segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Em Brasília, bolsonaristas são levados para ginásio da PF para triagem

Mais de 50 ônibus foram utilizados para carregar os bolsonaristas que estavam acampados em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília

(Foto: Reprodução)

Cerca de 1,2 mil bolsonaristas que estavam acampados em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, foram levados para o ginásio da Academia Nacional da Polícia Federal, na tarde desta segunda-feira, 9, após serem detidos em operação realizada pela Polícia Militar do Distrito Federal e o Exército.

A operação é decorrente de decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o fim dos acampamentos após as invasões golpistas ao Congresso Nacional e os ataques ao Palácio do Planalto e à sede do Supremo.

Segundo o G1, mais de 50 ônibus foram utilizados para carregar os bolsonaristas, que foram inicialmente levados para a Superintendência da PF. Agora, no ginásio, os bolsonaristas formam uma longa fila e passam por triagem. Os bolsonaristas também foram revistados.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), afirmou que “o pior já passou”, ao comentar as invasões ao Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal cometidas por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL). Segundo o ministro, cerca de 1.500 pessoas foram presas somente em Brasília (DF).

Em coletiva de imprensa na capital federal, o titular da pasta disse que o terrorismo praticado por bolsonaristas é a “materialização do discurso de ódio”. O ministro criticou a “irresponsabilidade criminosa” de quem financiou e estimulou os atos de vandalismo. De acordo com o ministro, “o extremismo foi derrotado”. “Teremos instauração de pelo menos três novos inquéritos: um para ataques ao Congresso, outro ao Planalto e outro de ataques ao Supremo Tribunal Federal. Apuração sobre financiadores, instigadores”.

“Havia financiamento. Temos relação de contratantes dos ônibus. Essas pessoas serão chamadas a prestar esclarecimentos. Investigação rigorosa. Há uma cadeia de eventos atípicos”, acrescentou. 247.





BLOG DO BILL NOTICIAS

Líderes do terrorismo devem ser levados para presídio de segurança máxima

Impor aos chefes o regime disciplnar diferenciado é necessário para preservar a democracia, além de idenitificar e punir núcleo político e de financiadores

O terrorism em Brasília e alguns dos principais responsáveis (Foto: Agência Brasil e reprodução)

É hora de lucidez. O Estado falhou fragorosamente até agora. Na quarta-feira, alertado de que os chamados patriotas organizavam atos violentos, entrei em um dos grupos e vi a relação dos organizadores, com telefones, para que as pessoas reservassem lugar em um ônibus.

Liguei para Cássia, de Sertãozinho. Identifiquei-me com nome verdadeiro e, na conversa com ela, não há uma informação que lhe dei sobre mim que não seja correta. Na conversa de sete minutos, ela expôs o plano do grupo (que é mais apropriado chamar de quadrilha). 

O objetivo explicito é causar o caos. A Polícia Federal foi procurada pelo 247 e disse que havia “muito barulho na internet”. A PF, como se sabe, não tem atribuição de policiamento ostensivo, mas o mais indicado é que procurasse a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e documentasse a gestão para que Brasília fosse protegida. 

Não sei se o fez, mas se o fez deve tornar público esses documentos, para que as autoridades competentes sejam agora processadas por prevaricação. É o crime definido no artigo 319 do Código Penal: "Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal." A detenção é de três meses a um ano, além de multa. 

Essas autoridades podem também ser enquadradas no artigo 359-M do Código Penal, do capítulo que define os crimes contra o Estado Democrático de Direito: "Tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído: Pena – reclusão, de 4 (quatro) a 12 (doze) anos, além da pena correspondente à violência (dano ao patrimônio, por exemplo).

É nesse crime que incorreram milhares de pessoas que invadiram e depredaram as sedes dos três poderes da república. Centenas já estão presas, mas é em nome da lucidez e da estratégia de defesa do Estado Democrático de Direito que devem receber tratamento diferenciado, para proteger a sociedade de novos crimes. 

Os líderes devem ser encaminhados para presídios de segurança máxima, onde vigora o chamado Regime Disciplinar Diferenciado, que impõe limitações de saída da cela e visitas restritas. O RDD foi criado para coibir crimes praticados por líderes de facção, como o PCC, que já promoveu ações terroristas, como a de 2006. 

Qual a diferença entre o PCC e o movimento golpista, ao tentar fazer prevalecer pela força e o terror a sua vontade? 

Três nomes já podem ser identificados. Um deles é Ramiro dos Caminhoneiros, o outro é o cantor gospel Salomão Vieira e a terceira se chama Ana Priscila Azevedo. Ela tem uma conta no Telegram chamada A Queda da Babilônia, em que incita a desordem. 

E mente. 

Hoje, Priscila postou um texto em que responsabiliza “vândalos infiltrados” pela destruição em Brasília. Mas há vídeos que a mostram no interior do Palácio do Planalto, juntamente com comparsas que quebram móveis. E ela é abordada por outro criminoso, que grita: "Missão dada, missão cumprida”. Ele repete, ofegante no meio do quebra-quebra: “Missão dada, missão cumprida”. 

O cantor gospel Salomão Vieira disse na semana passada que estava na hora de “subir o tom” e ir para Brasília. Em uma live, admitiu que poderiam morrer pessoas e, dada a necessidade de escalar os protestos, orientou que não fossem a Brasília velhos e crianças.

Enquanto seus seguidores pegaram ônibus, ele foi de avião, como mostra a foto postada em sua conta no Instagram, com o punho direito levantado, juntamente com dois comparsas. 

Neste segunda-feira, divulgou um vídeo em que, a exemplo de Priscila, certamente com medo de cadeia, modera o tom e ameaça processar quem o associar ao terror em Brasília. Salomão Vieira ficou no hotel, enquanto seus seguidores invadiam o Congresso. 

Ramiro dos Caminhoneiros passou a semana passada inteira fazendo lives em que defendia os protestos em Brasília. Na sexta-feira, estava entre os terroristas que tentaram fechar o aeroporto de Congonhas. No domingo, postou um vídeo de um posto de gasolina, em Uberlândia, em que dizia não ter conseguido chegar a Brasília porque “o carro quebrou” e havia muita chuva. Sempre que faz uma postagem, dá o pix para recolher contribuições, a exemplo do cantor gospel Salomão Vieira.

O terrorismo em Brasília dividiu o movimento de extrema direita, o que facilita a ação do Estado em defesa da democracia. O pastor e empresário Jackson Vilar, que ajudou a organizar motociatas quando Bolsonaro ocupava o Palácio do Planalto, atacou seus antigos companheiros em um vídeo postado no próprio domingo. 

“Olá, meus amigos patriotas, eu queria fazer uma pergunta para você que se deixou levar pela influência de duas almas sebosas. Uma chamada Ana Priscila Azevedo, que se diz intervencionista (senhores!). E o outro Ramiro dos Caminhoneiros, um bandido. Um bandido que eu nunca fui com a cara, que todo vídeo que faz pede pix. Engraçado. Ele incentivou. Disse: ‘vamos para Brasília, quebrar tudo”. Falando para o povo: “Agora nós vamos invadir o Congresso, e tal, e nem lá foi. O cara é tão bandido que pediu dinheiro. Um bando do Brasil. Imagine o Brasil inteiro mandando dinheiro para um cara desses. A minha raiva é que tem gente que ouve essas almas sebosas”, afirma.

Além de isolar os líderes da facção como Ana Priscila Azevedo, Ramiro dos Caminhoneiros e Salomão Vieira em presídio de segurança máxima, as autoridades precisam manter seus operadores em cadeias comuns, já que ali não oferecem perigo de contaminar outros presos.

Outro passo importante na defesa do Estado Democrático de Direito é identificar e punir o núcleo político do golpismo. Havia deputados estaduais na invasão da sede dos poderes da república, como um tal Sargento Rodrigues, que é do PL de Jair Bolsonaro e está em seu sexto mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. É no parlamento de Minas Gerais que ele deve ser punido, além de responder criminalmente. 

A sanção política dependerá de seus colegas deputados, por quebra de decoro. Ele publicou em sua rede social a foto da escultura da Judiciário na Praça dos Três Poderes vandalizada por sua turma, com a pichação “Perdeu, Mané”. A sanção política não elimina a necessidade de aplicação da lei penal contra ele. 

Outro do núcleo político que não pode passar impune é Magno Malta, recentemente eleito senador pelo Espírito Santo. Ele postou vídeos convocando seguidores para os atos em Brasília neste domingo. Depois do quebra-quebra, fez outros vídeos, em que diz não ter defendido ações violentas. Surpreendente seria se tivesse admitido a violência, mas esta estava implícita em todos discursos dos manifestantes, que queriam “o caos”.

Por fim, é absolutamente necessário identificar, prender e bloquear contas e patrimônio dos financiadores dos atos. Não é difícil chegar até eles. Na gravação que fiz com a organizadora Cássia, de Sertãozinho, ela disse que talvez não fosse preciso pagar nada para ter lugar no ônibus, já que eles estavam esperando por apoio financeiro. De quem? Uma investigação simples pode chegar até estes. O dinheiro na mão deles é instrumento para o terror. 

O crime não prevalecerá.

 


Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Joaquim de Carvalho   

Colunista do 247, foi subeditor de Veja e repórter do Jornal Nacional, entre outros veículos. Ganhou os prêmios Esso (equipe, 1992), Vladimir Herzog e Jornalismo Social (revista Imprensa). E-mail: joaquim@brasil247.com.br



BLOG DO BILL NOTICIAS

Erika Hilton aciona Ministério das Relações Exteriores por extradição de Bolsonaro e Anderson Torres

Em ofício ao Itamaraty, a parlamentar do PSOL-SP afirmou que Anderson Torres teria agido "de forma irresponsável"

Anderson Torres e Erika Hilton (Foto: Valter Campanato - ABR / Reprodução)

A deputada federal eleita Erika Hilton (PSOL-SP) enviou ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, um ofício para que Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres sejam extraditados dos Estados Unidos. A informação foi publicada nesta segunda-feira (9) pela coluna Painel.  Pelo menos 1.500 pessoas foram presas em Brasília (DF).

O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) demitiu Torres no domingo (8) em consequência dos ataques bolsonaristas.

O ex-ministro acompanhou toda a movimentação de Orlando, nos Estados Unidos, para onde viajou de férias no sábado (7). A

Em ofício ao Itamaraty, a parlamentar afirmou que Anderson Torres teria agido "de forma irresponsável" e se omitido "ao deixar de dar ordens concretas para as forças de seguranças conterem o grupo".

"Da mesma forma, Jair Messias Bolsonaro, enquanto liderança política dos extremistas que praticaram atentados à ordem democrática, ainda que com residência atual nos Estados Unidos, pode estar dando ordens, emitindo sinais ou mensagens estratégicas para que os crimes em curso no Brasil continuem sendo praticados", acrescentou a parlamentar. - 247.





BLOG DO BILL NOTICIAS

‘Sem anistia para golpistas’: brasileiros no exterior ocupam consulados pela democracia

Após investida golpista de bolsonaristas, em Brasília, brasileiros confirmam manifestações nesta segunda (9) em Portugal, Alemanha, Itália, Suíça, Argentina, EUA e outros países

(Foto: Reprodução)

Em paralelo às manifestações em defesa da democracia e do voto popular, que tomam dezenas de cidades no Brasil, nesta segunda-feira (9), brasileiros que vivem no exterior também convocaram atos para hoje. Contra a tentativa de golpe de estado realizada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, os manifestantes gritam “sem anistia para os golpistas”.

Os protestos foram convocados por grupos e coletivos que lutam pela democracia brasileira. Assim como as manifestações nacionais previstas para hoje, eles exigem que todos os responsáveis pela invasão às sedes dos Três Poderes sejam punidos. A reivindicação “sem anistia” vale para aqueles que participaram do ato criminoso. E também para quem incentivou os ataques ao Estado democrático de direito, como o próprio Bolsonaro. 

A vigília internacional pela democracia do Brasil, como vem sendo chamado o movimento, ficará concentrada principalmente em frente aos consulados espalhados na Alemanha, Argentina, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Itália, Reino Unido e Suíça. (Confira locais e horários abaixo). 

Chefes dos poderes da República destacam união e defesa da paz e da democracia

“Acompanhamos com profunda indignação o atentado à democracia perpetrado por apoiadores de Bolsonaro, invadindo e vandalizando as três casas do governo central: Palácio do Palácio, Congresso e Supremo Tribunal Federal. Repudiamos veementemente esse atentado terrorista. E exigimos que sejam punidos exemplarmente em honra e defesa da Democracia Brasileira”, destacou em suas redes a Frente Preta do Reino Unido, ao convocar a vigília para esta segunda, às 18h, na Embaixada de Londres. 

O repúdio ao terrorismo bolsonarista também uniu diferentes líderes mundiais do oriente ao ocidente. Desde domingo, dezenas de chefes de Estado e de governo condenam o atentado à democracia e respaldam decisões anunciadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O papa Francisco citou nominalmente o Brasil em discurso perante o corpo diplomático do Vaticano, hoje, ao lamentar a violência no país. 

Reposta ao bolsonarismo

Congressistas dos Estados Unidos também cobram a extradição de Bolsonaro para que o ex-presidente responda à justiça brasileira sobre sua relação com a tentativa de golpe. Até ao final deste domingo, cerca de 300 bolsonaristas haviam sido presos em flagrante pelo crime de tentar “depor, por meio de ato de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído”. Nesse caso, as penas podem variar de 4 a 12 anos de prisão. 

A Polícia Civil do Distrito ouvirá os detidos nos autos do inquérito que investiga todos os atos criminosos ocorridos na Esplanada dos Ministérios, na tarde de ontem. Ainda hoje, outros 1.200 bolsonaristas, aproximadamente, foram para superintendência da Polícia Federal em Brasília, após a Polícia Militar e o Exército cumprirem ordem de desmobilização do acampamento bolsonarista na capital federal. 

Confira as manifestações no exterior:

Alemanha 

Berlim – em frente a embaixada brasileira, às 16h (horário local)

Frankfurt – em frente ao consulado brasileiro, Honsaallee 32A, 15h – 19h (horário local) Organização: QuilomboAlle

Argentina 

 Buenos Aires – embaixada do Brasil, Cerrito 1350, 18h (horário local)

Canadá 

Montreal – Terça (10) – Consulado Geral do Brasil Montreal, às 17h30 (horário local)

Espanha 

Barcelona – Concentração Font de Camaletes, Las Ramblas, às 19h (horário local)

Estados Unidos 

Nova York – Union Square, às 17h (horário local). Organização: Mulheres da Resistência no Exterior 

Itália 

Roma – Piazza di Paquino, às 16h (horário local)

Reino Unido 

Londres – em frente à embaixada do Brasil, às 18h (horário local)

Suíça 

Zurique – em frente ao consulado brasileiro, às 15h (horário local) 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

INVASÃO GOLPISTA - Governo de Pernambuco envia 50 policiais militares para reforçar segurança em Brasília

 

O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra, através das redes sociais


                               Por Tarsila Castro/Folhape

[Imagem ilustrativa] Governo de Pernambuco vai enviar efetivo para Brasília  - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O Governo de Pernambuco irá enviar 50 policiais militares para reforçar a segurança de Brasília após os ataques de terroristas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro às sedes dos três Poderes no último domingo (8). O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra, através das redes sociais. 

Em nota nesta segunda-feira (9), a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que a Polícia Militar articula junto à Força Aérea Brasileira (FAB) o envio do efetivo em um avião da FAB que partirá da Base Aérea da Aeronáutica, no Recife, até a manhã de terça-feira (10).

"No Distrito Federal, esses profissionais atuarão em apoio à intervenção determinada pelo Governo Federal para garantia da lei e da ordem", acrescentou a SDS.

Segundo a SDS, os policiais são todos especializados. A maioria tem formação no curso da Força Nacional. "Eles serão empregados no policiamento ostensivo e preventivo, integrando os esforços coordenados pela Intervenção", completou a nota. 

Os golpistas que invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) quebraram janelas, destruíram móveis, obras de arte e gabinetes de autoridades, rasgaram documentos, roubaram armas e deterioraram o patrimônio histórico. Além disso, os bolsonaristas agrediram jornalistas e policiais. 

Na publicação, a governadora afirmou que participou, na noite de domingo, de uma reunião com os governadores do País. 

“Há pouco participamos de uma reunião com os governadores do País e reafirmamos o compromisso de Pernambuco com a defesa do Estado Democrático de Direito. Atos criminosos como os que ocorreram hoje serão repudiados. Mas é preciso mais do que isso. Pernambuco está enviando 50 policiais militares para se juntarem a outros 14 que já integram a Força Nacional em Brasília”, disse. 

A governadora Raquel Lyra viaja para Brasília nesta segunda-feira (9). “Amanhã (9), viajo pra lá para me reunir com governadores, governo federal, poderes Legislativo e Judiciário. Não vamos tolerar o desrespeito às leis”, destacou na publicação.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Raquel Lyra defende ação coordenada para "garantir paz social" após atos terroristas em Brasília

 

A governadora tem reunião marcada com Lula e demais governadores nesta segunda-feira (9)


                          Por Portal Folha de Pernambuco

Em vídeo publicado nas redes sociais, no início da tarde desta segunda-feira (9), a governadora de PernambucoRaquel Lyra (PSDB), defende uma ação coordenada para "garantia da paz social, não só no Distrito Federal, mas no Brasil inteiro" após os atos terroristas desse domingo em Brasília

Raquel se reúne com governadores de todo o Brasil, o presidente Lula e presidente dos três poderes na noite desta segunda-feira, no Palácio do Planalto em Brasília. A reunião deve começar às 18h.

Esse encontro deve alinhar os próximos passos que serão tomados no País para desmobilizar concentrações de golpistas. 

"As cenas que a gente viu ontem em Brasília são inaceitáveis. Cenas de vandalismo, de desrespeito aos poderes do Brasil. A gente vive numa democracia, num Estado Democrático de Direito, as instituições devem ser preservadas", disse a governadora.

Pernambuco irá enviar ao Distrito Federal 50 policiais militares para atuar no apoio da segurança. Segundo a Secretaria de Defesa Social, os agentes têm formação em Força Nacional. A segurança pública do DF está sob intervenção federal decretada pelo presidente Lula até 31 de janeiro. 

"Tudo aquilo que aconteceu ontem merece ser investigado, e as pessoas que lideraram isso, que estiveram lá, punidas. Os militares seguirão para Brasília para apoiar esse grande força nacional de devolver a paz social na capital do Brasil", completou Raquel Lyra.
 

BLOG DO BILL NOTICIAS

Coronel do Exército é filmado tentando impedir prisão de terroristas que invadiram o Palácio do Planalto (vídeo)

Um dos PMs envolvidos na ação chega a questionar o militar: “você está doido?”. O Exército ainda não se manifestou sobre o episódio

(Foto: Reprodução)

Um homem vestido com trajes militares e identificado como um coronel do Exército Brasileiro foi filmado tentando impedir a entrada de agentes da tropa de choque da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) no Palácio do Planalto na ação que tinha como objetivo coibir a depredação provocada pelos terroristas  durante a onda de violência bolsonarista registrada em Brasília neste domingo (8). 

Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver o homem vestido com a farda do Exército colocando-se à frente dos PMs e tentando impedir a prisão dos terroristas. Um dos agentes envolvidos na ação chega a questionar o militar. “Você está doido?”, pergunta o policial. 

Segundo o Metrópoles,  o Exército não se manifestou sobre o episódio. “Até o momento, cerca de 1,2 mil pessoas foram presas por terem relação com os atos de terrorismo registrados na Praça dos Três Poderes no domingo. Os presos estão sendo encaminhados para o Complexo Penitenciário da Papuda”, ressalta a reportagem. O acampamento bolsonarista montado em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília foi desmontado na manhã desta segunda-feira (9). - Brasil247.




BLOG DO BILL NOTICIAS

Presidentes de todos os poderes da República se unem contra o terrorismo bolsonarista

Presidente Lula tem apoio do Congresso e do Supremo para comandar a guerra ao terror bolsonarista; leia a nota assinada por Lula, Rosa Weber, Arthur Lira e Veneziano Vital do Rêgo

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Arthur Lira, Rosa Weber e Veneziano Vital do Rêgo (Foto: José Cruz/Agência Brasil | Pablo Valadares/Câmara dos Deputados | Rosinei Coutinho/SCO/STF | Waldemir Barreto/Agência Senado)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu apoio de todos os poderes República para enfrentar o terrorismo comandado por Jair Bolsonaro, em conjunto com setores militares, e que provocou a destruição do patrimônio histórico de Brasília neste domingo. Em nota conjunta, Lula, o presidente da Câmara, Arthur Lira, o presidente interino do Senado, Veneziano Vital do Rego, e a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, condenam o terrorismo e pedem serenidade para que o Brasil atravesse uma das crises mais agudas de sua história. Leia abaixo: 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Vândalos que agiram em Brasília não são patriotas, mas criminosos: Sidney Rezende

Não se demonstra patriotismo apenas ao vestir a camisa da CBF

(Foto: REUTERS/Adriano Machado)

Os terroristas que dilapidaram as instalações do Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional estão sendo tratados pela direita brasileira como patriotas. Inúmeras postagens nas redes sociais trazem comentários afirmando que os manifestantes se expressam democraticamente porque estariam inconformados com a condução do processo eleitoral brasileiro que culminou com a vitória do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Este pensamento é difundido pelo senador eleito Magno Malta e pelo deputado Ricardo Barros, por exemplo.

A inoperância do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que serviu de motivo incontestável para seu afastamento do posto; a forma suspeita como o ex-secretário de Segurança do DF, o bolsonarista Anderson Torres, agiu em todo processo de organização, financiamento e baderna na capital do país; a convocação de “patriotas” pelo senador Magno Malta para o que foi inicialmente chamado por sua postagem de “greve geral” e “resposta firme”; a condescendência dos extremistas que tentam “administrar” a herança do que pior deixou o antigo governo; a forma displicente dos agentes do Gabinete de Segurança Institucional que deveriam preservar o entorno da presidência; o aparelhamento do GSI deixado pelo general Augusto Heleno e a nítida inspiração e liderança conectada da Flórida pelo derrotado Jair Bolsonaro são alguns dos exemplos do caráter golpista que norteou toda a ação dos criminosos.

Patriotismo é o sentimento de amor à pátria, aos seus símbolos nacionais (bandeira, hino, brasão, vultos históricos, riquezas naturais e patrimônio material e imaterial) e não o oposto. Os bandidos que agitam Brasília roubaram esculturas, destruíram obras de arte, atearam fogo nos cômodos, quebraram mesas e cadeiras, arremessaram móveis pelas janelas, estraçalharam todos os vidros das paredes internas e externas, defecaram nas mesas, urinaram em documentos, desmontaram da parede a porta da sala do ministro do Supremo Alexandre de Moraes, furtaram a toga de ministros e a ostentaram pela praça pública enquantos policiais militares os escoltavam, tomavam água de coco, tiravam foto e não tinham vergonha de mostrar sua adesão à baderna. Fala-se que estes serão identificados e expulsos da corporação. Difícil acreditar!

Não. Não foram patriotas que estiveram em Brasília neste domingo (8), embora envoltos em indumentária nas cores verde e amarelo. Não se demonstra patriotismo apenas ao vestir a camisa da CBF. Longe disso.

Certas estão as autoridades que acordaram nesta segunda-feira (9) dispostas a impor os limites das leis e punir os criminosos. É preciso agir agora para não ficar pior depois. Imagine o risco da impunidade ser o caminho seguido. Qual a garantia de ação das Forças Armadas se alguns quartéis se sublevarem? Imagine um bloqueio em estados do agro no Centro Oeste, em Santa Catarina ou interior de São Paulo? Os argumentos dos terroristas não podem vencer a convicção da esmagadora maioria dos brasileiros que quer a democracia.

Governos estaduais

Os bolsonaristas estão prometendo agora bloquear as refinarias e estradas para estrangular a economia do Brasil. Em Araucária, eles já ensaiaram nesta madrugada uma ação. O governador do Paraná, Ratinho Junior, tem que ser rápido e determinado. No Rio, o governador Cláudio Castro se reuniu com secretários de Estado nesta segunda-feira (9), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), e determinou às forças de segurança que continuem um intenso monitoramento para impedir qualquer ação contra o patrimônio público e privado do Estado do Rio de Janeiro.

“É importante que as inteligências da Polícia Civil e Militar trabalhem conjuntas, com todos mobilizados para que continuemos tendo paz no Rio de Janeiro. Reitero o compromisso com a sociedade de ser enérgico para garantir a tranquilidade e impedir o fechamento das vias”, declarou Cláudio Castro.

A reunião aconteceu nas primeiras horas no CICC, que recebe imagens de câmeras em pontos estratégicos do Rio, em tempo real.

De acordo com o secretário de Polícia Militar, Luiz Henrique Marinho Pires, prédios públicos, como o Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral e a Assembleia Legislativa, estão com reforço de policiamento. Na Refinaria Duque de Caxias, estão atuando o Batalhão de Choque e o Regimento de Polícia Montada.

Castro afirmou que as cenas ocorridas neste domingo, em Brasília, não serão permitidas no estado do Rio de Janeiro.

“Não vamos permitir que haja ataques e que as ruas se transformem em uma praça de guerra no nosso estado”, ressaltou o governador.

Estiveram presentes, o vice-governador, Thiago Pampolha, e os secretários Nicola Miccione (Casa Civil), Luiz Henrique Marinho Pires (Polícia Militar), Fernando Albuquerque (Polícia Civil), Edu Guimarães (Gabinete de Segurança Institucional), Maria Rosa Lo Duca Nebel (Administração Penitenciária), Rodrigo Abel (Chefia de Gabinete) e Rodrigo Bacelar (Governo).

Eduardo Paes

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, também está atento e operoso. Ele publicou nas redes sociais que vai reforçar a colaboração com o Exército e com a Polícia Militar para promover a retirada do acampamento de bolsonarista na praça Duque de Caxias, no Centro do Rio. Neste domingo, o Ministério Público Federal (MPF), através da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), já havia solicitado ao Exército que tome providência urgente para desalojar fanáticos que combinam atos criminosos no acampamento de tendas e barracas montadas há semanas no local. - Por Sidney Rezende.





BLOG DO BILL NOTICIAS

Bolsonaro pode ser preso por insuflar atos terroristas

Antes das cenas de vandalismo e depredação do patrimônio público, aliados de Bolsonaro viam que havia um risco médio de prisão do ex-chefe do Executivo

Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

Aliados de Jair Bolsonaro temem que o ex-chefe de governo vai acabar preso em algum momento ao longo dos próximos meses por conta dos atos terroristas de seus apoiadores, que, no domingo (8), invadiram as sedes dos três poderes em Brasília, em um ato golpista. A informação é de Malu Gaspar, d'O Globo

Antes das cenas de vandalismo e depredação do patrimônio público, aliados de Bolsonaro viam que havia um risco médio de prisão do ex-chefe do Executivo, mas, segundo eles e ministros de tribunais superiores, agora "a situação de Bolsonaro ficou delicadíssima", escreve Gaspar em sua coluna. Ela aponta que o maior temor no círculo bolsonarista é com duas investigações nas mãos do ministro Alexandre de Moraes, do STF: o inquérito das fake news e o das milícias digitais.

“Depois de hoje, Alexandre vai ter todo o respaldo de que precisar”, afirma um colega de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Eu acho que, a médio prazo, ele não escapa”, avalia um magistrado. 

O número de presos pelos ataques em Brasília já ultrapassa a casa de 400, de acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal (DF). 247.





BLOG DO BILL NOTICIAS

Interrogados, terroristas bolsonaristas entregaram financiadores do agro

Dos 204 autuados, cerca de 30 afirmaram nos depoimentos terem recebido financiamento

(Foto: Reprodução)


Em depoimentos, autuados bolsonaristas que promoveram terrorismo contra as sedes dos três poderes em Brasília admitiram terem sido financiados por "gente do agro", informou a GloboNews na manhã desta segunda-feira (9).

Dos 204 autuados, cerca de 30 afirmaram nos depoimentos terem recebido financiamento, divulgou o canal, citando a TV Globo. 

No domingo (8), ao decretar a intervenção federal na segurança pública do DF, o presidente Lula prometeu punir os financiadores do terrorismo em Brasília. O presidente comparou os terroristas a "nazistas" e garantiu que "todos serão encontrados e punidos". (247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...