O Viaduto de Millau permite a travessia do vale do rio Tam no sudoeste de França, perto de Millau. Este viaduto extremamente conhecido é a ponte mais alta do mundo aberta ao tráfego. Os seus projectistas foram o arquitecto Norman Foster e o engenheiro Michel Virlogeux. A sua construção foi iniciada em 10 de Outubro de 2001 e foi inaugurada em 14 de Dezembro de 2004, apresenta a impressionante medida de 343 metros de altura. De seguida apresentamos alguns números e dados interessantes sobre o Viaduto de Millau.
Descrição:
O Viaduto de Millau é constituído por sete pilares que dividem a ponte em 8
secções. Os seis vãos centrais medem 342 metros, sendo que os da ponta medem
204 metros. A altura dos pilares varia de 77 metros a 246 metros de altura. A
ponte tem 2460 metros de comprimento e 32 metros de largura. Na ponte passam 4
vias da A75.
Números da construção:
Contando com o trabalho de 500 operários, a construção demorou sensivelmente 3
anos e teve o custo de 394 milhões de euros. A estrutura, em betão armado e
pré-esforçado, consumiu 127000 m3 de betão, 19000 toneladas de aço e 5000
toneladas de aço pré-esforçado. A ponte foi construída tendo como horizonte 120
anos de vida útil.
A construção da ponte ficou a cargo do grupo que foi criado na fusão dos grupos
Fougerolles e SEA, o Grupo Eiffage. As previsões de tráfego do projecto foram
excedidas logo no primeiro ano, o que poderá vir a trazer alguns problemas para
a ponte mais cedo do que era esperado. O recorde de veículos num dia ocorreu em
12 de Agosto de 2006 e contabilizaram-se nada mais nada menos do que 53795.
Imagens da construção do Viaduto de Millau:
O Viaduto de Millau é constituído por sete pilares que dividem a ponte em 8 secções. Os seis vãos centrais medem 342 metros, sendo que os da ponta medem 204 metros. A altura dos pilares varia de 77 metros a 246 metros de altura. A ponte tem 2460 metros de comprimento e 32 metros de largura. Na ponte passam 4 vias da A75.
Números da construção:
Contando com o trabalho de 500 operários, a construção demorou sensivelmente 3 anos e teve o custo de 394 milhões de euros. A estrutura, em betão armado e pré-esforçado, consumiu 127000 m3 de betão, 19000 toneladas de aço e 5000 toneladas de aço pré-esforçado. A ponte foi construída tendo como horizonte 120 anos de vida útil.
A construção da ponte ficou a cargo do grupo que foi criado na fusão dos grupos Fougerolles e SEA, o Grupo Eiffage. As previsões de tráfego do projecto foram excedidas logo no primeiro ano, o que poderá vir a trazer alguns problemas para a ponte mais cedo do que era esperado. O recorde de veículos num dia ocorreu em 12 de Agosto de 2006 e contabilizaram-se nada mais nada menos do que 53795.
Fonte de informações: (engenhariaeconstrucao.com).
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