segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

INVASÃO GOLPISTA China "se opõe firmemente ao ataque violento contra sedes do poder no Brasil"

 

No domingo (8), milhares de bolsonaristas romperam barreiras policiais e invadiram as sedes do três poderes em Brasília


                               Por AFP
Atos terroristas no Distrito Federal - Foto: TON MOLINAAFP

A China "se opõe firmemente ao ataque violento" contra as sedes do poder no Brasil, invadidas no domingo (8) por apoiadores do ex-presidente de extrema direita Jair Bolsonaro — declarou um porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores nesta segunda-feira (9).

"A China acompanha de perto e se opõe firmemente ao ataque violento contra as autoridades federais no Brasil em 8 de janeiro", disse o porta-voz Wang Wenbin, em uma entrevista coletiva.

Wenbin disse ainda que Pequim "apoia as medidas tomadas pelo governo brasileiro para acalmar a situação, restaurar a ordem social e preservar a estabilidade nacional".

No domingo, milhares de bolsonaristas romperam barreiras policiais e invadiram o Congresso, o palácio presidencial e o Supremo Tribunal Federal em Brasília, quebrando janelas, vandalizando gabinetes e destruindo obras de arte.

As autoridades brasileiras rapidamente iniciaram suas investigações, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assumiu o cargo em 1º de janeiro, prometendo que os "golpistas" serão "punidos".

"Acreditamos que, sob a liderança do presidente Lula, o Brasil manterá a estabilidade nacional e a harmonia social", reforçou Wang, referindo-se ao país como um "parceiro estratégico" de Pequim.


BLOG DO BILL NOTICIAS

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...