sábado, 15 de janeiro de 2022

Wellington Dias: "se dizia que o problema do preço dos combustíveis era o ICMS. Provamos que não"

 

(Foto: GOVPI)


O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou neste sábado (15) que o congelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) provou que o tributo não era o vilão do preço dos combustíveis como propagava Jair Bolsonaro. Ele ainda defendeu a decisão dos estados de não mais abrir mão de suas receitas.

“Se dizia a todo instante que o problema do preço dos combustíveis era o ICMS aplicado pelos estados. Provamos que não. Segundo lugar, havia uma trégua para chegar ao entendimento para a aprovação da reforma tributária. Isso também não aconteceu”, afirmou o governador, que também é coordenador do Fórum Nacional dos Governadores, em vídeo divulgado neste sábado (15).

Os governadores decidiram, por maioria, acabar com o congelamento do ICMS a partir de fevereiro. Em outubro de 2021, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) — órgão composto por secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal — aprovou o congelamento do ICMS incidente sobre os combustíveis entre 1º de novembro de 2021 e 31 de janeiro de 2022.

“A Petrobras seguiu dando reajustes e mais reajustes no combustível. Então, se o objetivo era encontrar solução e portas foram fechadas, o Fórum dos Governadores reagiu. Se não é possível ter um entendimento, porque então estamos abrindo mão de receitas para ações para o nosso povo?”, questionou Dias. 247



BLOG DO BILL NOTICIAS

RIO DE JANEIRO - Perseguição a carro na Avenida Brasil tem troca de tiros; veja vídeo

 

No vídeo gravado por pessoas que passavam pelo local, é possível ver o momento em que o veículo suspeito começa a atacar os PMs, que revidam


                         Por Agência O Globo

Perseguição a carro na Avenida Brasil tem troca de tiros; veja vídeo - Foto: Reprodução

Uma perseguição a um carro com troca de tiros na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, assustou motoristas que transitavam pela via expressa na noite dessa sexta-feira (14).

Policiais militares do 22º BPM (Maré) realizavam patrulhamento na altura da Penha Circular, quando avistaram um veículo em atitude suspeita e ordenaram que ele parasse. Ao invés disso, o carro acelerou, e disparos foram feitos em direção à viatura.

No vídeo gravado por pessoas que passavam pelo local, é possível ver o momento em que o veículo suspeito começa a atacar os PMs, que revidam. Os demais carros reduzem a velocidade e ligam o pisca-alerta.

A Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que os suspeitos fugiram. Até o momento, não há registro de prisões, apreensões ou feridos, e a ocorrência foi encaminhada para a 22ªDP.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Insatisfação de parte dos militares com o governo é, ao mesmo tempo, sinalização a Lula

 

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil | Ricardo Stuckert | Reuters)

A crescente insatisfação dos militares com o governo Jair Bolsonaro é, ao mesmo tempo, sinalização a outros candidatos na disputa presidencial, que tem o ex-presidente Lula liderando as pesquisas isolado. 

Segundo a Folha de S.Paulo ouviu de oficiais-generais em altos postos das três Forças, apesar do pouco contato entre o PT e os militares até o momento, "os eventos falariam por si e serviriam para tirar o bode de um golpe militar contra Lula em caso de vitória em outubro", escreve o jornal, neste sábado (15). 

As fontes referem-se aos seguintes fatos: 

1. A determinação, por parte do Exército, do encerramento de todos os 67 exercícios militares programados para o ano. 

2. O lançamento de diretrizes de segurança sanitária que vão contra o negacionismo de Bolsonaro, em particular criminalizando a divulgação de fake news.

3. A dura nota do presidente da Anvisa, almirante Antonio Barra Torres, contra insinuações de Bolsonaro sobre "interesses" escusos da agência na vacinação infantil. 

O conjunto de eventos estabeleceu uma linha divisória entre o fuzuê do governo e as Forças. Mais que isso, buscou dizer aos candidatos que, independentemente de quem vença, as Forças Armadas se manterão neutras.

Na cúpula, há o pragmatismo de que Lula é o favorito para vencer a eleição. Todos os ouvidos lembram o que chamam de tempos de "vacas gordas" sob Lula, quando a riqueza gerada pelo seu governo permitiu o reequipamento das Forças com programas como o de submarinos, de caças e de blindados. 247




Petrolina registra 121 novos casos; ocupação de UTI é de 95,1%

                      Via: Carlos Britto

Foto: Ascom PMP/SMS divulgação


O boletim epidemiológico dessa sexta-feira (14) apresentou 121 novos casos de Covid-19 em Petrolina. Assim, o município está com 38.935 infectados. Desse total, 37. 029 já estão recuperados, o que representa 95,1% de cura clínica. O município está com 1.288 casos ativos do novo coronavírus.

Não há registro de óbitos, permanecendo as 618 mortes em decorrência da doença. Dos 120 leitos de UTI disponíveis para a Rede PEBA, 54 continuam ocupados. Dessa forma, a taxa de ocupação está em 45%.

Outras informações sobre a pandemia podem ser conferidas no site.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Juazeiro inicia força-tarefa para remoção das famílias ribeirinhas

                     Via: Carlos Britto

Foto: PMJ

Famílias de Juazeiro (BA) que moram em áreas a serem atingidas pela elevação do nível do Rio São Francisco estão sendo assistidas por uma força-tarefa, a cargo da prefeitura municipal. O trabalho realizado é de prevenção, para evitar que a população sofra com os danos causados pela liberação de uma maior quantidade de água da Barragem de Sobradinho. A atividade teve o objetivo de mapear e ofertar ajuda às famílias, informando sobre os riscos de terem suas residências invadidas.

De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), Teobaldo Pedro, as mudanças das famílias para escolas da rede municipal estavam previstas para a próxima segunda-feira (17). Entretanto, foi informado pelo diretor de manutenção, apoio e logística, Moacir Quirino – que segue alerta e monitorando a alta das águas -, que os moradores se assustaram com a subida do nível da água no início da noite e acionaram as equipes da prefeitura para que a mudança ocorra neste sábado (15).

“Nós estamos alertas. Uma força-tarefa foi criada pela prefeita Suzana Ramos envolvendo diversas secretarias, e a SEDES tem procurado fazer o seu papel social com bastante precisão e eficiência”, explicou Teobaldo.



BLOG DO BILL NOTICIAS

Casos de Síndrome Respiratória Grave sobem 135% em todo país

 Dados são do boletim InfoGripe, da Fiocruz

Sede da Fiocruz (Foto: Raquel Portugal / Fiocruz)

O boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado hoje (15), mostra que houve um aumento de 135% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) das últimas três semanas de novembro em relação às três últimas semanas. Passou de 5,6 mil casos para 13 mil. 

"A velocidade com que a covid-19 se espalha entre a população cresceu semanalmente de 4% para 30%", disse o pesquisador Marcelo Gomes, responsável pelo InfoGripe.

Os dados apontam um crescimento em todas as faixas etárias a partir de 10 anos de idade, desde o final de novembro e início de dezembro até o momento atual. Os números de laboratório indicam que esse aumento foi consequência tanto da epidemia de gripe quanto pela retomada do crescimento de casos de covid-19.

Das 27 unidades federativas, 25 apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo até a SE 1 (período de 2 a 8 de janeiro de 2022). O estado do Rio de Janeiro, embora mostre estabilidade na tendência de longo prazo, tem indícios de crescimento na de curto prazo. Apenas Roraima mostra sinal de estabilidade nas tendências de longo e curto prazo.

Com exceção de Roraima e do Rio de Janeiro, todos os estados têm sinal de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) na tendência de longo prazo, sendo que todos esses estão com o indicador em nível forte (probabilidade > 95%): Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Destes, apenas Amazonas e Rondônia apresentam sinal de estabilidade na tendência de curto prazo. Todos os demais apresentam sinal de crescimento, sendo este sinal moderado (probabilidade > 75%) no Amapá, Pará e Piauí e forte em todos os demais. No Rio de Janeiro observa-se sinal forte de crescimento na tendência de curto prazo, embora a tendência de longo prazo esteja em situação de estabilidade.

Exames laboratoriais

Em todas as faixas etárias verifica-se aumento significativo de casos associados ao vírus Influenza A (gripe) ao final de novembro e ao longo do mês de dezembro, tendo inclusive superado os registros de covid-19 em algumas dessas semanas. No entanto, os dados relativos ao final de dezembro e à primeira semana de janeiro apontam para a retomada do cenário de predomínio da covid-19.

Na população infantil, na qual os vírus sincicial respiratório (VSR) e Influenza A ainda prevalecem, também verifica-se tendência de aumento nos casos positivos para a covid-19. O pesquisador Marcelo Gomes observa que o cenário de aumento de casos graves de Influenza e de covid-19, anteriores às festas de final de ano, sugerem que tais eventos podem ter representado risco significativo para a população, especialmente em eventos com muitas pessoas.

Segundo Marcelo Gomes, “esse fato torna fundamental a retomada de ações de conscientização da população e minimização de risco para mitigar o impacto ao longo do início do ano de 2022. Tais dados também deixam claro a importância do cancelamento de grandes eventos de Réveillon por parte das autoridades de diversas localidades, ainda que os dados de notificação estivessem apresentando problemas na sua divulgação”.

Os dados laboratoriais por unidades da federação seguem um quadro muito similar em praticamente todos os estados, "sendo claro o início da epidemia de Influenza A no Rio de Janeiro e rapidamente se espalhando para o restante do país", comenta Gomes. Quanto à retomada do crescimento de SRAG associados à covid-19, o boletim mostra uma reversão clara a partir da segunda quinzena de dezembro em diversos estados, embora em alguns estados do Norte e Nordeste a covid-19 tenha mantido alta positividade ao longo de todo o final do ano: Amapá, Maranhão e Pará apresentam tendência de crescimento nesses casos desde os meses de outubro ou novembro. 

O pesquisador Marcelo Gomes alertou para o fato de que “sempre há atraso entre a identificação de casos, o resultado laboratorial e a inserção do resultado no [Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe] Sivep-Gripe. Com isso, a população viral associada a casos recentes pode sofrer alterações significativas em atualizações seguintes”. Agência Brasil


BLOG DO BILL NOTICIAS

Médicos alertam para alta incidência de pedras nos rins no verão

 

A SBU aponta também maior risco de cistite

Fernando Frazão/Agencia Brasil.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta para o aumento de casos de pedras nos rins em até 30% durante o verão, já que há o aumento da transpiração e, em alguns casos, sem a hidratação adequada para supri-la. Além disso, a entidade aponta maior risco de cistite, uma infecção na bexiga, também nessa época.

Para prevenir a incidência das pedras nos rins, a SBU afirma que é preciso adotar alguns hábitos, como aumentar o consumo de água, diminuir o sal da comida, fazer atividade física e comer menos carne vermelha. Aumentar a ingestão de sucos cítricos também é uma forma de proteger o corpo da formação de cálculos renais, apontou a SBU.

“Estima-se que 1 em cada 10 pessoas, no Brasil, sofra de cálculo renal e, geralmente, acomete jovens entre os 20 a 35 anos, sendo mais frequente em homens. Cerca da metade destas pessoas terão um novo episódio de cálculo ao longo dos 10 anos”, informou a entidade.

Outro alerta da sociedade médica é relacionado à negligência ou tratamento inadequado, o que pode evoluir para deterioração dos rins, redução em sua função e até casos de nefrectomias - retirada do órgão - decorrentes de obstrução devido à presença da pedra ou a infecções renais associadas aos cálculos.

Já em relação à cistite, que também é favorecida pelo calor e a umidade típicos do verão, costuma causar sensação de bexiga cheia, urgência para urinar e ardência no canal uretral.

Hábitos que podem ajudar a prevenir tal condição incluem evitar ficar longos períodos sem urinar; tomar líquidos em quantidades apropriadas; combater a constipação intestinal; fazer a adequada higiene íntima; praticar exercícios físicos; e evitar ficar com roupa de banho molhada por longos períodos. (Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil - São Paulo).

Edição: Valéria Aguiar



BLOG DO BILL NOTICIAS

Ministra do Trabalho da Espanha vem ao Brasil discutir com Lula reforma trabalhista

A ministra Yolanda Pérez coordenou a revogação da reforma neoliberal e a criação de nova lei para fortalecer os direitos trabalhistas e os sindicatos na Espanha

(Foto: Stuckert | Divulgação)


A ministra do Trabalho da Espanha, a advogada trabalhista Yolanda Díaz Pérez, virá ao Brasil para conversar com o ex-presidente Lula (PT) sobre a “contrarreforma” trabalhista, informou o jornal O Estado de S.Paulo. No início do ano, o Partido Socialista (PSOE), no governo da Espanha, revogou a reforma trabalhista neoliberal que precarizou o trabalho e não criou empregos.

Na terça-feira, 11, o ex-presidente Lula e representantes das seis centrais sindicais brasileiras, do Partido dos Trabalhadores (Gleisi Hoffmann) e da Fundação Perseu Abramo (Aloizio Mercadante) fizeram uma reunião-seminário com representantes do governo e legislativo espanhol e do PSOE sobre a revisão da reforma trabalhista de 2012 no país europeu.

Lula já sugeriu que deve usar a “contrarreforma” coordenada por Yolanda Pérez como base para rever a reforma trabalhista feita em 2017, no governo de Michel Temer (MDB). Não apenas a ministra do Trabalho acabou com a reforma espanhola de 2012, como criou uma nova lei para fortalecer os direitos trabalhistas e os sindicatos na Espanha. 247





Luís Costa Pinto: "não há hipótese de Alckmin retomar candidatura a governador; Haddad é o nome mais forte em SP"

 

Luís Costa Pinto e Fernando Haddad (Foto: Divulgação | Reprodução/Facebook)


Em participação na TV 247, o jornalista Luís Costa Pinto comentou o cenário das eleições para o governo do estado de São Paulo. "Não há hipótese de Alckmin retomar candidatura a governador. Haddad é o nome mais forte em São Paulo", afirmou.

Segundo Costa Pinto, São Paulo terá dois candidatos de esquerda: Guilherme Boulos (PSOL) e Fernando Haddad (PT). Nesse cenário, sem Geraldo Alckmin, Haddad é o favorito em todos os cenários. “É legítimo que o PSOL tenha candidatura em São Paulo. É uma questão até de luta interna dentro do partido”, disse. 

Alckmin (sem partido) é cotado para ser candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pelo ex-presidente Lula (PT). Segundo o deputado federal e presidente do Solidariedade, Paulinho da Força (SP), o ex-tucano só pensa nisso. 247




Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...