sábado, 26 de março de 2022

Centenário do PCdoB é celebrado no Rio, com presença de Danilo Cabral e de Lula

Além de Danilo Cabral, o governador Paulo Câmara também esteve presente no ato


                          Por Blog da Folha

Danilo Cabral e o governador Paulo Câmara, ao lado de Lula, durante celebração do centenário do PCdoB - Divulgação

Em celebração que marcou o centenário de fundação do PCdoB neste sábado (26), no Rio de Janeiro, o deputado federal pré-candidato ao Governo do Estado, Danilo Cabral e outros políticos locais, participaram do evento ao lado do ex-presidente Lula, que também se fez presente na solenidade.

O governador de Pernambuco Paulo Câmara também esteve no ato junto à vice-governadora Luciana Santos, que é a presidente nacional do PCdoB. Outros nomes da política local e nacional também compareceram, entre eles o deputado federal Renildo Calheiros e o deputado estadual Waldemar Borges, além da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann e o pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro pelo PSB, Marcelo Freixo.

Em discurso, Danilo Cabral reforçou o palanque que será aberto para Lula em Pernambuco, em prol de sua candidatura à presidência do País. “No dia das eleições eu não tenho dúvidas, iremos fazer um voto de justiça elegendo Luiz Inácio lula da Silva novamente presidente da República. Para que a gente possa honrar Pernambuco e o Brasil. Estou preparado para ser governador. E sei da responsabilidade! Estaremos juntos com Lula fazendo esse novo Pernambuco”.

BLOG DO BILL NOTICIAS 

Sementes de feijão, milho e sorgo são distribuídas no Agreste de Pernambuco

 

São destinados para o Agreste 466.240 quilos de sementes, beneficiando cerca de 77.700 agricultores familiares, de 74 municípios.

                            Por Tarsila Castro/Folhape

São destinados para o Agreste 466.240 quilos de sementes, beneficiando cerca de 77.700 agricultores familiares - Foto: Divulgação/ IPA

Com o intuito de apoiar o desenvolvimento rural no Estado, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) distribui, durante os meses de março e abril, sementes de feijão, milho e sorgo forrageiro para os produtores do Agreste, através do Programa Campo Novo. O evento de lançamento na região aconteceu no dia 19 de março na Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) do IPA, no município de Ibimirim. 

Em 2022, o programa está recebendo um investimento de mais de R$13 milhões, o triplo do orçamento anterior. O número representa o maior valor dos últimos 10 anos. Em 2021, foram investidos mais de R$ 4 milhões e 300 mil para a compra e distribuição de sementes. 

“O programa tem como objetivo apoiar o desenvolvimento rural por meio do fortalecimento da agricultura, da elevação e da qualidade e eficiência da produção agrícola. Além disso, queremos combater a pobreza rural. Basicamente as pessoas que são assistidas pelo programa são aquelas que estão na agricultura familiar, de baixa renda, que, de fato, precisam ter acesso às políticas públicas”, pontuou o presidente da instituição, Kaio Maniçoba

São destinados para o Agreste 466.240 quilos de sementes, beneficiando cerca de 77.700 agricultores familiares, de 74 municípios. A cidade de Ibimirim recebe 6.040 quilos de sementes, beneficiando cerca de mil famílias. Ao todo, os 12 municípios ligados à Gerência Regional do IPA, em Arcoverde, recebem 89.360 quilos de sementes de feijão, milho e sorgo forrageiro, alcançando 14.900 agricultores familiares. 

Além de Ibimirim, estão incluídos: Alagoinha (5000 kg), Pesqueira (6500 kg), Poção (6500 kg), Buíque (8500 kg), Pedra (11000 kg), Tupanatinga (8030 kg), Venturosa (6.570 kg), Arcoverde (5700 kg), Inajá (3990 kg), Manari (12700 kg), Sertânia (8830). 

Programa Campo Novo entrega sementes no Agreste. Foto: Divulgação/ IPA

“A gente vem trazendo para esses agricultores sementes com todo um estudo desenvolvido para cada região, que se adequa ao solo, ao piso, à modalidade de cada cidade e de cada lugar”, disse. 

De acordo com Maniçoba, após as entregas nos municípios listados acima, o programa percorre a parte setentrional do Agreste e a Zona da Mata Norte, finalizando a ação este ano. 

“A Apac e os órgãos reguladores que têm esse critério das chuvas nos passam os locais que vão acontecer as primeiras trovoadas no Estado e vamos seguindo este calendário. Tem toda uma divisão para que a gente faça essas entregas o mais rápido possível. A nossa expectativa é que, até o próximo mês, a gente entregue 100% das sementes em todo o Estado”, explicou. 

Na primeira etapa do programa este ano já foram entregues 491.640 quilos de sementes de milho e sorgo forrageiro, alcançando 81.940 agricultores familiares do Sertão do Araripe, Pajeú, São Francisco, Itaparica, Central e Moxotó. 

Programa Campo Novo 

Criado em 2019, o programa tem como foco a entrega das sementes exatamente no início da quadra chuvosa, permitindo o plantio durante esse período no Semiárido do Estado. 

Em 2020, foram distribuídas 75 toneladas de sementes de sorgo, que permitiu o cultivo de 7.500 hectares de sorgo forrageiro, produzindo cerca de 337 mil toneladas de matéria verde. 

BLOG DO BILL NOTICIAS

Paulo Câmara diz que proposta de Bolsonaro sobre Fernando de Noronha é uma "afronta" e pede audiência com Lewandowski (vídeo)

"Não vamos admitir esse absurdo sob nenhuma hipótese", disse o governador de Pernambuco

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, ministro do STF Ricardo Lewandowski e a Ilha de Fernando de Nor (Foto: Divulgação)

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), criticou, em vídeo, a proposta do governo Jair Bolsonaro de tirar o Arquipélago de Fernando de Noronha da responsabilidade administrativa do estado e deixá-lo com a União. Segundo Câmara, a ideia da gestão federal é uma "afronta" aos pernambucanos. "Não vamos admitir esse absurdo sob nenhuma hipótese", disse.

O chefe do Executivo pernambuco disse ter solicitado uma audiência com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski para discutir o tema. A ação para deixar o arquipélago sob responsabilidade da União foi distribuída ao magistrado. 

A proposta, disse Câmara, é uma "afronta à nossa história e à nossa Constituição". Estou solicitando ao ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski uma audiência para tratar desse tema e expor nossos argumentos, que já foram inclusive acatados pela Justiça Federal". 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

PT pede que TSE investigue abuso de poder por parte de Milton Ribeiro e Bolsonaro

Segundo o partido, a administração dos recursos do MEC "vem sendo aparelhada" para auxiliar o projeto de reeleição de Bolsonaro

(Foto: Reprodução | REUTERS/Adriano Machado)

O PT pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que investigue abuso de poder econômico e político por parte do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do chefe de governo, Jair Bolsonaro. 

Segundo o partido, a administração dos recursos do MEC "vem sendo aparelhada" para auxiliar o projeto de reeleição de Bolsonaro, além de se atrelar a interesses religiosos de Ribeiro, mesmo o Brasil sendo um Estado laico. 

Em conversa gravada obtida pela Folha de S.Paulo, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, admite priorizar demandas de prefeitos apresentados a ele pelo gabinete paralelo na pasta, formado por pastores. A dirigentes municipais dentro do ministério, Ribeiro afirma seguir ordem de Bolsonaro.

"O conteúdo do áudio divulgado pelo mencionado jornal é muito claro: os prefeitos que apoiarem o projeto de reeleição do Presidente da República, a partir da indicação dos Ministros de Fato (Pastores) terão seus pleitos financeiros e econômicos atendidos com prioridade, inclusive no que se refere à construção de espaços religiosos (templos)", argumenta o PT.

"O ministro da Educação admite em confissão irrefutável" que o MEC "não se orienta, na distribuição das verbas públicas, por critérios e estudos técnicos ou quiçá prioridades identificadas pela própria administração", acrescenta o partido.

Para o PT, pelo menos desde o início de 2021, Ribeiro se usa da estrutura do MEC para "promover a candidatura e os desideratos políticos do Presidente da República". 247


Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China

  Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...