a autorização de funcionamento da unidade Campus Avançado Sobradinho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília IFB".
No fim do ano passado, o governo Temer já havia reduzido as verbas destinadas ao Instituto gerando preocupação dos estudantes quando ao término dos estudos.
Alunos denunciavam que o corte de verbas deixou o laboratório do instituto sem funcionar por semanas, afetando o acesso dos alunos.
"Os alunos ficam apreensivos, principalmente porque o IFB atende o ensino médio. A gente não sabe o que vai acontecer, se vamos para outro lugar. Os pais estão preocupados, pedindo satisfação", conta a estudante Beatriz Menezes.

Blog do BILL NOTICIAS

TRUMP É TRANSFIGURADO EM PORCO NA REVISTA NEW YORK



Da Agência Sputinik – A capa da nova edição da revista norte-americana New York Magazine transfigurou o presidente dos EUA em um 'porco'. Com a ajuda do programa Photoshop o nariz de Donald Trump foi substituído por um focinho de porco, informa em seu Twitter o jornalista Yashar Ali.
A edição é dedicada à política do 45º presidente dos EUA e a capa é acompanhada com títulos marcantes:
"Não é conspiração… Não é incompetência… Não é crueldade… É a corrupção, estúpido"
​O principal artigo da revista intitulado "Corrupção, e não a Rússia, é a maior responsabilidade política de Trump", atinge o presidente dos EUA ao sublinhar que a "corrupção" e "ganância" são perceptíveis em quase todos os aspectos de sua presidência, desde as nomeações políticas até a decisão de delegar a seus filhos a administração de seus negócios em decorrência da posse como o 45º presidente dos Estados Unidos.
O representante oficial da Casa Branca, em 17 de fevereiro, declarou que há dois grupos nos EUA que têm gerado mais caos no país do que as ações do governo russo. Segundo ele, são os representantes do Partido Democrático e as mídias principais.
A revista The Washington Post, em novembro de 2017, reportou que, desde sua eleição, Donald Trump fez 1.628 declarações falsas e inverídicas.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, informou em junho do ano passado, que conforme os cálculos da administração da presidência, as principais mídias norte-americanas gastaram, em dois meses, 70 vezes mais do seu tempo para "ataques ao presidente e histórias falsas sobre a Rússia" do que cobrir notícias sobre as reformas tributárias, saúde e reforma trabalhista.


Blog do BILL NOTICIAS

SERGIO STORCH CONDENA VIOLÊNCIA EM GAZA

ibraspal.org

Por Sergio Storch, em seu facebook – Amigas e amigos aguardam com ansiedade declarações públicas de movimentos de judeus progressistas sobre a ofensiva do Exército israelense contra a manifestação promovida na fronteira de Gaza com Israel. Haverá, embora possa demorar, por se tratar de processos coletivos.
Por outro lado, manifestações são urgentes, mesmo que individuais. Faço a minha.
Esse ataque, mais uma vez com violência desproporcional em relação ao que é apresentado pela propaganda israelense como ameaça --- a manifestação ao longo de sua fronteira --- foi um momento pontual, de uma escalada que certamente pode aumentar (e que pode também ser evitada por pressões intra-Israel e pressões das comunidades judaicas). Com certeza há uma estratégia de intimidação --- no meu entender, burra ao extremo --- em resposta ao movimento de palestinos, que é uma sucessão de ações que irão até o 15 de maio. É a data em que, com todo o direito e justiça, eles contrapõem à comemoração da criação do Estado de Israel --- que expressa a esperança do fim da tragédia judaica de 2000 anos no Ocidente --- como a data simbólica da Nakba, a tragédia palestina, em que foram expulsos 750.000 palestinos de suas terras.
A demora em declarações públicas de redes de judeus progressistas não impede declarações individuais, ou mesmo na mídia progressista israelense e judaica. Importante que sejam rápidas e numerosas, para neutralizar a campanha de propaganda do governo israelense, que busca justificar sua violência recorrendo, mais uma vez, à simplificação de apontar que palestinos são bucha de canhão de terroristas.
Dou minha opinião:
1. esse recurso da propaganda israelense tem forte penetração nas comunidades judaicas, em que são pouquíssimos os que lêem a própria imprensa de oposição israelense, e portanto a maioria é informada apenas pelos setores mais direitistas;
2. cabe, na minha opinião, a cada pessoa de nossos grupos não silenciar, e ser vocal contra a violência israelense --- inerente à própria ocupação e expropriação de territórios palestinos --- edm todas as oportunidades de celebrações familiares e comunitárias, para abrir olhos e ouvidos de seus próximos;
3. esta é, na minha opinião, a única forma eficaz de defender o Estado de Israel --- e eu o defendo, desejando que se torne um estado democrático e justo para todos os que lá vivem, e desejando que o povo israelense consiga recuperar nas eleições uma maioria democrática e contrária ao racismo que hoje caracteriza o seu governo, executivo, legislativo e judiciário;
4. essa violência que vimos mais uma vez contra o povo de Gaza é parte desse processo em que o governo israelense se perfila ao lado de governos que defendem o fascismo e a violência contra seus próprios povos, e que tem se voltado, também em Israel, contra seus próprios ativistas em direitos humanos, como ocorre também no Brasil, com muito mais violência --- #MariellePresente --- o que faz dessa luta contra a violência de Israel a mesma luta contra a violência do Brasil e a de todos os demais lugares em que a humanidade está vivendo um retrocesso em grande escala, que é preciso deter, pela união e combatividade das pessoas em torno de movimentos de resistência não violenta.
É uma visão pessoal, que estou certo ser comum a muitas outras pessoas, e que, nesta semana em que celebraremos 50 anos de Martin Luther King (4 de abril), devemos, nós que acreditamos nisso, nos dar conta do papel que tem cada um de nós, em atuar na forma em que cada um tem ao alcance, para restaurar os valores dos direitos humanos, da justiça e da paz.
Vale para Israel-Palestina, vale para o Brasil Casagrande-e-Senzala.
Aqui vai um artigo na mídia progressista israelense. Veículos como o Haaretz.com e o +972 Magazine são lidos e assistidos por cerca de 20-30% da sociedade israelense. Oxalá cheguemos no Brasil a esse percentual na audiência da nossa mídia alternativa. E oxalá essas mídias alternativas no mundo todo se unam para ganharem mais força.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

GOLPE DERRUBA CRÉDITO IMOBILIÁRIO PELA METADE


(247)


O golpe parlamentar de 2016, que retirou uma presidente legítima e honesta e pôs uma seu lugar um político prestes a sofrer a terceira denúncia criminal, teve um efeito desastroso sobre o financiamento de imóveis no País. 
Segundo dados do Banco Central, o volume de crédito destinado ao financiamento de imóveis com dinheiro da poupança caiu pela metade em 2017, em comparação com 2014, quando esses recursos atingiram patamar recorde.
No ano passado, o montante acumulado para financiar a compra e a construção da casa própria em foi de R$ 83 bilhões, bem abaixo dos R$ 168 bilhões de 2014, já considerada a inflação. Os números de 2017 representam a terceira queda seguida do volume de financiamento.
Uma das causas da crise é o enfraquecimento da Caixa Econômica Federal, provocada pelo governo de Michel Temer. "Ela tem 70% do mercado, mas não tem capital para continuar no ritmo pré-crise", diz José Carlos Martins, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). Para Miguel Oliveira, da Anefac (associação de executivos de finanças), as dificuldades pelas quais a Caixa tem passado devem limitar a oferta de juros menores para o consumidor.
O desemprego, ainda em dois dígitos, é apontado como um dos fatores que mais atrapalham a alta do crédito. A desaceleração do financiamento acompanhou a alta do desemprego, que subiu da casa dos 6% para mais de 13%.


Blog do BILL NOTICIAS

ABRIL COMEÇA COM CHUVAS EM TODO O CEARÁ

:

O mês de abril começou com chuva em todas as regiões do Ceará. Três municípios, registraram precipitações acima de 100 mm: Caririaçu - 134.0 mm; Várzea Alegre - 114.0 mm; Granjeiro - 110.0 mm. Lavras da Mangabeira, com 90mm e Cedro com 67 mm, também registram fortes chuvas,
Segundo as informações da Fumceme, a imagem do satélite GOES-16 mostra nuvens em todo o Ceará(CE) e a previsão para hoje é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões do estado.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

PCDOB DEFENDE APOIO À REELEIÇÃO DE PAULO CÂMARA PARA BARRAR 'PALANQUE DE TEMER'

Will Shutter/Câmara dos Deputados: <p>Luciana Santos</p>

A presidente nacional do PCdoB, deputada federal Luciana Santos (PE), defendeu a união dos partidos de esquerda em torno do apoio da reeleição do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), para derrotar o "palanque de Michel Temer" no Estado, formado pelos partidos de oposição ao socialista PMDB, DEM e PTB.
"Seja Armando Monteiro Neto ou Fernando Bezerra Coelho será uma disputa muito dura, muito acirrada", disse Luciana. "Tal conjuntura não permitiria a fragmentação do campo político em defesa da postulação da pré-candidatura de Marília Arraes do PT", completou.
Segundo ela, lideranças do próprio PT já têm defendido o pragmatismo de uma aliança com o PSNB já no primeiro tuno das eleições. "Interesses nacionais, como a aliança em Minas Gerais, onde o PT quer o apoio do PSB com reciprocidade em Pernambuco, também fazem parte dessa estratégia", observou.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

PIMENTA: ‘FARISEUS TRANSFORMAM O JUDICIÁRIO EM REINO DA DEMAGOGIA’


O deputado Paulo Pimenta (RS), líder do PT na Câmara, fez duras críticas ao que chamou de "fariseus" do sistema Judiciário brasileiro. 
"Fariseus hipócritas transformam o sistema judiciário brasileiro no reino da seletividade e da demagogia. Com seus milionários salários e todo tipo de privilégios, se negam a cumprir a CF. Constituintes foram eleitos pelo povo, não foram fruto da meritocracia, esse é o ponto!!", disse Pimenta, pelo Twitter. 
"Na realidade é o discurso da meritocracia que justifica a extrapolação das competência do sistema de justiça. Uma 'casta' selecionada nos 'melhores filhos' dos 'cidadãos de bem' que devem gerir os destinos da nação", critica o líder petista. 
Críticas de Paulo Pimenta ocorrem em meio à declaração do procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato no MPF, que anunciou pelo Twitter um jejum pela prisão do ex-presidente Lula, ao reconhecer que o STF poderá cumprir o que determina a Constituição e deixar Lula em liberdade até o processo transitar em julgado. A "iniciativa" de Dallagnol recebeu o apoio do juiz federal Marcelo Bretas, que foi bastante criticado após a revelação de que  foi à Justiça para acumular o recebimento de auxílio-moradia junto com a esposa, também juíza, mesmo os dois morando em imóvel próprio.
Para os "fariseus", diz Pimenta, os poderes eleitos pelo voto popular não possuem o "filtro necessário", a "preparação técnica exigida", a "formação cultural e intelectual" que a sociedade moderna exige dos seus gestores. "Não falam inglês fluentemente, mal conhecem o Brasil, quiçá a Europa e os EUA. Não estudaram nas melhores escolas, não fizeram mestrado em Harvard nem em Oxford, como podem ter pretensão de fazer leis?? É isso o que pensam de verdade", acrescenta o líder do PT.


Blog do BILL NOTICIAS 

Prefeitura nega esgotos clandestinos em raio de 150 metros de galeria na Orla II e afirma: Compesa deve combater dejetos que ainda caem no local

Galeria que leva esgotos ao rio em trecho da Orla II de Petrolina. (Foto: Ascom PMP/Divulgação)


(C.Britto)



A Agência Municipal de Meio Ambiente de Petrolina (AMMA) garante que não há animais silvestres (jacaré-de-papo-amarelo) e nem ligações clandestinas em um raio de 150 metros da galeria pluvial da Orla II da cidade, onde o Blog fez uma reportagem na semana passada. A confirmação foi feita durante uma operação entre equipes da prefeitura, Corpo de Bombeiros e Cemafauna.
De acordo com a AMMA, a ação foi necessária para garantir a segurança no trabalho que deve ser desempenhando pela Compesa, em eliminar o esgoto que ainda cai no local. No entanto, segundo o o diretor-presidente da AMMA, Pedro Neto, o esgoto que ainda cai no local “vem de muito mais longe“. “A Prefeitura fez sua parte de fiscalizar o canal, cabe a agora a Compesa cumprir com o seu dever de coletar e tratar o esgoto que ainda cai na Orla II“, declarou Pedro Neto, rebatendo o que tinha dito a Companhia.
Além de membros da AMMA, a operação, que aconteceu na última semana, contou com a parceria da Diretoria de Saneamento da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAMH), que garantiu que não houvessem intervenções estruturais no canal.

Blog do BILL NOTICIAS

Contagem regressiva para a 3ª edição da Mega Promo Petrolina. É neste final de semana, 06, 07 e 08.


(C.Geral)


O início de Abril será marcado pela terceira edição da Mega Promo- grande liquidação do comércio varejista de Petrolina. O evento – que é realizado através de uma parceria entre o Sindilojas, CDL e HDD Design – está agendado para este final de semana, dias 06, 07 e 08 no Centro de Convenções do município e deve agregar uma média de 50 lojistas dos mais variados setores: confecções, sapatos, acessórios, artigos para casa e decoração, serviços, alimentos, dentre outros. Quase todo o espaço já foi comercializado e a expectativa é de que o público visitante possa ter acesso a produtos de qualidade com descontos que podem chegar até 70%.
“Uma oportunidade para aquisição de produtos e serviços a preços imperdíveis, bem como uma forma de possibilitar que o lojista movimente seu estoque. Já estamos na terceira edição desta Feira que traz uma concepção diferenciada e temos a expectativa de que, a exemplo dos anos anteriores, o saldo seja positivo para todos”, avalia o presidente do Sindilojas Petrolina, Joaquim de Castro.
No primeiro dia de evento, na sexta (06), os portões serão abertos às 18h e o público poderá circular no local até às 23h. Já no sábado (07) o funcionamento será das 15h às 23h. O ultimo dia da Mega Promo será das 10h às 18h. Para entrar no local da Feira, o visitante adquire um ingresso por R$ 10 sendo que, destes, R$ 6 ficam de crédito para gastar dentro do evento.
A profissional liberal Marcia Albuquerque visitou as duas edições anteriores e já está na contagem regressiva para o inicio da 3ª Mega Promo. “Já deixo um dinheirinho reservado porque sei que posso comprar muitos produtos com preços mais em conta do que no dia a dia. Eu e um grupo de amigas já temos esse programa marcado na agenda”, revela.
Quem quiser obter mais informações sobre a Mega Promo pode entrar em contato com o Sindilojas ( 3861 2333) e a CDL (3862 1322).

Blog do BILL NOTICIAS

Salgueiro: Morre Cornélio Sampaio, filho do ex-prefeito ‘Cornelito’

Cornélio Sampaio Muniz. (Foto: Reprodução/ Facebook)

   (C.Britto)


Morreu, na madrugada de hoje (2), no Recife, Cornélio Sampaio Muniz, filho do Ex-prefeito de Salgueiro, Cornélio Parente Muniz, o “Cornelito”. De acordo com informações, ele lutava contra um câncer.
Em nota, a Prefeitura lamenta o falecimento precoce e manifesta pesar, além de decretar luto oficial por três dias no município de Salgueiro. Sobre o velório e sepultamento do corpo, ainda não há detalhes.

Blog do BILL NOTICIAS

Manifestações pró e contra Lula antes do julgamento

Grupos programam manifestações pró e contra Lula antes de julgamento. STF decide sobre habeas corpus do ex-presidente na próxima quarta-feira, após petista ter sido condenado em segunda instância.

Lula discursa em Florianópolis Foto: Daniel Teixeira|Estadão

Daniel Weterman, O Estado de S.Paulo
Apoiadores e grupos contrários ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva programaram manifestações antes do julgamento do habeas corpus do petista, no Supremo Tribunal Federal (STF), na quarta-feira, 4. Lula tenta impedir uma prisão após ser condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de reclusão no caso do triplex do Guarujá.
Nesta segunda-feira, 2, Lula vai ao Rio de Janeiro para um ato no Circo Voador, às 18 horas, do qual também participarão a pré-candidata à Presidência da República pelo PCdoB, Manuela d’Ávila, e o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL). O evento está sendo chamado pelo PT como “ato em defesa da democracia”.
Parte inferior do formulário
Já na terça-feira, 3, o Movimento Brasil Livre (MBL) e o Vem pra Rua, que ganharam destaque após as manifestações favoráveis ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, divulgaram um mapa com protestos marcados em cidades de 20 Estados e no Distrito Federal. A principal concentração será em São Paulo, na Avenida Paulista, às 19 horas. Os movimentos defendem a prisão do ex-presidente.

Blog do BILL NOTICIAS

MÍDIA PRESSIONA ROSA WEBER A VOTAR CONTRA LULA

Foto: Dorivan Marinho/SCO/STF (01/03/2016)

O jornal Folha de S. Paulo, que deseja a prisão do ex-prisão Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu colocar a "faca no pescoço" da ministra Rosa Weber, nesta segunda-feira, às vésperas do julgamento do pedido de habeas corpus de Lula, que será julgado na quarta-feira. Em reportagem de Ricardo Balthazar e Daniel Mariani, a Folha lembra que Rosa já negou liberdade a 57 condenados em segunda instância, pontuando que, embora tais decisões firam suas convicções pessoais, ela acompanhou a maioria do tribunal.
"Dona do voto que pode definir o futuro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no plenário do Supremo Tribunal Federal nesta semana, a ministra Rosa Weber negou a liberdade a pelo menos 57 condenados que recorreram à corte para se livrar da cadeia nos últimos dois anos. Desde que o STF mudou sua orientação sobre prisões em segunda instância e autorizou o cumprimento da pena antes do esgotamento dos recursos em tribunais superiores, Rosa foi sorteada para analisar 58 habeas corpus apresentados por pessoas prejudicadas pela mudança", informam os jornalistas, lembrando que "a ministra decidiu a favor do réu em um único caso, o de uma mulher condenada por roubar comida de uma igreja no interior paulista há cinco anos".(247).
No entanto, como o STF está disposto a voltar atrás e garantir novamente a presunção de inocência, Lula deve conseguir seu HC.

Blog do BILL NOTICIAS

INSÔNIA. OS BONS RESULTADOS DA TERAPIA COMPORTAMENTAL

  Por: Lé Figaro
 (photo: )

Um francês de cada seis sofre de insônia crônica. Os dados são do INPES francês (Instituto Nacional de Prevenção e Educação da Saúde) e é, ao que se sabe, praticamente a mesma nos demais países desenvolvidos. Perturbados nas suas atividades quotidianas pela fadiga que esse distúrbio acarreta, os insones costumam ser levados a recorrer a soníferos e/ou terapias comportamentais. Pergunta: Qual é a melhor dessas duas opções, a que mais chances tem de resolver o problema sem acarretar problemas secundários? Um novo estudo canadense traz elementos para responder a questão.

Por: Pauline Fréour - Le Figaro Santé  

Uma experiência foi conduzida por pesquisadores da Universidade de Laval, no Canadá, com um grupo de 160 pessoas que sofrem de insônia. Durante 6 semanas, a metade delas seguiu uma terapia cognitiva e comportamental de grupo com duração de 90 minutos, todas as semana; a outra metade recebeu, além dessa terapia, soníferos (zolpidem e outros). Uma terapia comportamental tem como objetivo mudar certos hábitos ligados ao sono: evitar ficar "se virando na cama" quando temos dificuldade para pegar no sono ou para adormecer novamente; não fazer sestas longas durante o dia; recorrer a técnicas de relaxamento, etc. Os participantes aprenderam desse modo a não fazer drama e a relativizar certas crenças (minha saude será arruinada, isso vai acabar com a minha vida, devo absolutamente recuperar essas horas de sono perdido). Objetivo da técnica: reduzir os níveis de ansiedade, pois eles constituem um fator que agrava os distúrbios do sono.


Insônia diminui a qualidade de vida
Desde a primeira fase do experimento, os membros do primeiro grupo demonstraram menos fadiga, menos ansiedade e sintomas depressivos. Os membros do segundo grupo (os que tomavam soníferos e também faziam a terapia comportamental e cognitiva) não acusaram mudanças em seus comportamentos. 
A seguir, um tratamento de manutenção com duração de 6 meses foi proposto a certos participantes do estudo: a metade do primeiro grupo continuou suas sessões de terapia no mesmo ritmo, enquanto a outra metade a interromperam. No segundo grupo (soníferos e terapia), uma parte prosseguiu sem mudanças, enquanto a outra parte deixou de tomar os medicamentos porém prosseguiu normalmente na terapia comportamental e cognitiva. 
Balanço geral: Os melhores resultados foram obtidos pelos pacientes que prosseguiram na terapia, e apenas ela, a longo prazo.
Como o estudo não permite comparar a eficácia dos soníferos isoladamente em relação à terapia, prepara-se agora uma nova pesquisa que possibilitará o esclarecimento desse importante detalhe. Mas de qualquer forma os resultados até agora obtidos mostram que, em matéria de sono, a mudança dos hábitos gerais de vida funcionam na maior parte das vezes.
"A maior parte das pessoas que sofrem de insônia consultam um especialistas quando o problema produz impactos na qualidade de suas vidas no dia-a-adia: no seu estado de humor, na sua energia, nas suas capacidades de concentração e de atenção", lembra Charles Morin, autor da pesquisa e cientistas na Universidade de Laval. "É portanto interessante mostrar que a terapia comportamental e cognitiva melhora não apenas a qualidade do sono, mas também o bem-estar durante a jornada. Este é um fator de esperança para os que sofrem de insônia".


Nota do Hospital Albert Einstein: 
A maioria dos casos de insônia está relacionada a maus hábitos de sono, depressão, ansiedade, falta de exercícios físicos, doença crônica ou certos medicamentos.
Os sintomas podem incluir dificuldade para dormir ou permanecer dormindo e não se sentir descansado. O tratamento para a insônia consiste na melhoria dos hábitos de sono, na terapia comportamental e na identificação e controle das causas subjacentes. Também é possível usar pílulas para dormir, mas seus efeitos colaterais devem ser monitorados. A insônia é muito rara nas crianças até 5 anos, comum entre adolescentes, comum nos adultos, muito comum nos idosos. Convém aos que padecem desse distúrbio procurar um médico para receber orientação.(Saúde247).


Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...