quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Lula defende fortalecimento do SUS e promete retomar o Farmácia Popular

"Na pandemia, se não fosse o SUS, teríamos mais de um milhão de mortes no país", afirmou o ex-presidente

Sistema Único de Saúde, Farmácia Popular e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Divulgação | Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta quarta-feira (3), mais investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e remédios gratuitos para a população mais pobre.

"O SUS sempre foi muito atacado, principalmente pela iniciativa privada. Na pandemia, se não fosse o SUS, teríamos mais de um milhão de mortes no país. Mas ainda precisamos melhorar a saúde, porque eles desmontaram programas como o Farmácia Popular, e nós vamos recuperar isso", escreveu o petista no Twitter. 

O ex-presidente participará de um ato em defesa do SUS, a partir das 11h, na sexta-feira (5), em São Paulo, em alusão ao Dia Nacional da Saúde.

O ato foi organizado pela Frente Pela Vida, que reúne, entre outras entidades, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). (247).



BLOG DO BILL NOTICIAS

Setor do agro reage a Bolsonaro e envia carta ao STF, Congresso e ministérios em defesa da democracia

Cerca de 300 representantes do agronegócio, visto como base de apoio a Bolsonaro, afirmam que o país tem "eleições limpas"


(Foto: REUTERS/Adriano Machado | REUTERS/Gustavo Bonato | Reprodução)

A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, que reúne cerca de 300 representantes ligados ao agronegócio nacional, elaborou um documento defendendo a democracia e o processo eleitoral brasileiro, alvos constantes de declarações com teor golpista feitas por Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores. 

De acordo com o G1, o documento será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), ministérios, membros do Congresso Nacional e representações diplomáticas. 

Na carta, a coalizão afirma que “nos últimos 37 anos, o Brasil dedicou-se a edificar um regime cidadão, de instituições sólidas e calcado no respeito à lei e no equilíbrio de direitos e deveres. Em seu alicerce está eleições limpas, onde se manifesta a vontade popular”. 

Ainda segundo a entidade, “o processo eleitoral é inquestionável e imprescindível para toda e qualquer discussão que vise a prosperidade do país".. 

O documento também ressalta que “o futuro que queremos depende do diálogo entre divergentes e do respeito ao resultado das eleições. Este deve ser um ponto pacífico entre todos os atores que se dispõem a representar a sociedade brasileira à frente de um Estado democrático de Direito”.

A iniciativa da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura se junta a outros manifestos em defesa da democracia e do sistema eleitoral , a exemplo da "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito", elaborado pela Faculdade de Direito da USP, que já conta com mais 700 mil signatários. 

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) também elaborou um manifesto "em defesa da democracia e da Justiça" que é apoiado por mais de 100 entidades e instituições, desde a Central Única dos Trabalhadores (CUT) até a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). 

Leia a íntegra da carta da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura: 

"A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura posiciona-se, em diversas ocasiões, em prol de uma agenda que alavanque o desenvolvimento sustentável, a economia de baixo carbono, o combate ao desmatamento e às mudanças climáticas, entre tantos assuntos de uma pauta cada vez mais ampla e transversal. Desta vez, no entanto, nosso movimento vem a público em apoio a uma bandeira sem a qual nenhuma das demais é possível: a defesa da democracia.

Nos últimos 37 anos, o Brasil dedicou-se a edificar um regime cidadão, de instituições sólidas e calcado no respeito à lei e no equilíbrio de direitos e deveres. Em seu alicerce estão eleições limpas, onde se manifesta a vontade popular. É sobre elas que se pavimenta o caminho para um país melhor, mais maduro, melhor conceituado na comunidade internacional, mais apto a liderar o debate e a implementação de agendas urgentes e que provocam mobilização crescente no mundo inteiro, como a da sustentabilidade e das mudanças climáticas.

O futuro que queremos depende do diálogo entre divergentes e do respeito ao resultado das eleições. Este deve ser um ponto pacífico entre todos os atores que se dispõem a representar a sociedade brasileira à frente de um Estado democrático de Direito.

A Coalizão Brasil divulgou recentemente suas propostas aos candidatos para as próximas eleições. Nossas contribuições giram em torno de três eixos: o combate ao desmatamento e à perda de recursos naturais; a produção de alimentos e o combate à fome; e a geração de emprego e renda. E ressaltamos que o processo eleitoral é inquestionável e imprescindível para toda e qualquer discussão que vise à prosperidade do país.

Sem democracia não há desenvolvimento e sustentabilidade. Sem sustentabilidade não há futuro possível". 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Rússia condena jogadora de basquete dos EUA a 9 anos de prisão

Brittney Griner, considerada uma das melhores jogadoras de basquete do mundo, foi detida em fevereiro no aeroporto de Moscou por estar com óleo de cannabis em um cigarro eletrônico

Brittney Griner REUTERS/Evgenia Novozhenina (Foto: REUTERS/Evgenia Novozhenina)

ANSA - O caso envolvendo a jogadora de basquete Brittney Griner ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira (4). Os promotores russos pediram que a norte-americana seja condenada a nove anos e meio de prisão por "posse de drogas".

O russo Nikolay Vlasenko, um dos promotores do caso, ainda pediu que a estrela do basquete feminino dos Estados Unidos receba uma multa avaliada em pelo menos um milhão de rublos (cerca de R$ 87,4 mil).

Considerada uma das melhores jogadoras de basquete do mundo, Griner foi detida em fevereiro no aeroporto de Moscou por estar com óleo de cannabis em um cigarro eletrônico. A norte-americana, contudo, alegou que não planejou levar drogas para a Rússia.

Embora tenha levado o líquido para consumo pessoal, Griner foi acusada de tráfico de drogas, já que é proibido entrar com qualquer derivado de cannabis em território russo. Em uma audiência, a atleta de 31 anos de idade se declarou "culpada".

No final de julho, uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia revelou que Moscou vem negociando uma troca de prisioneiros com os Estados Unidos. As tratativas envolveriam Griner, mas os dois países ainda não fecharam um acordo.

A jogadora, que defende o Phoenix Mercury, foi para a Rússia com o objetivo de jogar por um time local enquanto a WNBA estava de férias, em uma prática bastante comum das atletas. (ANSA).


BLOG DO BILL NOTICIAS

MDB do Rio decide apoiar Lula à presidência no primeiro turno, abandona Tebet e confirma Washington como vice de Castro

O MDB fluminense é o primeiro dos 11 diretórios do estados que já manifestaram a intenção de seguir com a candidatura do líder petista

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)


A convenção estadual do MDB do Rio de Janeiro aprovou na manhã desta quinta-feira (04) o apoio à candidatura do ex-presidente Lula, abandonando Simone Tebet, candidata oficial do partido. O MDB fluminense é o primeiro dos 11 diretórios do estados que já manifestaram a intenção de seguir com a candidatura do líder petista.

A decisão foi aprovada por unanimidade, com o voto inclusive do ex-governador Moreira Franco, ex-ministro de Michel Temer.

Na reunião foi também formalizada a indicação do ex-prefeito de Caxias Washington Reis (MDB) para ser vice do governador Cláudio Castro (PL) à disputa pela reeleição a governador do Estado.

As duas decisões, na prática, consolidam o surgimento do voto Castro-Lula, com vistas à campanha eleitoral, união que não é vista como problema pela própria direção do PT no estado.

Lula recebeu o apoio no primeiro turno de lideranças do MDB em 11 estados, o que além de ampliar aliança para derrotar o projeto de reeleição de Bolsonaro, também sinalizou o desembarque definitivo dessa ala do partido à pré-candidatura da senadora Simone Tebet.

Na convenção foi aprovada uma moção que valoriza a importância da união das forças democráticas do país em torno de Lula, como forma de derrotar o bolsonarismo, posição que, como fizeram questão de destacar, não significa nenhum desmerecimento à candidatura de Simone Tebet, posta pela direção do partido.

Leia íntegra da moção aprovada:

Uma candidatura para unir os brasileiros

O Brasil está vivendo um dos momentos mais difíceis de sua história. Há mais de quarenta anos nossa economia cresce de modo irregular, a taxas muito baixas e sem sinal de recuperação. Além de uma economia quase estacionária, estamos assistindo agora a um grande crescimento da pobreza e ao achatamento da renda da maioria da população. Se acrescentarmos a isto a inflação elevada e o alto nível de desemprego e de informalidade no mercado de trabalho, temos que admitir que o país precisa mudar de rumo urgentemente. Esta mudança é um trabalho para a política.

O nosso ambiente político, no entanto, está carregado de tensões e de conflitos inúteis, cujos efeitos são a paralisia do Estado e a perda de confiança da população nas instituições. Se mantido indefinidamente, este estado de coisas vai aprofundar o divórcio entre a população e as instituições políticas, tornando impossível a formação dos consensos necessários para as mudanças de fundo que precisam ser adotadas nas políticas públicas, seja para promover um novo ciclo de crescimento, seja para corrigir as injustiças sociais que marcam tão profundamente a vida do país.

As eleições que se aproximam podem ser as mais conflituosas de toda a nossa vida democrática e podem criar divisões duradouras na sociedade, se as maiorias pacíficas e de bom senso não fizerem valer a sua voz. Para isto é necessário que projetos imediatos de poder e diferenças de opinião sejam postos em segundo plano e que as forças da democracia e do progresso invistam sem reservas num projeto de união nacional, em torno de alguns pontos que possam constituir uma plataforma comum.

A primeira tarefa de um Governo para o Brasil neste momento tem que ser um esforço sincero e paciente de pacificação do país, começando com a renúncia à politização das questões da moral e da cultura que são, por natureza, inegociáveis e não se prestam às soluções de compromisso, que são as únicas soluções de que dispõe a política.

Um Governo para esta hora precisa aceitar ser um Governo de transição, que seja de todos e para todos e não apenas de um partido ou mesmo de uma coalização de semelhantes, cujos projetos e visões do mundo não são compartilhados pelas grandes maiorias do país.

Na crise de representação política que vivemos, nenhum dos partidos existentes tem o apoio de grandes frações da opinião pública e nenhum pode querer impor suas ideias e seu pensamento sem causar grandes traumas e conflitos. Uma coisa é ganhar uma eleição, outra muito diferente é governar em paz e com proveito para o país. Pacificar o país exige dos vencedores capacidade de diálogo e humildade, virtudes raras no cotidiano da política, mas elementos indispensáveis para as tarefas de reconstrução da economia, da sociedade e da política, que temos a oportunidade de tentar.

O radicalismo do atual Governo e dos grupos a ele associados fomentam uma crise que pode ter graves consequências, mas também fornece oportunidade para uma aliança entre diferentes, que tenham em comum o amor à liberdade, o desejo de progresso e a compaixão pelos seus semelhantes.

Brasileiros de diferentes opiniões tem todos os motivos para se unir em torno de um candidato que, além de nos livrar dos retrocessos e da desumanidade que são a essência do atual Governo, se comprometa com sinceridade:

1o – fortalecer as instituições políticas democráticas, não para mantê-las congeladas no tempo, mas modernizando-as e adaptando-as às exigências de um mundo que muda cada vez mais rapidamente e não perdoa os retardatários;

2o – não aspirar à reconstituição do passado, consciente de que temos de procurar nosso lugar no futuro que está em gestação em todos as esferas da vida:

3o – recuperar o papel do Estado na liderança e na promoção do desenvolvimento econômico e na repartição dos frutos do progresso, do mesmo modo como o fizeram todos os países democráticos do mundo.

4o – governar em nome de todos os brasileiros e para todos os brasileiros e garantir segurança jurídica e estabilidade institucional para os que produzem e trabalham.

Uma coalizão de brasileiros, unidos por estes valores, pode evitar os males que nos ameaçam, dar fim a um momento sombrio de nossa história e lançar as bases duradouras de um verdadeiro desenvolvimento inclusivo e sustentável. Esta é uma oportunidade que não podemos perder.

A gravidade especial do momento, não qualquer desmerecimento à candidatura posta pelo MDB, nos impõe já no primeiro turno das eleições apoiar a candidatura do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o mais qualificado entre todos para governar nos termos e condições que expusemos acima. Ao fazê-lo estamos cumprindo nossos deveres com o Brasil.(Por Gustavo Kaye, da Agenda do Poder).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Fome que virou emergência no 190 expõe tragédia nacional

                        Por: Cler Santos - Estado de Minas

Foto: PMMG/Reprodução

Retrato da fome que aflige 33 milhões de pessoas no Brasil, um menino de 11 anos ligou para a Polícia Militar para pedir comida em Santa Luzia na noite de terça-feira. A família é liderada por uma mãe solo, que está desempregada, e mora no Bairro São Cosme, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

No áudio, o menino Miguel Barros diz que tem cinco irmãos e não há comida em casa, só farinha e fubá. “Estou com fome. Nada pra comer, desde cedo”, afirmou. Os policiais do 35° Batalhão da PM chegaram à casa suspeitando de maus-tratos, mas encontraram a residência limpa e arrumada e as crianças estavam bem.

A mãe, Célia Arquimino Barros, de 46, não sabia que o menino tinha feito a ligação. Ela disse que tenta driblar a fome dos filhos com água e fubá mas não está conseguindo resolver o problema. Segundo Célia, que está desempregada, o auxílio do Bolsa Família há muito tempo não é suficiente para sustentá-los.

Após a ocorrência, os policiais compraram uma cesta básica e outros mantimentos para que a família pudesse comer. A história se espalhou e mobilizou outras pessoas, que organizaram doações para Célia e seus filhos. Quem quiser, pode encaminhar doaçõesà família por meio do 35º Batalhão.

A situação de Célia e seus filhos está longe de ser única. De acordo com uma pesquisa divulgada em 8 de junho pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan), 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil neste ano. O número equivale a 15% da população do país e quase dobrou em relação a 2020, primeiro ano da pandemia.

Em pouco mais de um ano, 14 milhões de pessoas foram adicionadas à trágica conta dos que sofrem com a fome, de acordo com os dados do Segundo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de COVID-19 produzido pela Penssan, coletados entre novembro de 2021 e abril último, nos perímetros urbano e rural, em todas as cinco regiões do país. Em 2020, o número de pessoas que passavam fome era de 19 milhões.

A insegurança alimentar atinge mais da metade dos brasileiros: 125 milhões ou 60% da população. Segundo a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia), quem passa fome dentro de casa está sujeito a insegurança alimentar grave. Em outros níveis, ela é considerada moderada quando a qualidade da alimentação está comprometida e não há comida o suficiente para todos da família. E é leve quando se consome produtos de menor qualidade por medo de faltar comida.

De acordo com o estudo, na média nacional, três em cada 10 famílias enfrentam a incerteza quanto ao acesso à comida diariamente. No Sudeste, onde Célia vive com seus filhos, 16% das pessoas estão nessa situação. Uma tragédia ainda mais extensa nas regiões Norte e Nordeste do país, onde os índices chegam, respectivamente, a 28% e 33% da população. No Centro-Oeste são 16% e no Sul, 12%.

“Já não fazem mais parte da realidade brasileira aquelas políticas públicas de combate à pobreza e à miséria que, entre 2004 e 2013, reduziram a fome a apenas 4,2% dos lares. As medidas tomadas pelo governo para contenção da fome hoje são isoladas e insuficientes, diante de um cenário de alta da inflação, sobretudo dos alimentos, do desemprego e da queda de renda da população, com maior intensidade nos segmentos mais vulnerabilizados”, avalia Renato Maluf, coordenador da Rede Penssan.

Apenas quatro a cada 10 domicílios brasileiros têm pleno acesso à alimentação. A pesquisa também revelou que 65% dos lares comandados por pessoas pretas ou pardas apresentam insegurança alimentar em algum grau; das casas com chefes de família brancos são 53,2%. Das famílias comandadas por mães solo, 19,2% sofrem com a fome; 11,9% das comandadas por homens.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Fundef: servidores poderão checar valores a receber de precatórios a partir de segunda-feira (8)

 

Valor recebido por Pernambuco é de R$ 4,3 bilhões, e 40% deste total, ou seja, R$ 1,7 bilhão, serão pagos este ano


                        Por Portal Folha de Pernambuco
Professor em sala de de aula da rede estadual de ensino de Pernambuco - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Governo de Pernambuco anunciou o pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) aos profissionais do magistério da educação básica que atuaram na Rede Estadual de Ensino entre 1997 e 2006. 

O valor recebido por Pernambuco é de R$ 4,3 bilhões, e 40% deste total, ou seja, R$ 1,7 bilhão, serão pagos este ano.

A partir da próxima segunda-feira (8), será disponibilizado um sistema em que os beneficiários do precatório do Fundef poderão checar os valores a receber

Ao todo, 62.500 vínculos serão contemplados com o rateio. Deste total, 52 mil são servidores, sendo 35 mil com vínculo ativo com o Estado e 17 mil sem vínculo ativo.

A verba faz parte de uma dívida da União com Pernambuco e terá que ser paga ao Estado, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O processo refere-se a um erro no cálculo do repasse ao Fundef do Estado entre 1997 e 2006.

Os professores receberão cerca de R$ 2,3 bilhões. O resto do montante será investido em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino, como a requalificação de escolas e outras.

Por conta da PEC dos Precatórios, que fracionou o pagamento das dívidas do Fundef, a expectativa é receber 40% em 2022, mais 30% em 2023 e os 30% restantes em 2024. 

BLOG DO BILL NOTICIAS

Câmara aprova projeto que cria norma geral para concursos públicos

 

Texto segue agora para apreciação no Senado


Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (4) o Projeto de Lei (PL) 252/2003 que trata de regras para realização de concursos públicos em todas as etapas da seleção (autorização, planejamento, execução e avaliação). Pelo texto aprovado, estados e municípios poderão definir normas próprias. O texto segue agora para o Senado.

O projeto estabelece que os concursos públicos avaliem os candidatos por meio de provas objetivas ou dissertativas; provas orais que cubram conteúdos gerais ou específicos; pela elaboração de documentos e simulação de tarefas próprias do cargo. Também estão previstos na avaliação testes físicos compatíveis com as atividades habituais do cargo; avaliação psicológica, exame de higidez mental ou teste psicotécnico, e provas de títulos classificatórias ou provas e análise de títulos, além da possibilidade de uma etapa de curso de formação.

O texto autoriza ainda a realização de provas à distância, de forma online ou por plataforma eletrônica com acesso individual seguro. Nesses casos, as regras serão definidas, de forma específica, por regulamento da administração pública ou do órgão contratante, observados os padrões legais de segurança da informação.

Não poderão participar da organização dos certames servidores com parentes inscritos no concurso ou vinculados a entidades voltadas à preparação ou à execução de concursos públicos.

O projeto determina ainda que a autorização para abertura de concurso público deverá levar em consideração a inexistência de concurso público anterior válido para os mesmos postos; a evolução do quadro de pessoal nos últimos cinco anos e estimativa das necessidades futuras para esse período; e estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício previsto para o provimento e nos dois exercícios seguintes.

Além disso, o texto deixa claro que é vedada em qualquer fase ou etapa do concurso público a discriminação ilegítima de candidatos, com base em aspectos como idade, sexo, estado civil, condição física, deficiência, etnia, naturalidade, proveniência ou local de origem.

Caso a lei seja sancionada, a previsão é que as regras entrem em vigor no dia 1º de janeiro do quarto ano após a sua edição, podendo sua aplicação ser antecipada pelo ato que autorizar a abertura de cada concurso público. (Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Cúpula da PF manifesta preocupação com segurança de Lula e teme possíveis negligências

A Polícia Federal, responsável pela segurança do candidato à Presidência, teme que o ex-presidente e sua equipe ignorem alertas sobre possíveis riscos

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)

A cúpula da Polícia Federal tem manifestado preocupação em relação à segurança do ex-presidente Lula (PT). Em uma escala de risco que vai de 1 a 5, Lula é colocado no grau máximo, 5.  "O nível dele será 5 sempre, na escala de 1 a 5. Se a escala fosse de 1 a 10, com certeza seria 10”, disse à Rodrigo Rangel, do Metrópoles, um policial ligado ao atual comando da PF e envolvido diretamente na tarefa de proteger Lula.

A direção da PF teme que Lula e sua equipe negligenciem alertas de policiais sobre possíveis perigos à segurança do ex-presidente, "como já ocorreu em campanhas anteriores do PT, entre elas a de Fernando Haddad, em 2018. Um caso usado para ilustrar o temor envolve um alerta feito a Haddad sobre uma pessoa próxima que, na avaliação dos policiais, representava uma ameaça à família do então candidato. Segundo fontes a par do caso, ele demorou a acreditar no alerta".

O suspeito, investigado posteriormente pela PF, tinha problemas mentais e vinha fazendo ameaças a Haddad. 247


BLOG DO BILL NOTICIAS

Cantora Simony revela que está com câncer no intestino (vídeo)

A cantora Simony afirmou estar "forte e confiante" e que "nunca entrou numa briga para perder"

Cantora Simony (Foto: Reprodução (Instagram))


A cantora Simony afirmou nesta quarta-feira (3) que está com um câncer no intestino. Segundo a artista, o tratamento deve durar cerca de seis meses. Ela afirmou estar "forte e confiante" e que "nunca entrou numa briga para perder". 

De acordo com o oncologista Fernando Maluf, o tratamento envolve quimioterapia e radioterapia e deve durar alguns meses, mas que há "esperança muito grande" da cura. Maluf afirmou ser um "câncer curável na maioria das pessoas". 247




BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula: ‘Bolsonaro acha que o dinheiro vai comprar voto, mas esse genocida vai cair fora da governança’

"Ele acha que o povo é gado", disse o ex-presidente, que também prometeu incentivos à agricultura familiar, mais emprego, aumento de salário e retomada de direitos sociais

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento em Teresina (Foto: Ricardo Stuckert | Reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (3), em Teresina (PI), criticou a iniciativa do governo Jair Bolsonaro (PL) de fazer uma mudança na Constituição para distribuir benefícios a pessoas mais pobres em ano eleitoral. 

"Bolsonaro faz mudança na Constituição distribuindo quarenta bilhões de reais até dezembro. Ele acha que o povo é gado. Coloque o dinheiro na nossa conta que vamos comprar o que comer, o que vestir. Ele pensa que o dinheiro vai comprar voto. No dia dois de outubro temos que dar uma banana para Bolsonaro para que ele saiba que vai cair fora da governança", disse Lula. 

"Ele não tem respeito pelo povo, diz que a urna não é honesta. Vocês não podem acreditar na fanfarrice dele. Estou preparado para recuperar este País. Vamos fazer universidades, escolas técnicas, aprimorando a qualidade profissional do povo trabalhador. O país hoje não merece o respeito de ninguém. Ninguém quer vir aqui", acrescentou. 

A PEC eleitoreira aumenta o valor do Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600, prevê um reajuste do vale-gás, com um botijão a cada dois meses para 5 milhões de famílias, e uma ajuda de R$ 1.000 para caminhoneiros autônomos e voucher para taxistas.

De acordo com o ex-presidente, "um genocida que não derramou uma lágrima por quase 700 mil que morreram (da Covid), que não se preocupa em conversa com sindicato, quilombola, indígena, que quer desmatar a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, não pode se apoderar da bandeira brasileira porque ela é do povo". "Não se preocupem com os meus setenta e seis anos de idade. As pessoas envelhecem quando não têm uma causa", disse.

"A minha causa é provar ao mundo e à elite brasileira que o povo vai comer três vezes ao dia, que vai trabalhar, ter aumento de salário, levar uma vida digna que está na Constituição, na Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, na Bíblia. Neste país não vai mais morrer criança de desnutrição. Geramos 22 milhões de empregos, conseguimos provar que a agricultura familiar e o pequeno produtor dão conta de sustentar o País quando tem financiamento para melhorar sua capacidade produtiva, vamos fazer assentamento de reforma agrária, fazendo financiamento do pequeno produtor. As prefeituras vão comprar 30% da merenda escolar dos agricultores", continuou. 

Em seu pronunciamento, Lula afirmou que o "Brasil está pior" do que em 2003, quando o petista assumiu a Presidência da República. "Mais desemprego, mais inflação, taxa de juros alta, gás de cozinha mais caro, arroz mais caro, a carne desapareceu da mesa do trabalhador e o País está desgovernado. Bolsonaro não está preparado para governar este País", complementou. 

"A gente vai parar com a venda de armas e vamos distribuir livros, vamos construir escolas ao invés de construir cadeias, vamos dar comida ao invés de cavar cova para cemitério como cavaram por conta da covid. Quero que o pobre tenha tudo aqui que ele produz. Temos que dizer ‘quero o melhor para o meu filho, para a minha casa’. Cadê a Casa Verde e Amarela? Vamos fazer o Minha Casa Minha Vida outra vez. Vamos criar oportunidades de emprego. Vamos voltar a conquistar a respeitabilidade no mundo, Queremos respeito dos americanos, do chines, dos europeus, da Rússia… Lula não está fazendo isso Quero que o pobre deixe de ser pobre. Ou acham que a gente faz opção pela miséria?". (247).




BLOG DO BILL NOTICIAS

Defesa Civil Nacional alerta para previsão de chuvas intensas para Pernambuco e Alagoas

 

Foto: Nando Chiappetta/Arquivo DP

As fortes chuvas devem atingir a região ao longo desta quarta (3) e manhã desta quinta-feira (4). Os estados de Alagoas e Pernambuco devem ser os mais afetados
 
Brasília (DF), 3/8/2022 -- A Defesa Civil Nacional alerta para a previsão de chuvas intensas na região Nordeste ao longo desta quarta (3) e manhã de quinta-feira (4). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os estados de Alagoas e Pernambuco devem ser os mais afetados.

De acordo com o Inmet, os acumulados de chuvas podem ser superiores a 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia. Com isso, há risco elevado de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Diante da previsão, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), opera com equipes de plantão para acompanhar o registro de qualquer ocorrência significativa e já comunicou as defesas civis estaduais do risco.

O coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, pede para que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar as medidas de autoproteção. “Quem mora em região com risco de inundação, precisa ficar atento a qualquer sinal de avanço da água, inclusive, dos rios. Já quem mora em locais com risco de deslizamentos, precisa verificar o aparecimento de trincas nas paredes e tomar cuidado com qualquer movimentação do terreno. Diante de qualquer indício é preciso sair da residência imediatamente e procurar um local seguro”, observou.

Alertas

A Defesa Civil Nacional orienta os moradores das regiões de risco a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando um SMS, com o CEP do local onde mora, para o número 40199. Em caso de desastre, a população receberá um aviso. Outra recomendação é ficar atento aos alertas publicados no Twitter da Defesa Civil Nacional (defesacivilbr) e do Instituto Nacional de Meteorologia (inmet). (DP).


BLOG DO BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...