Foto: Hélia Shepa/Arquivo SEI/Divulgação
O coronavírus está circulando com maiores taxa de contágio em Pernambuco, informou o secretário estadual de Saúde, André Longo, em coletiva de imprensa transmitida pelo YouTube na tarde desta quarta-feira (20). Longo ressaltou que o início da campanha de vacinação não significa que as medidas de prevenção possam ser relaxadas.
"E preciso esperar que boa parte da população seja imunizada para termos uma proteção coletiva. As doses enviadas ao estado até agora só são suficientes para imunizar 20% do público prioritário", explicou. Longo ressaltou que a população deve seguir usando máscaras, lavando as mãos constantemente e praticando o distanciAmento, inclusive quem já está sendo vacinado, já que a imunidade coletiva só acontecerá quando a maior parte da população receber a dose.
O gestor disse que ainda não foi detectada a presença de uma variante mais contagiosa do vírus no estado, mas que nesta semana serão enviadas as primeiras amostras suspeitas para o Instituto Aggeu Magalhães, que é vinculado à Fiocruz, em Belém (PA), para esclarecer se a variante já chegou.
Na segunda semana epidemiológica do ano, foram registrados 708 casos de síndrome respiratória aguda grave, 3% a mais que na semana anterior e 17% a mais que 15 dias antes. Há, no momento, cerca de mil pessoas internadas em leitos de UTI privados e públicos do estado, segundo Longo. (Por:DP).