terça-feira, 31 de julho de 2018

Jacarés e capivaras voltam a ser vistos às margens do Rio São Francisco após revitalização da mata ciliar


(G1 Petrolina)
Jacarés e capivaras têm despertado a atenção de quem passa pela Orla de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Os animais têm aparecido nas águas do Rio São Francisco. Embora curioso, a existência desses animais nessas áreas é algo normal. Eles acabaram desaparecendo com o desmatamento da mata ciliar e à poluição. Com o trabalho de revitalização , os animais estão voltando ao seu habitat.
Nas últimas semanas, uma pedra no meio do Rio São Francisco, entre a cidade pernambucana de Petrolina e Juazeiro, na Bahia, vem recebendo visitantes inusitadas, as capivaras. Segundo os pescadores, cerca de dez se revezam pela área. Alguns animais são grandes e tem também filhotes, prova que eles estão se reproduzindo.
Outros bichos também voltaram a habitar o Rio São Francisco. Segundo o presidente da Associação de Pescadores da Ilha do Fogo, Tadeu Reis da Costa, os jacarés estão de volta e não é história de pescador. “Jacaré tem muito. A população de jacaré cresceu bastante e não dá para a gente ver, porque ele procura se esconder, mas se você chegar à noite e colocar uma lanterna, você vê eles tudo na margem do rio“.
Os jacarés ficam escondidos e da Ponte Presidente Dutra dá pra ver melhor as costas dos animais. Segundo o professor doutor em educação ambiental e sustentabilidade da Facape, Aluízio Gomes, esse é um cenário que não acontecia há décadas. “Quando a gente recupera a mata, a vida se manifesta através dos vegetais e também da vida animal. Isso é uma lição que a gente está recebendo. O pouco que a gente já fez, já é o muito para que os animais já se apercebam daquele ambiente agradável e comece a se manifestar“.
Agora é preciso preservar o meio ambiente para que essas cenas continuem a encantar cada vez mais pessoas. “Então é tão bonito de a gente ter aqui, a gente só via em uma imagem que passava na televisão lá do pantanal e hoje a gente está vendo no Rio São Francisco. É muito bonito“, comenta o pescador Tadeu Reis.

Blog do BILL NOTICIAS

O PT vai seguir com Lula e com o povo

Ricardo Stuckert

Esta semana a convenção do PT vai confirmar a candidatura do presidente Lula. E dia 15 vamos registrá-la no TSE, conforme decidimos em dezembro de 2017. Não foi nada fácil chegar até aqui e se chegamos foi pela vontade do povo, que a cada pesquisa confirma e amplia a preferência por Lula, esperança do Brasil. Não há e nunca houve possibilidade de recuo nessa caminhada.
Faz pouco mais de um ano que Lula foi condenado injustamente, sem provas nem crime. Naquele 12 de julho, os jornais e a Globo festejaram o que para eles seria o fim de um líder, como haviam festejado o golpe do impeachment como "o fim da era PT". Mas aconteceu o contrário: Lula saiu em caravana pelo Nordeste, foi recebido por multidões e deu um salto nas pesquisas.
As caravanas seguiram por Minas, Espírito Santo, Rio e, no final do ano, Lula já tinha mais intenções de voto que todos os candidatos somados. Não foi por acaso. Na medida em que o governo golpista mergulhava o país na incerteza e no desemprego, na medida em que voltavam a fome e a miséria, as pessoas recordavam o tempo que Lula inaugurou: tempo de justiça e inclusão, com oportunidades para todos.
Decidiram acelerar o processo de Lula. A sentença arbitrária de Moro foi confirmada pelo TRF-4 em janeiro, em apenas quatro meses, quando casos semelhantes eram julgados em um ano e meio. Festejaram novamente e, em março, "baixaram o relho" na caravana do Sul, uma explosão de violência armada para mostrar quem manda. Mas o povo é teimoso e continuou com Lula.
A maioria do STF entende que uma pessoa condenada em segunda instância pode recorrer em liberdade. Mas esse direito constitucional não valeu para o cidadão Luiz Inácio Lula da Silva, candidato a presidente da República. E 24 horas depois Sérgio Moro decretou a prisão. Festejaram de novo: agora acabou, ele está preso e vai despencar nas pesquisas. Mas já se passaram mais de 100 dias, e o povo não desiste de votar no Lula.
Há mais de um ano a imprensa envenena o país com a mentira de que Lula é inelegível e nos exige que sequer registremos a candidatura. É surpreendente que algumas vozes do nosso campo político aceitem essa falsa premissa, mesmo depois de a vice-presidente do TSE ter confirmado, em decisão, que o PT tem sim o direito de registrar a candidatura e, consequentemente, defendê-la nos tribunais.
Muitos pregam sinceramente a unidade da esquerda e do campo popular nas eleições. Nós também. Com exceção do PSB, que ainda não se definiu, todos os partidos do nosso campo lançaram candidatos. E isso não nos impediu de construir um programa comum para recuperar o país nem de dialogar, respeitando a autonomia de cada um.
Nem sempre estivemos juntos no primeiro turno. Lula disputou duas vezes com Brizola, duas com Ciro. Em 2002 o PSB lançou Garotinho. Construímos a unidade no processo, em torno da vontade do povo, que hoje é muito clara: não apenas derrotar Temer e o PSDB, mas retomar o projeto que deu ao país a primeira oportunidade de crescer distribuindo a riqueza, de dar prioridade aos trabalhadores da cidade e do campo, de olhar primeiro para os que mais necessitam.
É por isso que o candidato do Brasil se chama Lula, mesmo estando preso. Com todo respeito aos que pensam diferente, nunca tivemos e não temos o direito de desistir, muito menos agora que está tão perto da hora da verdade.
Vamos registrar a candidatura, conforme a lei, que nos garante o direito de disputar a eleição, como foi assegurado a mais de uma centena de candidatos que estavam nas mesmas condições em que injustamente LULA SE ENCONTRA. A mesma lei e o mesmo entendimento da Justiça Eleitoral que lhes permitiram ter o nome na urna e tempo no rádio e TV.
Temos muitos motivos para crer que cometam mais uma violência judicial, mas aí não será apenas outra injustiça contra o Lula. Será um novo golpe contra a democracia e contra o povo. E terá de ser imposto com a campanha nas ruas, com todas as consequências que eles tentam evitar.
Será uma batalha da qual não podemos poupá-los, como tanto desejam. E será neste momento que poderemos avaliar com clareza nossa força política, social e eleitoral, até mesmo para construir alternativas, se for necessário, em sintonia com os anseios do povo.
Esta não é uma eleição normal, porque querem impedir o eleitor de votar no candidato apoiado pela grande maioria.
Não será o PT a desistir desse compromisso com o país, aceitando resignadamente uma proibição que eles não conseguiram impor nem a Lula nem ao povo brasileiro. Não se iludam: terão de nos enfrentar nas urnas.247


Blog do BIIL NOTICIAS

Mauro Lopes MAURO LOPES Jornalista e editor do 247 e do blog Caminho pra casa Lula será eleito no 1º turno e se for cassado levará seu candidato à vitória, como Getúlio o fez



Lula será eleito presidente do Brasil no primeiro turno se houver eleições livres. O povo brasileiro está manifestando de maneira incontrastável seu desejo de vê-lo novamente na Presidência, pesquisa após pesquisa. O plano do golpe de levá-lo ao ostracismo em Curitiba fracassou completamente.
E se as forças de direita desafiarem a vontade popular e decidirem banir Lula do pleito em decisões arbitrárias nos tribunais? As pesquisas indicam claramente que ele levará o candidato ou candidata que apontar como seu representante para o segundo turno, com algo entre 20% e 35% dos votos e, daí, para a vitória.
O cronograma mais razoável até o momento informa que a data para a decisão sobre a substituição ou não de Lula no pleito será 17 de setembro (aqui).
Os analistas de direita, estridentes, dizem que será um “suicídio” para o PT deixar para fazer a substituição a apenas 21 dias do primeiro turno das eleições, marcado para 7 de outubro. A avaliação é compartilhada por segmentos da esquerda, desde os que defendem há meses que o PT abra mão de Lula e apoie Ciro.
Entende-se a estridência da direita. O que eles mais querem é a destruição do PT e a derrota política de Lula. Entende-se a sofreguidão dos apoiadores de Ciro. Eles imaginaram que o lulismo estava em franca decadência e já esfregavam as mãos esperando que Ciro herdasse o espólio de Lula.
Além desses segmentos, há outros, na esquerda que, sem serem ciristas, estão apavorados com os prazos eleitorais. Têm dúvidas quanto às pesquisas, que indicam claramente que o candidato(a) indicado por Lula receberá no mínimo 50% das intenções de voto de Lula -e quando ele entrar para valer na campanha, caso a manobra de exclusão acabe concretizando-se, a transferência poderá saltar para ⅔ ou ainda mais.
Além das pesquisas, vale a pena examinar a experiência histórica, boa professora para pensar o futuro.
O que ela nos ensina?
Que Getúlio Vargas, o personagem da história brasileira que maior semelhança guarda com Lula (leia sobre isso aqui) elegeu Eurico Dutra como presidente do país em uma nove dias, em 1945. Nove dias!
Em maio daquele ano, Getúlio encerrara o período do Estado Novo, ao marcar eleições para dezembro, anistiar os presos políticos, com destaque para Luís Carlos Prestes, decretar a liberdade partidária, com a legalização do Partido Comunista, e assumido o compromisso de uma Assembleia Constituinte. Antes das eleições, entretanto, foi deposto em 29 de outubro por um golpe liderado pelo general Góis Monteiro, numa articulação da recém-criada UDN, o partido das elites da época, uma predecessora do atual PSDB.
Getúlio não chegou a ser preso como Lula, mas partiu para um auto-exílio em sua estância em São Borja, sua cidade natal junto à fronteira com a Argentina, no Rio Grande do Sul.
A disputa presidencial começou com enorme entusiasmo das elites, que consideravam praticamente certa a eleição do brigadeiro Eduardo Gomes, da UDN, em 2 de dezembro daquele ano. Na época, não se faziam pesquisas eleitorais como se tornaria recorrente anos depois. Mas os analistas políticos consideravam unanimemente que o candidato da UDN seria eleito, pois tinha, como Alckmin hoje, apoio aberto dos veículos de comunicação conservadores, como O Globo. O candidato do campo varguista, general Eurico Dutra, não conseguia empolgar ninguém, e Getúlio permaneceu mudo em seu exílio.
Tudo mudou em 24 de novembro, nove dias antes das eleições. O líder getulista Hugo Borghi foi a São Borja e ao sair de lá anunciou que Getúlio decidira: "Ele disse: vote em Dutra". A frase virou o mote da campanha, espalhou-se pelo país nos jornais ainda aliados de Getúlio, rádios e em milhões de panfletos.  
Em nove dias, Getúlio assumiu a liderança política do processo eleitoral e conduziu Dutra, candidato da aliança PSD/PTB, à vitória: 3,2 milhões de votos (55%) contra 2 milhões (34%) de Eduardo Gomes e 569 mil (10%) de Yedo Fiúza, candidato do PCB.
Em nove dias, sem horário eleitoral gratuito, sem internet/redes sociais, de seu exílio na fronteira do país, Getúlio elegeu Dutra.
Por qual razão Lula não levaria o candidato(a) que indicar, 21 dias antes das eleições, ao segundo turno e à vitória nas eleições de outubro? Com horário eleitoral gratuito, internet/redes sociais e as pesquisas indicando sua incrível capacidade de transferência de votos, tudo indica que isso será possível.
A estratégia de Lula e do PT de lançar e manter sua candidatura, deixando para o último momento a avaliação sobre um nome alternativo tem se demonstrado até agora exitosa, como o demonstram as pesquisas, que apontam a enorme chance de vitória do ex-presidente já no primeiro turno, se puder concorrer.
Se for cassado pelas forças do golpe, as mesmas pesquisas e a experiência histórica apontam: ele poderá vencer as eleições, elegendo seu indicado ou sua indicada.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

LBV entregará 1,3 mil cestas básicas a famílias carentes no Sertão e Agreste de Pernambuco

  (Por: C.Britto)
Foto: bruna Gonçalves/divulgação


Em agosto próximo a Legião da Boa Vontade (LBV) realizará, em caráter emergencial, a campanha ‘Diga Sim!/Fiz um gol pela infância brasileira’, entregando mais de 12 mil cestas básicas de alimentos a famílias em vulnerabilidade social pelo país. Destas, 1.300 cestas serão destinadas a Pernambuco.
Os beneficiados residem na zona rural dos municípios de Arcoverde (Sertão do Moxotó), Pedra, Buíque, Venturosa e Tupanatinga (todas no Agreste). A mobilização social visa a contribuir para assistência básica e auxílio de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de baixa renda.
Quem quiser, ainda pode colaborar com a iniciativa entrando em contato pelo telefone 0800-055-50-99, pelo site da instituição, ou presencialmente na unidade da LBV no Recife, localizada na Rua dos Coelhos, 219, Bairro dos Coelhos (próximo ao Cais José Mariano).
Para saber como está ocorrendo a entrega das doações, basta acessar as redes sociais Facebook (LBVBrasil), YouTube (LBVBrasil) e Instagram (@LBVBrasil).

Blog do BILL NOTICIAS

Após ser assediada, estudante é agredida em Paris; veja vídeo

Imagens, capturadas na última terça-feira por câmeras do circuito de segurança de um café, mostram quando Marie Laguerre, de 22 anos, cruza com um homem em frente a um café. Momentos depois ele bate nela

  Por: Portal FolhaPE
As imagens de segurança flagram o momento da agressão
As imagens de segurança flagram o momento da agressãoFoto: Internet / Reprodução


Um vídeo que circula nas redes sociais tem causado revolta em milhares de internautas. As imagens registram o momento em que uma estudante francesa é agredida por um homem depois de ser assediada sexualmente em uma rua de Paris, na França. Publicado desde a última quarta-feira (25), o vídeo já tinha mais de 1,4 milhões de visualizações no Facebook.

As imagens, capturadas na última terça-feira (24) por câmeras do circuito de segurança de um café, mostram quando Marie Laguerre, de 22 anos, cruza com o agressor em frente ao café. Numa série de entrevistas dada pela vítima, ela relatou que inicialmente o homem começou a falar diversos comentários obscenos, chegando a emitir sons com conotações sexuais


A estudante disse que não tinha sido a primeira vez que tinha passado por este tipo de situação, relatando também que já estava farta dos assédios. Saturada, Laguerre mandou o homem calar a boca. Para a surpresa de todos que presenciaram a agressão, ele pegou um cinzeiro do estabelecimento e jogou em direção à mulher.

Depois de trocarem insultos, o homem voltou e avançou sobre a mulher. Ele chega a agredi-la com um tapa no rosto, levando muitas das pessoas que estavam sentadas na esplanada a saírem em sua defesa. Marie Laguerre publicou o vídeo das câmeras de segurança um dia após a agressão e nesta segunda já alcançava cerca de 6,8 mil compartilhamentos e 1,8 mil comentários, que mostram a solidariedade prestada a vítima.

“Marie, não estou acostumada a reagir nas redes sociais. Foi o meu marido que me informou do que poderia acontecer (de novo!) em nosso bairro. Eu experimentei esse tipo de agressão várias vezes em Paris. Parabéns por publicar isso. Doeu-me, mas eu acho que vocês, jovens, têm as ferramentas para mostrar-lhes esses idiotas! Obrigada”, comentou Sabrina Costa em apoio a vítima.

Blog do BILL NOTICIAS

REVISTA ACADÊMICA FRANCESA LANÇA EDIÇÃO SOBRE O CAOS POLÍTICO NO BRASIL


Da RFI - A RFI conversou com Christine Douxami, pesquisadora da Escola em Estudos Avançados de Paris, uma das autoras da revista Brésil(s) – Comprendre la crise au Brésil. Escrita por pesquisadores em ciências sociais franceses, a publicação assumidamente pró-Lula quer explicar aos leitores francófonos a situação caótica da política no Brasil.
"Na França, não havia tanta informação precisa sobre a crise atual no Brasil". Por esse motivo, um grupo de pesquisadores franceses, que já escrevem sobre o Brasil na revista online de ciências humanas e sociais Brésil(s), decidiu publicar um número especial sobre a crise política brasileira.
Para Christine Douxami, somente as notícias da operação Lava Jato estavam chegando na França. "Por aqui ninguém sabia que um golpe estava acontecendo no Brasil, deixando a situação política extremamente preocupante no país", afirmou a pesquisadora.
Mesmo apoiando a luta contra a corrupção, a pesquisadora apontou para uma falta de textos levando em conta a perspectiva histórica e jurídica do Brasil. "É preciso sair desta divisão binária da sociedade atual", afirmou Christine Douxami. Para ela, é preciso entender o que essa crise política do Brasil está mudando de fato na vida das pessoas.
Políticas de igualdade
A pesquisadora citou exemplos, como a situação dos jovens negros, muitas vezes mortos pela polícia. Também falou dos artistas que vem sofrendo para garantir a liberdade de expressão contra uma visão mais conservadora da opinião pública. Sem esquecer da população do campo, oprimida pelo agrobusiness.
Christine Douxami também criticou uma parte da imprensa brasileira que, segundo ela, "tenta tirar a legitimidade das políticas de igualdade". "É como se para muitos não era mais necessário lutar por menos desigualdade, e sim buscar um sistema baseado na meritocracia. O problema é que geralmente aqueles que merecem são da elite branca que está no poder atual", concluiu a pesquisadora.

Blog do BILL NOTICIAS

Desfile cívico e shows marcam comemorações pelos 44 anos de fundação de Izacolândia

(Por: C.Britto)Resultado de imagem para Desfile cívico e shows marcam comemorações pelos 44 anos de fundação de Izacolândia
O último domingo (29) foi de festa no Distrito de Izacolândia, zona rural de Petrolina. A comunidade comemorou seus 44 anos de fundação em grande estilo, com o apoio da prefeitura.
A programação contou com shows da Banda Swing Sensação e Samuel Menino de Rua. Além disso, teve desfile cívico com a guarda municipal, bombeiros civis, escolas locais, vaqueiros e ônibus do forró (confiram o vídeo). Para os moradores, um momento que vai ficar na história.

Blog do BILL NOTICIAS

Morre estudante espancado por seguranças após questionar conta de bar

O rapaz estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Santos, em São Paulo e havia passado por três cirurgias na cabeça
   Por: Agência Estado
O jovem cursava o quarto ano de Engenharia Elétrica
Foto: Reprodução/Facebook
O jovem cursava o quarto ano de Engenharia Elétrica Foto: Reprodução/Facebook


O estudante Lucas Martins de Paula, de 21 anos, que foi espancado por seguranças de um bar em Santos, no litoral de São Paulo no início deste mês, morreu no domingo (29/7). O rapaz estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Santos e havia passado por três cirurgias na cabeça.

O hospital confirmou a morte por meio de nota: "O paciente permaneceu em coma e, mesmo sem sedação, não demonstrou nenhuma resposta neurológica, vindo a falecer no início da noite."

A agressão ocorreu durante a madrugada do dia 7 de julho no Baccará Bar & Grill, que fica na Rua Oswaldo Cochrane, no bairro do Embaré. De acordo com testemunhas, após questionar o valor de R$ 15 em sua comanda, o estudante foi arrastado para a área externa do bar e agredido por ao menos seis seguranças do estabelecimento, até desmaiar.

Amigos do rapaz acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar (PM). Imagens registradas por câmeras do bar mostram o espancamento.

O jovem cursava o quarto ano de Engenharia Elétrica da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Após perícia no Instituto Médico Legal (IML) de Santos, o corpo será velado e sepultado no Memorial Necrópole Ecumênica, no bairro do Marapé.

Indiciamento
A Polícia Civil havia indiciado na semana passada, por tentativa de homicídio, o dono do Baccará Bar & Grill, Victor Alves Karan, e três seguranças envolvidos no caso, entre eles Thiago Ozarias Souza. O bar está fechado por ordem da prefeitura desde o dia 10 de julho, após uma vistoria constatar irregularidades no estabelecimento.



Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...