sexta-feira, 4 de março de 2022

ONU: fome pode ter sido evitada no Afeganistão, mas crise econômica se aprofunda com sanções dos EUA

A representante especial da ONU, Deborah Lyons, disse ao Conselho de Segurança que é "urgente" resolver os problemas básicos da crise econômica, cooperando com o Talibã

(Foto: Reuters)

As agências humanitárias podem ter distribuído ajuda suficiente no Afeganistão para evitar a desnutrição e a morte pela fome em larga escala, mas o colapso econômico do país está "se aproximando de um ponto de irreversibilidade", disse a enviada da ONU a Cabul nesta quarta-feira.

A representante especial da ONU, Deborah Lyons, disse ao Conselho de Segurança da ONU que é "mais urgente" resolver os problemas básicos da crise econômica, mas isso exigirá cooperar em todas as questões com o Talibã, que assumiu o poder em agosto.

"Não acreditamos que possamos realmente ajudar o povo afegão sem trabalhar com as autoridades de fato", disse Lyons ao pedir ao conselho que aprove um novo mandato para sua missão.

As autoridades do Talibã carecem de reconhecimento internacional seis meses depois de invadir Cabul quando as últimas tropas internacionais lideradas pelos EUA partiram, encerrando 20 anos de guerra.

Setores financeiros cortaram a ajuda financeira que representa mais de 70% dos gastos do governo e cerca de US$ 9 bilhões em ativos do banco central afegão foram congelados. Muitos líderes do Talibã permanecem sob sanções dos EUA e da ONU.

As medidas aceleraram um colapso econômico, alimentando uma escassez de dinheiro, desemprego e fome, provocando alertas da ONU de que mais da metade das 39 milhões de pessoas enfrentavam fome.

Lyons disse ao conselho que as agências da ONU e seus parceiros forneceram ajuda a quase 20 milhões de afegãos em todo o país.

"Acreditamos que, com o fim da temporada de inverno, talvez tenhamos evitado nossos piores temores de desnutrição e mortes pela fome generalizadas", disse ela.

Lyons, no entanto, disse que medidas urgentes devem ser tomadas para lidar com a crise de liquidez, restrições aos pagamentos internacionais e restrições ao banco central.

"Seis meses de indecisão, marcados por sanções contínuas, embora com algum alívio, e engajamento político desestruturado, estão corroendo os sistemas vitais de enfrentamento social e econômico e levando a população a uma maior incerteza", disse ela. (Reuters)


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula diz à imprensa mexicana que "América Latina deve estar unida por um mundo que quer a paz e não suporta a guerra"

O ex-presidente, que se encontra com o presidente mexicano nesta quarta-feira, disse que decidirá sobre sua candidatura após a viagem

Lula (Foto: Reprodução/Youtube)

Em viagem ao México para um encontro com o presidente Andrés Manuel López Obrador, o ex-presidente Lula (PT), em entrevista ao jornal 'La Jornada', falou sobre a necessidade de um 'mundo de paz', e sobre a importância da união da América Latina por este objetivo.

"Precisamos trabalhar em um mundo de cooperação, equilíbrio e paz, com instituições internacionais representativas e eficazes. Os problemas ambientais, especialmente o aquecimento global, a pandemia e as desigualdades brutais dentro e entre países, exigem uma profunda reforma da governança global. A América Latina deve estar unida neste esforço por um mundo que quer a paz e não pode mais suportar a guerra", afirmou.

>>> Vídeo: míssil destrói sede do governo de Kharkiv

Ainda que a fala não tenha sido direcionada ao conflito entre Rússia e Ucrânia no leste da Europa, está em sintonia com a manifestação do petista de dias atrás, no início da guerra. Sobre o Brasil, Lula destacou o desastre do governo Jair Bolsonaro (PL), que empobreceu os brasileiros e é "resultado direto do sentimento antipolítico que as elites, com a ajuda dos setores midiáticos, plantaram no Brasil".

Lula afirmou que definirá sua possível candidatura à Presidência ao retornar da viagem. "Já fui candidato muitas vezes e já fui presidente. Eu nunca me veria como presidente antes das eleições, isso seria um grande erro. Sou um ex-presidente que está avaliando, conversando com muitas pessoas (para decidir) se serei candidato novamente, uma decisão que devo tomar quando voltar do México. Eu tenho uma vantagem e um desafio. Tive muito sucesso como presidente, saí com 87% de aprovação, com o Brasil crescendo 7,5% ao ano e um grande papel no cenário internacional. Tudo isso com democracia, liberdade de imprensa, liberdade de expressão. As pessoas se lembram disso. E meu desafio é voltar, fazer melhor do que já fiz, com toda a experiência e aprendizado que tive ao longo dos anos".

Sobre López Obrador, com quem se reunirá, o petista rasgou elogios. "Tenho muitos amigos no México, que vive um momento importante com o governo progressista de Andrés Manuel López Obrador, o popular AMLO. A relação entre Brasil e México é importante por vários motivos, a começar pelo fato de serem os dois maiores países da América Latina. [López Obrador] conseguiu afirmar a autonomia do México sem criar antagonismos, contribuindo para uma relação mais equilibrada em nosso continente, essencial para o desenvolvimento latino-americano". 247




Ataque russo contra central nuclear da Ucrânia aumenta preocupação mundial

 GUERRA NA UCRÂNIA

Conselho de Segurança da ONU convocou uma reunião de emergência após os combates e o incêndio na usina nuclear de Zaporizhzhia


                                 Por AFP

Usina nuclear ucraniana durante o ataque com fogo de projétil pelas forças russas - Foto: AFP / Zaporizhzhia NPP / ESN

Ucrânia acusou a Rússia de "terrorismo nuclear" e as potências ocidentais expressaram sua indignação depois que a maior usina nuclear da Europa foi atacada durante a ocupação da região por tropas russas, que seguiram bombardeando as principais cidades ucranianas.

O Conselho de Segurança da ONU convocou uma reunião de emergência após os combates e o incêndio na usina nuclear de Zaporizhzhia, que foi controlado sem que tenham sido registradas alterações nos níveis de radioatividade.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou estar disposto a negociar, nove dias depois de ordenar a invasão da Ucrânia, com a condição de que todas as exigências russas sejam aceitas. "Sobrevivemos a uma noite que pode acabar com a história. A história da Ucrânia. A história da Europa", disse Zelensky, em referência ao ataque contra a usina nuclear.

Dos seis blocos da usina de Zaporizhzhia, o primeiro foi retirado de operação, os número 2, 3, 5 e 6 estão em processo de resfriamento e o 4 permanece operacional.

Uma explosão em Zaporizhzhia teria sido o equivalente a "seis Chernobyl", afirmou Zelensky, em referência ao desastre nuclear de 1986, também na Ucrânia, mas quando o país era parte da União Soviética.

O ataque russo representou "uma imensa ameaça para toda a Europa e o mundo", afirmou a embaixadora americana no Conselho de Segurança da ONU, Linda Thomas-Greenfield.

O presidente francês, Emmanuel Macron, está "extremamente preocupado com os riscos" que "a invasão russa" pode acarretar para a segurança das usinas nucleares ucranianas e proporá "medidas concretas" para enfrentá-las, disse o Eliseu.

O porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, acusou "grupos sabotadores ucranianos, com a participação de mercenários", de terem causado o incêndio na usina.

- Novas negociações -

No nono dia da ofensiva, a perspectiva de cessar-fogo parece distante. Em uma segunda rodada de negociações, os dois países concordaram apenas com a criação de corredores humanitários.

Ucrânia está contando com uma terceira rodada de negociações com a Rússia neste fim de semana, disse um dos enviados ucranianos, Mikhailo Podoliak. 

Mas o diálogo só é possível se "todas as demandas russas" forem aceitas, alertou Putin durante uma conversa por telefone com o chanceler alemão, Olaf Scholz.

As exigências incluem o status neutro e não nuclear da Ucrânia, sua "desnazificação", o reconhecimento da Crimeia como parte da Rússia e a "soberania" dos territórios controlados por separatistas pró-Rússia no leste do país.

Putin também negou que as forças russas estejam bombardeando cidades ucranianas, apesar das imagens de destruição nos últimos dias em Kiev, Kharkiv (leste), Mariupol (sudeste) e outras cidades.

Zelensky criticou a Otan por se recursar a estabelecer uma zona de exclusão aérea na Ucrânia.

"Achamos que se fizermos isso, vamos acabar tendo algo que pode se tornar uma guerra total na Europa, engolindo muitos outros países e causando muito mais sofrimento humano", explicou Jens Stoltenberg, secretário-geral da Otan.

Os países ocidentais entregaram armas à Ucrânia, mas concentraram sua resposta em uma série de sanções para isolar a Rússia diplomaticamente, economicamente, culturalmente e nos esportes.

O G7 das grandes potências e a Comissão Europeia ameaçaram nesta sexta-feira impor novas "sanções severas" a Moscou.

- Mordaça à imprensa -

As autoridades russas intensificaram nesta sexta-feira a repressão contra as vozes dissidentes ao conflito.  Putin promulgou uma lei que prevê duras penas de prisão, de até 15 anos, e multas para pessoas que publicam "informações falsas" sobre o exército.

Além disso, o regulador russo da Internet, Roskomnadzor, ordenou o bloqueio do Facebook "restringiu" o acesso ao Twitter no país.

Também limitaram o acesso aos portais da edição russa da BBC britânica e da rádio e televisão internacional alemã Deutsche Welle.

- Frentes de guerra -

Aparentemente em ritmo de desaceleração em Kiev e em Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana (noroeste do país), a invasão russa avança no sul.

Nesta sexta-feira, tiros foram ouvidos em Bucha, a noroeste de Kiev, onde era possível ver blindados russos destruídos. 

A leste, a fumaça podia ser vista subindo de armazéns bombardeados, segundo fotógrafos da AFP. A cerca de 350 km a leste da capital, a situação também virou um "inferno" em Okhtyrka, e é "crítica" em Sumy, segundo autoridades locais. 

No porto estratégico de Mariúpol (sudeste), a situação humanitária é "terrível" após 40 horas de bombardeios ininterruptos, incluindo escolas e hospitais, disse o vice-prefeito, Sergei Orlov, à BBC. 

Na quinta-feira, os russos consolidaram a conquista de Kherson (290.000 habitantes, sul), sua primeira grande vitória até o momento, e intensificaram o bombardeio de outros centros urbanos.  

Mais de 1,2 milhão de refugiados fugiram da Ucrânia para países vizinhos desde o início da invasão e milhões de outros ficaram deslocados internamente, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

BLOG DO BILL NOTICIAS

Governo de Pernambuco inicia liberação de recursos do programa Mulheres Empreendedoras

                                  Por: Diario de Pernambuco 
Iniciativa objetiva mobilizar e estimular ambientes de negócios, promovendo a formalização e a igualdade de gênero (Divulgação/AGE)

O Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), anunciou nesta quinta-feira (03) que deu início a liberação dos recursos do programa Mulheres Empreendedoras. Durante a primeira etapa, foram liberados R$ 76 mil que deverão beneficiar sete mulheres que atuam nos ramos de confecções, produção de cortinas, salão de beleza e artesanato em barro nos municípios de Paulista, Caruaru, Vitória de Santo Antão, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada. 


Lançado no ano passado, o programa busca mobilizar e estimular ambientes de negócios por meio da promoção da formalização e da igualdade de gênero. O objetivo é beneficiar empreendedoras que já tenham contratado algum microcrédito pela AGE, que pagaram as parcelas sem atraso de mais de 30 dias e queiram investir na expansão do seu empreendimento.

Por meio do Mulheres Empreendedoras é possível receber crédito no valor de até R$ 20 mil por beneficiária, com um prazo de pagamento em até 36 meses, sendo três meses de carência, com taxa de juros de 0,5% ao mês para quem quitar as parcelas em dia.

"Sabemos que a autonomia financeira é condição necessária para a emancipação das mulheres, então compreendemos que o alcance desta política pública tem uma proporção maior que o aspecto econômico – que por si só já seria de extrema relevância – e abrange outras questões de cunho social, político e na individualidade e subjetividade da mulher. É uma forma de garantir perspectiva de futuro e estímulo para seguir com seus sonhos”, comemorou a vice-governadora Luciana Santos.

Para ter acesso ao crédito, as mulheres também precisam participar de uma capacitação em gestão oferecida pela Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), parceira no programa. Durante o curso, são abordados temas como políticas públicas para mulheres, empreendedorismo feminino e formalização e gestão do negócio.

Além disso, as mulheres também precisam apresentar a formalização do empreendimento, através do cartão CNPJ. Já para aquelas que já são MEI e possuem faturamento acima de R$ 81 mil, também é preciso apresentar a formalização da alteração do enquadramento para microempresa.

"Essas primeiras liberações nos deixam muito felizes. Agora formalizadas, capacitadas e com os recursos em mãos, essas mulheres vão poder melhorar seus negócios e acessar direitos. Agradecemos muito o empenho da secretária da Mulher, Ana Elisa Sobreira, e de toda sua equipe, cujo trabalho tem sido essencial na formação dessas mulheres", afirmou o diretor-presidente da AGE, Márcio Stefanni.


Vitorioso em todos os processos, Lula agora vai aos tribunais contra os seus algozes

 O primeiro a ser julgado será Deltan Dallagnol

(Foto: ABr)

Agora que está livre do total de 25 processos, denúncias e inquéritos já movidos contra ele, Lula ou seus advogados voltarão aos tribunais. 

Nas próximas vezes, porém, eles vão estar no papel de acusadores, uma vez que o ex-presidente move quatro processos contra seus algozes na Justiça.

A jornalista Mônica Bergamo informa na Folha de S.Paulo que o primeiro julgamento ocorrerá em breve: o Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve julgar na próxima semana o processo em que Lula pede indenização de R$ 1 milhão por danos morais contra Deltan Dallagnol.

O ex-procurador é acusado de abuso de poder ao imputar a Lula práticas de crimes com adjetivações, na famosa entrevista do PowerPoint, em 2016. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Rússia bloqueia acesso de usuários ao Twitter e ao Facebook

O regulador de comunicações da Rússia, Roskomnadzor, acusou as redes sociais de impedirem o acesso à mídia russa em suas plataformas

Presidente Vladimir Putin (Rússia), tropas na Ucrânia, e as logos das redes sociais Twitter e Facebook (Foto: Reuters | Reprodução)

O regulador de comunicações da Rússia, Roskomnadzor, informou nesta sexta-feira (4) que bloqueou o acesso ao Twitter. O órgão também anuciou o bloqueio do Facebook no país. O Roskomnadzor alegou que o Facebook "discrimina" os canais russos. Também disse que a rede social viola os princípios de liberdade da informação e o acesso desimpedido dos usuários de internet russos à mídia russa.

A decisão acontece em meio à guerra na Ucrânia, depois que tropas russas entraram em solo ucraniano, no dia 24 de fevereiro. A Rússia tem enfrentado sanções. A União Europeia proibiu transmissões dos veículos russos RT e Sputnik nos países do bloco.

A Meta, controladora do Facebook, disse nesta semana que restringiu o acesso ao RT e ao Sputnik em toda a União Europeia e estava rebaixando globalmente o conteúdo das páginas do Facebook e contas do Instagram de veículos controlados pelo Estado russo, bem como postagens contendo links para esses veículos no Facebook. 

Empresas de tecnologia como a Alphabet Inc (GOOGL.O) Google também interromperam a publicidade na Rússia. 

A Rússia cortou o acesso a vários sites de organizações de notícias, incluindo BBC, Voice of America e Radio Free Europe/Radio Liberty, por divulgar o que diz ser informações falsas sobre suas ações na Ucrânia. consulte Mais informação

Meta tinha cerca de 7,5 milhões de usuários no Facebook na Rússia no ano passado e 122,2 milhões de usuários em seus outros serviços, incluindo Instagram, WhatsApp e Messenger, de acordo com estimativas da Insider Intelligence. A principal rede social russa VK tinha 63 milhões de usuários, estimou o pesquisador. 247, com Reuters.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Rússia quer suspender suas exportações de fertilizantes

 CONFLITO

                                  Por: AFP

Foto: Breno Fortes/CB/D.A Press

O governo russo recomendou nesta sexta-feira (4) que os produtores do país suspendam as exportações de fertilizantes, alegando ações de "sabotagem" de empresas estrangeiras de transporte do país para suspender as exportações destes insumos, dos quais a Rússia é um dos maiores produtores mundiais.

A recomendação poderia impactar particularmente Europa e Brasil, cujos agricultores são fortemente dependentes dos fertilizantes russos.

"Atualmente criou-se uma situação por causa da sabotagem de provisões por parte de algumas empresas de logística estrangeiras, pelo que agricultores da Europa e outros países não podem receber os volumes de fertilizantes pedidos", informou o ministério russo da Indústria e Comércio em um comunicado.

O ministério "viu-se obrigado a recomendar aos produtores russos para suspender temporariamente a expedição de fertilizantes russos destinados à exportação", acrescentou.

A recomendação vigorará "até que os transportadores retomem o trabalho regular e deem garantias" de cumprimento dos contratos de exportação.

O ministério informou que as demandas de fertilizantes dos agricultores russos continuarão sendo atendidas.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Chuvas devem continuar neste sábado em todas as mesorregiões de Pernambuco

 PREVISÃO DO TEMPO

De acordo com a Apac, a previsão indica pancadas de chuvas moderadas e ocasionalmente fortes


                          Por Portal Folha de Pernambuco

Apac anuncia previsão de chuvas no Recife  - Foto: Marconi Meireles/Folha de Pernambuco

As chuvas continuam em todas as mesorregiões de Pernambuco durante o período da noite desta sexta-feira (4) e ao longo do sábado (5), com aumento gradual dos acumulados de chuvas no decorrer do dia. 

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a previsão indica pancadas de chuvas moderadas e ocasionalmente fortes na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zonas da Mata Norte e Sul, Agreste e Sertão. 

A Apac emitiu um aviso meteorológico devido à possibilidade de intensificação da chuva. A população que reside em áreas de risco deve seguir as orientações da Defesa Civil de seu município

Causas

As pancadas de chuva, que devem acontecer em todo o Litoral e áreas do Agreste, são provocadas pelo sistema meteorológico conhecido como Distúrbio Ondulatório de Leste. No Sertão, o acoplamento com o Vórtice Ciclônico dos Altos Níveis (VCAN) também pode gerar chuvas com intensidade moderada a forte. 




Dia Internacional da Mulher! Petrolina terá ações de saúde e beleza para celebrar o dia delas

 

Para celebrar a força das mulheres petrolinenses, a Prefeitura de Petrolina inicia na próxima semana uma série de ações voltadas ao bem-estar, saúde e beleza em alusão ao ‘Dia Internacional da Mulher’.  As atividades incluem abordagens, palestras sobre autoestima para mulheres idosas, cursos profissionalizantes e atendimentos médicos.

A programação conta com parceria do Rotary Club Petrolina Norte e terá início na próxima segunda-feira (7) e segue durante todo o mês de março levando serviços e também informação às mulheres petrolinenses acolhidas nos equipamentos ligados à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh).

De acordo com a secretária executiva da Mulher, Bruna Ruana, a programação vai muito além de homenagens. “Além da comemoração, a programação tem como objetivo colocar em pauta a força e resistência das petrolinenses. Precisamos de políticas públicas de valorização das mulheres e seguimos firmes na missão de promover a autoestima, levar autocuidado e serviços às petrolinenses”, disse Bruna.

Confira a programação completa da Semana da Mulher

07/03 a 11/03: Inscrições para cursos do Qualifica Petrolina exclusivamente para mulheres (Maquiagem Profissional, Micropigmentação de Sobrancelha e Artesanato).

08/03: Blitz Educativa – Dia Internacional da Mulher (Semáforo da Prefeitura).

09/03: Palestra para mulheres idosas: Autoestima e Terceira Idade – CCI Mimi Cruz

12/03: Evento “Viva Mulher”: atendimentos médicos gratuitos (ginecologia, clínico geral, realização de ultrassom), atendimentos Cadastro Único (novo cadastro, atualização e orientações), aferição de pressão, palestra motivacional, entre outros. Teremos participação de intérprete de libras para participação de mulheres surdas.

21/03: Comemoração 3 anos da Patrulha da Mulher e Entrega de Certificados dos Cursos.

25/03: Lançamento do Programa “Mulheres Embaixadoras”

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh) – Contato: (87) 8875-7339 (Via:Vinicius de Santana).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...