sexta-feira, 22 de abril de 2022

TSE registra recorde no alistamento de eleitores de 15 a 18 anos

                              Por: Agência Brasil 
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Após identificar o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral das últimas três décadas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a registrar um aumento no número de jovens interessados em votar no pleito deste ano.


Segundo dados da Justiça Eleitoral, o número de alistamentos eleitorais realizados nos três primeiros meses de 2022 cresceu em relação às duas últimas eleições gerais no país. De janeiro e março, o Brasil ganhou 1.144.481 novos eleitores na faixa etária de 15 a 18 anos. Já nos pleitos de 2018 e 2014, foram emitidos 877.082 e 854.838 novos títulos, respectivamente.

As novas emissões ocorrem em meio a uma campanha de mobilização promovida  pela  Justiça Eleitoral nas redes sociais. Celebridades como Anitta, Zeca Pagodinho, Whindersson Nunes, Juliette e também internacionais, como o ator norte-americano Mark Ruffalo, participaram do chamamento.

De acordo com as estatísticas oficias, até janeiro deste ano, o TSE registrava, no total, pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 16 a 17 anos de idade. Para os adolescentes de 16 e 17 anos, o voto é facultativo.

Para o cientista político e analista do TSE Diogo Cruvinel, o interesse recorde dos jovens pelo primeiro título se justifica por alguns fatores.

“A Justiça Eleitoral sempre realiza campanhas de conscientização e incentivo ao eleitorado como um todo, em especial aos jovens, por meio da mídia e nas escolas. Neste ano, pela primeira vez, a campanha contou com a adesão espontânea de artistas e influenciadores, que dialogam diretamente com esse eleitorado, o que ajudou a impulsionar esses números”, avalia.

Segundo ele, além disso, vivemos no Brasil um momento de acirramento dos discursos políticos, com uma maior polarização.

“Esse cenário tende a incentivar os jovens a terem um maior engajamento e, por consequência, procuram participar mais ativamente do processo eleitoral. E, para tanto, é necessário ter o título de eleitor. A população tem se conscientizado cada vez mais sobre isso”, analisa.

Prazo
Em 2022, o cadastro eleitoral seguirá aberto até o próximo dia 4 de maio, data-limite para que o eleitor solicite o título, transfira o domicílio eleitoral e regularize eventuais pendências com a Justiça Eleitoral.


Argentina anuncia retomada das relações com a Venezuela e Celso Amorim elogia

“Creio que o restabelecimento de relações diplomáticas plenas entre a Argentina e a Venezuela é um passo positivo”, defendeu o ex-ministro e diplomata Celso Amorim

Alberto Fernández (Foto: Reprodução)

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, afirmou que pretende retomar seus vínculos diplomáticos com a Venezuela. "A Argentina quer recuperar seu vínculo diplomático com a Venezuela e que, no diálogo, recupere seu funcionamento normal como país e sociedade", disse.

Fernández também é presidente da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), entidade que alguns países defendem que deva substituir a Organização dos Estados Americanos (OEA).

Sua declaração foi dada durante conferência de imprensa diante dos acordos bilaterais com o presidente do Equador, Guillermo Lasso.

O ex-ministro e diplomata Celso Amorim elogiou a decisão do presidente argentino, em declaração dada ao Brasil 247. “Creio que o restabelecimento de relações diplomáticas plenas entre a Argentina e a Venezuela é um passo positivo para o indispensável diálogo entre países sul-americanos que enfrentam o desafio comum do desenvolvimento, da democracia, da justiça social e da soberania. Esses objetos só serão alcançados pela integração plural respeitosa dos princípios da não intervenção e da autodeterminação”, disse. (Brasil247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Começa o aquecimento para o 1° de Maio dos trabalhadores

Ato do 1º de Maio deste ano vai expressar reivindicações dos trabalhadores diante da crise social

(Foto: CTB)

Na última terça-feira (19), dezenas de trabalhadores ocuparam a Praça Ramos, na capital paulista, para a primeira panfletagem rumo ao 1° de Maio. O evento, que este ano acontece na Praça Charles Miller, a partir das 10h, é fruto do esforço de todas as centrais sindicais que se uniram para defender emprego, direitos, democracia e vida, informa o Portal da CTB.

Um 1° de Maio unificado é a resposta dos trabalhadores frente ao desmonte acelerado do Brasil que o governo Bolsonaro vem promovendo. Não à toa, a palavra de ordem “Fora Bolsonaro” ecoa de Norte a Sul do Brasil.

Em frente ao Theatro Municipal de São Paulo, os sindicalistas conversaram com os trabalhadores e divulgaram a atividade do 1° de Maio. 

Diante da desvalorização do salário mínimo, disparo da inflação e do desemprego, a classe trabalhadora exige mais emprego e renda; combate à inflação e redução do preço do gás; política de valorização do salário mínimo; erradicação da fome; mais direitos; valorização do setor público; menos juros; fortalecimento da democracia; mais investimento em educação, saúde e transporte; e aposentadoria digna. 247.




BLOG DO BILL NOTICIAS

Americano compra navio dos classificados e descobre que era cenário de 007

 SURPRESA

A embarcação serviu de covil ou QG para a organização Spectre no filme "Moscou Contra 007", em 1963


                             Por Agência O Globo
Navio virou cenário de filme e será museu - Foto: Reprodução

Foi amor à primeira vista. Christopher Willson comprou um antigo cruzeiro alemão de 1955 com pouco mais de 89 metros de comprimento, mesmo em estado precário, com lixo em toda parte. Ele não resistiu quando visitou a embarcação, encontrada em anúncio de classificados, em 2008. O que ele não imaginava era que se tratava de um navio de Sean Connery, no papel do agente 007, o James Bond.

A embarcação serviu de covil ou QG para a organização Spectre no filme "Moscou Contra 007", em 1963. E também de inspiração para a série "O Barco do Amor", produzida nos anos 1970 e 80.

Wilson restaurou o MV Aurora, como o batizou no ano seguinte à compra. Acredita que o custo da reforma tenha sido US$ 3 milhões, ou R$ 14,1 milhões.

Durante este período da reforma, ele passou a pesquisar mais sobre o navio. E descobriu ainda que Aurora havia sido batizada de Wappen von Hamburg. O navio foi construído pelo estaleiro Blohm and Voss e fez parte da primeira linha de cruzeiros pós-Segunda Guerra da Alemanha.

— É um dos navios com o layout mais espetacular que eu já vi. As escadarias são magníficas. É como descobrir que você tem um Corvette dos anos 60 na garagem. Você pode ver a qualidade, mas estava tão negligenciado que você se sente mal —  contou Willson à "CNN" americana.

Apesar de inicialmente tê-lo concebido como um iate, toda essa bagagem provocou em Willson a vontade de abrir sua Aurora ao público ao fim do processo:

— Eu gostaria de transformá-lo em um museu e deixar as pessoas fazerem tours.

No entanto, transformar esse sonho em realidade não será missão fácil.

Ancorado em diversos portos da Califórnia ao longo dos últimos 14 anos, ele percebeu que teria de ser um investimento integral: ao lado da companheira, Jin Li, ele deixou sua casa em Santa Cruz — de onde, no início, encarava viagens até o navio de até três horas de carro — e fizeram de Aurora seu endereço permanente.

— Quando me mudei a bordo do navio, muitos dos meus amigos e familiares ficaram descrentes. Era uma grande mudança de estilo de vida. Mas eu vejo mais como um upgrade, apesar de estarmos meio fora do mapa e usando tantos geradores e placas de energia solar — admitiu.

Ele e sua esposa Jin Li contaram com a ajuda de voluntários para trazer o barco de volta ao circuito de entretenimento.

Na esperança de agilizar o empreendimento, ele lançou em fevereiro um canal no Youtube chamado "Aurora Restoration Project", que mostra os avanços do grupo na reforma e já conta com 76,6 mil assinantes. Desde então, ele teve "centenas" de voluntários se oferecendo para ajudar.

Aurora tem 85 cabines, lounge superior com deque privado, piscina, teatro e cozinha ampla.

— Restauramos um pequeno número de cabines, mas temos muitas mais pela frente. Logo vamos oferecer ao público a oportunidade de patrocinar a restauração de uma cabine — anunciou.

Willson e seu time esperam poder finalizar a restauração da cozinha e da área de jantar até o fim de 2022, mas não há data prevista ainda para o fim do projeto.

BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula tem 42% e Bolsonaro 33% em nova pesquisa Exame Ideia

Atual presidente herdou a maioria dos votos do ex-juiz suspeito Sergio Moro

(Foto: Marcos Corrêa/PR | Reprodução)

 "A nova pesquisa Exame/Ideia divulgada pela revista Exame na noite desta quinta-feira (21/4) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 42% das intenções de voto para o primeiro turno das eleições deste ano, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 33%. É a primeira pesquisa da revista após a saída do ex-juiz federal e ex-ministro Sergio Moro (União-SP) da corrida ao Planalto", informa o site Metrópoles. "Em relação à pesquisa divulgada em março, a distância entre os dois caiu de 13% para 9%. Na ocasião, Lula tinha 40% e Bolsonaro, 29% no primeiro turno", aponta ainda a reportagem.

Veja os resultados abaixo:

Primeiro turno

Luiz Inácio Lula da Silva: 42%

Jair Bolsonaro: 33%

Ciro Gomes: 10%

João Doria: 3%

Simone Tebet: 1%

André Janones: 1%

Sofia Manzano: 1%

José Maria Eymael: 1%

Leonardo Péricles: 1%

Luiz Felipe D’ávila: 0,5%

Vera Lúcia: 0,3%

Luciano Bivar: 0,2%

Aldo Rebelo: 0,1%

Branco/nulo: 1%

Não souberam responder: 6%

O levantamento ouviu 1.500 pessoas, por telefone, entre os dias 15 e 20 de abril. A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-02495/2022. -247.




Guilherme Coelho comemora o envio de 24 navios com fertilizantes russos para o Brasil

                              Por: Ricardo Banana 
Guilherme Coelho

Desde o início da guerra na Ucrânia, a disponibilidade de fertilizantes russos no mercado nacional passou a preocupar os produtores rurais. Apesar das sanções internacionais contra a Rússia, o país enviou 24 navios transportando o produto para o Brasil.

Segundo o pré-candidato a deputado federal, Guilherme Coelho, a manutenção do comércio de fertilizantes é resultado de acordos fechados durante o encontro econômico promovido pelo Conselho Empresarial Brasil-Rússia, realizado no mês de fevereiro.

A delegação brasileira esteve em Moscou para se reunir com autoridades e empresários russos. Guilherme Coelho integrou a comitiva e aproveitou a oportunidade para reivindicar a potencialização das exportações dos adubos para atender a demanda nacional.

Hoje estão a caminho dos portos brasileiros aproximadamente 700 mil toneladas, principalmente cloreto de potássio. A carga ajudará a conter a alta nos preços dos fertilizantes que vem impactando a produção de alimentos.

“É importante destacar que o aumento no preço dos fertilizantes prejudica tanto os produtores rurais, quanto o consumidor que precisa desembolsar mais dinheiro na hora de fazer as suas compras. Estamos ansiosos pela chegada desse carregamento para adubar as nossas lavouras e estabilizar os preços”, comentou Guilherme Coelho.

Marcela Cavalcanti


Perdão de Bolsonaro a Daniel Silveira será mantido, diz Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional

"Certo ou errado, expressão de impunidade ou não, é esse o comando constitucional", disse ele

(Foto: Reprodução | ABr)

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), declarou, em nota oficial emitida no meio da noite desta quinta-feira (21/4), que, “certo ou errado”, o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL) perdoando penas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao deputado federal aliado Daniel Silveira (PTB-RJ) é resultante de um comando constitucional “que deve ser observado”, informa o site Metrópoles.

Leia a nota de Rodrigo Pacheco:

“Há uma prerrogativa do presidente da República prevista na Constituição Federal de conceder graça e indulto a quem seja condenado por crime. Certo ou errado, expressão de impunidade ou não, é esse o comando constitucional, que deve ser observado. No caso concreto, a possível motivação político-pessoal da decretação do benefício, embora possa fragilizar a Justiça Penal e suas instituições, não é capaz de invalidar o ato que decorre do poder constitucional discricionário do chefe do Executivo. O condenado teve crimes reconhecidos e o decreto de graça não significa sua absolvição, porém terá sua punibilidade extinta, sem aplicação das penas de prisão e multa, ficando mantidos a inelegibilidade e demais efeitos civis da condenação. Também não é possível ao Parlamento sustar o decreto presidencial, o que se admite apenas em relação a atos normativos que exorbitem o poder regulamentar ou de legislar por delegação. Mas, após esse precedente inusitado, poderá o Legislativo avaliar e propor aprimoramento constitucional e legal para tais institutos penais, até para que não se promova a impunidade. Por fim, afirmo novamente meu absoluto repúdio a atos que atentem contra o Estado de Direito, que intimidem instituições e aviltem a Constituição Federal. A luta pela Democracia e sua preservação continuará sendo uma constante no Senado Federal.” Brasil247.




BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...