sexta-feira, 25 de junho de 2021

Salles entrega passaporte à Polícia Federal

 

Ricardo Salles (Foto: Alessandro Dantas/PT no Senado)

Após decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles entregou seu passaporte à Polícia Federal nesta sexta-feira (25), informou a corporação.

Além disso, o nome de Salles foi inserido no Sistema de Tráfego Internacional para restrição de saída do país.

Salles é alvo de investigações pela suspeita de favorecer empresas envolvidas com a exportação ilegal de madeira nativa. Brasil247.


Em Pernambuco, Lula (PT) deve se reunir com Paulo Câmara (PSB) e decidir rumos do PT em PE

       Por: Armando Holanda

Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Despontando bem nas pesquisas para as eleições de 2022, o ex-presidente Lula (PT) deve desembarcar no Recife no mês de julho. Na agenda, encontro com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que é o elo que o "liga" ao PSB, uma vez que Paulo é vice-presidente nacional da sigla. Além do encontro com o gestor estadual, o líder petista deve se encontrar com a ex-primeira dama Renata Campos, com quem mantém boas relações desde a época do ex-governador Eduardo Campos, pai do prefeito do Recife, João Campos (PSB) que também tem encontro marcado com Lula. 


O palanque para a construção de uma Frente Ampla vem sendo construído desde quando o petista foi considerado elegível pelo STF. De lá pra cá, ele vem costurando alianças com políticos da esquerda, do centro e centro-direita. Almoçou com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), encontrou-se com caciques do MDB e do DEM, e segue pavimentando o caminho para sua possível eleição em 2022. Inclusive, as idas de Marcelo Freixo e Flávio Dino para o PSB, conforme assinalaram fontes à reportagem, fazem parte deste tratado rumo às eleições presidenciais. 

João Campos, inclusive, protagonizou, em 2020, durante as eleições municipais, em sua campanha de segundo turno, episódios de antipetismo. Mas, ao que tudo indica, conforme vaticinaram fontes ao Diario, “águas passadas não movem moinhos” e não devem mover mesmo. Até porque, o PSB busca um fortalecimento de uma base contra Bolsonaro. Inclusive, em Pernambuco, há possibilidade de apostarem na candidatura de Paulo Câmara (PSB) ao Senado. Enquanto isso, nomes para o governo de Pernambuco são decididos dentro da própria sigla. Entre eles, o do ex-prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), que, embora apoiado pelo presidente nacional da sigla, Sileno Guedes, já adiantou ao Diario que não pretende participar do pleito. 

Tido como maior liderança do PT, Lula deve conversar também com políticos petistas em Pernambuco. “Apaziguar os ânimos de alguns e cortar asas de outros”, assinalou uma fonte. Existe a possibilidade de lançar o ex-prefeito e agora deputado João Paulo (PCdoB), que volta ao PT, para o cargo de deputado federal pela sigla. Mas, nada ainda fora decidido. A conversa de Lula deve decidir os caminhos que a sigla deve seguir no estado. 

Inclusive, recentemente, durante entrevista à Rádio Clube AM 720, o deputado federal Carlos Veras (PT) sinalizou que o partido pode trabalhar com duas possibilidades: tanto Marília Arraes (PT) - correligionária que o "puxou na Câmara" -, quanto o senador Humberto Costa (PT) podem representar o partido em uma corrida estadual. Mas, isso só será possível caso haja um consenso. Outra possibilidade, conforme destacou Veras (PT), é o governador Paulo Câmara (PSB) concorrer ao senado e o senador Humberto (PT) ao governo de Pernambuco. A conferir.



Felipe Neto sobre pesquisa que indica Lula vencendo no 1º turno: "se as eleições fossem hoje, a surra seria histórica"

 

Felipe Neto, Lula e Bolsonaro (Foto: Divulgação | Ricardo Stuckert | Reuters)

O youtuber Felipe Neto comentou em suas redes sociais nesta sexta-feira (25) sobre  a pesquisa Ipec que aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vencendo já no primeiro turno das eleições de 2022, numa disputa contra Jair Bolsonaro. 

“O maior pânico de Bolsonaro é ele tomar uma surra tão grande que nenhum argumento do mundo sustenta sua tese de ‘fraude’. Se as eleições fossem hoje, a surra seria histórica”, disse o youtuber. (247).


Saiba mais 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida para a sucessão presidencial do ano que vem, com 49% das intenções de voto, 26 pontos percentuais à frente de Jair Bolsonaro, que tem apenas 23%, aponta o Ipec em sua primeira pesquisa. 

Lula tem 11 pontos percentuais a mais do que a soma de seus possíveis adversários, e venceria o pleito em primeiro turno, caso as eleições fossem hoje. 

O pedetista Ciro Gomes (PDT) tem 7%, empatado tecnicamente com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 5%. Luiz Henrique Mandetta (DEM), ex-ministro da Saúde do governo Bolsonaro, aparece com 3%. Brancos e nulos somam 10%, e eleitores que não sabem ou não respondem, 3%. A margem de erro é de dois pontos. 

No Nordeste, Lula ganha disparado com um elevado índice de intenção de voto (63%), contra 15% de Bolsonaro. 

INVESTIGAÇÃO Na CPI, Luis Ricardo Miranda disse que avisou Bolsonaro sobre ter sido pressionado por superiores

Servidor citou nomes de quem cobrou agilidade na compra da Covaxin

           Por Folhapress

Luis Ricardo Miranda - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O servidor Luis Ricardo Miranda disse que relatou ao presidente Jair Bolsonaro que três superiores do Ministério da Saúde haviam o pressionado para agilizar os trâmites de importação da vacina indiana Covaxin, cuja compra está sendo alvo de investigação pela CPI Covid.

Ele citou os nomes de Roberto Ferreira Dias, diretor de Logística do Ministério da Saúde; tenente-coronel Alex Lial Marinho, ex-coordenador-geral de Logística de Insumos Estratégicos para Saúde e coronel Marcelo Bento Pires, ex-diretor de Programa do Ministério da Saúde.

Ele disse que o presidente se comprometeu em apresentar à Polícia Federal os fatos para serem investigados. A conversa ocorreu no dia 20 de março, com a participação também do irmão de Luis Ricardo, o deputado Luís Miranda (DEM-DF).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Com chegada de novas doses, Petrolina abre agendamento para vacinação contra Covid-19

           Via:Carlos Britto                                                       Foto: Miva Filho/SES-PE divulgação


A Prefeitura de Petrolina abriu nesta sexta-feira (25) o agendamento da vacinação contra a Covid-19, na plataforma digital. A iniciativa surgiu após a chegada de uma nova remessa de imunizantes. A imunização será realizada no sábado (26) e domingo (27). Diariamente são ofertadas 2 mil vagas para agendamentos.

O agendamento estará disponível para a população em geral com 45 anos ou mais; trabalhadores da educação atuantes em creches, na educação infantil, ensino fundamental, médio, técnico, superior e EJA da rede pública e privada; gestantes; puérperas; e pessoas que possuem comorbidade com idades entre 18 a 59 anos. Já as pessoas pertencentes às forças armadas, além de caminhoneiros, trabalhadores da indústria, da construção civil e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário podem agendar aqueles que possuem 45 anos ou mais.

O agendamento do dia, horário e local da vacinação deve ser feito até às 15h do dia anterior, caso contrário só entrará na lista do dia seguinte. É obrigatória a apresentação,  no ato da vacinação, de um documento com foto, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência. Para a categoria de profissionais é preciso apresentar o documento de comprovação.

Polos

Os polos de vacinação são os pontos fixos localizados no Igeprev, Centro da cidade; Centro de Convivência do Idoso Mimi Cruz, no Bairro Alto do Cocar; Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), na Cohab Massangano; e Escola Professor José Joaquim, no José e Maria. Há também o drive thru na Avenida da Integração, em frente à loja Lúcia Gomes; estacionamento do River Shopping; Rua do restaurante Flor de Mandacaru, na Cohab VI; e estacionamento da Justiça Federal, próximo à Câmara de Vereadores.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reservou um polo exclusivo para a vacinação das pessoas com comorbidade, gestantes e puérperas. Esses grupos estão sendo vacinados no Sesc, no Centro. É necessário levar um documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF, laudo médico e comprovante de residência. Para os comórbidos é necessário também realizar o agendamento através da plataforma.


BLOG DO BILL NOTICIAS

CPI da Covid: deputado Luis Miranda chega com colete à prova de balas para depor

 

Luis Miranda (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) chegou na tarde desta sexta-feira (25) ao Senado Federal vestindo um colete à prova de balas. Ele e o irmão, o servidor do Ministério da Saúde Luís Ricardo Miranda, prestarão depoimento à CPI da Covid.

Questionado sobre o uso do colete, o parlamentar afirmou que teme por sua segurança, visto que tem sofrido ameaças de morte pelas redes sociais deste que passou a denunciar um possível esquema de corrupção na compra da Covaxin, vacina indiana contra a Covid-19, pela Saúde.

Perguntado sobre sua relação com Jair Bolsonaro, o deputado disse que 'não rompeu com ninguém'.

Antes do início da sessão da CPI, o deputado Luis Miranda pediu para conversar com o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), que convidou o senador governista Fernando Bezerra (MDB-PE) para o encontro para que não restassem dúvidas sobre o teor do diálogo. Brasil247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Pernambuco registra 716 casos e 24 óbitos pela Covid-19 nas últimas 24h

        Por Portal Folha de Pernambuco

Internação por Covid-19 - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Pernambuco registrou 716 novos casos e 24 óbitos pelaCovid-19 nas últimas 24 horas. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgado nesta sexta-feira (25).
 
Entre os confirmados, 67 (9%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 649 (91%) são leves. Já as mortes ocorreram entre os dias 20 de abril de 2021 e essa quinta-feira (24).

Agora, Pernambuco totaliza 544.280 casos confirmados da doença, sendo 49.062 graves e 495.218 leves, e 17.487 mortes pela Covid-19. 
 
Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela SES-PE.


Descontrolado, Bolsonaro agride outra mulher jornalista ao ser questionado sobre corrupção em seu governo (vídeo)

 

(Foto: Reprodução/Twitter)

Em novo ato de descontrole, Jair Bolsonaro atacou mais uma jornalista mulher. Questionado sobre o superfaturamento nos contratos de compra da vacina Covaxin, o presidente insultou a repórter Adriana de Luca, da CNN Brasil. 

"Responda! Comprada quando? Responda! Comprada quando?", disse Bolsonaro, visivelmente irritado. 

Interrompendo a repórter, ele surtou: "Pare de fazer perguntas idiotas, pelo amor de Deus!".

Nesta segunda-feira (21), Bolsonaro se irritou com outra jornalista. Ele atacou uma repórter de uma afiliada da TV Globo e mandou seu próprio staff "calar a boca". 247.

Confira o momento abaixo: 


BLOG DO BILL NOTICIAS

EDUCAÇÃO - Petrolina anuncia abertura do primeiro curso municipal de Medicina para 2022

         Por: Diario de Pernambuco

Divulgação

A cidade de Petrolina, no Sertão do São Francisco, terá a partir do próximo ano um novo curso de Medicina, conforme anunciado, nesta sexta (25), pelo prefeito Miguel Coelho (MDB), após reunião com a diretoria da Faculdade de Petrolina (Facape). Segundo a prefeitura, serão 100 vagas destinadas à formação de alunos no curso, num investimento de cerca de R$ 2 milhões em obras e compra de equipamentos para a estrutura de ensino.

"É uma grande conquista para o povo de Petrolina. Nossa meta é que o primeiro vestibular já ocorra no primeiro semestre e as aulas iniciem a partir de agosto de 2022. Esse curso significa mais saúde e educação de qualidade para a nossa população, além do fortalecimento da rede básica de nossa região", disse o prefeito.

Segundo a gestão, a graduação terá alguns diferenciais para a saúde pública da região. "Isso porque a formação dos alunos será voltada para a atenção primária, ou seja, o atendimento médico básico e mais procurado pelas comunidades". Segundo a prefeitura, o curso municipal de Medicina terá uma cota de 30% das vagas para estudantes da região que abrange a chamada Rede PEBA (Pernambuco/Bahia), constituída por municípios próximos de Petrolina, garantindo assim que os estudantes tenham vínculo com o Sertão do São Francisco.

A reunião foi acompanhada também pelo vice-prefeito Simão Durando (MDB) e pelo deputado estadual Antonio Coelho (DEM), que destinou R$ 600 mil em emenda parlamentar para a faculdade viabilizar o novo curso.


Cármen Lúcia determina que Ricardo Salles entregue passaporte à Polícia Federal

          Por Mônica Bergamo/Folhapress

Ricardo Salles - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia determinou que o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles entregue o passaporte à Polícia Federal. Com isso, ele não pode sair do país.

Os advogados dele já foram intimados e vão cumprir a ordem judicial. Mas afirmam que ela era desnecessária.

"Uma vez exonerado do cargo de ministro, ele não deveria mais estar sob a jurisdição do STF, já que perdeu o foro privilegiado", diz o advogado Roberto Podval, que representa o ex-ministro. "A politização do Supremo Tribunal Federal é ruim para qualquer um dos lados", segue ele.

Podval afirma ainda que vai agravar da decisão, "absolutamente contrária à jurisprudência da Corte".

Antes de decidir, a magistrada abriu vista para a Procuradoria-Geral da República (PGR), que deu o parecer favorável à apreensão do passaporte. Eles argumentaram que a medida era necessária para preservar as investigações.

Salles pediu demissão do cargo nesta semana. Ele está sendo investigado por suposto envolvimento em um esquema de exportação ilegal de madeira.

O ministro do STF Alexandre de Moraes já tinha autorizado buscas e apreensões em endereços de Salles e até autorizado o envio do celular dele aos EUA para que a senha do aparelho seja quebrada.

Salles é alvo de inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal) por operação da Polícia Federal que mira suposto favorecimento a empresários do setor de madeiras por meio da modificação de regras com o objetivo de regularizar cargas apreendidas no exterior.

A demissão de Salles foi anunciada no mesmo dia em que as investigações de compras suspeitas da vacina Covaxin chegaram ao nome de Bolsonaro na CPI da Covid. O caso elevou a temperatura política no Planalto nesta quarta (23).

Salles deixa a Esplanada em meio a uma investigação da PF sobre um esquema de contrabando de madeira e criticado por ambientalistas pelo avanço do desmatamento na Amazônia.

A corporação apura suspeitas de crimes de corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando que teriam sido praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro.

Salles também é alvo de um inquérito que investiga sua suposta atuação para atrapalhar a apuração da maior apreensão de madeira do Brasil, feita na Operação Handroanthus.

Sua gestão foi marcada por ações contrárias ao objetivo da pasta, que é a preservação ambiental. Em dois anos e meio no cargo, enfraqueceu ou destruiu mecanismos de proteção das florestas, minimizou o impacto das queimadas, combateu quem fiscalizava infratores e reduziu a participação da sociedade civil na elaboração e implementação de políticas para o setor.


BLOG DO BILL NOTICIAS

“Arrancar máscara de criança é motivo para o impeachment do Bolsonaro”, diz Lula

 

(Foto: Reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “arrancar máscara de criança é motivo para o impeachment do Bolsonaro”, ao se referir à cena desta quinta-feira na qual ele pega uma criança no colo durante viagem ao Rio Grande do Norte  e arranca a máscara. Lula falou sobre o assunto em sua entrevista ao programa "Sexta-feira 13h", que estreou nesta sexta (25) na tvPT e foi transmitido ao vivo pela TV 247. No programa de estreia, Lula concedeu entrevista ao jornalista Paulo Moreira Leite, da TV 247, com apresentação da presidenta do PT Gleisi Hoffmann.

“Bolsonaro está cavando sua própria cova porque está cometendo erros absurdos", disse Lula. Ele disse que “Bolsonaro não tem respeito pelos jovens nem pelos velhos, nem pelos índios, não tem repeito pelos negros nem pelos trabalhadores e agora não tem respeito pelas crianças”. E que “se a CPI precisava de um crime de Bolsonaro para propor a cassação, está feito, porque a imagem é mais forte que tudo”.

Veja a cena em que Bolsonaro arranca a máscara da criança de colo, que correu o mundo: Brasil247.

Assista à entrevista de Lula à tvPT com transmissão pela TV247. Inscreva-se na TV 247seja membro:

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...