Foto: Hélia Shepa/Arquivo SEI/Divulgação
quarta-feira, 20 de janeiro de 2021
Com vírus circulando com maiores taxas de contágio, secretário alerta para população não relaxar
Pela vacina, deputados tomam a frente da diplomacia com a China
Por: Luiz Calcagno
Por: Sarah Teófilo
Por: Maria Eduarda Cardim
Por: Correio Braziliense).
Cuba produzirá 100 milhões de doses de vacina contra Covid-19 em 2021
“Estamos reorganizando nossas capacidades produtivas porque realmente temos muita demanda pela vacina e temos que nos preparar”, afirmou Vérez a jornalistas em uma conferência.
O Instituto Finlay é o laboratório responsável pela criação da Soberana 02 e da Soberana 01, esta última em fase de pesquisa menos avançada.
Países como Vietnã, Irã, Venezuela, Paquistão e Índia, têm interesse no imunizante cubano.(Brasil247).
Maia marca audiência com embaixador da China para tentar resolver crise das vacinas
A demora na chegada dos IFAs (Ingrediente Farmacêutico Ativo) ameaça a fabricação da Coronavac pelo Instituto Butantan e do imunizante de Oxford/Astrazeneca
O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) também está propondo que uma delegação parlamentar converse com a diplomacia chinesa para negociar a chegada dos IFAs, os insumos farmacêuticos ativos, dos quais o Instituto Butantan e a Fiocruz dependem para fabricar seus imunizantes (Por Mônica Bergamo, da Folhapress).
Médico que seria o primeiro vacinado em cidade baiana morre horas antes
O médico foi velado na manhã desta quarta-feira e o corpo será sepultado em Salvador.
A prefeitura de Mutuípe divulgou uma nota nas redes sociais em que lamenta a morte do médico e agradece pelos serviços prestados à cidade. Divaldo atuou como médico na cidade desde 1952.
"É com pesar que a Prefeitura Municipal de Mutuípe, comunica o falecimento do servidor Divaldo Brandão (20/01/21). A passagem de Dr° Divaldo, um verdadeiro líder, um exemplo ativo na construção de Mutuípe, um homem que se dedicou por muitos anos a salvar vidas, deixa um legado de alegrias com seu sorriso sempre contagiante. Um profissional de excelência. Aos familiares e amigos os nossos profundos sentimentos e o desejo de que seus bons exemplos estejam sempre vivos em nossa memória", afirma a nota.
Com a morte de Divaldo Brandão, a técnica de enfermagem Alvina Sousa, que atua no hospital da cidade, foi a primeira vacinada contra a Covid-19 no município.
A cidade tem 759 casos confirmados da doença e 10 mortes, segundo a prefeitura. (Por: Correio Braziliense/Por: Thays Martins).
Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos
Kamala Harris fez o juramento e é a nova vice-presidente do país
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos - Foto: Andrew Caballero-Reynolds/AFP
O democrata Joe Biden tomou posse, nesta quarta-feira (20), como 46º presidente dos Estados Unidos, em cerimônia marcada pela pandemia e ausência de seu antecessor Donald Trump, que deixou Washington poucas horas antes para a Flórida.
Biden, de 78 anos, prestou juramento às 11h50 (hora de Washington; 13h50 em Brasília) perante o presidente da Suprema Corte, John Roberts, em cerimônia solene diante do Capitólio.
O ato foi marcado pela pandemia e pelas fortes medidas de segurança após a tomada do prédio do Congresso no último dia 6 de janeiro.
"Hoje é um dia de história e esperança. Hoje é o dia dos Estados Unidos. A democracia prevaleceu", disse Biden em seu discurso de posse, no qual pediu a "unidade" do país e prometeu ser o presidente de todos os americanos.
INSS: prova de vida de aposentados é suspensa até fevereiro
Portaria foi publicada hoje no Diário Oficial da União
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e fevereiro deste ano não terão seus benefícios bloqueados.
A Portaria nº 1.266/2021, publicada hoje (20) no Diário Oficial da União, prorroga a interrupção do bloqueio de benefícios para as competências de janeiro e fevereiro, ou seja, para pagamentos até o fim de março.
A prorrogação vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior. De acordo com a portaria, a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelos bancos.
Realizada todos os anos, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. Para isso, o segurado ou algum representante legal ou voluntário deve comparecer à instituição bancária onde saca o benefício. O procedimento, entretanto, deixou de ser exigido em março de 2020, entre as ações para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, e a medida vem sendo prorrogada desde então.
Desde agosto do ano passado, o a prova de vida também pode ser feita por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.
Militares inativos
Também foi publicada no Diário Oficial da União portaria do Ministério da Defesa que também suspende, até 30 de junho, a atualização cadastral para prova de vida de militares inativos, pensionistas de militares, militares anistiados políticos e dependentes habilitados. De acordo com o texto, nesse caso, o bloqueio de pagamentos por falta de realização da comprovação de vida voltarão a acontecer a partir de 1º de julho.
A medida também foi adotada em março do ano passado em razão da pandemia de covid-19 e vem sendo prorrogada.(Por Andreia Verdélio - Reporte da Agência Brasil).
Assista na TV Brasil:
Edição: Maria Claudia
Brasil tem 1.340 mortes e mais de 64 mil casos da Covid-19 registrados em 24 horas
Famílias convivem com a dor de perder entes queridos para a Covid-19 - Foto: Michael Dantas
Além disso, nos 26 estados e no Distrito Federal o total de recuperados chegou a 7.564.622 desde o registro da primeira infecção no país, em março de 2020. Ainda há 2.811 falecimentos em investigação por equipes de saúde.
Protocolos não preveem uso obrigatório de luvas para aplicação de vacinas
Conselho de Enfermagem emitiu nota ressaltando que acessório deve ser usado apenas em casos específicos no ato de vacinar
Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China
Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...